Router HFC 5.0 (v1)

depois de 25 dias de uptime, deixei de conseguir aceder ao router pelo aminhanet.nos.pt, apesar do router estar a funcionar sem problemas. Lá fiz um reboot à mão para evitar que desse problemas em alturas menos convenientes. Não sei se era problema no site se no próprio router. Agora está ligado há 5 dias. Vamos lá ver se se aguenta durante mais algum tempo.
Este router nunca me deu problemas, a não ser essa situação também de perder o acesso ao aminhanet após bastantes dias de uptime
 
Para mim, não faz sentido ter que fazer reboot ao router para voltar a ter a ligação estável. No sábado estava com quebras, então fiz reboot e desde então tem estado impecável. Agora é esperar que caia outra vez. E como esta instabilidade dá-me cabo da paciência, já pedi os códigos para a rescisão.
 
De à um tempo para cá anda a acontecer com este router o que me acontecia com o V2, não são assim tantas vezes (hoje foram 2) mas a minha Vpn bloqueia durante uns 15/20s e vai abaixo por falta de coneccao

Testei hoje quando bloqueou aceder a uma página, ou continuar o vídeo youtube e ambas ficam em loading e passado um bocado carrega tudo ao mesmo tempo (mas a vpn perdendo ligação tenho de iniciar tudo de novo com credenciais, passCode etc...)

Caraca, tive este router durante 1 ano e tive 0 problemas, mudei pra o V2 foi uma semana do inferno, meteram este de novo e esteve bem sensivelmente um mês e agora anda nisto..

Apenas reinicie o router, não fiz repor parâmetros nem liguei ao TI da NOS ainda
 
De à um tempo para cá anda a acontecer com este router o que me acontecia com o V2, não são assim tantas vezes (hoje foram 2) mas a minha Vpn bloqueia durante uns 15/20s e vai abaixo por falta de coneccao

Testei hoje quando bloqueou aceder a uma página, ou continuar o vídeo youtube e ambas ficam em loading e passado um bocado carrega tudo ao mesmo tempo (mas a vpn perdendo ligação tenho de iniciar tudo de novo com credenciais, passCode etc...)

Caraca, tive este router durante 1 ano e tive 0 problemas, mudei pra o V2 foi uma semana do inferno, meteram este de novo e esteve bem sensivelmente um mês e agora anda nisto..

Apenas reinicie o router, não fiz repor parâmetros nem liguei ao TI da NOS ainda

Qual a versão de FW?

Começa-me a parece que pode ter a ver com isso, notei que à cerca de umas semanas me colocaram uma nova 1.1.12.1. antes tinha uma 9PROD ou lá o que era
 
Qual a versão de FW?

Começa-me a parece que pode ter a ver com isso, notei que à cerca de umas semanas me colocaram uma nova 1.1.12.1. antes tinha uma 9PROD ou lá o que era

Pois a verdade é que foi desde a atualização que isto começou a acontecer, o único que reparei de melhoria deste Update foi o ping que desceu
 
Julgo que a 1.1.12.1 não é nada pior que a anterior. Tem estado estável por aqui desde o tempo de teste nos pilotos.
Só se passa quando faço coisas "fora da caixa", mas com isso tenho de lidar eu...
É certo que não uso vpn mas não tenho notado cortes no resto
Atenção à ligação exterior que pode complicara a vida a qualquer modem docsis...
 
Boas

Trocaram-me ontem o V1 pelo V2, e os problemas com a VPN começaram a aparecer.
Instalaram-me uma versao de firmware para resolver isto (7.2.2.0.1b3.4), mas o problema maném-se.

Verifico que tem um lighthttp a correr na porta 21515, mas so retorna 404 not found. Era bom saber o que têm lá, para poder aceder diretamente.

Têm tambem SSH a correr na porta 10022. Alguem sabe logins/password default da NOS ?

Tendo acesso por ssh tou certo que resolvia o problema :)
 
Julgo que a 1.1.12.1 não é nada pior que a anterior. Tem estado estável por aqui desde o tempo de teste nos pilotos.
Só se passa quando faço coisas "fora da caixa", mas com isso tenho de lidar eu...
É certo que não uso vpn mas não tenho notado cortes no resto
Atenção à ligação exterior que pode complicara a vida a qualquer modem docsis...


Atenção que não referi que o problema era este FW novo, apenas que isto me aconteceu depois de o ter.
VPN uso apenas do trabalho e não tenho notado quedas, na verdade foi apenas aquele problema que referi e que ficou ok depois do reboot, já lá vão 9 dias.
 
Atenção que não referi que o problema era este FW novo, apenas que isto me aconteceu depois de o ter.
VPN uso apenas do trabalho e não tenho notado quedas, na verdade foi apenas aquele problema que referi e que ficou ok depois do reboot, já lá vão 9 dias.
Também não digo que seja uma maravilha da técnica que resolva tudo. Parece que estabilizou as coisas mas possivelmente podia ser melhor... Os pontos onde falhou comigo e me obrigou a esquecer o uso normal preferindo optar pelo modo bridge não acho normais num equipamento que publicitavam como aguentando n equipamentos e no meu caso bloqueava bem abaixo disso. Agora felizmente está controlado como infelizmente tem que acontecer aqui em todos os routers NOS.
Uns por umas razões outros por outras o que vale é que me vai restando esta alternativa e assim ficam domados...

Possivelmente a vpn ajuda a salientar pontos fracos. Talvez quem as use nele em modo bridge possa acrescentar se nessa parte o problema não aparece...
 
Também não digo que seja uma maravilha da técnica que resolva tudo. Parece que estabilizou as coisas mas possivelmente podia ser melhor... Os pontos onde falhou comigo e me obrigou a esquecer o uso normal preferindo optar pelo modo bridge não acho normais num equipamento que publicitavam como aguentando n equipamentos e no meu caso bloqueava bem abaixo disso. Agora felizmente está controlado como infelizmente tem que acontecer aqui em todos os routers NOS.
Uns por umas razões outros por outras o que vale é que me vai restando esta alternativa e assim ficam domados...

Possivelmente a vpn ajuda a salientar pontos fracos. Talvez quem as use nele em modo bridge possa acrescentar se nessa parte o problema não aparece...

Eu só uso em modo bridge.
Não confio no firmware da NOS, nem para o WiFI (2ghz/5ghz) nem na parte ethernet.
So uso com a porta 4 em Bridge, e os problemas da VPN mantêm-se.
Várias vezes ao dia.

Vou pedir ainda hoje para voltarem a por o V1.
 
Eu só uso em modo bridge.
Não confio no firmware da NOS, nem para o WiFI (2ghz/5ghz) nem na parte ethernet.
So uso com a porta 4 em Bridge, e os problemas da VPN mantêm-se.
Várias vezes ao dia.

Vou pedir ainda hoje para voltarem a por o V1.
Referia-me à experiência com vpns no v1 de que falava, o que também será interessante para o teu caso.
 
Referia-me à experiência com vpns no v1 de que falava, o que também será interessante para o teu caso.
Exacto.

No V1 a vpn nao falhava.
Vou pedir para instalarem novamente
Lixo por lixo, mais valem um que falhe menos :)

É uma pena (mas eu compreendo), que a NOS tenha que meter firmware customizado.
 
Tinha um router 4.0 que foi trocado por este v1, na sequência de uma alteração de pacote para 500Mb.

Além de ser muito bonito visualmente, parece-me cumprir bem a sua função apesar de não ser perfeito segundo o que tenho lido por aqui. Nos testes de velocidade por wireless consigo atingir a velocidade contratada (com iPhone 8 e 12) mas os pings são um absurdo (no mínimo mais 6ms que o normal, algum jitter e ligeira perda de pacotes por vezes), tenho a última versão que falaram nos posts anteriores. Além disso, durante alguns testes parece haver algumas variações nas velocidades.

Por cabo ainda não fiz um teste em condições (o meu portátil não tem porta gigabit) mas bateu quase nos 100/100 com bastante estabilidade e o ping é o que tinha com o 4.0 (9ms de Aveiro para o Porto). Estou à espera de um adaptador gigabit USB 3.0 para poder tirar melhores conclusões.
 
desde que mudei para este router, está a acontecer-me uma coisa interessante no fast.com: no v2 conseguia ter os 500 ou mais (às vezes até mostrava 600) em download, mas desde que passei para o v1 não consigo passar dos 300mbps/350mbps. Reparei nisso mal fiz a troca. No dslreports, speedtest, nperf e afins está tudo como o previsto. Só no fast é que começou a ficar assim. Coincidiu com a mudança de router e com o E@D, pelo que não sei se este último não terá alguma coisa com isto. O que é certo com os testes internos do Asus (que usa o speedtest) consigo sempre 510+/105.
 
Isto é do caraças: tive montes de problemas com a ligação da NOS nos últimos 2 meses, primeiro com o V2 e depois com este V1. Disseram que vieram cá na semana passada reparar a ligação do prédio. Cheguei no sábado e nem passado 1h a ligação foi abaixo e tive de fazer reset ao router. Pedi imediatamente os códigos de rescisão e agendei a instalação do MEO para este sábado. Desde sábado até agora, a ligação tem estado super estável, sempre no verde. Enfim, parece daqueles casos em que tu acabas com a tua namorada e naquela semana em que andas a fazer as mudanças para saires de casa dela, ela anda sempre toda arranjadinha com vestidos curtos....
 
Já agora a app aminhanet.nos.pt foi atualizada para 2.6.0.
Não sei o dia certo é recente mas só reparei hoje por encontrar uma página de entrada nova
 
Tenho reparado numa coisa que já foi falada aqui... É normal a gama de IPs atribuída automaticamente pelo router andar nas "alturas"? Isto é, os meus dispositivos (que liguei logo e ficaram com os IPs iniciais) agora andam na casa dos 10 e 20. Parece que não ficam propriamente com um IP local fixo, andei a fazer experiências com um repeater e não sei se será disso...

É mesmo feitio, há alguma solução ou esta é meter os IPs manualmente?
 
Última edição:
Interessante o meu router por volta das 18:40 vai a baixo parece um relogio...
Tenho que o desligar e ligar para voltar a funcionar
 
Back
Topo