Rosetta@Home - tópico oficial - Na luta contra o COVID19!

Taxa média de processamento 3.62 GFLOPS - Ryzen 1400 3.2 Ghz Rosetta 4.12 x86_64-pc-linux-gnu - 16 tarefas concluídas

Acho que sim, que é melhor comparar por aqui.


Penso ser esta então a info para comparação:

Average processing rate 2.70 GFLOPS | I7 7700HQ 2.8GHz - Rosetta 4.12 windows_x86_64 | 11 Number of tasks completed

Tenho ali dois Raspi parados, se logo tiver tempo já vou ver se aguentam xD

@Culverin Estou a ver que estás em cima da computação. Eu há já alguns anos que apenas vou correndo em background o WCG, e pouco vou lendo sobre isto. Ainda bem que os fóruns continuam vivos!
 
Ra7or,

Eu gosto disto do BOINC. Aqui no Zwame sou pouco activo, venho cá de vez em quando, aqui há uns dias comecei a ler os posts do Portugal@home e do Folding que foram aparecendo por causa do COVID-19. Nos fóruns do WCG, é que sou bastante activo.

Tens mais 500,000 créditos no WCG do que eu. Portanto, fazes uma boa contribuição!
 
Tenho visitado pouco os posts do WCG, lembro-me que fui lá noutras alturas para tentar ter feedback dos projectos.

Sim tenho alguma contribuição, talvez até mais por tempo, dado que o faço desde 2007 creio, mas tenho alturas onde meto mais carga, principalmente agora com os painéis solares.

Obrigado pela tua contribuição aqui no fórum.
 
Um resumo rápido:

Os cientistas por detrás do Rosetta@home publicaram um artigo cientifico na Revista Science que descreve 10 proteínas anti-virais que se ligam à proteína Spike (S) do SARS-CoV-2 e, como tal, inibem a dita proteína. A proteína S é a glicoproteína que forma aqueles "picos" que caracterizam a membrana do vírus e é essa proteína que se liga aos receptores ACE2 das nossas células, iniciado assim o processo de infecção.
2 dessas proteínas anti-virais que eles criaram, a LCB1 e LCB3, como eles lhes chamam, são segundo eles, bastante mais eficazes do que os melhores anticorpos monoclonais em desenvolvimento contra o SARS-CoV-2. Isto em estudos animais. No artigo, dizem que vão ao longo do meses, procurar desenvolver esta proteínas em tratamentos terapêuticos e proféticos.
O Rosetta@home também participou neste cálculos.

A outra parte do que eu queria deixar aqui tem a ver com um artigo de Janeiro de 2019. Nesse artigo, publicado na Revista Nature, eles descrevem um potencial tratamento contra o cancro que chamam de Neoleucina-2/15 (espero estar a traduzir bem). Pelo que percebi, é um tratamento que pretende realizar aquilo que um outro tratamento já faz (e o nosso próprio corpo, pelo que percebi, é um mecanismo natural do sistema imunitário), que basicamente o que faz é sinalizar células cancerígenas para que o sistema imunitário possa agir. Tem a ver com um receptor de citocinas (mais uma vez, espero estar a traduzir correctamente) presente em células do sistema imunitário.
O problema, é que com os tratamentos existentes, tem complicações significativas, incluindo poder causar a chamada "tempestade de citocinas", isto é, células imunitárias que detectam um vírus, por exemplo, e então secretam as citocinas para chamar mais células imunitárias, e depois essas chegam e fazem o mesmo, etc até que o sistema imunitário fica completamente descontrolado e pode causar a morte. O SARS-CoV-2 causa isso nalgumas pessoas.

E então eles desenharam a tal Neoleucina-2/15 que não causa os tais efeitos secundários graves, e foi criada uma farmacêutica por alguns membros do IPD (Institute of Protein Design da Universidade de Washington,os cientistas do Rosetta@home). Existem algumas empresas desse género que nasceram no IPD (a desenvolver outras vacinas, etc).
Resumo: Numa entrevista ao New Yorker, o David Baker disse que este medicamento começará ensaios clínicos em humanos "ainda este ano". Fui ver a tal empresa e encontrei esta apresentação (http://investor.neoleukin.com/static-files/d4918432-dbbf-405b-b25a-8c56ed7e1393) que fala em 2021. No slide 6, até tem um screenshot do artigo da revista Nature.
O Rosetta@home participou neste projecto com computações de "forward folding" para validação dos designs.


Links:

Artigo das proteínas anti-SARS-Cov-2: https://science.sciencemag.org/content/early/2020/09/08/science.abd9909
Artigo do Baker Lab sob o mesmo assunto: https://www.bakerlab.org/index.php/2020/09/09/covid-minibinders/
Tweet do Rosetta@home sobre o dito artigo e nota de agradecimento a quem participou no projecto: https://twitter.com/RosettaAtHome/status/1303759505549701121

Artigo do New Yorker: https://www.newyorker.com/tech/anna...esigner-protein-in-the-fight-against-covid-19
Notícia no Rosetta@home de Janeiro de 2019 sobre o artigo na Revista Nature da Neoleucina-2/15 (inclui link para o dito artigo): https://boinc.bakerlab.org/rosetta/forum_thread.php?id=12926&postid=90202#90202


É isto então.
 
Última edição:
Back
Topo