1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

router em Linux

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por migueloliv, 27 de Outubro de 2006. (Respostas: 9; Visualizações: 811)

1. migueloliv

migueloliv Power Member

Olá amigos pinguins:)
    Tenho um router que veio com a instalação do Clix e é um Aolynk DR814 e tenho o ubuntu no
    PIII a 500Mhz com 128Mb para começar a mexer em Linux e gostaria de saber se era facil configurar a net no "velhinho" PIII como tou no inicio do Linux queria saber como fazer...
    Agradecimentos antecipados =)

2. Hipnoted

Hipnoted Power Member

Se tiveres cabo de rede é só ligar o cabo do PC ao Router e já está.

Se o caboe stiver ligado ao iniciares o Linux ele fica automáticamente com o IP. Senão tens de ir a propriedades de rede e clicar numa opção que diz "obter IP" ou algo do género...

3. CR_

CR_ Power Member

Logo na instalação podes definir se queres que ele busque um ip por DHCP ou metes um ip fixo (é preferivel esta ultima opção). Tens de usar o cabo de rede porque por usb esse router não tem driveres para linux.

4. HecKel

HecKel The WORM

Por acaso discordo..., a meu ver DHCP é bem melhor e mais prático, não tens de andar a editar ficheiros. E para quem usa portatil (como o je) e está sempre a mudar de redes (faculdade, casa e afins) DHCP é sem sombra de dúvidas uma boa alternativa!

abraços, HecKel

5. CR_

CR_ Power Member

No teu caso é mais pratico, mas para um "pc fixo" é melhor sem DHCP, porque se não tiveres ip fixo as definições de NAT (para p2p por exemplo) não funcionam.

E não precisas de editar files, o gnome um GUI se preferires. Administração -> Definições de Rede.

6. Hipnoted

Hipnoted Power Member

Acho que no caso dele até tanto faz.

Mas eu tenho por DHCP porque encontro-me na situação do Heckel, mudo de casa para a escola, da escola para casa, ...

7. Barão Vermelho

Barão Vermelho Power Member

Eu coloquei configurei o router da clix aolink adsl2+ ( só o router, o serviço é do sapo aos saltos, lol) para k este fizesse a ligação.
    Ou seja tenho o router configurado com o nº de utilizador, e pass para k seja ele a fazer a ligação é rede adsl.
    Nos pc's só cabo de rede, porque com os usb's da PT telecom... meus amigos......zzzzzzz. k noia...

8. migueloliv

migueloliv Power Member

ok...vou tentar...obrigado amigos pinguins =P

9. Trystam

Trystam Power Member

www.smoothwall.org

Acho que o que tás a tentar faz é re-inventar a roda .... vai so site e faz download do ISO do CD e instala

10. CR_

CR_ Power Member

? Ele quer experimentar uma distro linux, não quer uma firewall "dedicada".

Partilhar esta Página