Router HFC 5.0 (v1)

Viva hacra

Parece então não ser problema da formatação.

Depois consegues ter acesso via rede Plumes ?

Quanto ao android, é isso pelo filebrowser nada aparece!!!

Sim tenho acesso tanto pela rede dos plume como pela rede do router.
Em relação à formatação tanto Fat com NTFS funcionam e o disco 2.5 tem 2Tb.
Consigo abrir um filme 1080p sem dificuldade. Abri um 4K mas deu um bocado aos soluções e fiquei sem saber se era limitação da velocidade wireless, da box/codecs ou outra. O acesso ao disco pareceu um bocado mais lento mas confesso que mal testei para tirar conclusões.
Em relação ao programa o tal filebrowser é para esquecer só tenho acesso ao disco local... na outra app (Bee file explorer) aparece logo para pesquisar redes SMB.
 
Sim tenho acesso tanto pela rede dos plume como pela rede do router.
Em relação à formatação tanto Fat com NTFS funcionam e o disco 2.5 tem 2Tb.
Consigo abrir um filme 1080p sem dificuldade. Abri um 4K mas deu um bocado aos soluções e fiquei sem saber se era limitação da velocidade wireless, da box/codecs ou outra. O acesso ao disco pareceu um bocado mais lento mas confesso que mal testei para tirar conclusões.
Em relação ao programa o tal filebrowser é para esquecer só tenho acesso ao disco local... na outra app (Bee file explorer) aparece logo para pesquisar redes SMB.
Aqui o meu disco que está em NFTS não detecta tem 2TB, só detecta a pen em FAT-32. Que será?
 
ok estive a testar em windows 10 e realmente não aparece por defeito...
a solução passa por:
1) no procurar escrever Windows PowerShell, e abrir como administrador
2) escrever o seguinte respeitando as maiúsculas:

Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName smb1protocol

3) esperar.... e optar pelo Yes -> reiniciar

ir ao explorador e já deve aparecer nas redes...

PS: já não usava windows há algum tempo e confirma-se....está cada vez pior... abençoada hora que mudei...
 
Viva hacra

Parece então não ser problema da formatação. Pelo que li atrás parece ser mais uma limitação "imposta como segurança" pela microsoft!!!
Assim que tiver acesso , ou seja quando chegar a casa, logo vejo se consigo fazer as correções!!!!
Depois consegues ter acesso via rede Plumes ? Penso que sim, já que até estão ligados por cabo, mas nada com testar, certo ?


Desculpa tanta questão mas sendo leigo na matéria gosto de aprender e de explorar!!!

Quanto ao android, é isso pelo filebrowser nada aparece!!! Terei então que experimentar outras app de explorador, nomeadamente essa que referes!!!

Obrigado pelas ajudas
Terá que ser um explorador que funcione também na rede envolvente já que uma parte se limita à parte interna do aparelho
 
Viva
Já consegui em windows depois de fazer a alteração aqui falada, e em android também depois de instalar um file explorer.

Agora fata testar o tipo de formatação reconhecido, o tamanho do disco, e ainda quais os ficheiros reconhecidos!!!!

Obrigado pela vossa ajuda!!!!
 
Viva
Já consegui em windows depois de fazer a alteração aqui falada, e em android também depois de instalar um file explorer.

Agora falta testar o tipo de formatação reconhecido, o tamanho do disco, e ainda quais os ficheiros reconhecidos!!!!

Obrigado pela vossa ajuda!!!!

Boa!

Formatos pelo menos 4: Fat16, Fat32, NTFS, e Mac OS Expandido (com journaling)
Tamanho não sei se tem limite mas pelo menos 2Tb suporta

Para já no macOS ainda só consigo aceder em modo leitura (porque ligo-me como convidado). Se alguém souber como escrever remotamente dava jeito... que login/password usar?
 
com a dica do @hacra ja apareceu no windows mas tive uma quebra 50% na velocidade da rede wifi 2.4ghz, testem e digam se vos acontece o mesmo

esta quebra não tem ver com windows, é em todos os dispositivos, parece que ao usar a porta usb existe alguma quebra potencia no chip wifi
 
Aqui NFTS não dá nem por nada só as pens em FAT-32 no Windows.
Testei um disco externo 4TB e outro de 2TB em NFTS nenhum é detetado.
 
ok estive a testar em windows 10 e realmente não aparece por defeito...
a solução passa por:
1) no procurar escrever Windows PowerShell, e abrir como administrador
2) escrever o seguinte respeitando as maiúsculas:

Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName smb1protocol

3) esperar.... e optar pelo Yes -> reiniciar

ir ao explorador e já deve aparecer nas redes...

PS: já não usava windows há algum tempo e confirma-se....está cada vez pior... abençoada hora que mudei...
O protocolo smb v1 é muito inseguro e fácilmente explorável.
Só devem ativar o smb v1 se realmente estiverem conscientes dos riscos que vão correr.
Por alguma razão foi desabilitado nas últimas versões do Windows.
 
O protocolo smb v1 é muito inseguro e fácilmente explorável.
Só devem ativar o smb v1 se realmente estiverem conscientes dos riscos que vão correr.
Por alguma razão foi desabilitado nas últimas versões do Windows.
Estava mesmo para escrever isso. Depois não se queixem de ficarem com os vossos discos encriptados e com uma mensagem a pedir umas bitcoins em troca de desbloquear... Se estão mesmo a usar apenas o protocolo smb v1 a NOS está a arriscar...
 
Obrigado pelas informações!!!
Como leigo, não sei se o risco é grande, mas vou então procurar métodos alternativos de ter acesso aos discos e NAS em rede sem ser com esse método.
 
Obrigado pelas informações!!!
Como leigo, não sei se o risco é grande, mas vou então procurar métodos alternativos de ter acesso aos discos e NAS em rede sem ser com esse método.
Se só suportar smb v1, não há alternativas.
Posso dizer que pus de lado um Asus oPlay Mini para aceder ao multimédia do meu servidor, porque só suportava smb v1 e não o v2 ou idealmente o v3.
E não foi quando a MS lançou o patch para bloquear o smb v1. Foi muitos meses antes, quando as falhas se souberam e eu bloquiei MANUALMENTE o smb v1. Mesmo sabendo que ia inutilizar o Asus oPlay Mini.
E no meu trabalho o stress que foi andar a verificar dependências do smb v1 nos servidores dos clientes para podermos desactivar isso. Isto não é brincadeira.
Se posso criticar a MS da desactivação do smb v1, é que já foi tarde, devia ter sido antes.
E pelo que creio, a possibilidade de voltar a ativar não vai durar muito. E bem!
 
@Nightwisher
Se só suportar smb v1, não há alternativas

Mais uma razão pela qual os updates de firmware deviam vir com a descrição do que muda....

Qual é a melhor maneira de testar que tipo de smb suporta? o SMBv2/SMBv3 vem activado por defeito no windows 10? Se sim então só suporta o v1. Caso não venha é testar desactivar o SMBv1 e ir activando os outros 1 de cada vez... para ver se a pasta continua acessível.

No macOS Catalina tive acesso sem ter de activar nada...e penso que só tem o SMBv3 activado por defeito.. a não ser que tenha involuntariamente activado essa opção anteriormente.

Na página de configuração do router não tenho acesso a nada...

O @marcolopespt perguntou e bem, se a pasta dá para ter acesso do exterior.... eu ainda não experimentei mas será algo que convêm ser igualmente testado.
 
Última edição:
Caríssimos,

Desde Outubro passado que tenho o router 4.0 e apesar de já ter sido substituido e feito atualuização do software, a velocidade e constância em wi fi continuam a deixar a desejar.

Acham que vale a pena pedir a substituição para o 5.0? Há melhoras neste aspeto?

Obrigado.
 
@Nightwisher


Mais uma razão pela qual os updates de firmware deviam vir com a descrição do que muda....

Qual é a melhor maneira de testar que tipo de smb suporta? o SMBv2/SMBv3 vem activado por defeito no windows 10? Se sim então só suporta o v1. Caso não venha é testar desactivar o SMBv1 e ir activando os outros 1 de cada vez... para ver se a pasta continua acessível.

No macOS Catalina tive acesso sem ter de activar nada...e penso que só tem o SMBv3 activado por defeito.. a não ser que tenha involuntariamente activado essa opção anteriormente.

Na página de configuração do router não tenho acesso a nada...

O @marcolopespt perguntou e bem, se a pasta dá para ter acesso do exterior.... eu ainda não experimentei mas será algo que convêm ser igualmente testado.
O windows 10 tem smbv3, o v2 não tenho a certeza.
O macos pode estar a usar outro protocolo que não o smb.
Em relação ao acesso de dados exterior, ESPERO BEM QUE NÃO!!
Se tivesse esse acesso era um fartote.
Começo a ficar grandemente preocupado com as noções de segurança das pessoas.
Vou-vos só dar um exemplo:
A semana passada estive a configurar uma vm com Centos Core (linux só com linha de comandos).
Estava com IP interno (numa rede por trás de uma firewall). Foi passado para IP público numa rede de acesso directo à internet (a pedido do cliente).
Depois de umas verificações, alterei a password de root para entregar a máquina ao cliente.
Fiz logout e login novamente para testar a password e deu a notificação que tinha existido 232 tentativas de login falhadas. Isto em menos de 10 minutos!
Não brinquem com coisas sérias.
Querem ter acesso do exterior à informação interna, configurem uma vpn.
 
Back
Topo