Análise Roundup De 8x00

AlfaBoy

Power Member

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/fotos/8x00 foto.JPG

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/fotos/8600 fotos.JPG​

Introdução

Depois do lançamento das primeiras placas gráficas com suporte a DirectX10 em Novembro de 2006, as 8800 GTX e GTS, agora a nvidia acaba de lançar para o mercado as novas 8600 e 8500. A introdução das novas placas gráfica veio colmatar uma lacuna que existia no mercado de jogadores pouco exigente ou media/baixa gama de preços. Sendo assim introduziu placas com suporte a DirectX10 desde preços de 100€ a 250€, dependendo das marcas e modelos e gráficas já com overclock.
Muitas vezes ficamos um pouco confusos ao analisar as características de determinadas placas gráficas porque vemos placas gráficas com um preço inferior e com velocidade de processador gráfico (GPU) ou velocidade de memoria superiores a outras placas bem mais caras, tal acontece porque não nos podemos limitar a ver as velocidade de GPU e memórias mas também temos de ter em atenção a quantidade de shaders e a sua velocidade. Uma novidade da série 8 da nvidia é a unificação dos shaders assim o programador pode programar o shaders para que os jogos tenham o melhor desempenho possível.
Os shaders tem como objectivo de libertar o GPU de determinadas tarefas como calcular as cores, aplicar texturas, calcular geometrias o que para resoluções muito elevadas verificasse um ganho de performance. Outro ponto a ter em conta é a quantidade de memória e a interface com o GPU porque quantos mais bits tiverem de interface com o GPU maior é a largura de banda porque mais informação passa entre o GPU e a memoria.

8500 GT

A 8500GT é a placa da nvidia com suporte a directx10 de mais baixo valor e pretende-se inserir no mercado de jogadores poucos exigente ou que jogam com pouca frequência. O chip utilizado nesta placa é o G86 a placa tem um oitavo dos shaders de uma 8800 GTX, ou seja 16, pode ser implementada com DDR2 ou GDDR3 e pode ter 256MB ou 512MB de memória, tem um consumo energético muito baixo na ordem dos 40W posto isto é fácil de perceber que é uma excelente opção para um sistema de baixo valor.

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/fotos/8500GT.jpg​

8600 GT

A 8600 GT já se insere no mercado de jogadores habituais e mais exigente a nível gráfico uma vez como podemos ver nos testes realizados e pelas características técnicas a GT já tem uma performance muito boa. Esta placa usa o chip G84 da nvidia que tem 32 shaders, usa memória 256MB de GDDR3 a 1400MHZ
e apresenta um consumo de 43W. Outra característica da 8600GT é a possibilidade de fazer funcionar um sistema em SLI o que permite que possa adquirir uma segunda placa idêntica posteriormente e com isto, dependendo dos jogos, pode-se melhorar a performance dos jogos, muitas vezes, para o dobro.

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/fotos/8600gt.jpg​

8600 GTS

Com a 8600GTS a nvidia introduz no mercado a melhor placa de media gama, o que a distingue da GT é o aumento da velocidade de GPU, memória e shaders devido a este acréscimo esta placa precisa de alimentação extra e o seu consumo sobe para os 71W. A GTS tem 256MB de GDDR3 a 2000MHZ, os shaders têm uma velocidade de 1450MHz e GPU a 675 MHz. A GTS já tem uma performance muito interessante e quando ligada em SLI foi constatado que anda muito perto da 8800GTS 320M e dependendo dos jogos pode ser melhor que uma 8800GTS.

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/fotos/8600gts.jpg​

Resumo

Na tabela seguinte pode ser comparado as características técnicas de toda a série 8 da nvidia disponível actualmente no mercado. A tabela esta ordenada por ordem crescente de performance e mais uma vez podemos ver a influência dos shaders e respectiva velocidade.

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/graf/grafico000.png​

Além das placas gráficas da série 8 da nvida também foi incluído no teste a actual melhor placa gráfica da ATI a X1950XTX e a 7600GT que é uma placa com um preço acessível media gama para que se possa ter um bom termo de comparação o quanto as novas série 8 são melhores que a anterior série 7.

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/graf/grafico001.png​

As placas usadas têm valores diferentes de velocidades de GPU e memórias diferente da referência da nvidia, já que muitos fabricantes optam por fazer já overclock de fabrica o que torna os produtos muito mais aliciantes para os clientes.

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/graf/grafico002.png​

Método

Para efectuar os testes a todas as gráficas foi usado sempre a mesma plataforma e os últimos drivers disponíveis a quando o teste. O Windows usado não tinha qualquer software adicional tal como antivírus firewall ou qualquer outro género de programas que em determinado momento pudesse influenciar o desempenho do sistema.

Hardware:

Cpu: Intel core 2 duo 6600 @ 2400MHz
Placa mãe: Abit IN9 32X-MAX
Memoria: TeamGroup 2GB 5300 3-3-3-8
Fonte: Corsair 620W
Disco: Western Digital Raptor 150 Gb 10.000 RPM 16 Mb
Drive optica: Plextor PX-760SA

Placas gráficas usadas na comparação:
XFX 8500GT
XFX 8600GT
BFG 8600 GTS OC
Gainward 8800GTS 320MB
Gainward 8800GTX
XFX 7600GT
ATI X1950XTX

Software:
Windows XP SP2
Nvidia Forceware 93.71 Drivers para 7600GT
Nvidia Forceware 158.16 Drivers para 8X00
ATI Catalyst 7.3 para ATI X1950XTX
Fraps
3D Mark 2001
3D Mark 2003
3D Mark 2005
3D Mark 2006
Far Cry timedemo
Quake 4 timedemo
Company Of Heroes
F.E.A.R.
Need For Speed Carbon
Todos os jogos foram testados com todas as opções no máximo a 1280x1024 e 1600x1200.

Testes:

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/graf/grafico003.png​

A partir dos resultados do 2001 já podemos ter uma ideia muito boa da performance das novas 8600 e 8500. Como era de esperar o desempenho da 8500 fica muito longe das 8600 e o SLI de 8600 mostra-se melhor que uma 1950xtx mesmo em resoluções de 1600x1200.

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/graf/grafico004.png​

Este teste é para muitos a melhor referencia para testar a performance das placas gráficas porque não é tão dependente do CPU como o 2001. O resultado em SLI das 8600 é muito bom sendo melhor que uma 8800GTS e as 8600 também andam muito próximas da melhor placa da ATI actualmente a X1950xtx. Mais uma vez se pode comprovar que a 8500GT é a placa indicada para jogadores pouco exigente.

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/graf/grafico005.png​

Podemos ver no resultado do 2005 que o SLI tem melhor pontuação que uma 8800GTS e fica mesmo perto de uma 8800GTX o que é algo mesmo impressionante, a diferença de pontos entre a resolução por defeito e os 1600x1200 também é muito pouca.

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/graf/grafico006.png​

Num teste tão exigente como o 3D Mark 2006 podemos ver que as 8600 são dignas sucessoras da anterior 7600GT com um resultado muito melhor, e ficando muito perto da 1950xtx. O SLI de 8600GTS mostra-se superior a uma 8800GTS 320M o que mostra que se os jogos forem bem programados compensa o investimento em duas 8600 mesmo ficando mais caras que uma 8800GTS.

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/graf/grafico007.png​

No Far Cry mesmo com os detalhes no máximo possíveis podemos ver que a 8500GT está mesmo no limiar no jogável o que mostra alguma das suas capacidades, já o SLI e as 8800 bem como a 1950 estão todas muito próximas.

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/graf/grafico008.png​

O Quake 4 bem demonstrar que o jogo já começa a ficar limitado pelo CPU devido á pequena diferença de frames por segundo entre as 8800 nas diferentes resoluções. A 8600GTS tem um resultado estranho mesmo com drivers mais antigos o resultado é idêntico tendo a 8600GT melhor performance o que não faz qualquer sentido mas estou m crer que seja um problema entre o driver e o jogo. A 8500GT também tem uma performance de assinalar quase que iguala a uma 7600GT.

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/graf/grafico009.png​

Um jogo tão recente como o CoH podemos ver que o SLI não é bem suportado e a performance é inferior á de uma só 8600 GTS, esperemos que este problema seja resolvido em breve pelos drivers ou patchs do jogo. É fácil de verificar o quanto este jogo é exigente e diria mesmo que dificilmente se consegue jogar com todas as opções dos jogo no máximo como foi testado devido aos baixos frames por segundo que o jogo apresenta nas 8600 e 8500.

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/graf/grafico010.png​

Um dos meus jogos preferidos para testar a performance de gráficas e podemos ver que o SLI se sente muito á vontade tendo melhor resultado que uma 8800GTS isto também demonstra o quanto o jogo foi feito a pensar em novas tecnologias como SLI, já as 8600 e a 8500 têm uma performance fraca estando mesmo no limiar do jogável no caso das 8600 porque na 8500 é impossível de jogar com este nível de detalhe seleccionado.

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/graf/grafico011.png​

Este jogo foi o único que foi retirado os fps com o fraps em determinado ponto sempre da mesma pista sem trânsito ou outros concorrentes, por isso o valor apresentado é aproximado e não um valor exacto, podendo vaiar em mais ou menos 5 unidades durante a corrida.
Mais um jogo que se demonstrou muito exigente para as 8600 e também podemos ver que o SLI não é suportado por isso a baixa performance. A 8500GT está ao nível da 7600GT como já se tem visto noutros jogos.

Overclock

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/res_oc/OC 3400 1010.JPG​

Para testar o overclock das gráficas também foi feito um pouco de overclock ao processador para um valor que facilmente muitos utilizadores conseguem chegar para os seus processadores.

8500GT

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/res_oc/8500GT 3dmark 2001 OC 29507.JPG​

A 8500GT revelou uma enorme capacidade de overclock conseguindo chegar facilmente aos 715MHz no GPU o que dá um impressionante aumento de 265MHz a mais em relação ao valor de origem, e só se começou a verificar o aparecimento de artefactos para valores perto dos 720MHz isto no programa atitool. As memorias a partir dos 550 já começaram a dar problemas por isso 525 parece-me uma valor máximo razoável sem ter qualquer inconveniente.
Para ver o aumento de performance com o overclock apenas corri o 3D Mark 2001 porque como já tinha visto anteriormente o 2006 mostrou-se muito exigente e a performance foi muito baixa apesar do overclock a placa não apresenta capacidades suficientes para o teste. Em relação ao valor por defeito do 2001 mas com o sistema em overclock houve um aumento de quase 9000 pontos.

8600GT

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/res_oc/8600GT 3dmark2001 45157.JPG

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/res_oc/8600GT 3dmark2006 6102.JPG​

A 8600GT facilmente alcançou os valores da GTS no GPU já as memorias revelaram-se de menor qualidade na GT o que demonstra que temos uma performance muito boa ficando muito perto dos valores da GTS.
Nos testes de 3DMark com overclock deu para ter um aumento de pontuação de quase 9000 pontos no 3DMark 2001 e 1000 pontos no 3DMark 2006.

8600GTS

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/res_oc/8600GTS 3dmark 2001 770-1111 3400-1010.JPG

http://www.*****.pt/~imgs/AlfaBoy/review8x00_2007/res_oc/8600GTS 3dmark 2006 783-1111 3400-1010.JPG​

Uma vez que a BFG 8600 GTS já tinha algum overclock de fábrica não foi possível obter muito mais do GPU a partir dos 775MHz já se começavam a obter artefactos no atitool as memorias também facilmente chegam aos 2200MHz, o que pude verificar é que o GPU não é devidamente arrefecido para se conseguir grande overclock porque a temperatura subia facilmente o que a compra de um Zalman VF900 é sempre bem vinda para os mais aficionado do overclock.
A performance conseguida com a GTS em OC é assinalável, no 3DMark 2001 consegue-se melhor pontuação superior ao sistema por defeito mas com uma 8800GTX e em relação ao sistema por defeito com GTS a pontuação é superior em mais de 9000 pontos. Já no 3DMark 2006 quase que consegue a mesma performance da x1950xtx.

Conclusão

Depois de varias dezenas de testes feitos as diferentes placas e muitas horas a quando a comparação dos valores fiquei com a sensação que os 32 shaders são claramente insuficientes para os jogos actuais pelo menos que a GTS tivesse 64 ai sim a placa era um sucesso mas esperemos que a nvidia introduza uma versão ultra com os 64 unidades de shaders.
O real potencial das placas ainda ficou por testar uma vez que todos os testes foram em DirectX9 e a série 8 da nvidia suporta já o novo Directx10 que tanto se fala mas pelo menos até á data ainda não há jogos disponíveis para se poder ver todo o seu potencial.
Esta review só foi possível graças á patrocínio na ***** como é obvio um especial agradecimento ao Michel e ao Beto da ***** por tantas horas de divertimento, também a ATI X1950XTX foi gentilmente cedida do Joker ao qual não podia deixar de agradecer para assim também termos os resultados com a actual topo de gama da ATI. bowdown
Espero que gostem e que fiquem mais esclarecidos em relação á performances das 8X00 na nvidia.
 
Muito bom... A 8600 GT sempre a acompanhar a GTS, o que é muito bom, ainda mais sendo uma 8600 GT XXX como a minha :D E isso a custar menos 60-70 €!!

Sobre o OC da tua 8600 GT XXX, parece muito bom para stock cooler. A minha fez 723 de core e ainda deve dar mais qualquer coisa, mas também não tou com stock cooler! As memórias que a 881 já começam a dar artefactos, embora depende da "vontade".

No 2001 que fizeste mais 2k que eu :D, mas E6400 @ 3600 vs E6600 @ 3400 não dá hipótese!
 
Back
Topo