Router HFC 5.0 (v1)

Viva

Depois de aproximadamente 1 mês com este router (troca de um 5V2) a trabalhar adequadamente (consigo trabalhar), reparei que desde há cerca de uma semana continua a cumprir a sua obrigação, mas as velocidades de download não passam dos 360 mbps, longe dos 500 contratados e que facilmente eram atingidos anteriormente. Sei que o firmware foi alterado mas não consigo perceber se terá sido dessa alteração, pois não sei a data exacta da instalação do novo firmware nem se as datas coincidiram!!!

Alguém por aqui com sintomas similares ?
 
Viva

Depois de aproximadamente 1 mês com este router (troca de um 5V2) a trabalhar adequadamente (consigo trabalhar), reparei que desde há cerca de uma semana continua a cumprir a sua obrigação, mas as velocidades de download não passam dos 360 mbps, longe dos 500 contratados e que facilmente eram atingidos anteriormente. Sei que o firmware foi alterado mas não consigo perceber se terá sido dessa alteração, pois não sei a data exacta da instalação do novo firmware nem se as datas coincidiram!!!

Alguém por aqui com sintomas similares ?
Medido onde? No meu dá isso mas apenas no fast. No Speedtest tenho sempre os 500. Com o v2 no fast tinha os 500, mas mal me instalaram o v1 passei a ter esse comportamento. No Speedtest, dslreports, nperf e afins, sempre com 500.
 
Viva

Depois de aproximadamente 1 mês com este router (troca de um 5V2) a trabalhar adequadamente (consigo trabalhar), reparei que desde há cerca de uma semana continua a cumprir a sua obrigação, mas as velocidades de download não passam dos 360 mbps, longe dos 500 contratados e que facilmente eram atingidos anteriormente. Sei que o firmware foi alterado mas não consigo perceber se terá sido dessa alteração, pois não sei a data exacta da instalação do novo firmware nem se as datas coincidiram!!!

Alguém por aqui com sintomas similares ?

Tenho o V1 e este ano tenho quase sempre os 500 ou lá perto seja em que site de teste.
 
Usei o da NOS que é o que eles recomendam, embora eu até não tenha muita confiança.
No NET mede ainda dá menos de 300!!!!
Em testes dependentes do html5 pode haver interferência negativa do navegador.
O mais realista tende a ser o dslreports que até obriga a contenção de movimentos

e para o speedtest da ookla a app da própria em win10
 
Em testes dependentes do html5 pode haver interferência negativa do navegador.
O mais realista tende a ser o dslreports que até obriga a contenção de movimentos

e para o speedtest da ookla a app da própria em win10


Pois e isso é mesmo o mais estranho, no speedtest da Okla dá os 500, no DSlreports dá 225!!!!
 
Viva

Depois de aproximadamente 1 mês com este router (troca de um 5V2) a trabalhar adequadamente (consigo trabalhar), reparei que desde há cerca de uma semana continua a cumprir a sua obrigação, mas as velocidades de download não passam dos 360 mbps, longe dos 500 contratados e que facilmente eram atingidos anteriormente. Sei que o firmware foi alterado mas não consigo perceber se terá sido dessa alteração, pois não sei a data exacta da instalação do novo firmware nem se as datas coincidiram!!!

Alguém por aqui com sintomas similares ?
Tenta no servidor PT ISP do Speedtest
 
Tenho reparado numa coisa que já foi falada aqui... É normal a gama de IPs atribuída automaticamente pelo router andar nas "alturas"? Isto é, os meus dispositivos (que liguei logo e ficaram com os IPs iniciais) agora andam na casa dos 10 e 20. Parece que não ficam propriamente com um IP local fixo, andei a fazer experiências com um repeater e não sei se será disso...

É mesmo feitio, há alguma solução ou esta é meter os IPs manualmente?

Peço desculpa por voltar a insistir mas isto acontece a mais alguém?

Não é que isto afete o bom funcionamento do serviço mas está a tornar-se estranho... Basicamente basta eu sair de casa que ao regressar, o mesmo dispositivo liga-se novamente à mesma rede e recebe outro IP local. Neste momento já vou nos .30 e acontece com praticamente todos os equipamentos.

Sei que a NOS é conhecida por ter estas "nuances" nos seus equipamentos mas queria só perceber se isto é mesmo assim e se têm conhecimento. Já tentei meter os IPs manualmente nos equipamentos mas não funciona (os IPs supostamente estão livres, só se o DHCP interfere).
 
Peço desculpa por voltar a insistir mas isto acontece a mais alguém?

Não é que isto afete o bom funcionamento do serviço mas está a tornar-se estranho... Basicamente basta eu sair de casa que ao regressar, o mesmo dispositivo liga-se novamente à mesma rede e recebe outro IP local. Neste momento já vou nos .30 e acontece com praticamente todos os equipamentos.

Sei que a NOS é conhecida por ter estas "nuances" nos seus equipamentos mas queria só perceber se isto é mesmo assim e se têm conhecimento. Já tentei meter os IPs manualmente nos equipamentos mas não funciona (os IPs supostamente estão livres, só se o DHCP interfere).

Se isso não te afeta (e não vejo porque deva afetar) que te importa.

Anyway, vou-te dar umas quantas possíveis explicações.

1) Se for um portátil com rede 2.4Ghz/5GHZ e cabo de rede cada uma delas tem 1 MAC diferente e quando pede DHCP é atribuído um diferente, isto é possível explicação.
2) se tens repeater e ambos com a mesma rede pode causar algo assim se estiver mal configurado, mas não vejo isso a afetar serviço.

3) Os telemóveis não é fácil, mas num portátil podes colocar o IP manual e desativar o DHCP e ai ficas sempre com o mesmo IP, mesmo que o DHCP o dê a outro ele entra em conflito e fica o manual e o outro salta.
 
Na prática claro que não me afeta, simplesmente tentava perceber o porquê disto acontecer. É que é algo novo, no 4.0 não acontecia (nem noutros routers que utilizei na MEO), poderia ser um "problema" conhecido da NOS ou de outros utilizadores.

Onde tenho notado mais isto é nos telemóveis: ligam-se sempre à rede 5Ghz e ficam sempre com novo IP depois de regressar a casa. Mas acontece noutros dispositivos que ficam mais tempos desligados da rede. O repeater só o vou ligar ocasionalmente para ter mais alcance na varanda e parece-me estar bem configurado, já o portátil e um tablet que estão sempre por casa é que parecem manter o IP (ambos em 2.4Ghz).

Seja como for, acho que isto não vale tanta preocupação. Obrigado pela resposta e pelas dicas.
 
Vieram a semana passada trocar o meu velhinho Zon Hub v2 (acho eu) pelo GiGa Wifi 5.0 v2 (CHITA-Hub5) mas continuo a ter quedas de ligação de 10-30 segundos for vezes mais a cada hora...tenho este problema faz um ano, praticamente começou no inicio da pandemia, aceitei a troca pois pensei que poderia resolver o problema mas não.
 
curiosamente estou com problemas com este router... o máximo de uptime que consegui ter foi de 21 dias, e vou tendo necessidade de fazer restart ou porque a aminhanet.nos.pt deixa de responder ou porque começo a sentir as velocidades a baixar. Ontem, comecei a notar lentidão na net e comecei a testar com o startrinity. passado pouco tempo do teste com 20/20 (ul/dl) perdi a ligação. restart ao router, ligaçao por wifi diretamente ao mesmo e voltei a ter o mesmo problema. O mesmo quando ligado ao asus que está em bridge. Outro restart a todo o equipamento, e voltou a ficar a funcionar com alguma instabilidade até que voltou tudo ao normal. Hoje numa mera chamada zoom, voltou a parecer que estava com alguma instabilidade.... Tive o v2 que nos ultimos meses de trabalho, com um asus em bridge, funcionava bastante bem. Com este, estou com este tipo de instabilidade... a ver vamos...
 
Boas,

Recentemente passei de 200/20 para 500/100.

Tenho o Router com a porta 4 configurada em bridge e lá ligado o meu Asus RT-AC86U.

Aqui no fórum explicaram-me que o meu Router da NOS está com os valores de potência altos.

Ao realizar testes de velocidade, tenho os 500/100 contratados. Decidi então pingar o gateway a que estou ligado e volta e meia dá-me um Ping na casa dos 30 ms.

Este valor de Ping e os valores de potência da ligação estarão relacionados?

Hoje sai de casa, tinha net mas o Router da NOS estava a piscar azul.

XYDK4V5O_IMG_20210330_144844_619.jpg


6grcfohG_IMG_20210330_144558_144.jpg
 
Vieram a semana passada trocar o meu velhinho Zon Hub v2 (acho eu) pelo GiGa Wifi 5.0 v2 (CHITA-Hub5) mas continuo a ter quedas de ligação de 10-30 segundos for vezes mais a cada hora...tenho este problema faz um ano, praticamente começou no inicio da pandemia, aceitei a troca pois pensei que poderia resolver o problema mas não.
Pelo que tenho lido aqui e no fórum da NOS, o v2 é mais sensível que o v1 e tem problemas na gestão de muitos pacotes em simultâneo.
 
Viva
Depois de 2 meses com o V1, hoje voltei a ter falhas de rede quando estou a fazer download de documentos!!!

Parece ter voltado aos tempos do 5.0 V2 em que durante 3 meses nunca consegui trabalhar, só depois de ter exigido a reinstalação do 5.0 V1,...
Vamos ver se foi coisa momentânea ou se é para continuar!!!!
 
Boas pessoal, a mim em relação as velocidade eu atingo facilmente os 500mb contratados, mas durante os jogos por exemplo LOL, tem alturas que dá picos de lag, ou seja durante 1 ou 2 segundos vai para 200ms de lag e volta, acontece a alguem ou alguem sabe como resolver?
 
Boas pessoal, a mim em relação as velocidade eu atingo facilmente os 500mb contratados, mas durante os jogos por exemplo LOL, tem alturas que dá picos de lag, ou seja durante 1 ou 2 segundos vai para 200ms de lag e volta, acontece a alguem ou alguem sabe como resolver?

Só uma questão... Por wi-fi?

Se sim, infelizmente é algo normal neste router. A velocidade está lá mas o ping sobe de forma absurda e por vezes tem esses picos de instabilidade. É um problema conhecido, não sei se é problema de hardware ou software mas ainda carece de correção por parte da NOS.

Segundo vejo por aqui o v2 é melhor neste aspeto mas por outro lado tem muitas quebras de ligação, por isso mal por mal mais vale deixar estar que não falha completamente e é mais bonito esteticamente. O melhor parece ser o v3 mas esse só em FTTH.
 
Bem vindo à NOS @YamyYugi ...
Eu sou cliente da nos a mais de 20 anos e nunca tive problemas, por isso penso que sejam estes novos routers...

Só uma questão... Por wi-fi?

Se sim, infelizmente é algo normal neste router. A velocidade está lá mas o ping sobe de forma absurda e por vezes tem esses picos de instabilidade. É um problema conhecido, não sei se é problema de hardware ou software mas ainda carece de correção por parte da NOS.

Segundo vejo por aqui o v2 é melhor neste aspeto mas por outro lado tem muitas quebras de ligação, por isso mal por mal mais vale deixar estar que não falha completamente e é mais bonito esteticamente. O melhor parece ser o v3 mas esse só em FTTH.
A ligação é por cabo. Pois já percebi que estes routers são uma verdadeira bosta..
 
Só uma questão... Por wi-fi?

Se sim, infelizmente é algo normal neste router. A velocidade está lá mas o ping sobe de forma absurda e por vezes tem esses picos de instabilidade. É um problema conhecido, não sei se é problema de hardware ou software mas ainda carece de correção por parte da NOS.

Segundo vejo por aqui o v2 é melhor neste aspeto mas por outro lado tem muitas quebras de ligação, por isso mal por mal mais vale deixar estar que não falha completamente e é mais bonito esteticamente. O melhor parece ser o v3 mas esse só em FTTH.
não é algo normal deste router. já eu tinha o 3.0 e era igual. é por ser wifi.
 
Back
Topo