Router / Internet Vodafone

NDG

Membro
Boa tarde,

Malta, vivo numa cidade, adquiri o um router novo da vodafone o Hotspot VODAFONE R219Z Box, e tenho como tarifário o Go on 100Gb, que penso que já nem existe (aderi em 2016).

O que acontece, adquiri recentemente um router novo como disse, pensado que o problema da fraca velocidade de download que tinha, se devia a isso. Só consigo ter uma velocidade de 1 mb e com sorte 2 mb por segundo de download.
Nos primeiros anos, conseguia adquirir velocidades de internet de 3, 4 e por vezes 5 mb por segundo o que era excelente para mim. Já nem vou falar das velocidades que eles prometem que é impossível atengir.

Questiono se vocês têm este mesmo problema, e como o conseguiram resolver? Já fiz uma abordagem a vodafone, e na altura falaram que o meu router como já tinha uns anos, poderia ser esse o problema, ou então fazer um resert ao mesmo. Pelos vistos para já, nada resultou, sei que vou ter que voltar a ligar, mas precisava do vosso feedback.


Obrigado.
 
Essas velocidades tão baixas ou são porque a antena está saturada ou tem pouca rede, esse equipamento tem capacidade para bem mais.
veja se a rede que está a captar é 4G. com valores tão baixos, pode estar a ligar-se por 3G
mas pode sempre passar pelo olx e comprar por exemplo um huawei b310 que é barato e experimentar a ver se melhora.
caso contrario, mude de operadora.
 
Essas velocidades tão baixas ou são porque a antena está saturada ou tem pouca rede, esse equipamento tem capacidade para bem mais.
veja se a rede que está a captar é 4G. com valores tão baixos, pode estar a ligar-se por 3G
mas pode sempre passar pelo olx e comprar por exemplo um huawei b310 que é barato e experimentar a ver se melhora.
caso contrario, mude de operadora.
Realmente, não verifiquei se esta aligar por 4G ou não, mas diria que sim, irei verificar. Eu mudei de router à pouco tempo, penso que não será do router...é novo! Obrigado
 
Vou experimentar e já coloco aqui o feedback. Obrigado
Já tive esse tarifário numa localidade do distrito da Guarda. Na altura dos meses de Verão, eles "capavam" bastante a velocidade. A diferença das velocidades, nestes meses, tornou-se notória, desde que que vou aprovado pela União Europeia o roaming gratuito. Ou seja, com o aumento dos emigrantes de férias a rede ficou saturada e "para ajudar à festa, entre as 9:00 e as 00:00 eles apricavam o PUR tarifário, reduzindo as velocidades, que segundo eles era para manter a estabilidade da rede....
 
@farinha82 , já testei o cartão no meu telemóvel, e a diferença é pouca, mantém nos 2 mb/s mais ou menos. :/ fiz um outro teste, a minha esposa, é MEO, e fiz o teste de velocidade, não é que consegue apanhar 40 mb/s :O incrivel.
Nesse mesmo dia liguei para Vodafone, primeiro fizeram um rastreamento para ver se estava tudo bem, inclusive disseram-me que tinha esgotado o plafond, daí a velocidade tão baixa, e eu como assim?! na aplicação diz ter ainda 82 Gb?! a senhora respondeu que iria fazer um reset e verificar novamente, e depois realmente concordou comigo...mas estranho esta situação não? No inicio ninguém me sabia dizer quantos GB tinha o meu tarifário...é o Go on 100 Gb, que na verdade não são 100 Gb é como fosse ilimitado baixando de velocidade se atingir os 100 Gb.
Bem, depois passaram me a chamada para um técnico, fizeram novos testes, aí pediram-me a morada de onde vivia, e disseram que estava tudo ok, e que procederam a uma reclamação. Teria que aguardar 2 dias para ver melhorias. Caso não acontece-se, teria que voltar a ligar...bem, cheira-me que irei de facto voltar a ligar, mas da próxima vez tenho que ser mais "agressivo" no sentido de que pago um serviço pelo o qual não consigo beneficiar dele. O que vocês acham?
 
Tens outro cartão Vodafone, ou conheces alguém que tenha, para testar e verificar os débitos? De preferência com outro tarifário?
Eu faria os testes seguintes, 1 de cada vez mas no espaço mais curto de tempo possível:
1 - Teste com o meu cartão no meu telemóvel
2 - Teste com o meu cartão no meu modem
3 - Teste com o cartão de um amigo no telemóvel de um amigo. Para perceber se é um problema de congestionamento/cobertura nessa zona.
4 - Teste com o meu cartão no telemóvel de um amigo.
5 - Teste com o cartão de um amigo no meu telemóvel. Se no ponto 3 tiveres bons débitos e neste ponto também excluis problemas no teu telemóvel.
6 - Teste com o cartão de um amigo no meu modem. Se no ponto 3 e 4 tiveres bons débitos e neste ponto também excluis problemas do teu modem


Se no ponto 3 tiveres problemas de débitos então será um problema de congestionamento/cobertura nessa zona. Aí aconselho-te a fazer os mesmos testes numa zona em que verifiquem que o teu amigo tem bons débitos.

Se só tiveres problemas de débitos nos pontos 1 e 2 então será um problema apenas teu e então podes "apertar" com a Vodafone.

Se fizeres estes testes antes de telefonares para lá ficas a perceber melhor o que se está a passar e quando falares com eles podes argumentar e é mais dificial para eles te "enrolarem". Quanto mais argumentos tiveres maior a probabilidade de te resolverem o problema, senão vão sempre dizer que a culpa é tua, os teus equipamentos têm problemas, se já experimentaste na rua, etc.

E tens sempre aquela ameaça de mudares de operadora porque não vale a pena pagar pouco por um tarário com 100GB se depois não consegues tirar partido dele, que sentes que estás a ser enganado por eles, que precisas dos dados para poderes trabalhar, enfim... dramatiza um pouco.
 
Tens outro cartão Vodafone, ou conheces alguém que tenha, para testar e verificar os débitos? De preferência com outro tarifário?
Eu faria os testes seguintes, 1 de cada vez mas no espaço mais curto de tempo possível:
1 - Teste com o meu cartão no meu telemóvel
2 - Teste com o meu cartão no meu modem
3 - Teste com o cartão de um amigo no telemóvel de um amigo. Para perceber se é um problema de congestionamento/cobertura nessa zona.
4 - Teste com o meu cartão no telemóvel de um amigo.
5 - Teste com o cartão de um amigo no meu telemóvel. Se no ponto 3 tiveres bons débitos e neste ponto também excluis problemas no teu telemóvel.
6 - Teste com o cartão de um amigo no meu modem. Se no ponto 3 e 4 tiveres bons débitos e neste ponto também excluis problemas do teu modem


Se no ponto 3 tiveres problemas de débitos então será um problema de congestionamento/cobertura nessa zona. Aí aconselho-te a fazer os mesmos testes numa zona em que verifiquem que o teu amigo tem bons débitos.

Se só tiveres problemas de débitos nos pontos 1 e 2 então será um problema apenas teu e então podes "apertar" com a Vodafone.

Se fizeres estes testes antes de telefonares para lá ficas a perceber melhor o que se está a passar e quando falares com eles podes argumentar e é mais dificial para eles te "enrolarem". Quanto mais argumentos tiveres maior a probabilidade de te resolverem o problema, senão vão sempre dizer que a culpa é tua, os teus equipamentos têm problemas, se já experimentaste na rua, etc.

E tens sempre aquela ameaça de mudares de operadora porque não vale a pena pagar pouco por um tarário com 100GB se depois não consegues tirar partido dele, que sentes que estás a ser enganado por eles, que precisas dos dados para poderes trabalhar, enfim... dramatiza um pouco.
@farinha82 obrigado pela resposta. Irei testar dessa forma

Eu tenho 2 cartões vodafone, o do telemovel e do router. Ontem testei do telemovel no router e vice-versa, mantém a velocidade baixa. Acredito que o problema aqui, seja saturação na rede. Mas terei que tirar as dúvidas.
 
Então o melhor é experimentares noutra zona e testares com ambos os teus cartões.
Se o problema for na tua zona telefona para lá a reclamar. Quantas mais reclamações mais probabilidades são de eles reforçarem a cobertura.
 
Ligou-me desta vez um "suposto" engenheiro / técnico, onde realmente a maneira de falar era diferente dos restantes pessoas que tinha falado até agora da vodfone. Simplesmente o que foi feito foi uma reclamação, e para aguardar 1 mês para ver se iria existir melhorias. Vamos ver, cheira-me que vai ficar tudo na mesma, uma vez que neste tipo de situações quanto mais reclamações houver, mais força existe para que eles façam alguma coisa nesse sentido.
Caso a situação se mantenha, o meu problema depois, é que adquiri um router novo da vodafone, com fidelização de 18 meses, poderei rescindir por justa causa, numa vez que o serviço não tem o minimo de condições?
 
Back
Topo