Router deixa de funcionar! Estragado? Que alternativas para outro router (iptables)?

Kr0n0

Power Member
Viva,

comprei um SMCWBR14-G2 (router wireless) mas acho que isto não vale um queijo furado! >(
Deixa de responder quando lhe apetece, pode ser de de 10 em 10 minutos ou pode aguentar-se 6 horas. Isto sem ter clientes P2P ligados (apesar de receber pacotes de outros peers que se tentam ligar); com a firewall do router desligada e o wireless desligado também (estou ligado à porta RJ).
user@domain$ ping 192.168.2.1
connect: Network is unreachable

Como nem consigo aceder à interface web do router, tenho que desligar e ligar da corrente esta porcaria.

A não ser que me esteja a escapar algo, isto está bom é para devolver.
Que aconselham daqui http://www.*****.net/index.php?catid=25&subcat=355&pagina=0 (comprei isto na *****). E tem de suportar WPA2!
Já agora, gostava que fosse algo que me deixasse abrir portas à vontade e que aguentasse com fartas centenas de ligações, isto porque costumo ter o Azureus e o aMule a funcionar constantemente. E agora não vai ser só 1 computador mas sim 2.
E já agora, há routers com iptables?

Uma questão offtopic, é possível ter os 2 computadores na rede à espera de ligações na mesma porta (e.g. sshd)? Como é que o router sabe a quem enviar os pacotes? O que eu quero saber é se posso ter os 2 computadores a usar o emule (sem lowid).


Agradecido por qualquer informação que me apazigue esta dor.... *kicks router* :rolleyes:
 
Nessa página tens Asus e LinkSys. Muito melhores apostas que esse SMC.
Quanto a teres 2 PCs a usar o mesmo serviço, não há qualquer problema, é exactamente essa a função do router, saber para onde enviar cada pacote. Senão não podias estar a ver páginas (HTTP) em mais que 1 PC ao mesmo tempo.
Claro que há routers com iptables... Tens a carteira à mão? :D
 
Quanto a teres 2 PCs a usar o mesmo serviço, não há qualquer problema, é exactamente essa a função do router, saber para onde enviar cada pacote. Senão não podias estar a ver páginas (HTTP) em mais que 1 PC ao mesmo tempo.
Bem, eu não sei se a resposta está certa (e é isso que eu quero saber). Mas acho que a justificação está incorrecta.

Há que ter em atenção o papel do computador: cliente ou servidor.
Eu posso ter N computadores a acederem a páginas na net porque o router sabe que o computador local (o cliente) fez um pedido a um servidor remoto. Quando o servidor (e.g. google.com) envia um pacote, o router já sabe a quem é que ele corresponde pois o router já abriu uma ligação para o computador local previamente.

Agora, quando um computador na China faz um pedido (e.g. tenta ligar-se por SSH) o router recebe o pacote e depois como é que se decide? O pedido corresponde a algo do tipo 123.45.67.89:22. Como é que o router sabe a quem entregar o pacote se os computadores locais têm IPs 192.168.x.x?
Bem, pelo menos é isso que estou a tentar perceber.

Na página de configuração do modem, na secção para NAT, era possível definir qual o computador local que recebia determinados pacotes (usando como critério a porta do router, ou seja, a porta visível para o exterior).
 
Numa ligação TCP/IP não é utilizado o conceito de "ligação" como numa chamada telefónica. São sim enviados pacotes IP com cabeçalho onde, entre outras informações vai o endereço de destino e o de origem. Depois a "rede" (ou os routers que nela estão, se preferires) é que tratarão de encaminhar esses pacotes até ao seu destino. 2 pacotes que saem do teu PC com destino ao mesmo servidor poderão seguir caminhos diferentes (e o que saiu depois chegar 1º, para isso existem outros mecanismos do lado do receptor para os re-ordenar outra vez). Existem, de facto, protocolos de tráfego que estabelecem uma ligação reservada entre todos os routers de um determinado percurso, e que se poderiam assemelhar a essa analogia que fizeste, mas são usados normalmente para aplicações muito específicas (real-time, como streaming).
O NAT é outra história, e tem muitas vezes mais a ver com as permissões que queres dar (apenas 1 PC autorizado a usar determinado serviço que usa determinada porta), embora isso seja mais uma função secundária do serviço NAT em si.
Dou-te um exemplo simples, numa empresa (ou escola) quantos funcionários não usam p2p à pala do patrão? (Se o simpático do admin não bloqueou o serviço ainda). E como só há uma linha de saída, o router da instituição tem de saber identificar os pacotes. Para o router o p2p é apenas mais um serviço que transfere ficheiros, e assim como tem de saber onde entregar um pacote http ou ftp que chegou agora em resposta a um pedido de há uns segundos atrás (e fá-lo pelo cabeçalho onde, na resposta vem a referência do pedido original, feito pelo router de origem, que assim identifica qual dos seus PCs o fez), fará o mesmo com um pacote p2p.
 
Back
Topo