Rodas Elétricas / Monociclos / Electric Unicycles

joazito

Power Member
Não há nenhum tópico dedicado a estes bichos, e enquanto recente entusiasta achei que devia abrir um.

DSC_0132.jpg


Eu tenho um carro elétrico e de vez em quando convinha-me deixá-lo a carregar em carregadores públicos que nem sempre são muito perto. Então quis comprar uma solução de micro-mobilidade e pensei em comprar uma trotinete elétrica. Mas as trotinetes ainda são grandes, mesmo dobradas, e no meu caso específico não cabiam no espaço da bagageira frontal do meu carro (os elétricos têm isso). Deparei-me com esta possibilidade das rodas, comprei uma Inmotion V5F e tenho A.D.O.R.A.D.O.! A aprendizagem inicial é complicada, mas depois é um prazer enorme andar com uma. É effortless, é engraçado, é prático. E ontem peguei numa das trotinetes de aluguer que andam espalhadas pela cidade e achei muito pior, principalmente pelo tamanho da roda que "come" desníveis de maneira muito mais brusca. Além de ter ambas as mãos ocupadas e, pode ser pela minha falta de prática, menos manobrabilidade nas curvas.

Aproveito para dizer que há um grupo de Facebook e Telegram português de pessoas que andam nestas coisas, e lá encontrei quem tenha autênticas bestas que andam a 50 Km/h e fazem disso o seu principal veículo de transporte. E todos adoram. Eu próprio está-me a custar imenso não esbanjar dinheiro numa dessas, já que a minha serve-me perfeitamente (anda a 25 Km/h). Mas o bichinho pegou e quero mais :)

Kids love it BTW. Way more than hoverboards.
 
Do meet-up? De rodas elétricas em geral? Videos de pessoas a aprender? Videos de truques?

Do meet-up em Lisboa o Acácio já prometeu que ia fazer um, tem estado ocupado.

Entretanto ficam aqui uns vídeos mistos.

Torre de Belém:

Um "artista":
 
A filha da minha namorada tem uma dessas. Aprendeu em para aí 2 dias a equilibrar-se minimamente, 2 semanas depois já estava a ir comigo dar voltas pela cidade. Os miudos adoram estas coisas.
 
O meu brinquedo novo, uma Gotway Tesla (v2):
5R0hsKr.jpg


Rated motor: 2000w
Wheel size: 16 inch
Maximum speed 50km/h+
Battery capacity: 1020wh
Endurance range: 60-100 km
Battery model: NCR18650PF/NCR18650GA
Maximum load: 120kg
Maximum climbing: 25º (90 kg weight test)
Pedal height: 15cm
weight: about 19kg
 
Maximum speed 50km/h+???? É que a esse velocidade qualquer tipo de queda é dolorosa, muito.

Por outro lado, com "Maximum climbing: 25º (90 kg weight test)" dá para ir para casa e subir a Calçada de Carriche :D
 
2 kW parece-me insano e de legalidade duvidosa (quase tanta potência quanto uma 50 cc).

Vi no vídeo a maior parte do pessoal bem equipado. Diria que capacete completo é fundamental, basta pensar na ideia de ir a 25 km/h e haver uma falha elétrica que leve o motor a desligar-se de repente… Adeus queixo.
 
Back
Topo