Roubar wireless e o proprietario tem de pagar 900€?

carla85

Membro
Boas,
a questão é a seguinte: uma jovem, que não entende muito de informática pediu a um conhecido para lhe ajudar a configurar o router wireless e este pelos vistos esqueceu-se de colocar password na rede.

Resultado, os vizinhos acederam á rede wireless dela durante os últimos 2 meses, e ela já tem uma factura de 600€ para pagar da internet, a factura chegou na semana passada e foi nesse momento que ela protegeu a rede, mas mesmo assim ainda falta a conta deste mês que, se continuar a este ritmo preve-se que seja 900€, mas no minimo 600€ já são.


A questão é, usar a wireless alheia é crime? E se é como é que ela pode resolver isto sem recorrer aos tribunais?
 
Não há nenhuma entidade a que ela possa recorrer para evitar avançar para tribunal?

Porque os custos do tribunal talvez não compensassem os 600/900€.
 
A pergunta é: ainda que seja, como é que ela agora vai descobrir quem é que usou a rede wireless dela?
Na melhor das situações ela desliga a net, desprotege a rede, espera que alguém se ligue, e ao ver no painel de admin do router alguém ligado, regista o MAC Address, mas continua a ser difícil ela apanhar a pessoa que fez isso.
 
vai ser dificil, acho que consegues aceder a um ficheiro de .log onde podes ver o IP, MAC adress, etc... confirmando qual maquina acedeu, no entanto acho que nao tens maneira de provar que o trafego foi realizado por pessoal alheio.....

cumpz
 
Isto é o resultado dos routers virem de origem sem protecção, e as pessoas que os tentam configurar só darem importância à net. De certeza que o conhecido quando viu o PC com net disse "já tá", enfim.
 
Continua a não haver como o "cabinho" com fichas RJ45.... eu em casa tenho também wireless e acho que bem protegida (até o dia que me calhe) mas também só ligo quando uso os portáteis.

Agora resolver esse imbróglio... não vai ser fácil! O ISP nem se vai dar ao trabalho de fazer a triagem de ip's o mac adress's que andaram na rede.

Boa sorte
 
Boas, mesmo que a protegessem com WEP qualquer um entrava lá com certos conhecimentos
Com WPA-PSK ainda tinham sorte...

Mas isso é lixado ser roubado.. Eu descobria que tinha feito isso e ia a tribunal
já houve pessoal que foi preso por isso.
 
se a net estava configurada para aceitar qualquer computador, não foi roubo, voces é que ofereceram net aos vizinhos.
se o caso envolvesse quebrar passwords de acesso, seria outra história.
 
Mas isso é lixado ser roubado.. Eu descobria que tinha feito isso e ia a tribunal
já houve pessoal que foi preso por isso.

Sim, mas isso são processos muito demorosos e complicados, e geralmente acabam em.... NADA!!! Que é o mais provavel de ela conseguir se avançar com isso para tribunais....

Ela tem é mesmo que proteger-se para não acontecer futuramente porque acho que desta vez vai ter mesmo que levar com os 600/900€!

Abraço
 
se a net estava configurada para aceitar qualquer computador, não foi roubo, voces é que ofereceram net aos vizinhos.
se o caso envolvesse quebrar passwords de acesso, seria outra história.

Se eu deixar as minhas chaves na porta de casa também te estou a oferecer a casa ?
Se deixar as chaves num carro ou na mota, estou a oferecer-te o veículo ?
O "estar disponível" não quer dizer que seja para uso público senão havia ai muita gaja (solteira que casada já passa a não estar disponível) que estava bem "lixada"...

Sinceramente, vai ser mt difícil safar dessa conta!!!
 
Se eu deixar as minhas chaves na porta de casa também te estou a oferecer a casa ?
Se deixar as chaves num carro ou na mota, estou a oferecer-te o veículo ?
O "estar disponível" não quer dizer que seja para uso público senão havia ai muita gaja (solteira que casada já passa a não estar disponível) que estava bem "lixada"...

Sinceramente, vai ser mt difícil safar dessa conta!!!

esses exemplos não querem dizer nada, porque pressupoem que invades propriedade privada, ou que furtas coisas.
ao criares uma rede wireless ABERTA, estás a assumir que permites que todo e qualquer computador se ligue a ela. e és TU que metes a rede na casa dos outros. não há ninguém a entrar na tua casa nem sequer a andar no teu carro.
 
esses exemplos não querem dizer nada, porque pressupoem que invades propriedade privada, ou que furtas coisas.
ao criares uma rede wireless ABERTA, estás a assumir que permites que todo e qualquer computador se ligue a ela. e és TU que metes a rede na casa dos outros. não há ninguém a entrar na tua casa nem sequer a andar no teu carro.

Não penso que seja assim Mitch, acho que é necessário ir-se ou há junta, ou á câmara, dizendo que torna aquilo num "hotspot" (exemplo mcdonald´s e alguns centros comerciais), caso contrário, penso que também é considerado invasão de propriedade!!
 
esses exemplos não querem dizer nada, porque pressupoem que invades propriedade privada, ou que furtas coisas.
ao criares uma rede wireless ABERTA, estás a assumir que permites que todo e qualquer computador se ligue a ela. e és TU que metes a rede na casa dos outros. não há ninguém a entrar na tua casa nem sequer a andar no teu carro.


o principio é exactamente este, a todos os niveis, incluindo legal.

Já programei routers CISCO (k é maioritariamente em linha de comandos) e a primeira coisa k se faz é deixar uma mensagem do estilo "Só é permitido acesso autorizado. Caso não esteja autorizado a utilizar este aparelho, desligue já!!". É como fazeres uma página web e meter o COPYRIGHT no final. Qualquer pessoa pode utilzar, copiar, etc; mas se for apanhado é o proprietário tem todo o direito de dizer k foi avisado e avançar com as cenas legais que quiser....
 
Não penso que seja assim Mitch, acho que é necessário ir-se ou há junta, ou á câmara, dizendo que torna aquilo num "hotspot" (exemplo mcdonald´s e alguns centros comerciais), caso contrário, penso que também é considerado invasão de propriedade!!

se calhar o vizinho é que pode processar por meterem uma rede sem fios na casa dele :002:
essa questão do hotspot não é minimamente relevante, quem acede à rede não tem maneira nenhuma de confirmar se isso é verdade ou não.
o que interessa é que quem montou a rede, fe-lo de maneira a permitir que toda a gente a usasse.
 
Boas, a minha amiga foi ao ISP dela, Cabovisão e ela não vai ter de pagar os 600€.

Usar wireless da vizinhança, mesmo desprotegida, é crime porque é invasão da propriedade alheia. É a mesma coisa que deixar o portão de um quintal aberto, o quintal está desprotegido mas quem lá entrar está a invadir propriedade alheia.

De qualquer maneira eles estão a pensar fazer queixa na PJ, na area de crimes informáticos até para determinar ao certo que vizinhos andaram a fazer isto.

Quando tiver mais promenores, actualizo :]
 
Boas, a minha amiga foi ao ISP dela, Cabovisão e ela não vai ter de pagar os 600€.

Usar wireless da vizinhança, mesmo desprotegida, é crime porque é invasão da propriedade alheia. É a mesma coisa que deixar o portão de um quintal aberto, o quintal está desprotegido mas quem lá entrar está a invadir propriedade alheia.

De qualquer maneira eles estão a pensar fazer queixa na PJ, na area de crimes informáticos até para determinar ao certo que vizinhos andaram a fazer isto.

Quando tiver mais promenores, actualizo :]

Pois claro que é crime!! Foi precisamente o que pensei....:P

Agora, quem te diz que são vizinhos?? Até podem ser turistas que pararam lá perto e com o portátil encontraram net e "usaram"!!! Ou outra coisa qualquer, isso é muito vago mesmo!

Abraço e boa sorte para a tua amiga
 
Duvido que sejam turistas... Para gastar 600 euros em tráfego são necessários o que uns 500 gigas? Estou a atirar numeros..
 
Back
Topo