Router Meo - Fiber Gateway ou Custom

Tsubaza

Power Member
Boa tarde,

Venho por este meio solicitar a vossa humilde ajuda na escolhe de 1 router cá para casa :)

Vou começar pela minha cronologia na MEO.
Contractei 100mbs, 200 canais mais telefone fixo a 32,99 a Junho de 2017. (problemas com quebras de ligação, reportei)

Fui contacto em meados de Abril de 2018 para fazer 1 upgrade de 100mbs para 200mbs o qual aceitei. (problemas com quebras de ligação mantém-se, reportei novamente mas não me foi oferecido nenhuma melhoria de equipamento)

Hoje, contactei a MEO para saber se existe algum upgrade meu serviço e foi-me dito o seguinte:
  • Por 40 euros instalam fiber gateway na minha residência e fazem um upgrade de 200mbs para 1000mbs, a mensalidade mantém-se bem como o serviço de TV e telefone fixo (se velocidade compativel na minha residência)
  • Sem custos fazem upgrade para o thomson v2 (router branco)
Pretendo obter a melhor ligação possível para mais que 1 equipamento e jogos (latência etc)

A minha pergunta é:
  1. Vale a pena torrar 40 euros e colocar o fiber gateway e ficar por ai? (e usufruir de 1 possivel upgrade para 1g)
  2. Vale a pena pedir o branco sem custos e comprar 1 router da asus ou tp-link?
  3. Torrar os 40 euros no fiber gateway e mais tarde comprar um router da asus, etc?

Peço a vossa ajuda, obrigado!
 
  • Vale a pena torrar 40 euros e colocar o fiber gateway e ficar por ai? (e usufruir de 1 possivel upgrade para 1g)
Nao conheço o router novo, mas pelo upgrade parece-me valer a pena.

  • Vale a pena pedir o branco sem custos e comprar 1 router da asus ou tp-link?
Desde que tenho 2000mbps que tenho um RT-AC68U, mas com 100mbps que o thompson branco funcionava bem.

  • Torrar os 40 euros no fiber gateway e mais tarde comprar um router da asus, etc?
É igual à primeira pergunta :P
 
Nao conheço o router novo, mas pelo upgrade parece-me valer a pena.


Desde que tenho 2000mbps que tenho um RT-AC68U, mas com 100mbps que o thompson branco funcionava bem.


É igual à primeira pergunta :P

2000mbps? Isso já existe? :D Jasus

Ora bem, a primeira opção parece-me a mais viável porque por 40 euros colocam o ultimo router deles e ainda me fazem um upgrade da minha velocidade de 200mbps para 1000mbps.

Queria era mesmo algum feedback de pessoal que já tem o fiber gateway e o que dizem sobre isso.
Também é necessário fazer o teste em minha casa para saber se suporta o upgrade, de qualquer forma se não for para 1000mbps seria no minimo para 400mbps digo eu.
 
Coloquei um 0 a mais :P Queria dizer 200.

Yep. Eu como troquei do Thompson para o Asus nunca me dei ao trabalho de pedir o router novo.

De qualquer forma tiveste o branco e o teu feedback é positivo?
Costumas jogar cenas no PC e playstation e ligavas por wireless ou cabo?

Eu costumo jogar por wireless porque estar a tirar o cabo de rede da box e ligar à ps4 é 1 seca e tenho de me dobrar todo :D
Tenho de 1 dia aplicar num switch de jeito e meter 1 cabo de rede para a box e outro para a ps4.
 
Se dinheiro não for problema, ia para a opção do FiberGateway.

Se fores um utilizador normal, penso que o mesmo seja suficiente para a tua utilização e cobertura Wi-Fi.

Se fores um utilizador avançado e queiras fazer tu, a tua própria gestão da internet, terás em ambos os casos, adquirir um router próprio.
 
Se dinheiro não for problema, ia para a opção do FiberGateway.

Se fores um utilizador normal, penso que o mesmo seja suficiente para a tua utilização e cobertura Wi-Fi.

Se fores um utilizador avançado e queiras fazer tu, a tua própria gestão da internet, terás em ambos os casos, adquirir um router próprio.

Neste momento custa-me dar 40 euros, a maior vantagem que vejo deste upgrade é mesmo colocarem velocidade a 1giga, já fica para o futuro com o preço que pago hoje.
O pacote de giga difere cerca de 14 euros do meu valor mensal que é pedaço por mês.

Eu acho que o router Thomson v2 (branco) chega perfeitamente para o meu dia-a-dia se bem que meia volta aquilo fica 1selva com a quantidade de telemoveis a utilizar a rede e a playstation a tentar rodar multiplayers com baixo ping. Still, o novo router não fazer uma grande diferença neste ponto em particular, quanto muito era ficar com 1 equipamento melhor.

Como disse, acho que a maior vantagem é mesmo o upgrade de 200 para 1000. (não obstante que 1000 é demasiado, até 200 já roça o limite :D )
 
Verdade 40€, ainda é dinheiro, mas visto que não irás alterar a tua mensalidade, esse custo fica coberto ao fim de 3 meses(devido à diferença entre pacotes que é 14€).

Não te esqueças que o FiberGateway é AIO, ou seja, faz de ONT+Router, o que a nível de consumo energético é mais eficiente.

Se um dia achares que necessitas de ligar um segundo equipamento para fazer a gestão da tua rede, basta ativares o modo bridge.
 
Verdade 40€, ainda é dinheiro, mas visto que não irás alterar a tua mensalidade, esse custo fica coberto ao fim de 3 meses(devido à diferença entre pacotes que é 14€).

Não te esqueças que o FiberGateway é AIO, ou seja, faz de ONT+Router, o que a nível de consumo energético é mais eficiente.

Se um dia achares que necessitas de ligar um segundo equipamento para fazer a gestão da tua rede, basta ativares o modo bridge.

Exacto, por estas razões eu encontro-me mais inclinado para esta opção, apesar de queimar 40 euros é muito mais vantajoso a longo prazo.
Só queria mesmo reunir algum feedback da comunidade para este novo aparelho que é bastante recente no mercado :)

Não pensei a nível energético mas é 1 bom ponto! Thanks!

Reparei agora que tens o serviço de 1000mbps, que tal?
 
Para mim é perfeito, pois trabalho com vários servidores a nível europeu e as taxas de transferência são bastante satisfatórias para o meu uso.

É claro que tive de investir num bom equipamento para gerir a minha rede, pois o FiberGateway para mim é muito limitado a nível de software. Já a nível de hardware é excelente com um nível de processamento muito rápido (neste ponto fiquei muito impressionado).

Devido ao elevado número de equipamentos que tenho na rede e ao tráfego que o mesmo gera, o pacote GIGA era o único que ia de acordo com as minhas necessidades.
 
Para mim é perfeito, pois trabalho com vários servidores a nível europeu e as taxas de transferência são bastante satisfatórias para o meu uso.

É claro que tive de investir num bom equipamento para gerir a minha rede, pois o FiberGateway para mim é muito limitado a nível de software. Já a nível de hardware é excelente com um nível de processamento muito rápido (neste ponto fiquei muito impressionado).

Devido ao elevado número de equipamentos que tenho na rede e ao tráfego que o mesmo gera, o pacote GIGA era o único que ia de acordo com as minhas necessidades.

Entendo, felizmente os meus requisitos são mais baixos, foco apenas na latência nos jogos e velocidade de download upload e largura de banda :)
Desde que consiga por exemplo estar a jogar na PS4 e a ver 1 video no youtube, browser, insta etc num telemóvel por mim tudo bem.
 
Boas a todos,

Um pequeno update neste tema.
Como indicado optei pela instalação do router fiber gateway, acontece que tive este tempo todo à espera da instalação e até hoje nada.

Contactei a MEO a semana passada na segunda feira e disseram que segunda(próprio dia) ou terça sem falta (da semana passada) eu era contactado para agendar tudo direitinho. Estava tudo em ordem, só faltava mesmo a equipa técnica ligar para mim a dizer um slot horário para irem lá a casa fazer o trabalho deles :)
Liguei para eles no sábado novamente (voilá não fui contactado na segunda ou terça) ao que andei a ser reencaminhado por departamentos diferentes (técnico, comercial, whatever) para chegar ao fim e a senhora me dizer: Não é possível agendar a instalação porque a equipa de renegociações não fez o upgrade da velocidade, como tal não desbloqueia esse router para o senhor e não podemos dar inicio ao processo de instalação (abrir ticket p equipa tecnica etc).

Hoje de manhã, às 9h contactei o departamente de renegociações (estão fechados ao fim de semana) e o senhor disse-me que não era possível eu usufruir desta velocidade com a mensalidade que pago, a unica forma era fazendo upgrade para um pacote com mensalidade superior.

Ou seja, oferecem, dizem que está tudo ok (mais que 1 vez porque eu liguei no total umas 5 vezes por causa deste assunto), e no final não é possível... Não faz sentido nenhum.

O que me aconselham a fazer?
Já pedi o ID da gravação onde me foi feita a proposta e tenho comigo agora tenho de o requisitar junto de 1 loja física por exemplo.
Abri 1 thread no portal de queixa, o que devo fazer mais? ID 22966218 para quem quiser consultar.

Eu pensei em reportar esta situação à Anacom, preenchimento de reclamação por escrito na loja, contactar provedoria MEO e DECO?
 
Boas a todos,

Um pequeno update neste tema.
Como indicado optei pela instalação do router fiber gateway, acontece que tive este tempo todo à espera da instalação e até hoje nada.

Contactei a MEO a semana passada na segunda feira e disseram que segunda(próprio dia) ou terça sem falta (da semana passada) eu era contactado para agendar tudo direitinho. Estava tudo em ordem, só faltava mesmo a equipa técnica ligar para mim a dizer um slot horário para irem lá a casa fazer o trabalho deles :)
Liguei para eles no sábado novamente (voilá não fui contactado na segunda ou terça) ao que andei a ser reencaminhado por departamentos diferentes (técnico, comercial, whatever) para chegar ao fim e a senhora me dizer: Não é possível agendar a instalação porque a equipa de renegociações não fez o upgrade da velocidade, como tal não desbloqueia esse router para o senhor e não podemos dar inicio ao processo de instalação (abrir ticket p equipa tecnica etc).

Hoje de manhã, às 9h contactei o departamente de renegociações (estão fechados ao fim de semana) e o senhor disse-me que não era possível eu usufruir desta velocidade com a mensalidade que pago, a unica forma era fazendo upgrade para um pacote com mensalidade superior.

Ou seja, oferecem, dizem que está tudo ok (mais que 1 vez porque eu liguei no total umas 5 vezes por causa deste assunto), e no final não é possível... Não faz sentido nenhum.

O que me aconselham a fazer?
Já pedi o ID da gravação onde me foi feita a proposta e tenho comigo agora tenho de o requisitar junto de 1 loja física por exemplo.
Abri 1 thread no portal de queixa, o que devo fazer mais? ID 22966218 para quem quiser consultar.

Eu pensei em reportar esta situação à Anacom, preenchimento de reclamação por escrito na loja, contactar provedoria MEO e DECO?
E se pedires 400M ou 200Mbps com o fibergateway conseguem manter o preço?
Assim ficavas com boa velocidade e com um bom router
 
Back
Topo