Router 4G+ ( TP-Link MR600 vs M7650 vs Huawei B818-263 )

Laurus

Power Member
Boas,

Acabei de comprar um bocado a pressa o TP-Link MR600, porque vou teletrabalhar para fora do pais uns dias e preciso de um router 4G para se a WIFI do hotel for má (provável).

1. Alguém me sabe dizer se foi uma boa escolha?
2. Onde posso verificar compatibilidades do aparelho com a operadora local (Cosmote) antes de chegar ao local? (Grecia)
3. Comparado com o TP-Link M7650 ou o B818-263 qual seria melhor? (excluindo a mobilidade extra do M7650)


Obrigado.
 
Última edição:
Boas,

Acabei de comprar um bocado a pressa o TP-Link MR600, porque vou teletrabalhar para fora do pais uns dias e preciso de um router 4G para se a WIFI do hotel for má (provável).

1. Alguém me sabe dizer se foi uma boa escolha?
2. Onde posso verificar compatibilidades do aparelho com a operadora local (Cosmote) antes de chegar ao local? (Grecia)
3. Comparado com o TP-Link M7650 qual seria melhor? (excluindo a mobilidade extra do M7650)


Obrigado.

Boas,
Apaguei o que tinha aqui antes porque tinha percebido mal o país. mas, continua a ser compatível e com as bandas todas
 
Bem com mais alguma pesquisa ja vi que se calhar o Huawei B818-263 tinha sido superior. Que acham?
Os Huawei parecem todos padecer de um problema.
Quase de forma aleatória perdem a conexão - a diário - por alguns instantes. Tal está bastante documentado pela net...
Supostamente, mais que um bug ou problema de hardware, é a forma como o router "fortalece" o sinal LTE, confirmando as Cell ID em redor.

Depois de algumas experiências com o meu (b535-232), confirmei que de facto o fazia todos os dias, num espaço de tempo com pouca variação de um dia para outro - 15-45 min de diferença, de um dia para outro.
A solução para isso não me dar problemas, ou ter de ouvir o puto aos gritos que a conexão tinha caido a meio de um jogo, foi através de uma tomada "smart" e automatismo com Hassio, pô-la sempre a desligar-se às 4.30h e 10 segundos depois ligar-se.
___________________________

O que compraste parece-me interessante e até tenho andado de olho nele; mas não tem opção de bridge e isso era algo que precisava.
 
O meu unico problema com ele é ser CAT6. O B818 por exemplo é CAT19. Será que na pratica a diferença é muita?

O sitio em que vou utilizar é relativamente remoto dai a preocupaçao com isto.
Mesmo no estrangeiro - podes dar um vista de olhos em fóruns como o do Small Net Builder, onde encontras algumas experiências de utilizadores com LTE - vês velocidades remotamente perto dos maximos de CAT6 (300/50Mbps).

Em médias as velocidades não diferem muito pela UE - 25/17Mbps.

Dando uma vista de olhos pela net há até uma referência estatística sobre (average) max download speeds (LTE) por países, em 2020. Imagino que com o Covid não tenha havido grandes mudanças.
A Grécia (23.7Mbps) está até abaixo de Portugal (26.3Mbps).

Cat19 será tecnologia 5G. Não acho que seja grande solução, por agora; numa zona remota, ainda para mais.
 
Mesmo no estrangeiro - podes dar um vista de olhos em fóruns como o do Small Net Builder, onde encontras algumas experiências de utilizadores com LTE - vês velocidades remotamente perto dos maximos de CAT6 (300/50Mbps).

Em médias as velocidades não diferem muito pela UE - 25/17Mbps.

Dando uma vista de olhos pela net há até uma referência estatística sobre (average) max download speeds (LTE) por países, em 2020. Imagino que com o Covid não tenha havido grandes mudanças.
A Grécia (23.7Mbps) está até abaixo de Portugal (26.3Mbps).

Cat19 será tecnologia 5G. Não acho que seja grande solução, por agora; numa zona remota, ainda para mais.

Assim sendo, faz sentido sequer usar o MR600 de CAT6? Porque nao usar logo o meu telemovel com CAT16?
 
Assim sendo, faz sentido sequer usar o MR600 de CAT6? Porque nao usar logo o meu telemovel com CAT16?
Faz um Speedtest com o teu telemóvel e terás a resposta.
Cat16 - 1000/100Mbps de ~máximo. Compara isso com o resultado obtido...

De qualquer forma, há até quem diga que tem melhor sinal/velocidade com um telemóvel que com um router LTE. Mas no final será uma questão básica de querer ter o telemóvel constantemente a carregar e a funcionar como hotspot, ou ter um aparelho - router - dedicado a essa função, e sem mais preocupações.
 
Faz um Speedtest com o teu telemóvel e terás a resposta.
Cat16 - 1000/100Mbps de ~máximo. Compara isso com o resultado obtido...

De qualquer forma, há até quem diga que tem melhor sinal/velocidade com um telemóvel que com um router LTE. Mas no final será uma questão básica de querer ter o telemóvel constantemente a carregar e a funcionar como hotspot, ou ter um aparelho - router - dedicado a essa função, e sem mais preocupações.

Pois, para uma situaçao temporária é capaz de fazer mais sentido usar o telemovel se tem mais velocidade (teorica claro). Mas em termos de recepçao de sinal o router com as antenas nao tera melhor? ou mais estavel?

Ainda por cima fiquei meio chateado com a amazon que eu encomendei o MR600 V2 e veio o V1.
 
Pois, para uma situaçao temporária é capaz de fazer mais sentido usar o telemovel se tem mais velocidade (teorica claro). Mas em termos de recepçao de sinal o router com as antenas nao tera melhor? ou mais estavel?

Ainda por cima fiquei meio chateado com a amazon que eu encomendei o MR600 V2 e veio o V1.
Supostamente, será mais estável, sim. Mas também há antenas e antenas...
Eu tenho a minha num poste, há semanas, e ainda a tenho de ir direcionar bem, pois tenho melhor sinal sem ela.

Mas nem me posso queixar que estou a pouca distância da antena e tenho boa velocidade (~70/20Mbps). Talvez por ser zona rural, e ter de partilhar o sinal com poucos utilizadores; ainda que esteja limitado à B1.
 
Supostamente, será mais estável, sim. Mas também há antenas e antenas...
Eu tenho a minha num poste, há semanas, e ainda a tenho de ir direcionar bem, pois tenho melhor sinal sem ela.

Mas nem me posso queixar que estou a pouca distância da antena e tenho boa velocidade (~70/20Mbps). Talvez por ser zona rural, e ter de partilhar o sinal com poucos utilizadores; ainda que esteja limitado à B1.

Para ter ainda mais alguma segurança acabei por mandar vir o Huawei B818-263. Para ja ainda so testei em casa com cartao da meo, vamos ver como se porta na grecia. Mas pelos testes que fiz promete, estava a apanhar 50-60 mbps de download no meu telemovel com CAT16 e com o B818 apanhei 140-150 mbps.

Esperemos que se mantenha! Obrigado pela ajuda, depois dou feedback de como correu.
 
Olá! Pegando no teu topico ando a procura de um router 4g para ter em casa que me dei para boas velocidades de internet com bom desempenho , o objectivo do router e ligar 3 android tv onde vejo a aplicacao vodafone tv e mais 2 tablet , isso tudo que possa ter uma velocidade estavel para conseguir ter estes aparelhos ligados ao mesmo tempo, qual o router que me podem aconselhar? obrigado
 
Bom dia,

Penso comprar o Huawei B818-263 LTE usado e tenho que receio que esteja bloqueado pela operadora ao SIM.
Um dos vendedores de usados diz que versão B818-263 LTE é livre de operador. Alguém consegue confirmar esta informação?
 
Back
Topo