Roubar wireless e o proprietario tem de pagar 900€?

se calhar o vizinho é que pode processar por meterem uma rede sem fios na casa dele :002:
essa questão do hotspot não é minimamente relevante, quem acede à rede não tem maneira nenhuma de confirmar se isso é verdade ou não.
o que interessa é que quem montou a rede, fe-lo de maneira a permitir que toda a gente a usasse.


Segundo a tua maneira de pensar, toda a rede aberta é para usar e abusar! ok Bom espírito sem duvida!
 
Boas,
a questão é a seguinte: uma jovem, que não entende muito de informática pediu a um conhecido para lhe ajudar a configurar o router wireless e este pelos vistos esqueceu-se de colocar password na rede.

Resultado, os vizinhos acederam á rede wireless dela durante os últimos 2 meses, e ela já tem uma factura de 600€ para pagar da internet, a factura chegou na semana passada e foi nesse momento que ela protegeu a rede, mas mesmo assim ainda falta a conta deste mês que, se continuar a este ritmo preve-se que seja 900€, mas no minimo 600€ já são.


A questão é, usar a wireless alheia é crime? E se é como é que ela pode resolver isto sem recorrer aos tribunais?

Se essa jovem recorrer aos tribunais pode-se meter em sarilhos, emitir sinal de radio frequência é crime. Se os vizinhos acederam à net é porque o sinal de radio frequência não foi contido, tal como dizem as disposições legais. Mas enfim ha gente que pensa que pode fazer tudo, uns dias na prisão para ter consciência que a lei é para cumprir não lhe faziam mal nenhum.
 
Se essa jovem recorrer aos tribunais pode-se meter em sarilhos, emitir sinal de radio frequência é crime. Se os vizinhos acederam à net é porque o sinal de radio frequência não foi contido, tal como dizem as disposições legais. Mas enfim ha gente que pensa que pode fazer tudo, uns dias na prisão para ter consciência que a lei é para cumprir não lhe faziam mal nenhum.


Então toda e qualquer rede wireless é crime?? Estando protegida ou não?? Não me parece que faça grande sentido... assim sendo todos os hotspots, antenas de telemóveis, anda tudo ilegal? Sim.. porque emitem!
 
Duvido que sejam turistas... Para gastar 600 euros em tráfego são necessários o que uns 500 gigas? Estou a atirar numeros..

Estou a especular, tanto podem ser turistas como outra pessoa.... Ou achas mesmo que não andam aí gajos a tentarem a todo o custo arranjar redes wireless desprotegidas para se aproveitarem???
 
Então toda e qualquer rede wireless é crime?? Estando protegida ou não?? Não me parece que faça grande sentido... assim sendo todos os hotspots, antenas de telemóveis, anda tudo ilegal? Sim.. porque emitem!

As antenas de telemóvel estão devidamente licenciadas, salvo erro uma licença 3G custou 100milhões de euros a cada uma das operadoras, os canais de televisão pagam igualmente, as rádios também.

Emitir sinal de radio frequência no exterior dos edifícios (sem estar devidamente licenciado) é crime, existem materiais isolantes e acess points que controlam a intensidade do sinal, etc.
 
Eu na minha avó não tenho net, por isso quando a minha madrinha leva o portátil, uso-o para entrar numa rede desprotegida para vir aqui a TZ... Como não estou a tentar aceder aos computadores ou com intenções malignas, penso que não estou a cometer um crime...
 
Não é preciso saber nada de informática para se ver o tráfego que se anda a gastar. Foi um descuido e agora vai pagar bem caro por isso.
 
Humm
Gostava de ver um documento a dizer isso de ser ilegal...
Sei que o máximo são cerca 21 ou 22Db's e mais que isso sim é ilegal... mas a maior parte das redes wireless que se encontram por ai nem devem de chegar a 10Db's.

Anyway, ando para meter isto aqui na rede de casa xD
Mas tambem as vezes passam meses com a rede aberta e não entra la ninguem... e a rede ainda tem bom alcance, da pa entrar na boa da rua...
 
Então toda e qualquer rede wireless é crime?? Estando protegida ou não?? Não me parece que faça grande sentido... assim sendo todos os hotspots, antenas de telemóveis, anda tudo ilegal? Sim.. porque emitem!
os hotspots e antenas etc têm licensas para isso.
Segundo a tua maneira de pensar, toda a rede aberta é para usar e abusar! ok Bom espírito sem duvida!
não é o espírito, é a minha leitura legal da coisa. se alguém deixa uma rede aberta, é porque permite a qualquer computador ligar-se.
Usar wireless da vizinhança, mesmo desprotegida, é crime porque é invasão da propriedade alheia.
invasão de propriedade alheia? mas se foi o vizinho que montou a rede aberta a toda a gente, e que meteu a rede na TUA propriedade :P

É a mesma coisa que deixar o portão de um quintal aberto, o quintal está desprotegido mas quem lá entrar está a invadir propriedade alheia.
não, não é a mesma coisa. de tal maneira não é, que aqui a invasão é da parte de quem tem a rede wireless.

quando crias uma rede, tens duas opções:
- permitir apenas acesso a máquinas autorizadas (seja por password, mac address, etc)
- permitir o acesso a todas as máquinas

se optas por permitir o acesso a todas as máquinas, e és tu que metes a rede na casa do vizinho... não te podes queixar. foi opção tua.

essas comparações de portas abertas e chaves nas fechaduras... deixem-se disso, não tem comparação nenhuma.
 
Se essa jovem recorrer aos tribunais pode-se meter em sarilhos, emitir sinal de radio frequência é crime. Se os vizinhos acederam à net é porque o sinal de radio frequência não foi contido, tal como dizem as disposições legais. Mas enfim ha gente que pensa que pode fazer tudo, uns dias na prisão para ter consciência que a lei é para cumprir não lhe faziam mal nenhum.

ATENÇÃO!!

as redes wireless WI-FI 802.11etc , funcionam na banda dos 2.4GHz e dos 5GHz.

ESTAS DUAS BANDAS SÃO LIVRES!!!


quer isto dizer k kualker pessoa pode usar esta banda (e é a que é usada por bluetooth, emissores tipo garagens, etc) mesmo por ser livre. Penso que tambem não está restringida a nivel de potencia. Voçes podem usar um dos canais (por exemplo 2.410GHz) para transmitir á vontade que ninguem vem atrás de voçes...



a nivel de ligar a routers desprotegidos, epá pode-se sempre dizer k o windows ligou sozinho e que n se sabia... (embora n seja uma desculpa mt convincente)
 
quer isto dizer k kualker pessoa pode usar esta banda (e é a que é usada por bluetooth, emissores tipo garagens, etc) mesmo por ser livre. Penso que tambem não está restringida a nivel de potencia. Voçes podem usar um dos canais (por exemplo 2.410GHz) para transmitir á vontade que ninguem vem atrás de voçes...

Segundo a Anacom, tens um máximo de 100mW de potência conjugada de Antena+Aparelho Wireless..

Ou seja, geralmente um aparelho wireless transmite a 16/17dB´s, isto já de si corresponde a +-40mW...mais a antena de 2dBi que costuma vir nos aparelhos wireless, ficas com um total 80mW.

Ninguem vem atrás de nós..porque a Anacom não liga muito a fiscalizar estas frequências, mas se fiscalizar e encontrar antenas de 20dBi...podem fazer alguma coisa (se quiserem).
 
por mim podem entrar na minha rede wireless! :007: alem de viver numa aldeia, pouca gente tem pc e tenho tráfego ilimitado }>

Só te faltou dizer que tens umas cenas interessantes no teu pc... LOL

Como é que achas que aparecem tantas "caiu na net", ou nunca vistes um mail desses LOL

Agora a sério, queres um conselho, protege a rede wireless, nunca se sabe quem anda por perto!
 
por mim podem entrar na minha rede wireless! :007: alem de viver numa aldeia, pouca gente tem pc e tenho tráfego ilimitado }>


Eu estou numa situação parecida. Tenho trafego quase ilimitado, a minha casa é um bocado separada das outras e é só velhos a viver na minha rua. Levantam-se às 5 da manhã para ir para o campo e só vem de noite, deitam-se às 9 da noite, duvido que saibam o que é um pc. O gajo que tem pc mais próximo deve morar a mais de 1 km! Eu mesmo tenho dificuldades em apanhar o sinal em alguns locais da minha casa. Além disso só tenho uma pasta partilhada que é para passar ficheiros entre os pc's. Proteger a rede para quê? Nunca me preocupei com isso.
 
ATENÇÃO!!

as redes wireless WI-FI 802.11etc , funcionam na banda dos 2.4GHz e dos 5GHz.

ESTAS DUAS BANDAS SÃO LIVRES!!!


quer isto dizer k kualker pessoa pode usar esta banda (e é a que é usada por bluetooth, emissores tipo garagens, etc) mesmo por ser livre. Penso que tambem não está restringida a nivel de potencia. Voçes podem usar um dos canais (por exemplo 2.410GHz) para transmitir á vontade que ninguem vem atrás de voçes...



a nivel de ligar a routers desprotegidos, epá pode-se sempre dizer k o windows ligou sozinho e que n se sabia... (embora n seja uma desculpa mt convincente)

As bandas livres necessitam igualmente de autorização para uso, no entanto não tem os mesmos custos de licenciamento das restantes bandas. As bandas livres destinam-se a entidades como a polícia e os bombeiros.

As bandas Livres foram definidas pela FCC para que a coisa fosse uniforme no mundo.
 
As bandas livres necessitam igualmente de autorização para uso, no entanto não tem os mesmos custos de licenciamento das restantes bandas. As bandas livres destinam-se a entidades como a polícia e os bombeiros.

As bandas Livres foram definidas pela FCC para que a coisa fosse uniforme no mundo.

Errado.

A policia e os bombeiros têm as próprias bandas de radio.
Tive a ler uma cena do site da ANACOM, e ao que parece os 2.4 e os 5 GHz são pa uso á vontade, tão isentos de licenciamento, mas tem um limite de potencia de 10mW e 25 mW
 
A culpa é da tua vizinha que configurou mal o router.

Vou dar um exemplo:

O meu vizinho está a regar o terreno dele, o sistema de rega dele está mal configurado e a água vem parar ao meu terreno regando as minhas batatas.

Alguém me pode acusar de algum crime!?

Moralmente eu deveria informar o meu vizinho do que se estava a passar.
 
Errado.

A policia e os bombeiros têm as próprias bandas de radio.
Tive a ler uma cena do site da ANACOM, e ao que parece os 2.4 e os 5 GHz são pa uso á vontade, tão isentos de licenciamento, mas tem um limite de potencia de 10mW e 25 mW

A policia e bombeiros utilizam as bandas livres, que estão reservadas para eles. O facto de a banda ser livre apenas é mais simples a nível burocrático.

Esse limite de potencia faz com que quase todos os aparelhos de wi-fi iEEE 802.11 vendidos em Portugal não sejam próprios para emissões outdor.
 
A culpa é da tua vizinha que configurou mal o router.

Vou dar um exemplo:

O meu vizinho está a regar o terreno dele, o sistema de rega dele está mal configurado e a água vem parar ao meu terreno regando as minhas batatas.

Alguém me pode acusar de algum crime!?

Moralmente eu deveria informar o meu vizinho do que se estava a passar.

Emissões radio são uma coisa muito séria, alias são um assunto de segurança nacional, logo não podes comprar ao sistema de rega. Alem disso se o teu vizinho com o sistema dele de rega estragar alguma coisa na tua propriedade tem que pagar por isso.
 
Emissões radio são uma coisa muito séria, alias são um assunto de segurança nacional, logo não podes comprar ao sistema de rega. Alem disso se o teu vizinho com o sistema dele de rega estragar alguma coisa na tua propriedade tem que pagar por isso.

Se eu for um nerd e o meu comp se ligar á rede dele sem eu saber e ele entrar no meu comp e apaga documentos!?
Se eu não quiser que a rede dele invada a minha propriedade!?
 
Back
Topo