Rotação do stock cooler baixa.

ASUS_SUPPORTER

Portugal@Home Member
Boas:
Como podem ver tenho um stock cooler e há pouco tempo estive a alterar a localização das fans.
Depois de ter alterado à minha maneira, liguei a fan traseira de 120mm à motherboard (3 pinos). Depois de ligada a fan, o stock cooler tem andado com a rotação a 1591 rpm em vez dos 1607 rpm como antigamente. Qual é o problema? Sera que a fan traseira está a tirar a energia ao cooler?
As temps em idle estão a 46ºC e em full chegam a 57ºC.
O que se passa?
Obrigado.
 
Última edição:
a fan traseira devia estar a ligada a uma molex ...

o cooler deve ter um valor tipo 1600+/- 15 (1%) rpm essas variações são normais .. agora se estivesse a 900 rpm isso era estranho ...
 
a fan traseira devia estar a ligada a uma molex ...

o cooler deve ter um valor tipo 1600+/- 15 (1%) rpm essas variações são normais .. agora se estivesse a 900 rpm isso era estranho ...

exactamente, essa variação não é muito significativa, não penso que haja problema algum.

já com a fan 120mm, aconselho vivamente a mudares pa molex sob risco de sobrecarregares a MB.

ex: uma fan ate 90 mm puxa qualquer coisa como 0.20A, uma de 120mm pode puxar 0.70A na boa. Pá, pode não parecer nada, mas eu não corria riscos!

cumps
 
Eu tenho um adaptador de 2 para 4 pins. também serve para não sobrecarregar a motherboard?


como assim? 2 para 4?

o ideal é arranjares um que te passe o plug da fan, para uma comum molex... ainda agora a 2 dias fiz dois para mim, para a tua mesma situação.

1902.jpg


vê se esta imagem te esclarece!
 
Já montei o adaptador de 3 para 4 pins. Agora a rotação do cooler do cpu, está normalizada. Obrigado a quem colaborou e participou nesta thread. Se não fosse o fórum Techzone, o meu pc ficaria todo lixado.
 
Back
Topo