1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Rota estatica para router na mesma classe

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Venceslau, 16 de Janeiro de 2009. (Respostas: 3; Visualizações: 1871)

1. Boa tarde a todos.

Tenho uma rede que tem (entre muitas outros dispositivos) três routers.
    Eis os ip's de dois deles (o outro é irrelevante para o caso).
    Router 1- 10.101.15.7
    Router 2- 10.101.15.4

Todos os PC's têm como default gateway o Router 1, e necessito de obrigar o traffego internet
    a passar todo pelo router 2 (o Router 1 é para outro efeito).

Não colocando uma rota estatica no router (não posso por outros motivos), sei que posso colocar rotas estaticas nos PC's e até sei o comando. A dúvida é os parametros.

Alguém me ajuda Pls.

Obriago desde já....

Venceslau

2. Kain

Kain Power Member

e n podes por a default gateway de cada pc para o router 2?

com essas rotas nos pcs o teu problema vai ser diferenciar o que é internet da rede local. basicamente quando um computador quer comunicar com algo que não pertence a rede dele mas que não sabe onde pertence( tipico caso da internet) vai enviar para a default gateway. Tudo o que não conhece vai ser enviado para a default gateway.

para criares rotas estaticas para isso tinhas de criar rotas para tudo o que ele podia vir a encontrar o que é impossivel.

3. v0rlon

v0rlon Power Member

Os pcs que ficam ligados ao router 2 ficam com a gateway desse mesmo router e nao do RT 1.
    Vais mesmo ter que usar duas subnets diferentes para obteres o efeito que pretendes.

No RT 2 é que acrescentas uma linha à routing table a dizer que todo o trafego para uma rede nao conhecida pelo Rt2 vai para a gateway do router 1.

Em cisco seria algo estilo (se nao me falha a memoria):

# ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 10.101.15.7

Em suma, caso o router nao conheça a rede encaminha para essa gateway. (last resort gateway)
    O modo config vai variar de router para router, é claro, foi só para dar um exmplo.

Se o teu router tem tabela de routeamento consegues fazer isto na boa.
    Cuidado, que a malta que esteja no RT1 nao vai chegar a malta que ta no RT2, tens que dar uma entrada nova na tabela.

Ps: não te esqueças tens q mudar a subnet do RT2 e todos os q ficarem nessa rede têm que ficar na subnet do RT2 com a gateway do RT2 e nao do RT1

Fica bem.

Última edição: 20 de Janeiro de 2009
  4. Se a idéia é encaminhar o tráfego para a internet para o Router 2, então vais ter mesmo que mudar a Default Gateway dos PCs para o Router 2, com rotas estáticas não vais lá.
    Depois, é só garantir que o Router 2 tem as tabelas de routing devidamente configuradas para saber reencaminhar o tráfego que vai para a internet, e o que vai para as redes internas (seja reencaminhando para o Router 1, ou para outros que existam).

Partilhar esta Página