Router ADSl + Router Wireless

_freelancer_

Power Member
Ora bem, como sei que há ai grandes génios em redes e eu já tou pelos cabelos com estes 2 routers vou expor aqui o meu looooooongo problema.

Eu tinha um router/modem adsl Zoom X4 o qual se ligava a um switch q repartia a net por 3 PCs, um deles é o portatil (centrino) com a placa wireless integrada e com um switch (on/off) onde posso ligar ou desligar a placa wireless. O meu primeiro problema é o seguinte: antes de formatar o portátil, com o SO que vem de origem (Windows XP Home, pré-configurado) eu ao ligar e desligar esse switch mostrava-me uma mensagem no ecrã a informar que a placa de rede foi ligada ou desligada, e o respectivo led no portátil acendia ou apagava-se conforme eu ligasse ou desligasse. Agora que formatei e instalei o Windows XP Pro isso não acontece, simplesmente o computador não reage quando mexo no switch, e sim, tenho as drivers instaladas e a placa de rede aparentemente está bem instalada no gestor de dispositivos.

O segundo problema é igualmente bicudo que consiste em ligar os 2 routers, onde o Zoom X4 faz de gateway para a internet e o outro router distribui a net quer pelos aparelhos wireless quer pelos aparelhos com fio (tem 4x100Mb atrás com mais 1 porta para WAN). Ora isto é uma complicação dos diabos, no webpanel do router tenho 1 monte de opções a nivel da vertente WAN onde tenho de escolher 1 protocolo entre estes: DHCP, Static, PPPoE e Disabled. Ora à priori há algo que me faz uma certa confusão que é este router não trazer entrada RJ11, logo não lida directamente com o sinal telefónico, mas contudo tem a opção PPPoE para aDSL e mais abaixo tenho campos para inserir username e password para o serviço adsl mas se é o outro router que lida com a parte telefónica haverá alguma configuração que tenha de fazer no router adsl para que permita ser o router wireless a fazer a autênticação? Eu já tentei o método do PPP Half-bridge que seria simplesmente excelente para o que eu necessito mas activando o PPP Half bridge, passados uns minutos a ligação cai e volta a ser re-establecida e se for consultar os logs do router adsl ele simplesmente desliga-se sem razão nenhuma.

Neste momento tenho isto a funcionar assim:
Router Wireless - 192.168.1.1
Router ADSL - 192.168.1.2
mas como gateway e servidor de DNS apenas consigo usar o Router ADSL já que no outro, se tentar depois pingar alguma coisa ele diz que a rede de destino para o ip 192.168.1.1 é inatingível quando eu estou a usar a mascara de sub-rede 255.255.255.0. PLZ AJUDEM-ME!!! :(
 
Quanto ao primeiro problema nao te posso ajudar pois nunca trabalhei com centrinos.


O segundo é que tens isso numa confusao desgraçada... deixa-me ver se percebi...
Tens o Zoom a fazer de router so que ele só tem uma porta wan e uma porta lan e tu querias ligar lá mais pc's certo?
Se sim entao tas a fazer isso tudo mal... O Zoom nao vai ligar à Wan do outro router, vai ligar a uma das portas Lan do router e ai ja vai funcionar impecavel :)
Basicamente o Zoom fica a fazer o routing da ligaçao e o outro router a fazer de Switch Ethernet/Wireless.

Abraços
 
Portanto, deixa lá ver se me explico melhor ... é assim, o Zoom só tem uma porta RJ45 (mais a porta rj11 pro telefone e a porta usb que nao interessam para nada) e sai um cabo directo dessa porta para a porta WAN no router wireless, mas o meu objectivo era que fosse o router wireless que ficasse a fazer toda a gestão tipo pondo o ip do router wireless na DMZ do Zoom x4, ou seja, as ligações chegavam ao Zoom X4 eram redirecionadas todas para o router wireless que depois esse fazia gestão de NAT e isso tudo porque é bastante melhor. Mas o meu problema é basicamente não conseguir trabalhar só com o router wireless, porque se nos computadores definir o gateway e o servidor de DNS como sendo o router wireless, simplesmente não há net pra ninguém, só definindo com o ip do zoom. :S esquesito mas é assim
 
Se bem me lembro acho que o Zoom tem um modo que funciona só como Modem e desliga toda a parte do routing, só tens que por o Zoom nesse modo (nao precisas de configurar ip's nem NAT nem DMZ no Zoom, ele fica a funcionar como se fosse apenas um Modem ADSL.

Ligas o Zoom à Wan do outro router (aconcelho-te a fazeres um reset ou a limpares as configurações dele) depois configura esse router como ligaçao PPPoE, metes o teu user/pass da ligação e mais nada pelo menos so pra testar a ver se funciona.
Nos pc's defines o gateway e dns server o ip do router wireless.

Em principio deve funcionar.

Abraços
 
Pois, de facto tem essa funcionalidade, é o PPP Half Bridge mas tal como disse acima, um minuto e picos após se ligar, a ligação cai e depois volta a ligar ... sempre assim =\
 
Cai porcausa do Zoom ou porcausa do outro router? É que haviam ai umas versoes antigas do Zoom que tinham problemas de aquecimento e estavam sempre a mandar a ligaçao abaixo

Abraços
 
Peterwolf disse:
Cai porcausa do Zoom ou porcausa do outro router? É que haviam ai umas versoes antigas do Zoom que tinham problemas de aquecimento e estavam sempre a mandar a ligaçao abaixo

Abraços
Já detectei o que se passa ... com esse modo activo, o modem apenas me faz o leasing de cada ip durante 1 minuto precisamente... agora não sei o que fazer :confused:
 
Nao ha mais nenhum modo no Zoom que fique a funcionar só como modem? nao ha nenhuma opçao no Zoom sobre a ligaçao a net?
No outro router nao tens nenhuma opçao para nunca desligar da net?

Abraços
 
Peterwolf disse:
Nao ha mais nenhum modo no Zoom que fique a funcionar só como modem? nao ha nenhuma opçao no Zoom sobre a ligaçao a net?
No outro router nao tens nenhuma opçao para nunca desligar da net?

Abraços
Eu já andei a procura de métodos para alongar o prazo de leasing do IP mas só encontro os do DHCP server do router que supostamente são infinitos, mas mesmo assim ja tentei meter lá p.ex. 10 dias e continua na mesma...

O outro router nada pode fazer se o IP lhe for leasado durante 1 minuto, apenas se limita ao passar esse minuto a pedir um novo
 
Quanto à tua 1ª questão, vais às propriedades de rede da ligação que queres ver no systray , e clicas em "mostrar icone na area de visualização quando ligado"

Quanto à 2ª: simples. Não precisas de router Wireless, esse router basta servir de AP (Acess Point) > aposto que não consegues ter partilha de ficheiros e impressoras entre computadores dos 2 segmentos ;)

Qual o router Wireless que estás a usar?
 
kazuza disse:
Quanto à tua 1ª questão, vais às propriedades de rede da ligação que queres ver no systray , e clicas em "mostrar icone na area de visualização quando ligado"

Quanto à 2ª: simples. Não precisas de router Wireless, esse router basta servir de AP (Acess Point) > aposto que não consegues ter partilha de ficheiros e impressoras entre computadores dos 2 segmentos ;)

Qual o router Wireless que estás a usar?
Ok, no meio de tanta emoção esquecime de vir cá dizer. Troquei de router adsl com um amigo com um que apesar de também ter os 60s de leasing de IPs através do PPP Half-Bridge, dá para aceder por ftp aos ficheiros de configuração e alterá-los manualmente, assim feito foi apenas mudar o valor de 60s para 36h (session limits do sapo, n vale a pena por mais) et voila! O router adsl atribui o WAN IP ao router wireless e este que é bastante melhor na gestão de NAT e suporta UPnP e pronto ... está tudo resolvido agora. :002:
 
Back
Topo