CmdC
What is folding?
Tive que passar a 100% para o [email protected] porque o Roseta está a secar. Apenas 4 a terminar e 0 em lista de espera...
On Debian/Ubuntu-based operating systems, you can install BOINC as follows:
"sudo apt-getinstall boinc-client boinctui"
Not that BOINC for 64-bit Arm has been around for several years, but [email protected] has only recently started to send work units to 64-bit Arm devices.
You can then use your computer to go to create a BOINC account and join a team such as “crunch-on-arm” team. Once it’s done, you can run BOINC Terminal UI program in your Arm device:
"boinctui"
Then press F9 to access the menu, navigate to Projects, select Add Project, and select Rosetta with Existing User and enter the credentials you just created in the previous step.
After a while, Rosetta should begin downloading the necessary files, then some work units, before crunching data on your board. You can press ‘Q’ to exit the UI, and it will still run in the background.
Note that if you are using a Raspberry Pi 4 with 2GB RAM only, only 1.9GB RAM may be detected, and you may have to tweak your config files. This is explained in miniNodes post. That also means some other SBC’s with 2GB RAM may have issues, so using boards with 4GB RAM or more if a safer bet.
The Raspberry Pi 2 V1.2 was upgraded to a Broadcom BCM2837 SoC with a 1.2 GHz 64-bit quad-core ARM Cortex-A53 processor
If you are using a 2gb RAM version of the Pi 4, we need to override one setting to cross that 1.9gb threshold mentioned earlier.If you have a 4gb RAM version of the Pi 4, you can skip this.But, 2gb users, type ‘sudo nano /var/lib/boinc-client/global_prefs_override.xml’ and enter the following to increase the default memory available to Rosetta to the maximum amount of memory on the board:
<global_preferences>
<ram_max_used_busy_pct>100.000000</ram_max_used_busy_pct>
<ram_max_used_idle_pct>100.000000</ram_max_used_idle_pct>
<cpu_usage_limit>100.000000</cpu_usage_limit>
</global_preferences>
8 horas de CPU é o padrão do projecto. Dá para escolher, entre 2 horas e 1 dia e 12 horas de CPU, se não estou em erro. Quanto mais horas, mas trabalho a tarefa faz.Hoje recebi umas quantas WUs. No 7700HQ está a demorar cerca de 8 horas cada uma.
Já apanhei cerca de 30 tarefas que demoraram 17 horas cada. Mas na grande maioria é de 5 a 8 horas.8 horas de CPU é o padrão do projecto. Dá para escolher, entre 2 horas e 1 dia e 12 horas de CPU, se não estou em erro. Quanto mais horas, mas trabalho a tarefa faz.
8 horas de CPU é o padrão do projecto. Dá para escolher, entre 2 horas e 1 dia e 12 horas de CPU, se não estou em erro. Quanto mais horas, mas trabalho a tarefa faz.
Eu vou ver se tenho tempo de experimentar. Tenho o RPI4 com 4 GB de RAM com "bom" cooling passivo (Uma caixa Flirc). Gostava de experimentar para ver a diferença para a VM com 2 cores de 1 i3-8100 que tenho a correr o [email protected]![]()
Experimenta e comenta o que achas do processamento das WUs.
Tenho visto feedback positivo dos RPi 3 e 4
Eu tenho um Vernee Thor (Android de 2GB de RAM) a correr o WGC e meti para o Rosetta também, mas o log diz que o Rosseta pede 2GB e só tenho 1500 e tal disponíveis, e por isso nao recebo WUs do rosetta.
Já num tablet da huawei de 3GB Ram, corre bem, demora secalhar o dobro do tempo de um i5 de 3ª geração que tenho num portátil a completar uma WU. O smartphone e o tablet sao ambos octacore, de configuração BIGlittle, mas só fazem 4 WUs de cada vez.
EDIT: RPi4 a "boincar" 4 WUs ao mesmo tempo à 2 horas e 30 minutos. CPU em Full load, com temperatura nos 60,8º C. Uma WU de Covid-19 parece demorar +/ 9 horas, enquanto no i3 8100 demora +/- 7 horas.
Estou bastante surpreendido pela positiva em relação à performance e temperatura do CPU. É uma comparação entre um processador que tem +/- um TDP de 7W (RPi4) com um de 65W (i3 8100).
![]()
Ok, já entendi. Eu como tinha por default dá então as 8 horas. Obrigado pela explicação @Culverin penso que esta opção não existirá no WCG
- A questão de comparação do Rosetta entre diferentes processadores é meio complicada. Como o runtime é fixo, uma tarefa num I7 ou num Raspberry Pi vai demorar sensivelmente o mesmo tempo (8 horas é o padrão, mas podemos escolher nas definições)
Há que olhar para o trabalho feito por cada tarefa. Idealmente faríamos a comparação com a mesma tarefa em 2 processadores diferentes, mas tal não é possível.
Mas o principio geral é que apesar da mesma duração, um I7 fará muito mais trabalho numa tarefa em 8 horas de CPU do que um Raspberry Pi nas mesmas 8 horas de CPU. Podemos olhar para o task log e ver quantas estruturas foram computadas, embora isto varie por cada tarefa. O I7 faz mais trabalho durante essas 8 horas do que o Pi dada a diferença de velocidade, IPC, etc.
O que interessa é que todas as tarefas acabam por ajudar, seja para a parte da ciência aplicada como é agora o COVID-19 (e HIV, Malária, etc em tempos passados) ou para o desenvolvimento do Rosetta enquanto software, que tem sido o maior objectivo do [email protected]
Processadores | Average processing rate ( Gflops ) |
2 cores i3 8100 | 22.84 |
2 cores Atom N2807 | 3.29 |
4 cores ARM A72 (RPi4) | 2.90 |
- Quanto aos benchmarks do BOINC, há diferenças entre Windows e Linux. Pelo que já li no WCG, terá a ver com a melhor gestão de memória do Linux. O que é certo é que os projectos que usam o AutoDock Vina no WCG (actualmente só o SCC) são muito mas muito mais rápidos em Linux, 50% ou mais do que em Windows. Os outros são ela por ela.
Aconselham-me a instalar o Linux para despachar mais tasks? Culverin ?