1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

rodar as fotos de maneira a ficarem na posição correcta

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por lfgalvao, 31 de Agosto de 2007. (Respostas: 19; Visualizações: 5541)

  1. lfgalvao

    lfgalvao Power Member

    olá, este é o meu primeiro post. geralmente quando tenho alguma dúvida, procuro e encontro a resposta em algum post antigo. neste caso, não encontrei nada e esta questão já me está a chatear sobremaneira. então é assim:

    tenho algumas fotos tiradas na longitudinal e pretendo que elas apareçam desse modo no finder. já tentei rodá-las com o preview e o iphoto e gravar, mas no finder aparecem sempre na forma original. também acontece que quando faço um upload de uma dessas fotos previamente corrigidas num dos programas acima citados, por exemplo para o fotolog, elas aparecem-me aí na forma em que estão no finder, ou seja, na transversal. estou farto. tenho a certeza que haverá alguma maneira de corrigir isto no finder.

    ajudem-meee

    cumps

    filipe
     
  2. abuso

    abuso Power Member

    Uma solução é usar o JustLooking, mas atenção que se forem jpgs das duas uma, ou perdes qualidade da imagem ou poderá ser feito um crop à imagem.

    Edit: Outra solução é usar o automator, e assim não precisas de instalar mais nada.
     
    Última edição: 31 de Agosto de 2007
  3. lfgalvao

    lfgalvao Power Member

    obrigado pela resposta.
    -não vou usar o justlooking pq não pretendo nem perder qualidade de imagem, nem um crop à imagem.
    -quanto ao automator, isso serve para repetir uma acção, não? se eu próprio não consigo realizá-la, como "explico" ao automator como faze-la?

    no entanto, não posso acreditar que não seja possível ver as imagens na posição correcta, com o finder. tem que haver uma opçãozinha que permita rodar a porcaria das imagens e que as faça aparecer da forma correcta, nos ícones no finder.
     
  4. abuso

    abuso Power Member

    Realmente não fui claro, mas rodar um jpgs implica sempre perca de qualidade excepto se utilizares software muito específico (nem o photoshop consegue):

    fonte:http://graphicssoft.about.com/cs/digitalimaging/f/rotatequality.htm

    E o pior é que nem todo o software avisa disso.
    Mas se quiseres usar o automator aqui vai uma ajuda:

    1-Arranca o automator (/Applications/Automator.app)
    2-Na Library (lado esquerdo) escolhe "Finder" e na action escolhe "Get Specified Finder Items"
    3- Novamente na Library escolhe "Preview" e na actions escolhe "Rotate Images", aqui o automator incica que esta acção modifica a imagem e se queres adicionar uma cópia, se calhar para começar indicas que queres uma cópia (depois podes retirar essa opção)
    4-Na acção "Rotate Images" vais às "Options" e seleccionas "Show Action When Run", isto vai permitir que ao correres o workflow possa escolher em que sentido queres rodar a imagem.
    5-Finalmente gravas o workflow como um "plug-in" do finder.
    6-Quando quiseres rodar uma ou mais imagens, seleccionas as imagens->click-lado-direito (ou ctrl+click)->e escolhes o pulg-in que criaste.

    Deves ficar com um workflow assim:
    [​IMG]
     
  5. Fork

    Fork What is folding?

    rodar uma imagem fá-la perder qualidade? Não sabia...
     
  6. timber

    timber Zwame Advisor

    Num jpeg geralmente implica uma recompressão por isso tem uma ligeira perda de qualidade.

    Bem julgo que nos uploads estás a perder o sentido da foto por 2 motivos. Ou o serviço que usas não lê os EXIFs para meter a foto directa ou então o software de edição que estás a usar apaga os EXIFs. De qq maneira se estás a editar a foto podes rodá-la durante a edição (já estás a alterar outras coisas)

    A única maneira de fazer isso como deve ser é o Mac OS X ler o Exif escrito ela máquina onde ela "anotou" a orientação da foto (algo que sempre pensei que ele fizesse). No entanto algumas máquinas não colocam esta informação no EXIF. Qual é a máquina, sff?
     
  7. engcris

    engcris Power Member


    Até o windows avisa isso, qdo o fazemos nas primeiras vezes, no seu programa "que por defeito abre as imagens".


    Ainda bem q abriram este tópico. Estava precisamente com este problema.


    bj
     
    Última edição: 2 de Setembro de 2007
  8. rui_mac

    rui_mac Power Member

    Para que percebam porque é que isto acontece, há que perceber como é que o formato JPEG comprime as imagens.
    Primeiro é feita uma análise cromática à imagem e são aproximados todos os tons que são demasiado semelhantes para que a diferença seja perceptível pelo olho humano (os nossos olhos apercebem-se menos de diferenças cromáticas do que de diferenças lumínicas visto termos menos cones do que bastonetes, nos olhos).
    Depois, a imagem é dividida em blocos de 16x16 (ou 16x8, ou 8x16 ou 8x8, dependendo do algoritmo e/ou da dimensão da imagem) e encontram-se "ladrilhos" que sejam bastante semelhantes entre si (o grau de semelhança de "ladrilhos" e de cromância é definido pelo grau de qualidade/compressão definido aquando da gravação).
    Os "ladrilhos" que são muito semelhantes entre si são guardados numa tabela e referidos por indexação, permitindo assim reconstruir posteriormente a imagem, sendo que muitos desses "ladrilhos" são re-utilizados (e portanto, guardados apenas uma vez).
    A descrição gráfica desses "ladrilhos" é efectuada através de um método chamo de "Cosenos Discretos" e toda esta lista, tal como a lista de indexação são, finalmente, comprimidas através de um algoritmo Huffman.
    Ora, quando se roda ou espelha uma imagem, a representação gráfica dos "ladrilhos" deixa de ser válida. Logo, a imagem tem de ser primeiro reconstruida e recodificada, perdendo qualidade no processo, uma vez que se repetem todos os passos de abdicação de pormenores supérfluos e recompressões.
    As aplicações que rodam e espelham os JPEGs sem perda de qualidade, operam directamente na codificação de "Cosenos Discretos" dos ladrilhos, rodando/espelhando cada ladrilho, e actualizam o modo como a tabela de indexação se refere a esses "ladrilhos". Portanto, a imagem JPEG, uma vez rodada/espelhada, usa os mesmos "ladrilhos" da imagem JPEG original, mas estes estão já rodados/espelhados e indexados de forma correcta.
    Perceberam agora? :)

    Rui Batista
     
  9. NINJA1200

    NINJA1200 [email protected] Member

    Será que vocês não estarão errados em parte?
    O Image Preview da microsoft (já vem com o windows) não degrada a imagem (mesmo que seja jpg) se for virada em 90 ou 180º.
    Simplesmente reordena os pixeis de outra maneira.

    O que sempre fiz, foi virar as fotos com o image preview e depois sim, usar o photoshop ou qualquer outra aplicação.
     
  10. abuso

    abuso Power Member

    Estamos a falar de software para Mac OS, mas....
    Olha que não:
    [​IMG]

    Mas não são todas, depende das dimensões da imagem como já foi dito, contudo existe software que te informa que pode fazer o rotate sem perder imagem, mas retira-te pixeis (geralmente em baixo ou à direita), mas nunca são muitos, em algumas das minha fotos foram apenas 15.

    Passem os olhos por aqui:
    http://www.impulseadventure.com/photo/lossless-rotation-digicam.html
    http://www.impulseadventure.com/photo/rotation-partial-mcu.html
    http://www.betterjpeg.com/lossless-rotation.htm

    O CocoViewX consegue rodar imagens sem perca de qualidade:

    http://www.stalkingwolf.net/software/cocoviewx/
     
    Última edição: 2 de Setembro de 2007
  11. lfgalvao

    lfgalvao Power Member

    bemmm, não sabia que seria tão complicado, nem que houvesse tanta informação associada...

    vamos por partes:

    - usei o justlooking e o problema mantém-se, ou seja, no finder as imagens mesmo depois de rodadas, continuam a aparecer na sua forma original. não cheguei a fazer nenhum upload para ver se essa questão ficava resolvida, quando as imagens fosse expostas nos sites.

    - a máquina que estou a usar é um macbook 2.16, 1gig ram, os x actualizado

    - pois, não tinha percebido bem a questão da perda de qualidade, mas agora sim. isso não me preocupa, o que me chateia mesmo é ver as imagens de lado, no finder.... chateia mesmo.

    - vou ver se experimento isso do automator. ainda não tive tempo de perceber como funciona esse aplicativo.

    obrigado
    filipe
     
  12. timber

    timber Zwame Advisor

    Quando perguntei a máquina era mesmo a máquina fotográfica que fez as fotos.
     
  13. lfgalvao

    lfgalvao Power Member


    ahh, boa, hehe

    a máquina é uma pentax optio s4i, já com alguns aninhos.
     
  14. timber

    timber Zwame Advisor

    Tal como esperava (e podes confirmar aqui) essa máquina não tem sensor de orientação ou seja a máquina não regista nos jepgs (no EXIF) como foi tirada a foto para o SO ou qualquer programa saber a orientação "correcta"

    Por isso as fotos irão sempre aparecer no formato padrão.
     
  15. lfgalvao

    lfgalvao Power Member

    humm, ok.

    eu baseei-me no facto de poder fazer muito facilmente este tipo de operação no windows. rodar uma imagem e que o ícone dela apareça da forma que eu rodei, no explorador do windows. mesmo com fotos tiradas com esta mesma câmara.

    supus que o Os X também permitisse este tipo de operação. mas enfim, não é um problema assim tão premente. vou ter que me habituar a ver os ícones "deitados".

    :)

    obrigado de qq forma

    filipe
     
  16. engcris

    engcris Power Member

    Oh! Sério que não dá mesmo?! :s
     
  17. rui_mac

    rui_mac Power Member

    Dá sim.
    Basta usar este script que coloquei no meu site: http://www.ruimac.com/files/Rotate_JPEGs_and_Thumbnails.zip

    O script precisa de uma aplicação externa, chamada Pic2Icon (que eu incluo no ficheiro zip e que ele vai perguntar onde se encontra a primeira vez que corre).
    Basta arrastar as imagens que queremos rodar para o script e ele roda as imagens e faz update tanto ao thumbnail como à informação EXIF de orientação.

    Rui Batista
     
    Última edição: 3 de Setembro de 2007
  18. timber

    timber Zwame Advisor

    Automaticamente sem fazer nada não. Mas a partir daí qualquer método é válido para mudar o EXIF.
     
  19. engcris

    engcris Power Member


    rui_mac a salvar dia mais uma vez :)


    Mto origado.. vou experimentar.

    É q tal como o autor do tópico a mim tb me faz confusão ver as imagens assim viradas. E ainda por cima no iDVD e quando passamos para windows continuam viradas e n dá para por direito.


    :009:
     
  20. augusto.ivo

    augusto.ivo Power Member

    Brigadao tb ja tive essa duvida. Automator far milagres !
     

Partilhar esta Página