1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Router atribui um DNS por Wifi e outro por Cabo?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por pemoamsi, 15 de Junho de 2018. (Respostas: 6; Visualizações: 235)

1. pemoamsi

pemoamsi Power Member

Bom dia ,

Iniciei a instalação do meu novo router TP-Link, olhando para o seguinte tutorial…

http://tp-linkportugal.pt/nos_archer_c2.html#

Depois decidi atribuir IP's fixos a quase todos os dispositivos por MAC address.

Até aqui tudo sem problemas… o problema surge quando ligo os aparelho por cabo de rede, as definições automáticas (passo 2 do tutorial TP-LINK) quando faço "detect"

WAN Settings
    Connection Type: Dynamic IP
    IP Address:87.XXX.XX6.XXX
    Subnet Mask:255.255.224.0
    Gateway: 87.XXX.XX0.XXX

Enquanto que em LAN tenho o seguinte:
    LAN Settings
    IP Address: 192.168.1.1
    Subnet Mask: 255.255.255.0

Agora pretendia manter todos os dispositivos na mesma gama, ou pelo menos que se vejam na mesma rede… alguém me pode ajudar?

Última edição: 10 de Julho de 2018
  2. profissional

profissional Power Member

Penso que está a misturar um pouco as coisas. Wan (world área Network) diz respeito ao seu IP externo. O IP que a sua operadora lhe fornece. LAN (Local Área Network) é a sua rede local. Para que todos estejam na mesma rede é se possam ver, todos têm de estar com configuração de IP LAN na mesma gama.
    Não conseguirá fazer configurações ao IP Wan.

Espero ter ajudado.

3. pemoamsi

pemoamsi Power Member

Tens razão, a gama que ele está a atribuir por cabo é outra totalmente diferente...

IP do PC

Ou então a Apple tv

Bastante diferente do que está na TV (Wireless)

Última edição: 18 de Junho de 2018
  4. Estás a ligar a apple tv ao router da nos e não ao tp-link.
    Liga tudo ao tp-link e coloca o dns da google no tp-link.
    Desliga o wifi do router da nos.

5. pemoamsi

pemoamsi Power Member

Já percebi o erro, tenho um aruba switch J9777A no meio que deve estar a fazer qualquer "má gestão".

Ora bem, a minha rede funciona da seguinte maneira:
    - Aruba Switch J9777A
    1 - NOS Wireless Router
    2 - NAS
    3 - PC
    4, 5, 6, 7, 8 - Cabo segue para as várias divisões da casa
    9 - TP- Link

Já tive o Router da NOS na porta 9 e o da TP-Link na 1, e não resolveu.

Como proíbo definitivamente o router da NOS de dar ip's, e coloco o TP-Link a dar os ip's também para a rede por cabo?

Obrigado

6. Liga a porta WAN do tp-link na porta 4 do router da NOS.
    No router da NOS só fica ligado o tp-link e o telefone.
    Liga o Aruba Switch na porta 1 do tp-link.
    Liga os restantes equipamentos ao tp-link ou ao Aruba Switch.
    Assim fica tudo na mesma rede.

7. pemoamsi

pemoamsi Power Member

Obrigado pela dica.
    Percebi a lógica do que disseste, o router da NOS não pode ser "visto" pelos restantes equipamentos.

Acabei por criar duas VLAN's no Aruba, uma para a porta 1,2,3, onde ligo o NOS (4) e TP-Link (WAN) e um PC, e nas restantes portas coloquei novamente o TP-LINK (1), e os restantes equipamentos.

Assim é como se tivesse dois switch's, correcto? Pelo menos para já, tudo funciona em condições...

A ideia é instalar um "sniffer" no PC, pois estou curioso para saber o tráfego que passa pelo minha casa :)

Partilhar esta Página