1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Router 5.0 NOS

Discussão em 'NOS' iniciada por npnm1980, 7 de Janeiro de 2019. (Respostas: 406; Visualizações: 45605)

1. marcolopespt

marcolopespt Power Member

2. ELgatu

ELgatu Power Member

Boas

vieram hoje instalar o router 5.0, mas algo me diz que o tecnico não se quiz preocupar o suficiente com a instalação.

neste momento tenho o LED com a luz fixa em Laranja, mas supostamente já era para estar com o LED fixo em azul!
    a instalação foi as 10h da manha, ele disse-me quando se estava a ir embora que "daqui a pouco o LED muda para azul".

Segundo o manual o laranja fixo quer dizer...a adquirir endereço de IP

de qualquer forma, tenho a internet a funcionar, tanto wireless como wired
    mas longe dos valores que contratei...500Mb

teste com 2 tools diferentes:

3. marcolopespt

Aprendi a nunca deixar sair o técnico sem que tudo estivesse a funcionar... o que eu já passei por causa de facilitar!!! :\

Quanto às velocidades, primeiro um teste por CABO DE REDE (placa giga + cabo CAT5e), e depois sim, despistes da ligação WiFi.

4. pedrolte

pedrolte Power Member

para fazer isso mais vale ir buscar equipamentos loja e cliente fazer instalação sozinho.

que grande lixo que esta empresa se está tornar, é uma low cost mas com mania das grandezas

não foi tanto tempo assim que os técnicos andavam num virote, até se borravam todos com medo que a instalação fosse sorteada para auditoria, perdiam tempo a fazer um arco no fio que entrava em casa ( evitar entrada água ). agora é bandalheira

cabos todos ligados, RF alternativo ligado caso box avariasse, Speedtest confirmados, chamada controle telefone fixo. etc etc

Última edição: 28 de Outubro de 2019
  5. marcolopespt

Auditoria!!!! Que já me deveria ter sido feita há 1 ano! A NOS prefere enviar técnicos (deve pagar menos agora, só pode!) que aparecem para não fazerem nada (porque a certa altura já não há mais nada a fazer!) do que enviar um auditor para analisar os problemas que não têm solução (mas isso é o que eu lhes digo há muito muito tempo).

O que me foi dito, depois de muitas conversas, é que a NOS só envia um AUDITOR e só dá o problema como SEM RESOLUÇÃO, se o assunto continuar aberto e existirem diversas insistências sem que seja ultrapassado o período de 30 dias sem qualquer contacto por parte do cliente!!! Eu alinhei nessa, e neste momento estou a ligar sempre que tenho problemas. A questão é que a NOS agora está a defender-se, voltando ao que fazia há meio ano ATRÁS!!!! "ora vamos lá fazer um RESET por HARDWARE ao ROUTER e iniciar uma monitorização REMOTA!". Resultado? INSISTÊNCIA com a provedoria e reclamação em www.livroreclamacoes.pt a cada semana!

Vai assim arrastando tudo... velocidades, boxes e routers decrépitos... a coisa vai "funcionando"... mais ou menos.

Última edição: 28 de Outubro de 2019
  6. ELgatu

ELgatu Power Member

Vou esperar até amanhã, se continuar laranja lá tenho que ligar para o apoio

7. nickie

nickie Power Member

salvo erro no meu caso também demorou até que desliguei e voltei a ligar e depois ficou bem. Em caso de continuar a dar é ligar para a linha de apoio.

8. jarvaz

jarvaz Power Member

Já tive várias experiências com técnicos, algumas delas muito boas e profissionais. Os melhores não saiam sem estar tudo nos conformes por obrigação e também por brio profissional.

Já tive uma má impressão bem corrigida na segunda passagem

Mas também fiquei com a ideia que a auditoria, mais que pressionar o técnico, serviria para "castigar" o cliente e imputar-lhe os problemas.
    Se calhar foi impressão minha, mas que me deixaram essa ideia no ar deixaram e foi há pouco tempo. Talvez por causa da minha folha de ocorrências...

9. marcolopespt

Mais uma intervenção técnica amanha... para nada! A NOS quer "esgotar" a paciência dos clientes levando-os a desistir... Está mais que esclarecido que o problema é do ROUTER 4.

Mas vamos lá... talvez para a QUINTA substituição do ROUTER 4!

10. marcolopespt

Através de um documento empresarial da NOS: https://www.nos.pt/institucional/Documents/Apresentacoes/Transformation Day - VF Total.pdf

Cheguei à conclusão que, só com o DOCSIS 4.0 (ou Full Duplex DOCSIS 3.1) https://www.cablelabs.com/technologies/docsis-4-0-technology

É que vamos ter velocidades SIMÉTRICAS, e como tal, velocidades de UPLOAD ao nível da "fibra".

E isso ainda parece vir longe nos planos da NOS... Tanto mais que as especificações finais do DOCSIS 4.0 só estão prontas este ano!

Última edição: 29 de Outubro de 2019
  11. ELgatu

ELgatu Power Member

boas

hoje o router passou de laranja, para a piscar entre laranja e azul...segundo o manual significa que o serviço de telefone não esta activo!
    isso sera por não ter nenhum telefone lá ligado?

entretanto fiz um teste e parece-me que a internet já esta a funcionar a 100%

uma coisa que reparei foi que a APP da NOS esta com problemas em funcionar!
    no meu telemovel funciona normalmente, mas na box xiaomi não carrega os canais!
    consigo fazer log in na APP, consigo navegar e visualizar as funcionalidades, mas não da imagem/som...não estou a receber data dos canais.

12. FAMD

FAMD Power Member

Boas

Essas velocidades são com cabo de rede?

Instalaram ontem a net 500/20 (fibra + coaxial) com o router 5.0 mas por wi-fi perto do router só csg no maximo 280Mbps no portatil recente e nos telemoveis 200 +/-.

Como não tenho portatil com porta de rede não sei se estará a ser disponibilizado os 500Mb, mas mesmo com rede híbrida tenho que receber os 500Mb, certo?

13. nickie

nickie Power Member

dificilmente tens computadores que conseguem fazer essas velocidades por wifi. Precisam de ter, salvo erro, 3 antenas, e normalmente só têm 1.

14. ELgatu

ELgatu Power Member

Boas

O teste em cima foi com cabo.
    WiFi 5.0 tenho a volta de 250mb e WiFi 2.4 tenho 100 e tal MB.

Foi o que o técnico me disse que ia ter...por WiFi nunca iria ter 500mb

15. dark_cell

dark_cell Power Member

Eu por wi-fi já apanhei 400 megas com este router. Mas não por servers portugueses

16. Comixzone

Comixzone Power Member

No meu portátil com a placa Intel Dual Band wireless-AC 3165, tendo o router 5.0 ligado em modo bridge a um router asus, não passa dos 270 mbps, até o iphone 6s plus vai aos 370 mbps.

Estou a pensar em comprar uma placa de rede wifi 6 para o portátil.

https://www.intel.com/content/www/us/en/products/wireless/wi-fi-6-series/wi-fi-6-ax200.html

Dica do user @jarvaz

cumps.

17. joselrl

joselrl Power Member

@nickie Que dizes? Apanho 1Gbps no meu PC com placa 2x2 (2 antenas upload e 2 download) e 600mbps no meu tlm (nao sou cliente NOS)

wifi 6 se o router nao tem wifi 6? Ou tambem vais comprar um router wifi 6? Wifi 5 (ac) ainda é mais que o suficiente para casa. Consigo 1Gbps com AC 160Mhz. A principal vantagem do wifi6 neste momento é melhor velocidade qd estas muitos utilizadores ligados ao mesmo AP, velocidade de pico nao subiu (para já)

Última edição: 2 de Novembro de 2019
  18. jarvaz

jarvaz Power Member

Tens razão na parte de não haver router wifi 6 nos operadores, por enquanto.
    A recomendação teve mais a ver com o investimento futuro porque ao preço que se arranjam - não por cá pois tendo em conta os preços que vi para peças muito inferiores dá para imaginar um valor elevado - acaba por compensar, porque agrupa os últimos melhoramentos das placas wifi 5 tirando partido das características do 5 por exemplo (ACwave2, etc)

19. nickie

nickie Power Member

Sincronizas a 1gbps ou transferes a 1gbps? é que são coisas diferentes. No meu WAP sincronizo a 300mbps e apenas transfiro entre 60/70/100mbps. Posso estar a dizer uma grande asneira mas, se não estou em erro, aos 1gbps cortas para cerca de metade para ser full duplex e depois ainda tens de considerar perdas por distância, interferências e afins. Para além disso, é também necessário que o processador do router seja também capaz de suportar essas velocidades de transferência o que, em ambienrs domésticos, não é nada normal. para teres uma noção, o developer do ddwrt atualmente usa um netgear r7800 que em teoria deveria aguentar até 2600mbps, e há dias nuns testes entre dois routers iguais conseguia cerca de 500mbps ou algo do género.

20. proxy

proxy Power Member

Tenho um galaxy s8 e no acesso meo consigo velocidades de 500 Mbps