Router Asus & Zon HUB

No meu caso, por culpa minha ou não, a compatibilidade não é assim tão linear...

Tenho NOS FTTH com o hub 3.0

Tenho igualmente o Asus RT-AC87U.

Sigo o tutorial mas obtenho um conflito de IP´s. Ou seja, ativo o modo bridge no hub, ligo a porta LAN 4 do hub à WAN do Asus... Só que o hub tem o ip 192.168.1.1 e o asus também. Logo, assim que o asus è ligado ao hub acusa logo um conflito de IP´s e fixa o seu IP em 192.168.2.1... Isto significa, por exemplo, que se eu tiver o tablet ligado ao wifi asus não consigo aceder às aplicações da NOS (pois estas acusam logo algo do género: para poder usufruir desta funcionalidade tem de estar ligado à sua rede NOS). Neste caso, tenho de ligar o tablet ao wifi do hub...

Será algum erro meu, ou as consequências são mesmo estas? É que obviamente, não me interessa rigorosamente para nada ter o wifi do hub ligado, tanto mais que é muito mais lento e com sinal mais fraco que o do asus, mas a verdade é que se o desligar não consigo aceder às aplicações da NOS...

Alguma sugestão?

Cumps.
 
No meu caso, por culpa minha ou não, a compatibilidade não é assim tão linear...

Tenho NOS FTTH com o hub 3.0

Tenho igualmente o Asus RT-AC87U.

Sigo o tutorial mas obtenho um conflito de IP´s. Ou seja, ativo o modo bridge no hub, ligo a porta LAN 4 do hub à WAN do Asus... Só que o hub tem o ip 192.168.1.1 e o asus também. Logo, assim que o asus è ligado ao hub acusa logo um conflito de IP´s e fixa o seu IP em 192.168.2.1... Isto significa, por exemplo, que se eu tiver o tablet ligado ao wifi asus não consigo aceder às aplicações da NOS (pois estas acusam logo algo do género: para poder usufruir desta funcionalidade tem de estar ligado à sua rede NOS). Neste caso, tenho de ligar o tablet ao wifi do hub...

Será algum erro meu, ou as consequências são mesmo estas? É que obviamente, não me interessa rigorosamente para nada ter o wifi do hub ligado, tanto mais que é muito mais lento e com sinal mais fraco que o do asus, mas a verdade é que se o desligar não consigo aceder às aplicações da NOS...

Alguma sugestão?

Cumps.

Tens de ter uma rede Wi-Fi da hub só para as apps e a rede lan para as boxes. É uma estupidez.
Como o ip das boxes está fixado nos 191.168.1.200, deixas o hub a fazer dhcp nessa Gama e a rede asus a fazer no 192.168.2.1 ou 192.168.0.1.
 
Tens de ter uma rede Wi-Fi da hub só para as apps e a rede lan para as boxes. É uma estupidez.
Como o ip das boxes está fixado nos 191.168.1.200, deixas o hub a fazer dhcp nessa Gama e a rede asus a fazer no 192.168.2.1 ou 192.168.0.1.

Ok.

Afinal não é um problema meu!

O que sugeres, é na prática aquilo que tenho:

dhcp do hub na gama 192.168.1.xxx

dhcp do asus na gama 192.168.2.xxx

Quer isto dizer que em bom rigor, para tudo funcionar (apps, box NOS, etc.), necessitamos do hub também a funcionar com o dhcp e a servir clientes, pois o asus só por si não consegue cumprir SOZINHO essa missão.

Ou seja, no caso da NOS não conseguimos colocar o HUB a funcionar como se fosse apenas um modem e a fornecer a internet ao asus para que este gira a rede em exclusivo, pois o hub continua a ser sempre necessário para continuar a dar acesso às apps por exemplo.

Como dizes: é uma estupidez completa!
 
Ok.

Afinal não é um problema meu!

O que sugeres, é na prática aquilo que tenho:

dhcp do hub na gama 192.168.1.xxx

dhcp do asus na gama 192.168.2.xxx

Quer isto dizer que em bom rigor, para tudo funcionar (apps, box NOS, etc.), necessitamos do hub também a funcionar com o dhcp e a servir clientes, pois o asus só por si não consegue cumprir SOZINHO essa missão.

Ou seja, no caso da NOS não conseguimos colocar o HUB a funcionar como se fosse apenas um modem e a fornecer a internet ao asus para que este gira a rede em exclusivo, pois o hub continua a ser sempre necessário para continuar a dar acesso às apps por exemplo.

Como dizes: é uma estupidez completa!

Acredita. Eu tenho 4 routers aqui em casa (asus RT-ac3200 a servir de wireless router e os outros como aps). Vim da Cabovisão que não valia nada em termos de TV mas em termos de net estava melhor servido dado que podia escolher apenas ter modem deles sem qualquer router imbutido.

Já tentei tudo... dar ips fixos às boxes, abrir portas, tentar copiar as defs do nos hub para o asus,... não consigo. E uma estupidez esta atitude da nos em querer ter o seu serviço bastante fechado porque acredito que seria fácil dar a opção de ter apenas modem fornecendo as correctas configs das boxs e apps aos clientes.

Outra situação estranha e que mesmo escolhendo a gama 192.168.0.1 no nos hub às boxes ligadas ao hub, vão assumir sempre o ip 192.168.1.20x. Ou seja parece que existe um ip fixo na box mas não temos acesso a alterar este e para não entrar em conflito com qualquer outro equipamento e que aconselho a gama 192.168.1.x no nos hub.
 
Isso é realmente desapontante, existe algum contacto onde posso enviar feedback sobre a questão à NOS? É que aderi recentemente ao UMA ou seja vou ficar mais 2 anos fidelizado e pelo menos na MEO ia poder ter apenas o router da ASUS ligado.
 
Back
Topo