Router HFC 5.0 (v1)

Alguém que me tire uma dúvida sff, o router em modo bridge perde a interatividade, gravações automáticas, etc.?
Obrigado.

Seguramente que não. Tanto a interatividade como as gravações automáticas são um serviço disponibilizado pela box da NOS (ou mesmo pela App da NOS TV) e não pelo router da NOS. Desde que a ligação à internet continue a funcionar correctamente não vejo motivo para deixarem de funcionar.
 
Esta instabilidade da rede pode mesmo estar relacionada com o router. Isto porque na sexta, estava com várias oscilações na ligação à net (sempre por cabo) e por veze perdia mesmo a ligação durante alguns segundos, então reiniciei o router e nas 2 horas seguintes funcionou na perfeição. Ora, se fosse da ligação e não do router, continuaria a ter problemas de ligação. Ou seja, após algum tempo de funcionamento, o router perde a capacidade de gerir as ligações corretamente, é uma das explicações. E o mesmo se pode estar a passar no V2.

Vou tentar arranjar um router emprestado para ver se resolve o problema e depois deixo aqui feedback. Mas só devo conseguir fazer o teste no fim de semana.
 
Caro Tom_Joad

Tal como tu, também tive a troca para ter de volta o V1. Até ao momento sem qualquer problema. Mas tenho estado a controlar os parâmetros do router e noto que dia a dia vêm a subir, estando já nesta altura bem perto do limite máximo recomendado para a norma Docsis 3.1.
Quando tinha o V2 foi detectado também um problema no exterior, há mais de um mês, que ficou de ser tratado no espaço de 24 horas, mas na realidade nada foi efectuado, continuando a reclamação em aberto. Com a chegada do V1, esses problemas foram camuflados, mas parecem estar para aparecer novamente.
Já viste como estavam e como estão agora esses parâmetros no teu caso ?

Cumprimentos
 
Caro Tom_Joad

Tal como tu, também tive a troca para ter de volta o V1. Até ao momento sem qualquer problema. Mas tenho estado a controlar os parâmetros do router e noto que dia a dia vêm a subir, estando já nesta altura bem perto do limite máximo recomendado para a norma Docsis 3.1.
Quando tinha o V2 foi detectado também um problema no exterior, há mais de um mês, que ficou de ser tratado no espaço de 24 horas, mas na realidade nada foi efectuado, continuando a reclamação em aberto. Com a chegada do V1, esses problemas foram camuflados, mas parecem estar para aparecer novamente.
Já viste como estavam e como estão agora esses parâmetros no teu caso ?

Cumprimentos

Esta semana não estou em casa, apenas a partir de Sábado posso confirmar, mas enquanto estive a usar os parâmetros estavam sempre perto do nível ideal, por isso acho que não é por aí. Só mesmo fazendo a prova dos 9 com um router em modo bridge. Se os problemas terminarem ou reduzirem substancialmente, é mesmo dificuldade do router da NOS em gerir o tráfego de rede...
 
Olá.

Na semana passada, após renegociação de contrato, trocaram-me o PowerHub 2.0 pelo GigaRouter HFC 5.0, e desde então as pessoas que me ligam por telefone fixo dizem que mal me ouvem a falar. Já verifiquei o volume do micro do handset e está tudo ok. Alguém teve o mesmo problema? Obrigado.
 
Olá.

Na semana passada, após renegociação de contrato, trocaram-me o PowerHub 2.0 pelo GigaRouter HFC 5.0, e desde então as pessoas que me ligam por telefone fixo dizem que mal me ouvem a falar. Já verifiquei o volume do micro do handset e está tudo ok. Alguém teve o mesmo problema? Obrigado.
Tenta os despistes do costume, nomeadamente ver se os cabos do telefone (entre o router e a base) estão corretamente ligados e na ficha correta - suponho que sim senão dirias que não ouvias o outro lado - desligar e voltar a ligar o router passados 10 segundo e talvez mesmo um rest para as configurações de fábrica. Neste não tenho tido os problemas que tive no 4 mas já me ficou algumas vezes a "pastar" sem ligar o telefone fixo apesar de ter ligado bem o resto; claro que as chamadas seguiam para o voice mail... Não há muito a configurar para este campo e se não resolveres com isto e talvez verificar se o volume do teu microfone pode ser aumentado a solução seja pedir ajuda ao apoio técnico da NOS...
 
Tenta os despistes do costume, nomeadamente ver se os cabos do telefone (entre o router e a base) estão corretamente ligados e na ficha correta - suponho que sim senão dirias que não ouvias o outro lado - desligar e voltar a ligar o router passados 10 segundo e talvez mesmo um rest para as configurações de fábrica. Neste não tenho tido os problemas que tive no 4 mas já me ficou algumas vezes a "pastar" sem ligar o telefone fixo apesar de ter ligado bem o resto; claro que as chamadas seguiam para o voice mail... Não há muito a configurar para este campo e se não resolveres com isto e talvez verificar se o volume do teu microfone pode ser aumentado a solução seja pedir ajuda ao apoio técnico da NOS...
o volume é o volume pelo apoio técnico não dá para mexer. Encaminhamos para loja.
 
o volume é o volume pelo apoio técnico não dá para mexer. Encaminhamos para loja.
A NOS conseguiu simplificar quase tudo nas configurações locais (cliente) e remotas (apoio) além de complicar ao máximo o funcionamento dos mesmos quando, pelo menos, não existem as condições adequadas na ligação... Nem nós conseguinmos configurar quase nada do que é normal, nem a NOS consegue pô-los a funcionar em condições quando a coisa corre mal...
Quase mais vale pensar que colocar um "placebo" na instalação e dizer que faz tudo e mais alguma coisa, desde que não se espere que faça seja o que for... Tudo o que fizer é bónus da sorte do ciente e se este quiser a mínima configuração já sabe que tem que ir pregar para outra freguesia.

Alguns exemplos daquilo que é tão básico que custa a perceber porque nos é negado:
- não se consegue mudar o dns no router - em Portugal pelo menos o SR2 da Vodafone e o FGW da MEO permitem-no, por isso não deve ser contra as boas práticas dos nossos operadores...
- não se pode fixar no router da operadora o ip dos equipamentos porque a NOS acha que tal não nos é benéfico - mais vale andarmos à procura daquele que nos saiu em sorte ou fixar em tudo o que mexe... É melhor nem procurar saber se a concorrência o permite porque imagino a resposta;

Também podia questionar porque raio não permitem o uso de equipamentos próprios - modem cabo por exemplo - do cliente nas instalações - até passavam muita da responsabilidade dos problemas para estes e só o assumiria quem quisesse;
Sobre a configuração do telefone nem vale a pena falar porque até um "trunfo" que gabavam "NOS telefone" desapareceu sem deixar rasto ou alternativa - pelo menos esse deixava-nos ter alguns dados para usar equipamentos próprios no voip que alguns aproveitaram. Agora só restarão os que sobreviveram...

Resta, a quem souber, introduzir equipamentos próprios na instalação e esperar que as maravilhas da tecnologia que a NOS recondiciona funcionem, para tirar partido de todas aquelas funcionalidades e mais algumas se quisermos fazê-lo e enquanto a incompetência de alguns não nos ponha mesmo a milhas...
Devia haver mais respeito pela autonomia do cliente e só se forçar a uniformização para quem ela servisse. Mas eles não entendem isso e continuam a mandar quem se queixa recorrer à pcmedic, gastando para resolver o que eles não sabem resolver, embora devessem, até o cliente desistir mesmo e os mandar ... passear.
 
alguem aqui da zona de amora/seixal com problemas de ligaçao? é ridiculo as quebras que tenho, normalmente de segundos mas espaçadas de 5 em 5 minutos em alguns momentos do dia. isto nao dá razão para rescindir? devia, já que é inadmissivel em reunioes importantes a ligaçao cair e eu nao poder fazer nada. renovei em outubro de 2020 porque considero um bom pacote mas se a net não funciona...
 
alguem aqui da zona de amora/seixal com problemas de ligaçao? é ridiculo as quebras que tenho, normalmente de segundos mas espaçadas de 5 em 5 minutos em alguns momentos do dia. isto nao dá razão para rescindir? devia, já que é inadmissivel em reunioes importantes a ligaçao cair e eu nao poder fazer nada. renovei em outubro de 2020 porque considero um bom pacote mas se a net não funciona...

Faz como eu que renovei em Novembro: tinha problemas semelhantes aos teus, vieram cá técnicos por 4 ou 5 vezes e não resolveram. Expus a situação à provedoria da NOS e pedi o término do período de fidelização pois não estavam a garantir a qualidade do serviço que contratei. No dia a seguir recebi uma resposta da provedoria a libertar-me da fidelização. Ando agora a ver alternativas e tenho uma boa proposta da MEO.
 
Tenho um Giga Router 5.0 onde tenho uma Pen Usb conetada. Apesar de não me permitir gravar na pen estava acessivel na rede para leitura.

Ontem removi-a para gravar alguns ficheiros e depois de a voltar a ligar ao router não voltei a conseguir ligar-me à mesma. É como se ela não estivesse lá….

Não encontro na página de configuração do router nada relativo á entrada usb. Já fiz reset ao router sem resultados….

Alguma dica como resolver a situação.

Obrigado!!
 
A minha saga continua: comprei um router para ligar em modo bridge e os problemas de estabilidade de rede continuaram. Voltei a ligar para lá e detetaram picos no canal de upstream pelo que a minha rede continua em monitorização e devem ligar-me hoje. De qualquer forma, desde que foi feito o reset do router no sábado, a rede esteve sempre estável. E é isso que não percebo: se há um problema de picos de sinal, não deve ser um reset do router que resolve, porque o problema está na ligação, correto?
 
A minha saga continua: comprei um router para ligar em modo bridge e os problemas de estabilidade de rede continuaram. Voltei a ligar para lá e detetaram picos no canal de upstream pelo que a minha rede continua em monitorização e devem ligar-me hoje. De qualquer forma, desde que foi feito o reset do router no sábado, a rede esteve sempre estável. E é isso que não percebo: se há um problema de picos de sinal, não deve ser um reset do router que resolve, porque o problema está na ligação, correto?
correto
 
A minha saga continua: comprei um router para ligar em modo bridge e os problemas de estabilidade de rede continuaram. Voltei a ligar para lá e detetaram picos no canal de upstream pelo que a minha rede continua em monitorização e devem ligar-me hoje. De qualquer forma, desde que foi feito o reset do router no sábado, a rede esteve sempre estável. E é isso que não percebo: se há um problema de picos de sinal, não deve ser um reset do router que resolve, porque o problema está na ligação, correto?

O meu vizinho esteve meses com problemas similares, primeiro com o V2 e mesmo depois de trocarem para o V1 continuou com problemas... Pediu a rescisão. Acabaram por mandar auditor e equipa externa, que levou algum tempo. Detectaram e trocaram o cabo que vinha do poste para casa, que estava danificado!!! Infelizmente andaram tempos infinitos para fazer esse trabalho.
Poderás ter a mesma situação... Tenta que te verifiquem os sinais exteriores, pois pode bem ser do cabo que com o tempo e por vezes com o roçar em outros objectos danifica!!!!
 
Eu ao telefone com eles coloquei-lhes essa hipótese. Eles disseram que detetaram um pico no canal de upstream do meu router e esse pico não acontecia na rede externa, por isso pode ser algo causado pela distribuição no prédio, o que justificaria o facto da minha vizinha de cima também reportar falhas de ligação.

A ligação esteve impecável desde sábado, quando fiz o reboot do router, até hoje às 16h30m. Nessa altura, nova quebra, com o meu puto em aulas e eu e a minha rapariga em teletrabalho. Fiz novamente o reboot e está outra vez ok. É isto que não percebo, como é que fazer o reboot do router repõe a ligação. E não deve ser problema do router porque eu antes tinha o V2 e era ainda pior. Seria muito azar apanhar 2 routers defeituosos...

Se não me resolverem esta questão esta semana, vou para a MEO.
 
Atenção que no V2 não era defeito, mas feitio!!!

E teres o V1 com algum problema, era azar, mas pode bem acontecer,...
Vê mais vizinhos que sejam NOS no prédio e que problemas têm, se similares ou não!!!
 
O meu router reiniciou agora as 5h da Manha, fui ver a versão e agora tenho
SW:
1.1.12.1

Alguem com a mesma versão? Ainda à uns tempos tinha a 1.1.9 PROD (ou algo parecido)

Pena que não haja changelog, para já neste tempo não notei nada de diferente, amanhã vejo melhor
 
O meu router reiniciou agora as 5h da Manha, fui ver a versão e agora tenho
SW:
1.1.12.1

Alguem com a mesma versão? Ainda à uns tempos tinha a 1.1.9 PROD (ou algo parecido)

Pena que não haja changelog, para já neste tempo não notei nada de diferente, amanhã vejo melhor
Era a versão que esteve em testes nos pilotos desde outubro. Já tinha lido de andar a ser generalizada e até acho que a NOS anda muito ponderada com este... Com outros que deram bronca foi de afogueado; este que até parece estável desde o inicio deixaram "amadurecer"...

Não é brilhante mas dá para trabalhar... a culpa de não ser brilhante também pode ser da máquina...

Quanto à informação (changelog) é sempre constante entre inexistente, vago e inútil:
Esta atualização conta com melhorias na estabilidade do Wi-Fi e do serviço de voz fixa.
 
Penso que já tenho essa versão há algum tempo, mas não sou piloto ( do router) acho [emoji16].

E sim, há uns tempos ficámos sem acesso de rede e até pode ter sido isso, resolveu - se sozinho.

Um pouco estúpido ter acontecido a meio da manhã e não de madrugada.
 
Back
Topo