1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Roubo da TMN

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por jorge_pereira, 6 de Janeiro de 2009. (Respostas: 22; Visualizações: 3532)

1. jorge_pereira

jorge_pereira Power Member

Tenho o tarifário moche da TMN e venho aqui deixar um alerta para uma situação no mínimo suspeita (para não dizer ilegal).

Como é sabido, as mensagens nos dias de Natal e de Ano Novo foram cobradas (forma das operadoras fazerem uns lucros extra mesmo antes de encerrarem as contas do ano), com a promessa de o valor dessas mensagens serem creditadas no mês de Janeiro. Vejamos agora a situação em que eu me encontro. Nos últimos dias de Dezembro, carreguei o telemóvel com 15€ para aproveitar a promoção de 5€ de bónus. Juntando ao dinheiro que tinha, perfazia mais de 20€ de saldo. Com as mensagens que envio, esse saldo diminuiu para 4 €. Como tenho a infelicidade de a minha mensalidade ser cobrada no dia 5 de cada mês, fiquei com 6€ de saldo negativo. Logo, não posso efectuar chamadas, apenas receber. E aqui começa a ilegalidade: já paguei um serviço, mas no entanto, até eu carregar o telemóvel com saldo suficiente, não poderei usufruir desse mesmo serviço. Imaginem vocês pagar antecipadamente um quarto de um hotel durante 5 dias, chegarem lá e dizerem "desculpe, mas você não pode dormir cá nos primeiros dois dias".

Apesar de tudo, a TMN tem uma cláusula que fala sobre esta situação. E como fomos avisados previamente, isso torna legal. Supostamente...Ou já não se lembram que é proíbido as operadores de telemóveis terem saldos negativos? Isto porque há uns anos havia quem fazia aquele esquema de arranjar um cartão de uma rede, gastava até ficar com saldo negativo (que chegava a dezenas de contos) e quando finalmente ficava impossibilitada de fazer chamadas, deitava o cartão para o lixo, adequiria outro e fazia o mesmo. Isto foi proíbido de forma a proteger as operadoras e os próprios clientes, que assim passavam a ter controlo de custos. A TMN das três operadoras é a única que faz com que o saldo fique negativo. O TAG não tem mensalidade e a Vodafone não cobra a mensalidade até que o utilizador tenha o saldo suficiente.

Como a mensalidade já foi cobrada, os 30 dias do serviço, vão começando a diminuir...E apesar de ter pago 10€ por 30 dias, apenas vou usufruir os dias que faltarem até ao dia 5. Acham isto justo?

O crédito das mensagens será apenas devolvido dia 15. Na verdade, eu até tenho saldo mais que suficiente para a mensalidade. A TMN é que não me paga o que deve. E até lá, eu tenho que estar sem usufruir de algo que já paguei! E se pensam que vou carregar o telemóvel, estão muito enganados! Porque eu não dou de comer a criminosos.>(

Outra situação que eu vou estar atento é se em Março também me vão cobrar a mensalidade no dia 5, uma vez que eu pago 30 dias e o mês de Fevereiro só tem 28 dias. E se me cobrarem mesmo no dia 5, vou pessoalmente à sede da TMN e armo o maior chinfrim que possa fazer!

E se ao menos a TMN fosse uma operadora boa, que não tivesse tantos problemas, tantas demoras, eu até fecharia os olhos a isto. Mas já são demasiadas situações em que saio prejudicado com a TMN. Só tenho ainda TMN por causa da minha namorada. Mas tenho que a convencer a mudar rapidamente para Vodafone.

Última edição: 6 de Janeiro de 2009
  2. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

A situação de ficares com saldo negativo é algo previsível e que não sei se é de todo ilegal. É um pressuposto já, digamos assim. E é um pressuposto que tu próprio aceitaste...

A única situação é efectivamente a do mês de fevereiro.. A mim cobram a mensalidade a dia 29 de cada mês... mas este ano esse dia não existe. Estou curioso para ver como isso vai ocorrer..

3. Okmijn

Okmijn Power Member

Não concordo com a tua crítica.
    Já sabias que as mensagens iam ser pagas e só devolvidas em Janeiro, assim já sabias da possibilidade de te ao descontarem os 10 euros ficares impossibilitado de fazer chamadas por saldo insuficiente. Além do mais, no site do moche está lá explicado que "cobram" o dinheiro e se ficares com "saldo negativo" não podes realizar chamadas.
    O que eu acho que poderias achar ilegal seria sim a cobrança das mensagens, visto que é uma alteração temporaria ao tarifário moche sem consentimento do cliente...

4. jorge_pereira

Nesse caso, segundo a tua lógica, também não seria, uma vez que está no site da TMN também o aviso e enviaram mensagem com o mesmo aviso.

Eu como referi, sei que não se torna ilegal por eles avisarem no site. No entanto, é preciso haver bom senso. Eu não tenho saldo suficiente para o serviço, porque a TMN ainda não devolveu o valor das mensagens. E como disse, mesmo avisando, tenho sérias dúvidas (Se houver algum advogado a ler isto, por favor que confirme) que eles possam cobrar um serviço e não permitir que o cliente tenha esse serviço. Para isso, fariam o que a Vodafone faz. Se no dia em que deve ser pago a mensalidade, o cliente não tem saldo suficiente, barra as chamadas efectudas e só quando o cliente carrega o telemóvel, é que faz a cobrança da mensalidade e a partir daí tem 30 dias para usufruir. Eles não cobram um serviço que um cliente não vai poder utilizar. Se isso não é ilegal, deveria ser. Obviamente que concordo que ficando com o saldo negativo eu não pudesse ligar para outros números que não fossem moche e que no mês seguinte não pudesse usufruir do tarifário, mas a partir do momento em que eles me o cobram, deveria ter o serviço disponível. Não querem, não cobram!

5. Fiaes

Fiaes Power Member

eu nao percebo, toda a gente que eu conheço com tmn tem tarifario mosh de 5eur e todos tiveram 3 meses de mosh á borliou! este tipo de políticas é um bocado discriminatório por parte da tmn

6. zeze_camarao

zeze_camarao Power Member

Mas esses foram uns cartoes ditos especiais.
    Um conselho para quem quer o saldo das sms antes do tempo.
    Que liguem para o 1696 e digam que querem as sms JÀ, mas digam para ai 2 vezes e qualquer coisa digam para falar com o supervisor , e garanto que em 2 minutos tem o dinheiro , pelo menos ate 10euros tem.
    Atençao nao digam que fui eu que disse , apzar de eu negar tudo lol.

7. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Sinceramente não tenho pressa em receber. Tenho sempre saldo.. Tenho mais medo em não acertarem com as contas do que não receber.

8. zeze_camarao

zeze_camarao Power Member

nao ta previsto que haja muitos erros , mas podes contar com algumas más contagens e alguem a receber o dobro do que gastou.sao situaçoes que se podem dizer de normais na tmn.

9. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Eu tenho tudo registado no Extracto Online.. É certo que aquilo também conta mal de vez em quando. Chamadas que não aparecem, etc. Daí não estranhar que das muitas SMS muitas delas não vejam a luz do site.

10. jorge_pereira

Hoje a TMN devolveu o dinheiro das mensagens cobradas nos dias de Natal e de ano novo. Sabem quanto é que me devolveu? 42 cêntimos! A ridícula quantia de 42 cêntimos!!!! Eu devo ter gasto uns 10 euros e eles devolveram-me 42 cêntimos! Amanhã alguma telefonista vai ficar com as orelhas a arder!!! E coitada nem teve culpa...

11. Nelinho10

Nelinho10 Banido

ainda não foram creditos definitivos,amanha ligas para la para corrigir

12. jorge_pereira

Como sabes que não são créditos definitivos?

13. Nelinho10

Nelinho10 Banido

talves porque tenho essa informação.hoje começaram avisar o pessoal,os do maisprto receberam sms mas n receberam o dinheiro

14. jorge_pereira

É só porque eles não dizem nada disso nas mensagens. E de facto creditaram-me com 42 cêntimos...

15. Nelinho10

Nelinho10 Banido

os moches sao creditados primeiro

16. hipno

hipno Banido

Também não me deram o dinheiro todo, sendo isto por fases ou não já fiz reclamação e espero receber uma sms a avisar que o resto que falta creditar ja foi creditado.

17. jorge_pereira

Parece que eles tiveram medo e mandaram uma segunda mensagem agora a creditar-me com 14,52€...Já deviam calcular que eu amanhã ia berrar com eles...lol.

Enfim...Também não sei que raio de horas são estas para se andar a mandar mensagens...

18. Nelinho10

Nelinho10 Banido

para a proxima pedes pa te mandarem as horas que quiseres,e com um bilhete amoroso

19. jorge_pereira

Não percebo o porquê do teu sarcasmo. Apenas não acho normal uma empresa mandar mensagens à 1 da madrugada. Estou acordado, não incomoda. Mas se fosse na véspera de um exame e recebesse uma mensagem a esta hora, com certeza não ficaria propriamente contente, como qualquer pessoa...

20. LordSpirit

LordSpirit Power Member

Nao acham que estao a exagerar um bocado ?? Se têm um serviço pago e sabem que o mesmo vai ser descontado no dia X façam uso do bom senso que vos pertence e tenham la dinheiro para nao ficarem com saldo negativo, ou simplesmente, cancelem o serviço.
    É sempre teoria do portugues reclamar por tudo e por nada e a maior parte das vezes sem razao por nao conhecer nem os seus direitos nem os seus deveres !

Alguem vos obrigou a comprar um telemovel ? Alguem vos obrigou a comprar um telemovel da TMN ? ou de qualquer outra operadora? Posso-vos garantir que como qualquer grande empresa, a TMN falha, bem como falha a OPTIMUS e a VODAFONE. Quando voces subscrevem um serviço, esse serviço e valido para os 365 dias do ano e quando os anos tem 366 dias ?? vem alguma operadora a enviar vos um aviso a dizer que vos vao cobrar mais 4centimos por aquele dia ? O mesmo acontece ao contrario.. vao criticar os Maias (leia-se povo e nao o livro do queiroz lol) porque o nosso calendario deriva deles.. temos pena lol x) agora, se voces sabem que as coisas existem de determinada forma porque estar sempre a refilar ??
    Aproveitem, escrevam uma carta a ANACOM - neste caso - enviem tambem a DECO a expor o assunto e aguardem pelas respostas.

Quanto as mensagens Jorge ... se amanha EU tivesse exame, o meu telemovel estaria desligado ou sem som para nao o ouvir.. sao opçoes! Estas mensagens sao enviadas automaticamente atraves de um sistema informatico! em 10 milhoes de telemoveis, e normal que, para que as contas sejam feitas de modo correcto e tendo em conta que ele avisaram que iriam começar a pagar depois do dia 15 .. ou seja 00h00 do dia 16 .. alguns utilizadores tenham recebido a mesma sms *a 00h00:01 e tu, a tenhas recebido à 1h00 lol :X eu por exemplo era 00h45 tinha a sms no tlm x)

Va abraços, nao stressem, e se eles nao vos pagarem o que vos devem, liguem para la, com calma, que a situaçao e restabelecida :P

O resto de uma boa noite...

Partilhar esta Página