router em Linux

migueloliv

Power Member
Olá amigos pinguins:)
Tenho um router que veio com a instalação do Clix e é um Aolynk DR814 e tenho o ubuntu no
PIII a 500Mhz com 128Mb para começar a mexer em Linux e gostaria de saber se era facil configurar a net no "velhinho" PIII como tou no inicio do Linux queria saber como fazer...
Agradecimentos antecipados =)
 
Se tiveres cabo de rede é só ligar o cabo do PC ao Router e já está.

Se o caboe stiver ligado ao iniciares o Linux ele fica automáticamente com o IP. Senão tens de ir a propriedades de rede e clicar numa opção que diz "obter IP" ou algo do género...
 
Logo na instalação podes definir se queres que ele busque um ip por DHCP ou metes um ip fixo (é preferivel esta ultima opção). Tens de usar o cabo de rede porque por usb esse router não tem driveres para linux.
 
Por acaso discordo..., a meu ver DHCP é bem melhor e mais prático, não tens de andar a editar ficheiros. E para quem usa portatil (como o je) e está sempre a mudar de redes (faculdade, casa e afins) DHCP é sem sombra de dúvidas uma boa alternativa!

abraços, HecKel
 
No teu caso é mais pratico, mas para um "pc fixo" é melhor sem DHCP, porque se não tiveres ip fixo as definições de NAT (para p2p por exemplo) não funcionam.

E não precisas de editar files, o gnome um GUI se preferires. Administração -> Definições de Rede.
 
Acho que no caso dele até tanto faz.

Mas eu tenho por DHCP porque encontro-me na situação do Heckel, mudo de casa para a escola, da escola para casa, ...
 
Eu coloquei configurei o router da clix aolink adsl2+ ( só o router, o serviço é do sapo aos saltos, lol) para k este fizesse a ligação.
Ou seja tenho o router configurado com o nº de utilizador, e pass para k seja ele a fazer a ligação é rede adsl.
Nos pc's só cabo de rede, porque com os usb's da PT telecom... meus amigos......zzzzzzz. k noia...
 
Back
Topo