Router estavel, com DLNA e que dê para VLAN tag / IPTV - 100€

cifroes

Power Member
Tenho de substituir o meu Archer C7 que simplesmente queimou e precisava de um router que não dê chatices, com poder suficiente para não ter de me chatear mesmo q tenha de dar mais dinheiro :)

Vou usar para substituir o router da VDF fibra, portanto tem de suportar vlan tagging para meter aquilo a dar a Box TV.

Como extra, era bom ter 2 portas USB mas tem de ter pelo menos 1 e suportar Samba e DLNA share de forma estável (o meu archer queimou exactamente pq o DLNA deixou de funcionar e tanto mexi q morreu de vez).

Dar para meter DD-WRT ou openWRT é um extra fixe.

A velocidade não precisa de ser muito alta, prefiro estabilidade, o meu archer tinha 2.4GHz 450 Mbps and 5GHz 1300 Mbps e até era demais :) mais que velocidade quero um produto de qualidade q n dê chatices mesmo...

  1. Qual é o orçamento disponível?
100€ mas posso ir mais alto se compensar. Para mim tempo é dinheiro, um router é daquelas coisas q n quero estar com chatices de reiniciar ou o raio pq não aguenta.
  1. Qual o teu ISP?
    VDF

  2. Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
    tanto faz.

  3. Qual o uso do router, para jogar? Para trabalho? Outro?
    trabalho, torrents, share de pen USB dentro de casa e DLNA dessa pen para a TV. Vai substituir o router da VDF que tenho!

  4. O aspecto do router é importante para ti?
    nao. pequeno.

  5. Qual o modelo do equipamento que tens neste momento? Queres mante-lo?
    n
  6. Quais as outras funções que queres tirar partido do teu router?
    DLNA share, samba share, 5GHz, estável, dê para meter DD-wrt ou similar

  7. Protocolo: B, G, N?
    N

  8. Distância entre equipamentos
    Máximo 20m dentro de paredes (provavelmente menos), é um T4 normal, 1 piso, router no meio da casa +-
 
Última edição:
@cifroes

ac86u ou ax58u com merlin firmware. AC86U = cpu mais potente, AX58U = wifi 6, canais 160mhz.
O AC86U consegue 100+mb/s leitura/escrita de um disco externo por usb por ter cpu mais potente.
 
@cifroes

ac86u ou ax58u com merlin firmware. AC86U = cpu mais potente, AX58U = wifi 6, canais 160mhz.
O AC86U consegue 100+mb/s leitura/escrita de um disco externo por usb por ter cpu mais potente.


muito obrigado. o AX58U anda na casa dos 170€ e o AC86U nos 140€.

Um pouco a exceder o orçamento, mas não me importo de dar mais se valer a pena. Agora é que me apercebi do meu erro: eu quero share de usb mas é de pens USB portanto velocidade de USB é um bocado irrelevante :D :D

Neste momento estava a olhar para um o Asus RT-AC66U por 105€. Eu sei que é um modelo bem antigo mas não sei qual é o 'sucessor' dele que não seja muito caro.

1) entre RT-AC66U e RT-AC86U, vale a pena mais 35€?
2) para Wifi 6 é preciso clientes o suportem, certo? provavelmente ia ficar sem ser usado uns anos :)
3) algum modelo Asus mais barato q seja bom, no sentido de estável? começo a aperceber-me q mesmo o meu archer c7 era um exagero de velocidade para o q uso (net 200)
 
muito obrigado. o AX58U anda na casa dos 170€ e o AC86U nos 140€.

Um pouco a exceder o orçamento, mas não me importo de dar mais se valer a pena. Agora é que me apercebi do meu erro: eu quero share de usb mas é de pens USB portanto velocidade de USB é um bocado irrelevante :D :D

Neste momento estava a olhar para um o Asus RT-AC66U por 105€. Eu sei que é um modelo bem antigo mas não sei qual é o 'sucessor' dele que não seja muito caro.

1) entre RT-AC66U e RT-AC86U, vale a pena mais 35€?
2) para Wifi 6 é preciso clientes o suportem, certo? provavelmente ia ficar sem ser usado uns anos :)
3) algum modelo Asus mais barato q seja bom, no sentido de estável? começo a aperceber-me q mesmo o meu archer c7 era um exagero de velocidade para o q uso (net 200)

Eu acho que um ac66u não vale a pena. Para o que pretendes o mínimo seria uma AC68U, mas tendo em conta que está ao mesmo preço do AC86U...

Wifi 6 também acho que não vale a pena por agora.
A tp-link tem várias opções, mas o firmware deles é meh... Só considero decente se suportar dd-wrt, mas queres mesmo outro archer c7? O AC86U é MUITO melhor para o que pretendes(Samba e DLNA), não suporta dd-wrt mas tens o asuswrt-merlin.

o ac86u lê e escreve de um dispositivo usb a 100-110mb/s, que é o limite da LAN. Se não estou em erro ac68u anda nos 40-50mb/s max por LAN e é bem inferior em termos de wifi.

 
Última edição:
Eu acho que um ac66u não vale a pena. Para o que pretendes o mínimo seria uma AC68U, mas tendo em conta que está ao mesmo preço do AC86U...

Wifi 6 também acho que não vale a pena por agora.
A tp-link tem várias opções, mas o firmware deles é meh... Só considero decente se suportar dd-wrt, mas queres mesmo outro archer c7? O AC86U é MUITO melhor para o que pretendes(Samba e DLNA), não suporta dd-wrt mas tens o asuswrt-merlin.

o ac86u lê e escreve de um dispositivo usb a 100-110mb/s, que é o limite da LAN. Se não estou em erro ac68u anda nos 40-50mb/s max por LAN e é bem inferior em termos de wifi.

Muito obrigado pelas dicas.

O meu "problema" é simplesmente se compensa o dinheiro extra ou não. Eu posso dar esse dinheiro mas não quero estar a dar mais para features q não aproveite :)

Porque é que dizes que um AC66U não vale a pena? por ser antigo? Ainda acaba por ser mais barato 35€. Para quem vem de um Archer C7 provavelmente era suficiente, n? falta-lhe cpu/ram? tmb acaba por ter muita coisa em termos de firmwares


O AC86U não está nesta lista: http://asus-portugal.com/isp-config/routers-vodafone.html mas presumo que consiga fazer o VLAN tagging que preciso para substituir o router da vodafone?

OK, já percebi que o AC86U é capaz de ser o 'topo' dentro destes preços. Alguma coisa mais barata que não perca muito? (como disse, em termos de wifi speeds estava contente com o archer c7, a cobertura era média mas suficiente para mim, até tem vantagem de no quarto dos miúdos n apanhar rede :P e a leitura de USB acaba por ser irrelevante pq uma pen USB n faz os 100mb/s)

ah, um ponto importante é que a velocidade de usb não é mesmo mt importante pq eu uso o samba share p ver filmes e videos no telemovel, ou seja, para ler qlq porcaria serve, para escrever tenho tempo p esperar :) o C7 dava-me escritas a 10Mb/s.

Portanto a dúvida aqui é mesmo se mais barato alg coisa serve :)
 
Já agora, uma lista de possíveis modelos com preços (procurei +- os routers que tinham USB, ainda tenho de investigar se haverá mais baratos):

- Archer C7 - 69€
- Asus RT-AC66U - 105€
- Asus RT-AC68U - 138€
- Asus RT-AC85P - 124€
- Asus RT-AX56U - 130€
- Asus RT-AC1750U - 88€
- Asus RT-AX58U - 170€
- Asus RT-AC86U - 140€
- Netgear R6400 - 119€
- Netgear R6700 - 133€
- Netgear R7000 - 187€
- D-Link DIR-1960 - 114€
- D-Link DIR-882 - 130€
- D-Link DIR-2660 - 114€

Algum feedback do Asus RT-AC1750U? tá um preço bom.
 
Última edição:
Encontrei o Asus RT-AC1900U que do li é muitissimo parecido ao RT-AC68U, até tem o mesmo firmware. Este já encontro a 88€. Seria uma boa solução e mais em conta?

mais dados entre eles: https://www.snbforums.com/threads/rt-ac68u-rt-ac68p-rt-ac1900-rt-ac1900p.35759/

Não sei muito sobre esse modelo, mas parece ser um ac68u, ou seja até deve dar para usar o firmware Merlin do ac68u.

No meu ac86u aparece Vodafone(Portugal) nos perfis e coloca VLAN para IPTV sozinho. Deve ser igual no ac68u
 
Última edição:
Não sei muito sobre esse modelo, mas parece ser um ac68u, ou seja até deve dar para usar o firmware Merlin do ac68u.

No meu ac86u aparece Vodafone(Portugal) nos perfis e coloca VLAN para IPTV sozinho. Deve ser igual no ac68u

obrigado, tem lógica q a vodafone seja suportada. n sabia q tinhas o ac86u, recomendas mesmo, nunca deu chatices nem tem problemas?

Neste momento a escolha vai ser entre Asus pq realmente me parece q o sofware é interessante o AsusWRT merlin idem:
- Asus RT-AC1900U (parece um RT-AC68U) - 88€
- Asus RT-AX56U - 130€
- Asus RT-AC86U - 139€

Os outros modelos que vejo acabam por ficar no mesmo preço deste e serem piores. Para além do preço, estou tentado a ir para o AC1900U pq o consumo energético também parece ser mais baixo (uns 10€ ano no máximo mas sp conta :) ) e parece já ter um cpu de 1GHz, 128/256 flash/ram, ou seja, já terá algum poder. como contra parece q há menos info na net sobre ele.

Ou então investir no AC86U e não ter mais chatices :D o AX56U é poderoso tmb o suficiente (cpu/ram) mas parece-me q quem gasta isto tmb dá mais 10€ pelo AC86U, e o wifi 6 não me diz muito.

Outra coisa é routers na vertical vs horizontal. confesso que os na horizontal parece-me q consigo escondê-los melhor no movel da TV mas nc tive um router 'vertical'.

perguntas:
- o AX56U tem mais alguma vantagem sobre o AC86U?
- algum feedback do Asus RT-AC1900U?
- Routers verticais têm alguma vantagem/problema?
- Alguma coisa má no AC86U que seja irritante?
- O que escolhiam entre os 3? :)



Já agora para quem queira saber, analisei e exclui mais estes modelos:
- RT-AC66U B1 - custa 105€ portt o AC1900U é mais barato
- RT-ac68U está mais caro que o AC1900U e parece igual
- RT-AC85P - 124€. n tem suporte no asuswrt-merlin nem dd-wrt e pela diferença de preço acho que mais vale um AX56U ou AC86U ou até AC1900U q tem cpu mt parecido.
- Asus RT-AC1750U - mesmo preço do AC1900U

Mais baratos:
- RT-AC51U - 34€ - apenas 8/64 memoria, suporta firmware apenas padavan, apenas AC750. suporta substituir router VDF mas tem specs muito baixinhas (cpu e ram)
- rt-ac1200 - 37€ - n sei se suporta substituir router VDF, no manual não parece dar. specs baixinhas
- RT-AC1200G+ - 65€. n encontrei custom firmware para ele (está WIP no DD-wrt há anos). ram 16/128, cpu 900MHz. VDF funciona. Principal problema é mesmo firmware e por mais uns trocos há o AC1900U
- RT-AC58U v3 ou v2 - o AC1900U custa o mesmo.

Tudo o resto da Asus exclui ou pq n encontrei à venda em PT ou não tinham portas USB ou n havia info de custom firmwares ou certezas q dava p IPTV.

edit: vi agora que a asus tinha uma campanha q dava 40€ de cashback no ac86u mas acabou a 20 de setembro... antes do meu archer ter queimado. q azar, isso era imbatível. acho q vou esperar pelo fim de semana a ver se aparece alguma promoção
 
Última edição:
Também nesta gama de preços a Netgear tem 2 ofertas boas:
R6400 - 119€
R6700 - 141€

No entanto os netgear são mais difíceis de encontrar à venda em Portugal, daí ter excluído um bocado, apesar de ter ideia de ser uma marca mt boa e o R6400 estar com bom preço (e o suporte DLNA ser oficial e ter mais umas cenas fixes de sharing de fábrica)

O R6400 parece ter um cpu 1GHz dual core BCM4708C0 e 128/256 (flash/ram).

Entre o R6400 e o 86U ainda são 20€. O software dos netgear parece impecável e trazer muita coisa de sharing que gosto mas o Asus 86U parece ser mais popular e com melhor suporte em portugal.
 
Também nesta gama de preços a Netgear tem 2 ofertas boas:
R6400 - 119€
R6700 - 141€

No entanto os netgear são mais difíceis de encontrar à venda em Portugal, daí ter excluído um bocado, apesar de ter ideia de ser uma marca mt boa e o R6400 estar com bom preço (e o suporte DLNA ser oficial e ter mais umas cenas fixes de sharing de fábrica)

O R6400 parece ter um cpu 1GHz dual core BCM4708C0 e 128/256 (flash/ram).

Entre o R6400 e o 86U ainda são 20€. O software dos netgear parece impecável e trazer muita coisa de sharing que gosto mas o Asus 86U parece ser mais popular e com melhor suporte em portugal.

Acho que mais vale o ac68u ou ac86u. Agora depende dos teus requisitos, o ac86u é mais recentes, continua a receber atualizações, tem 512ram e 2 cores arm a53 a 1.8ghz (MUITO superior a um ac68u).
Eu acho que vale o extra, mas se estiveres apertado o ac68u faz praticamente tudo. Uma grande vantagem no ac86u para mim é o suporte a cake-qos, que é MUITO superior a fq codel, permite reduzir o bufferbloat a praticamente 0, mesmo que adicionem compatibilidade com o ac68u o cpu seria demasiado lento.

Entre um ac68u e um ax56u preferia um ax56u. Entre um ax56u e ac86 o ac86u é superior em tudo. Um ax58u já tem suporte a canais 160mhz, logo consegues um pouco mais bandwidth com clientes AX, mas o cpu é mais fraco que no ac86u, é um empate, vai depender do que dás mais prioridade.


Eu estou à espera dos 40€ cashback da compra do meu na semana passada.
 
Última edição:
Acho que mais vale o ac68u ou ac86u. Agora depende dos teus requisitos, o ac86u é mais recentes, continua a receber atualizações, tem 512ram e 2 cores arm a53 a 1.8ghz (MUITO superior a um ac68u).
Eu acho que vale o extra, mas se estiveres apertado o ac68u faz praticamente tudo. Uma grande vantagem no ac86u para mim é o suporte a cake-qos, que é MUITO superior a fq codel, permite reduzir o bufferbloat a praticamente 0, mesmo que adicionem compatibilidade com o ac68u o cpu seria demasiado lento.

Entre um ac68u e um ax56u preferia um ax56u. Entre um ax56u e ac86 o ac86u é superior em tudo. Um ax58u já tem suporte a canais 160mhz, logo consegues um pouco mais bandwidth com clientes AX, mas o cpu é mais fraco que no ac86u, é um empate, vai depender do que dás mais prioridade.


Eu estou à espera dos 40€ cashback da compra do meu na semana passada.

Muito, muito obrigado por todo o feedback. vou aguardar um bocado a ver o que aparece de promoções mas basicamente ou poupo dinheiro e vou para o AC1900U ou vou para o "topo de gama" AC86 e pronto :)

Os 40€ de cashback era imbatível, comprava na hora mas passou por uns dias :| se for como nas placas gráficas demorei 3 ou 4 meses até eles pagarem e teve de ser sempre a insistir mas lá pagaram via transferência bancária.
 
@cifroes o "topo de gama" é o AX86, e nem é bem o topo de gama. Tens modelos mais caros, mas que sinceramente não valem a pena.

Só é pena o AX86U ainda não ser suportado pelo merlin. É dos poucos routers AX que valem a pena... Especialmente se viveres num sitio sem muita congestão na banda 5Ghz, ativas os canais de 160mhz aquilo voa por wifi. Mais de 1gbps reais, mesmo a 10-15m do router com um cliente 2x2 Intel Ax200 (10-15€).
 
Última edição:
@cifroes o "topo de gama" é o AX86, e nem é bem o topo de gama. Tens modelos mais caros, mas que sinceramente não valem a pena.

Só é pena o AX86U ainda não ser suportado pelo merlin. É dos poucos routers AX que valem a pena... Especialmente se viveres num sitio sem muita congestão na banda 5Ghz, ativas os canais de 160mhz aquilo voa por wifi. Mais de 1gbps reais, mesmo a 10-15m do router com um cliente 2x2 Intel Ax200 (10-15€).

sim, 'topo de gama' dentro do meu orçamento. há routers bem mais caros :D

Fiquei um bocado alarmado com o AC86 ter muito feedback de passado uns meses o 2.4 deixar de funcionar e ter de ir para garantia, mas a escolha será mesmo pelo dinheiro investido
 
Acho que mais vale o ac68u ou ac86u. Agora depende dos teus requisitos, o ac86u é mais recentes, continua a receber atualizações, tem 512ram e 2 cores arm a53 a 1.8ghz (MUITO superior a um ac68u).
Eu acho que vale o extra, mas se estiveres apertado o ac68u faz praticamente tudo. Uma grande vantagem no ac86u para mim é o suporte a cake-qos, que é MUITO superior a fq codel, permite reduzir o bufferbloat a praticamente 0, mesmo que adicionem compatibilidade com o ac68u o cpu seria demasiado lento.

Entre um ac68u e um ax56u preferia um ax56u. Entre um ax56u e ac86 o ac86u é superior em tudo. Um ax58u já tem suporte a canais 160mhz, logo consegues um pouco mais bandwidth com clientes AX, mas o cpu é mais fraco que no ac86u, é um empate, vai depender do que dás mais prioridade.


Eu estou à espera dos 40€ cashback da compra do meu na semana passada.
Boas amigo.

Assim por alto consegues indicar as diferenças entre o Cake-qos e o Fq_Codel?

Tenho um Asus AC 86U e queria colocar um firmware para reduzir o Bufferbloat.

Obrigado.
 
Back
Topo