Roubaram-me o portátil

Tonux

Power Member
Boa tarde

A casa de um familiar meu foi assaltada e lá estava o meu portátil. No portátil tinha dados pessoais. O SO é o windows e está protegido por password.
Quais são as probabilidades de me sacarem os meus dados pessoais do computador?

Obrigado.
 
Se a única protecção era uma password na conta de utilizador do Windows, então se eles quiserem facilmente dão à volta a isso.

Cumps
 
Mesmo que tivesses uma password a nível de BIOS o máximo que isso poderia fazer, com sorte, depende do portátil, era invalidar o uso do portátil em si (caso, ai está, se não fosse daqueles que é só ir a um jumper e fica tudo com definições de fabrica).

Mas sim, sendo o Windows e, logo, num disco NTFS, basta pegarem no disco, abrirem aquilo em Linux e tem acesso completo aos conteúdos do mesmo, a única hipótese seria teres o disco encriptado mas isso já são soluções que vão um pouco além de uma versão privada do Windows.

Resumindo, estás tramado.
 
LOL mas como é que descobrem se nao podem entrar no dektop? sendo assim nao podem correr essas aplicaçoes.
Penso que so com linux.
 
aprende se muito aqui ,
ja pensaram no caso de nao terem roubado o portatil ao tonux e ter sido antes o tonux a roubar o portatil a outra pessoa ,desculpa tonux isto nao passa de uma brincadeira.
de qualquer forma tonux eles nao devem estar preocupados com a informaçao q contem ,provavelmente vai logo pa venda e nem devem saber mexer naquilo ,normalmente é o caso ,tb digo isto para nao te preocupares indevidamente .
de facto é muito facil dar a volta a isso ,lamento pela tua perda cest la vie
 
O Windows XP não tem, propriamente, um sistema de encriptação avançado, no que diz respeito às contas locais de utilizadores, até mesmo, no Windows 95, se não me engano, elas eram gravadas em plain text num ficheiro especifico.

O máximo que o login faz, e quando isso está activo, é impedir o acesso a certas pastas de um utilizador, mas isso só funciona a nível de permissões NTFS, logo, ao nível do sistema operativo em que esse disco foi inicializado que, basta mudar de sistema operativo, que um utilizador, desde que com permissões de administrador, consegue perfeitamente tomar ownership das pastas protegidas e ter acesso às mesmas.
 
o windows grava em um ficheiro de texto penso eu ,tudo o q ocorre desde o inicio de sessao ate ao fim de sessao ,
onde tem guardado passwords ,etc etc .
eu aqui ha uns tempos gravava esse ficheiro numa diskete para nao ficar acessivel a toda a gente ,e cada x q inicia tinha q meter a disquete ,nao sei se é disso q tas a falar
 
Eu que não sabia que era possivel ter entrar num pc se ele tivesse password agora já sei como é que é! Imaginem que o ladrão lê isto por acaso. Que cenário :x
 
Última edição:
O problema é as pessoas pensarem que as passwords do Windows são 100% bullet-proof.. e o que eu postei ali, facilmente se encontra no google.

Se querem mesmo proteger a informação.. tem que se utilizar EFS, mas depois tem que se ter cuidado.. não se podem esquecer da password!

Cumps
 
Não precisa de ler isto, basta entrar em modo de segurança e entrar como Administrador.

Essa é uma das grandes, não, enormes falhas de segurança do Windows XP, 90% das maquinas têm a conta de Administrador sem password e nem fazem a mais parva ideia da sua existência (bem, isso é logico, se não sabem que existe é normal que não tenham posto password na mesma, self-duh).

E, em relação ao EFS, isso não é uma solução que só está disponível, em termos particulares, a partir do Windows Vista?
 
Se em termos particulares referes-te ao Windows XP Home, então sim, não existe EFS aí.

Só no XP Pro mesmo.

Cumps
 
Última edição:
o windows grava em um ficheiro de texto penso eu ,tudo o q ocorre desde o inicio de sessao ate ao fim de sessao ,
onde tem guardado passwords ,etc etc .
eu aqui ha uns tempos gravava esse ficheiro numa diskete para nao ficar acessivel a toda a gente ,e cada x q inicia tinha q meter a disquete ,nao sei se é disso q tas a falar


nada disso.. não há nada disso.. as passwords não são gravadas em nenhum ficheiro (pelo menos unico), podem muitas delas ser gravadas na registry mas encriptadas (fracamente, se querem saber)

deves estar a confundir com o Page File.. e esse ficheiro numa disquete é absolutamente anedotico..

eu pessoalmente penso que eles nem se vão dar ao trabalho de procurar as tuas coisas, a não ser que fosse o seu objectivo inicial..

vão é formatar logo aquilo instalam um windows (pirata) e vendem numa feira qualquer..

sinceramente não é preciso password para sacar de la nada, e ao contrário do que Martini pensas, é muito fácil..

um exemplo rápido era como mesmo ficheiros encriptados ou protegidos no sistema de ficheiros FAT eram facilmente acessíveis pela command prompt (a.k.a. MS-DOS), por isso já não é recomendado esse sistema..

No caso do NTFS é mais seguro mas não menos imbatível digamos ..

basta alguem com conhecimento da coisa e consegue tirar tudo o que quiser.. até ficheiros já eliminados do disco..

afinal não vamos esquecer que é tudo 0s e 1s e um ficheiro incriptado pode ser sempre desencriptado com mais ou menos dificuldade, e soluções como brute force podem ser utilizadas...
 
LOL mas como é que descobrem se nao podem entrar no dektop? sendo assim nao podem correr essas aplicaçoes.
Penso que so com linux.
É tão simples, mas tão simples! E nem é preciso nenhum programa.
Como disse o Moralez, basta entrar em Modo de Segurança como Administrador e apagar/alterar a password, e apartir daí os dados são facilmente acedidos.

Até é possível pegar no disco, colocar noutro computador (como é portátil, o disco pode ser colocado numa caixa externa) e retirar todas as permissões que esse disco contém.

Como vês, é extremamente simples aceder aos dados.
 
Ate com o programa para recuperar dados perdidos, a pessoa que tem o portátil n tem a pass, mas se fizer o que estou a dizer tem direito a tudo e passar para outro disco rígido!
 
Humm eu sei que isto e pouco provavel mas...Essas informações estavam numa pasta oculta??

É que se tivessem numa pasta oculta os ladroes provavelmente não iriam reparar mesmo que entrassem na conta
 
Back
Topo