Router HFC 5.0 (v1)

Boas

vieram hoje instalar o router 5.0, mas algo me diz que o tecnico não se quiz preocupar o suficiente com a instalação.

neste momento tenho o LED com a luz fixa em Laranja, mas supostamente já era para estar com o LED fixo em azul!
a instalação foi as 10h da manha, ele disse-me quando se estava a ir embora que "daqui a pouco o LED muda para azul".

Segundo o manual o laranja fixo quer dizer...a adquirir endereço de IP

de qualquer forma, tenho a internet a funcionar, tanto wireless como wired
mas longe dos valores que contratei...500Mb

teste com 2 tools diferentes:

3220036961909549-n6dInUlU.png


8712346136.png
 
Boas

vieram hoje instalar o router 5.0, mas algo me diz que o tecnico não se quiz preocupar o suficiente com a instalação.

neste momento tenho o LED com a luz fixa em Laranja, mas supostamente já era para estar com o LED fixo em azul!
a instalação foi as 10h da manha, ele disse-me quando se estava a ir embora que "daqui a pouco o LED muda para azul".

Segundo o manual o laranja fixo quer dizer...a adquirir endereço de IP

de qualquer forma, tenho a internet a funcionar, tanto wireless como wired
mas longe dos valores que contratei...500Mb

teste com 2 tools diferentes:

3220036961909549-n6dInUlU.png


8712346136.png

Aprendi a nunca deixar sair o técnico sem que tudo estivesse a funcionar... o que eu já passei por causa de facilitar!!! :\

Quanto às velocidades, primeiro um teste por CABO DE REDE (placa giga + cabo CAT5e), e depois sim, despistes da ligação WiFi.
 
para fazer isso mais vale ir buscar equipamentos loja e cliente fazer instalação sozinho.

que grande lixo que esta empresa se está tornar, é uma low cost mas com mania das grandezas

não foi tanto tempo assim que os técnicos andavam num virote, até se borravam todos com medo que a instalação fosse sorteada para auditoria, perdiam tempo a fazer um arco no fio que entrava em casa ( evitar entrada água ). agora é bandalheira

cabos todos ligados, RF alternativo ligado caso box avariasse, Speedtest confirmados, chamada controle telefone fixo. etc etc
 
Última edição:
para fazer isso mais vale ir buscar equipamentos loja e cliente fazer instalação sozinho.

que grande lixo que esta empresa se está tornar, é uma low cost mas com mania das grandezas

não foi tanto tempo assim que os técnicos andavam num virote, até se borravam todos com medo que a instalação fosse sorteada para auditoria, perdiam tempo a fazer um arco no fio que entrava em casa ( evitar entrada água ). agora é bandalheira

Auditoria!!!! Que já me deveria ter sido feita há 1 ano! A NOS prefere enviar técnicos (deve pagar menos agora, só pode!) que aparecem para não fazerem nada (porque a certa altura já não há mais nada a fazer!) do que enviar um auditor para analisar os problemas que não têm solução (mas isso é o que eu lhes digo há muito muito tempo).

O que me foi dito, depois de muitas conversas, é que a NOS só envia um AUDITOR e só dá o problema como SEM RESOLUÇÃO, se o assunto continuar aberto e existirem diversas insistências sem que seja ultrapassado o período de 30 dias sem qualquer contacto por parte do cliente!!! Eu alinhei nessa, e neste momento estou a ligar sempre que tenho problemas. A questão é que a NOS agora está a defender-se, voltando ao que fazia há meio ano ATRÁS!!!! "ora vamos lá fazer um RESET por HARDWARE ao ROUTER e iniciar uma monitorização REMOTA!". Resultado? INSISTÊNCIA com a provedoria e reclamação em www.livroreclamacoes.pt a cada semana!

Vai assim arrastando tudo... velocidades, boxes e routers decrépitos... a coisa vai "funcionando"... mais ou menos.
 
Última edição:
salvo erro no meu caso também demorou até que desliguei e voltei a ligar e depois ficou bem. Em caso de continuar a dar é ligar para a linha de apoio.
 
para fazer isso mais vale ir buscar equipamentos loja e cliente fazer instalação sozinho.

que grande lixo que esta empresa se está tornar, é uma low cost mas com mania das grandezas

não foi tanto tempo assim que os técnicos andavam num virote, até se borravam todos com medo que a instalação fosse sorteada para auditoria, perdiam tempo a fazer um arco no fio que entrava em casa ( evitar entrada água ). agora é bandalheira

cabos todos ligados, RF alternativo ligado caso box avariasse, Speedtest confirmados, chamada controle telefone fixo. etc etc
Já tive várias experiências com técnicos, algumas delas muito boas e profissionais. Os melhores não saiam sem estar tudo nos conformes por obrigação e também por brio profissional.

Já tive uma má impressão bem corrigida na segunda passagem

Mas também fiquei com a ideia que a auditoria, mais que pressionar o técnico, serviria para "castigar" o cliente e imputar-lhe os problemas.
Se calhar foi impressão minha, mas que me deixaram essa ideia no ar deixaram e foi há pouco tempo. Talvez por causa da minha folha de ocorrências...
 
Mais uma intervenção técnica amanha... para nada! A NOS quer "esgotar" a paciência dos clientes levando-os a desistir... Está mais que esclarecido que o problema é do ROUTER 4.

Mas vamos lá... talvez para a QUINTA substituição do ROUTER 4!
 
Através de um documento empresarial da NOS: https://www.nos.pt/institucional/Documents/Apresentacoes/Transformation Day - VF Total.pdf

Cheguei à conclusão que, só com o DOCSIS 4.0 (ou Full Duplex DOCSIS 3.1) https://www.cablelabs.com/technologies/docsis-4-0-technology

É que vamos ter velocidades SIMÉTRICAS, e como tal, velocidades de UPLOAD ao nível da "fibra".

E isso ainda parece vir longe nos planos da NOS... Tanto mais que as especificações finais do DOCSIS 4.0 só estão prontas este ano!

Screenshot%202019-10-29%2016.21.11.png
 
Última edição:
boas


hoje o router passou de laranja, para a piscar entre laranja e azul...segundo o manual significa que o serviço de telefone não esta activo!
isso sera por não ter nenhum telefone lá ligado?

entretanto fiz um teste e parece-me que a internet já esta a funcionar a 100%
8715629460.png


uma coisa que reparei foi que a APP da NOS esta com problemas em funcionar!
no meu telemovel funciona normalmente, mas na box xiaomi não carrega os canais!
consigo fazer log in na APP, consigo navegar e visualizar as funcionalidades, mas não da imagem/som...não estou a receber data dos canais.
 
boas


hoje o router passou de laranja, para a piscar entre laranja e azul...segundo o manual significa que o serviço de telefone não esta activo!
isso sera por não ter nenhum telefone lá ligado?

entretanto fiz um teste e parece-me que a internet já esta a funcionar a 100%
8715629460.png


uma coisa que reparei foi que a APP da NOS esta com problemas em funcionar!
no meu telemovel funciona normalmente, mas na box xiaomi não carrega os canais!
consigo fazer log in na APP, consigo navegar e visualizar as funcionalidades, mas não da imagem/som...não estou a receber data dos canais.

Boas

Essas velocidades são com cabo de rede?

Instalaram ontem a net 500/20 (fibra + coaxial) com o router 5.0 mas por wi-fi perto do router só csg no maximo 280Mbps no portatil recente e nos telemoveis 200 +/-.

Como não tenho portatil com porta de rede não sei se estará a ser disponibilizado os 500Mb, mas mesmo com rede híbrida tenho que receber os 500Mb, certo?
 
Boas

Essas velocidades são com cabo de rede?

Instalaram ontem a net 500/20 (fibra + coaxial) com o router 5.0 mas por wi-fi perto do router só csg no maximo 280Mbps no portatil recente e nos telemoveis 200 +/-.

Como não tenho portatil com porta de rede não sei se estará a ser disponibilizado os 500Mb, mas mesmo com rede híbrida tenho que receber os 500Mb, certo?
dificilmente tens computadores que conseguem fazer essas velocidades por wifi. Precisam de ter, salvo erro, 3 antenas, e normalmente só têm 1.
 
Boas

Essas velocidades são com cabo de rede?

Instalaram ontem a net 500/20 (fibra + coaxial) com o router 5.0 mas por wi-fi perto do router só csg no maximo 280Mbps no portatil recente e nos telemoveis 200 +/-.

Como não tenho portatil com porta de rede não sei se estará a ser disponibilizado os 500Mb, mas mesmo com rede híbrida tenho que receber os 500Mb, certo?

Boas

O teste em cima foi com cabo.
WiFi 5.0 tenho a volta de 250mb e WiFi 2.4 tenho 100 e tal MB.

Foi o que o técnico me disse que ia ter...por WiFi nunca iria ter 500mb
 
Boas

Essas velocidades são com cabo de rede?

Instalaram ontem a net 500/20 (fibra + coaxial) com o router 5.0 mas por wi-fi perto do router só csg no maximo 280Mbps no portatil recente e nos telemoveis 200 +/-.

Como não tenho portatil com porta de rede não sei se estará a ser disponibilizado os 500Mb, mas mesmo com rede híbrida tenho que receber os 500Mb, certo?

No meu portátil com a placa Intel Dual Band wireless-AC 3165, tendo o router 5.0 ligado em modo bridge a um router asus, não passa dos 270 mbps, até o iphone 6s plus vai aos 370 mbps.

Estou a pensar em comprar uma placa de rede wifi 6 para o portátil.

https://www.intel.com/content/www/us/en/products/wireless/wi-fi-6-series/wi-fi-6-ax200.html

Dica do user @jarvaz

cumps.
 
@nickie Que dizes? Apanho 1Gbps no meu PC com placa 2x2 (2 antenas upload e 2 download) e 600mbps no meu tlm (nao sou cliente NOS)

screen-shot-2013-06-19-at-8-59-34-am.png


No meu portátil com a placa Intel Dual Band wireless-AC 3165, tendo o router 5.0 ligado em modo bridge a um router asus, não passa dos 270 mbps, até o iphone 6s plus vai aos 370 mbps.

Estou a pensar em comprar uma placa de rede wifi 6 para o portátil.

https://www.intel.com/content/www/us/en/products/wireless/wi-fi-6-series/wi-fi-6-ax200.html

Dica do user @jarvaz

cumps.

wifi 6 se o router nao tem wifi 6? Ou tambem vais comprar um router wifi 6? Wifi 5 (ac) ainda é mais que o suficiente para casa. Consigo 1Gbps com AC 160Mhz. A principal vantagem do wifi6 neste momento é melhor velocidade qd estas muitos utilizadores ligados ao mesmo AP, velocidade de pico nao subiu (para já)
 
Última edição:
@nickie Que dizes? Apanho 1Gbps no meu PC com placa 2x2 (2 antenas upload e 2 download) e 600mbps no meu tlm (nao sou cliente NOS)

screen-shot-2013-06-19-at-8-59-34-am.png




wifi 6 se o router nao tem wifi 6? Ou tambem vais comprar um router wifi 6? Wifi 5 (ac) ainda é mais que o suficiente para casa. Consigo 1Gbps com AC 160Mhz. A principal vantagem do wifi6 neste momento é melhor velocidade qd estas muitos utilizadores ligados ao mesmo AP, velocidade de pico nao subiu (para já)
Tens razão na parte de não haver router wifi 6 nos operadores, por enquanto.
A recomendação teve mais a ver com o investimento futuro porque ao preço que se arranjam - não por cá pois tendo em conta os preços que vi para peças muito inferiores dá para imaginar um valor elevado - acaba por compensar, porque agrupa os últimos melhoramentos das placas wifi 5 tirando partido das características do 5 por exemplo (ACwave2, etc)
 
@nickie Que dizes? Apanho 1Gbps no meu PC com placa 2x2 (2 antenas upload e 2 download) e 600mbps no meu tlm (nao sou cliente NOS)

screen-shot-2013-06-19-at-8-59-34-am.png




wifi 6 se o router nao tem wifi 6? Ou tambem vais comprar um router wifi 6? Wifi 5 (ac) ainda é mais que o suficiente para casa. Consigo 1Gbps com AC 160Mhz. A principal vantagem do wifi6 neste momento é melhor velocidade qd estas muitos utilizadores ligados ao mesmo AP, velocidade de pico nao subiu (para já)
Sincronizas a 1gbps ou transferes a 1gbps? é que são coisas diferentes. No meu WAP sincronizo a 300mbps e apenas transfiro entre 60/70/100mbps. Posso estar a dizer uma grande asneira mas, se não estou em erro, aos 1gbps cortas para cerca de metade para ser full duplex e depois ainda tens de considerar perdas por distância, interferências e afins. Para além disso, é também necessário que o processador do router seja também capaz de suportar essas velocidades de transferência o que, em ambienrs domésticos, não é nada normal. para teres uma noção, o developer do ddwrt atualmente usa um netgear r7800 que em teoria deveria aguentar até 2600mbps, e há dias nuns testes entre dois routers iguais conseguia cerca de 500mbps ou algo do género.
 
Back
Topo