1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Router Meo com acesso wi-fi diferenciado

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por badname, 2 de Janeiro de 2013. (Respostas: 10; Visualizações: 1187)

1. badname

badname Banido

Boas,
    Tenho uma rede doméstica com utilização de lan e wan e precisava do seguinte: permitir o acesso, via wi-fi, a outros dispositivos (smartphones, tablets ou portáteis) sem que estes últimos pudessem aceder aos outros pc´s da minha rede "permanente". Ou seja, queria partilhar o meu acesso à net via wi-fi, mas não queria que esses outros dispositivos pudessem aceder às pastas partilhadas e impressoras da minha rede "privada". Eu penso que uma hipotese seria utilizar passwords na minha rede, mas isso é um pouco incómodo, eu preferia por exemplo limitar o acesso à rede, indicando ip´s ou endereços mac, e tudo o resto que "entrasse" só tinha acesso à net. Não sei se é um disparate o que estou a dizer, pelo que agradecia alguma indicação sobre o que devo, e como, fazer.

2. Dr_Lion

Dr_Lion Power Member

Quando partilhas algo num computador, tipo uma pasta, creio que pdoes usar uma pass no acesso a essa pasta pelo que só quem a souber é que consegue aceder. No acesso á impressora imagino um sistema semelhante. Não tens muita sorte a escolher qual o tipo de equipamentos, por mac adress podes ter alguma possibilidade mas na prática é bastante falível.

O que resta, teres acesso á rede baseado em credenciais, um servidor radius ou coisa parecida. Um nome de utilizador e password para cada utilizador e cada um com diferentes privilégios.

3. ptfuzi

ptfuzi Power Member

o router meo não suporta vlans penso eu, por isso o que pretendes está fora de questão..

o que podes fazer é colocar numa outra gama de ip's.

de qualquer das formas, podes proteger as pastas com password.

4. badname

badname Banido

Não me queres explicar melhor o que estás a pensar quando falas em "...outra gama de ip's"?

5. ptfuzi

ptfuzi Power Member

o que estou a pensar? estou mesmo a dizer que podes criar várias polls dhcp..

6. badname

badname Banido

Sim, isso eu percebi, mas mesmo com gamas de ip's diferentes não é na mesma possível o acesso entre as diversas máquinas que estão "penduradas" no router?

7. kasmafan

kasmafan Power Member

O router da meo dá para criar uma pool dhcp diferente para o wireless e outra para a lan física????
    Não me parece que seja possível.

Para fazeres o que queres tens de ter outro router, ou ligas o wireless no novo router, ou a rede física, depois limitas o acesso por firewall.

8. badname

badname Banido

Pois, mas parece-me que isso também não resolve o meu problema, já que algumas das ligações wireless (portáteis lá de casa) deveriam ter acesso livre aos pc's da rede física...

Última edição: 3 de Janeiro de 2013
  9. ptfuzi

ptfuzi Power Member

sim dá, não sei se com qualquer tipo de utilizador mas dá.. até podes criar polls limitadas e depois definir ip's fixos para os que se ligam lá

10. Seavoices

Seavoices Power Member

Dificilmente com o router da meo irás conseguir fazer o que quiseres. Com outro tipo de router poderias optar por uma gama de IP's diferentes ou criares uma pool DHCP com subnet 255.255.255.255, mas aí também terias que ter um SSID secundário, que no router do meo é só o PT-WIFI.

Mas com um OpenWRT ou DD-WRT consegues ter WAN do meo via VLAN com autenticação PPPoE e SSIDs secundários com pools DHCP diferenciados.

11. badname

badname Banido

ok, obg pelas dicas, mas realmente não queria estar a comprar equipamento, por isso acho que vou deixar assim...

Partilhar esta Página