1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Rolo: Ainda vale a pena?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Rui Marto, 28 de Novembro de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 1421)

?

Rolo: Vale a pena? Trás vantagens?

1. Sim.

6 vote(s)
    18,8%
  2. Não.

7 vote(s)
    21,9%
  3. Depende do tipo de foto.

19 vote(s)
    59,4%
  1. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Ultimamente tenho visto imensas máquinas de filme à venda ao desbarato. Será que ainda vale a pena investir nelas?

Por exemplo, sei onde comprar uma Minolta Dinax 505i com duas lentes, uma 70-300, a outra não sei qual é, por +-200€, nova - selada na caixa com 0 disparos.

Não estou interessado porque quero comprar uma dSLR Canon e as lentes não são compativeis, mas numa situação identica com uma máquina Canon valeria a pena (sem ser só pelas lentes)? Ou por exemplo para quem tenha uma Sony Alpha em vista?

2. _Spider_

_Spider_ Power Member

eu acho que sim...

eu estas duas ultimas semanas estive a aprender a revelar rolo e a fotografia no laboratório... e é fantástico....

estava a pensar em comprar uma analogica no ebay... mas entretanto vou receber a canon 400D ( isto se a ***** online a decidir enviar, o que parece estar complicado) e essa vai ter de ficar para mais tarde..mas daqui a uns meses ( quando perceber alguma coisa de fotografia em reflex e em manual ) vou comprar uma analógica de certeza... e depois mais tarde fazer um laboratório em casa :P... durante uns tempos andei a achar que o pessoal que usava analógico estava parado no tempo, mas neste momento acho que o pessoal que anda a esquecer o rolo e que está um bocado passado...

resumindo... ter uma digital não invalida que se tirem fotos de vez em quando ( tb por causa do preço) com analógico... são diferentes...

3. Punkas

Punkas I fold therefore I AM

Eu já tenho uma dSLR mas não me livro da minha analógica por nada (Canon AE-1) , aprendi muito com ela, e gosto muito da qulidade das fotos, e sempre que teno um dinheirinho extra la gasto um rolo e sabe muito bem :D

4. timber

timber Zwame Advisor

Eu comprei recentemente uma câmara que sempre gostei (uma Canon F-1, só me falta arranjar uma Nikon F2) com uma lente que só compraria moderna com o Euromilhões (uma FD 55mm f1.2 SSC) e assim que mandar a câmara fazer uma revisão ao mecânico volta ao activo.

Focar com um ecran optimizado para lentes rápidas com o prisma partido é sempre um prazer.

5. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Lol

Por acaso eu no outro dia vi uma Yashica de médio formato à venda por uns 100€. Acho que trazia uma Carl Zeiss, não me lembro qual.
    Mas também já tinha pensado em comprar uma EOS para ficar com uma analógica e aproveitar as lentes, mas as que vejo por aí ou não incluem lente ou são lentes relativamente fracas.

Já agora, essa FD monta na tua dSLR sem problemas não monta (com adaptador é claro)?

6. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

Nikon f2 :drooling:

Bem, eu penso q com as coisas que ai andam vale a pena para alguns tipos de fotografia.
    Quanto às marcas eu comprando uma 35mm não irei pensar na marca por causa da compatibilidade pois apenas interessará umas poucas lentes. como a q o timber referiu ou uma 16-35 :D

7. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Então e se essas lentes puderem funcionar na tua Nikon? Não te interessa?

8. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

eu a comprar tava a pensar mais numa pratica mas a comprar uma nikon também seria algo como a f2 e a usar em modo manual!! eheh

Se encaixarem menos mal mas na minha digital não vou muito à bola com focagem manual ;)

9. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Ah ok... Por acaso conheço uma pessoa que tem uma Pratika. As lentes que tem é que não sei quais são, mas pelo menos uma delas é uma grande angular (segundo o dono, ainda não vi a máquina).

10. timber

timber Zwame Advisor

Monta, com adaptador. Mas é um adaptador com vidro e isso não me interessa. Além disso uma lente manual numa DSLR como a minha não tem piada (é uma porcaria para focar manualmente). Além disso teria de regular a abertura manualmente.

Como tu usas Nikons de gama alta tens sempre a compatibilidade mais ou menos assegurada. E tens bons ecrans para focar. Zooms antigos é que não vale a pena. Ainda tem demasiada evolução.

Última edição: 28 de Novembro de 2007
  11. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

é como tava a dizer para mim analógicas - angulares e manuais agora digital com manual a meu ver não encaixa :)

mas eu a ter uma fm2 ou algo idêntico sem duvida para meter lentes como 8mm.. 12.. e boas angulares!!

12. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Aquilo que se perde com o digital (excepto nas FF). ;)

13. Romao

Romao Power Member

A minha opinião é que, quem gosta realmente de fotografia, utiliza maquinas analógicas, mesmo à maneira antiga, a ter que focar, a ter que revelar as fotos, etc... o que acontece é que para quem tire muitas fotos, acaba por ficar um processo caro, porque hoje em dia as máquinas digitais estão tão "banalizadas" que qualquer pessoa hoje em dia tem uma e pode tirar milhares de fotos, pode ver no momento se ficaram mal ou não, e no fim se quiserem revelar as fotos numa casa da especialidade, o preço sai ao mesmo preço ou mais barato que antigamente com os rolos :p

14. helius

helius Power Member

essa afirmação não faz grande sentido... uma dSLR também trabalha de forma totalmente manual e quanto à revelação, tens o pós-processamento que fazes nos ficheiros RAW e a subsequente impressão...

claro que não é a mesma coisa que estar numa câmara escura, mas para formatos que não sejam de grandes dimensões, os resultados são semelhantes.

15. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

quanto aos gastos de revelação.. aqui o ipj de aveiro, logo penso q todos eles, tem camara escura para revelação by yourself sem gastos nossos ;)

16. Rui Marto

Rui Marto Power Member

É mais pelo preço dos rolos porque eu também não pago revelações e tenho acesso a uma máquina de laboratório para revelar, digitalizar e imprimir. :)

17. cantara

cantara Power Member

Gosto sempre de ver fotos tiradas por uma Holga... :D Parecem fotos tiradas aos sonhos!
    Já agora, a revelação de 120 ainda se faz por cá? E é muito cara? Ando com vontade de comprar uma...

Partilhar esta Página