Router MEO FiberGateway

@Jorge Belinha sim. Por acaso vieram esta semana mudar-me o FGW, colocaram o que tem a nova carcaça.
Quando acedi ao router vi que o firmware era diferente pensei que houvesse novidades, mas passado uns minutos já estava com o mesmo firmware do router antigo.
 
Aderia à uma semana ao serviço. Tenho o router arredondado com LED's verdes. Parece-me bem guloso em termos de consumo, comparativamente com o da Vodafone. Em termos de alcance, estou a estranhar. No tlmv, Pixel 3, só consigo os 500megas se tiver praticamente encostado ao router, se me afastar mais de 1m baixa logo prós 400/300. Em termos de alcance mto melhor q o SR2.0 da Vdf.
 
Boas pessoal, como estamos de firmware ainda se mantém o mesmo ?


Não sei se houve alterações ao firmware, mas reparei numa coisa que antes não fazia, agora desligando da energia e voltando a ligar o sinal RF é imediato e meses atrás demorava talvez perto de 1 minuto a sincronizar, o wifi e por rede penso que continua a demorar o mesmo tempo a sincronizar.
 
Última edição:
@Jorge Belinha sim. Por acaso vieram esta semana mudar-me o FGW, colocaram o que tem a nova carcaça.
Quando acedi ao router vi que o firmware era diferente pensei que houvesse novidades, mas passado uns minutos já estava com o mesmo firmware do router antigo.
Este firmware 3RGW040A00r059 já ando a bater mal com ele... Agora após fazer reset as configurações wi-fi alteram se sozinhos fixando apenas WPA2-AES , vá se lá entender estas alterações fantasmas ...
 
Não sei se houve alterações ao firmware, mas reparei numa coisa que antes não fazia, agora desligando da energia e voltando a ligar o sinal RF é imediato e meses atrás demorava talvez perto de 1 minuto a sincronizar, o wifi e por rede penso que continua a demorar o mesmo tempo a sincronizar.
O que eu notei é que agora do nada o modo de encriptação tanto 2.4ghz como 5ghz fixam apenas WPA2-AES ...
 
Aderia à uma semana ao serviço. Tenho o router arredondado com LED's verdes. Parece-me bem guloso em termos de consumo, comparativamente com o da Vodafone. Em termos de alcance, estou a estranhar. No tlmv, Pixel 3, só consigo os 500megas se tiver praticamente encostado ao router, se me afastar mais de 1m baixa logo prós 400/300. Em termos de alcance mto melhor q o SR2.0 da Vdf.
Eu noto precisamente o mesmo e até coloquei uns posts aqui porque tinha o fibergateway mais pequeno e com o maior noto a net mais lenta e a velocidade muito pior
 
Sim eu sei , é o que eu uso... Mas após reset alterou estas configurações sozinho " de forma fantasma " é isto que acho estranho... Desde que subi o pacote para 1000/200 isto anda tudo marado..
é normal. deve estar a forçar esse modo. é mais seguro. Sabes que aplicam configurações aos equipamentos remotamente, não sabes?
 
Quanto a mim, após 10 anos de fibra na Vodafone, sendo que nos últimos 4 anos com o Smartrouter, só posso estar maravilhado com o Fibergateway da Meo.

Agora na Meo tenho cobertura Wi-Fi em toda a casa, quando com o SR da Vodafone o quarto mais afastado não apanhava nada.

Também o sistema Smart Wi-Fi do FG da Meo que unifica as redes 5Ghz e 2.4Ghz é bem mais eficiente que no SR da Vdf que tinha que ter as redes sempre separadas pois se estivessem juntas os equipamentos por vezes “esqueciam-se” qual a melhor rede.
 
Estou com um problema,



Liguei o router com cabo de rede RJ45 (CAT 7) a um switch passivo (com 5 portas Gigabit).

Deste switch saem duas ligações, também com cabo de rede RJ45 (CAT), que ligam a dois extensores MEO Smart wifi.

Um dos extensores que está no rés-do-chão emite sinal wifi com excelente qualidade, na ordem dos 550/200.

Porém, o outro extensor que fica no piso superior, não tem o mesmo desempenho, pois só tem velocidades na ordem dos 100/100.



Alguém terá ideia do que se poderá estar a passar?

Obrigado.
 
O problema não está nos extensores, acho eu!
Mas, de facto, pode ser isso. Vou despistar isso logo, ou seja, colocar o extensor que está no piso o no piso 1. Ligo o extensor à tomada de dados (cat 7) com cabo cat 8, e faço o teste com Wi-Fi.

Se tiver velocidade Wi-Fi na ordem dos 500/200 como tenho no res do chão, à partida, não há problema no cravamento dos cabos.

Se isto estiver bem, coloco a questão:
O switch em questão (passivo) divide a velocidade de 1 GB pelas duas ligações por cabo rj45 (cat 7)?
Ou seja, se numa ligação tenho a velocidade máxima, necessariamente, na outra, baixa-me para valores na ordem dos 100/100?
 
O problema não está nos extensores, acho eu!
Mas, de facto, pode ser isso. Vou despistar isso logo, ou seja, colocar o extensor que está no piso o no piso 1. Ligo o extensor à tomada de dados (cat 7) com cabo cat 8, e faço o teste com Wi-Fi.

Se tiver velocidade Wi-Fi na ordem dos 500/200 como tenho no res do chão, à partida, não há problema no cravamento dos cabos.

Se isto estiver bem, coloco a questão:
O switch em questão (passivo) divide a velocidade de 1 GB pelas duas ligações por cabo rj45 (cat 7)?
Ou seja, se numa ligação tenho a velocidade máxima, necessariamente, na outra, baixa-me para valores na ordem dos 100/100?
Depende do switch, mas pode acontecer. Se apenas tiver capacidade de 1Gbps de switching. Mas só se for um HUB em vez de um Switch é que me parece que esse seria o problema.
 
Boas, de momento tenho o fibergateway arredondado, e em breve quero ligar o meu próprio router, mas não gosto muito da ideia de pôr em modo bridge, e a meu ver nunca são postos em modo bridge correto, e o Router em questão tem uma porta spf de 10g, era possível ligar a fibra direto ao módulo spf do Router? É assim ficava só com o meu router 🙄
 
Back
Topo