Router MEO FiberGateway

Gostava imenso de saber porque raio o meu router se reinicia praticamente todas as noites.

Já mandei ticket, lá ver se resolvem
 
Gostava imenso de saber porque raio o meu router se reinicia praticamente todas as noites.

Já mandei ticket, lá ver se resolvem
Após vários anos sem problemas o meu também tem reiniciado, para já 2 vezes nos últimos 2 meses.

A última vez que tive problemas semelhantes foi na primeira instalação várias vezes por semana e era por terem deixado a fonte de alimentação mais fraca do equipamento antigo (router Thomson).

Não sei o que poderá ser agora, mas agora dava jeito era começarem a pensar lançar este ano o novo modelo com WiFi 6 para o substituir...
 
Olá malta, instalaram fibra aqui em casa à alguns meses, gostaria de saber qual é a melhor configuração para o router visto que não percebo muito deste tema.
 
Antes de ontem apresentei uma reclamação por que estava com 4mbps de download onde o normal é 300mbps.
Ligaram ontem do apoio da meo e depois de reclamar com o técnico da meo a única coisas que ele disse que era o problema era de ter muitos dispositivos ligados à lan 1.
Eu tenho uma casa inteligente e uso os powerline devolo magic 2 next, sendo que o lan está ligado à lann1 do router.
Existe alguma limitação de dispositivos ligados a uma lan?
É que o técnico disse que o problema era esse, mas depois não sabia me dizer qual era o limite/limitação.
Dar tangas aos clientes faz parte do adn altice, vem do tempo dos modems a 28k....
O problema que tens chama-se bug no fgw. mas nao querem resolver.
 
Que bug?
Eles mandaram me memsagem hoje a dizer que não encontraram problema nenhum e eu liguei logo e um pobre coitada lá teve que estar a ouvir poucas e boas, tendo reaberto a situação para nova análise.
 
Aqui fica, retirado do router da vodafone, os valores podem nao ser exactamente iguais no router do meo, mas já dá para ter uma ideia para analisar as ligaçoes de fibra.

vgTmNJU.png
a vodafone tem informacao bem mais detalhada que os fgw
 
Que bug?
Eles mandaram me memsagem hoje a dizer que não encontraram problema nenhum e eu liguei logo e um pobre coitada lá teve que estar a ouvir poucas e boas, tendo reaberto a situação para nova análise.

o firmware nao suporta equipamentos que tens na tua rede.

no meu caso o fgw nao suporta um tp-link n600 que tenho.
 
O problema do FGW, como já existia o mesmo problema nos Technicolor é que não apaga as leases DHCP, como tal a performance vai-se degradando cada vez mais até ter uma ligação de caca.
Mas nos technicolor ainda se podiam apagar manualmente. Nestes nem isso. Daí quando ligam para o apoio a indicação que os gajos têm é pedir para fazer reset de fábrica ao router...
 
O problema do FGW, como já existia o mesmo problema nos Technicolor é que não apaga as leases DHCP, como tal a performance vai-se degradando cada vez mais até ter uma ligação de caca.
Mas nos technicolor ainda se podiam apagar manualmente. Nestes nem isso. Daí quando ligam para o apoio a indicação que os gajos têm é pedir para fazer reset de fábrica ao router...
Dá para apagar as leases, é um pouco chato.
Acedendo por telnet ou ssh(sim tem ssh, mas é preciso por cipher 3des-cbc) (login continua sendo meo:meo)
lan/dhcp/clear-leases --group-name=Default apaga as leases.
lan/dhcp/clear-leases --ip-address=192.168.1.X --mac-address=xx:xx:xx:xx:xx:xx para libertar um ip especifico é preciso referir a mac também.
Possívelmente daria para automatizar isto num .bat ou num Rpi, com bash.


AihB57Z.png

Realmente é estranho ter o router reiniciar "diariamente". um amigo também estava a ter "constantes" problemas com a meo fibra, e ao mudar o router, ficou resolvido. capaz de ser da fonte alimentação.
 
Dá para apagar as leases, é um pouco chato.
Acedendo por telnet ou ssh(sim tem ssh, mas é preciso por cipher 3des-cbc) (login continua sendo meo:meo)
lan/dhcp/clear-leases --group-name=Default apaga as leases.
lan/dhcp/clear-leases --ip-address=192.168.1.X --mac-address=xx:xx:xx:xx:xx:xx para libertar um ip especifico é preciso referir a mac também.
Possívelmente daria para automatizar isto num .bat ou num Rpi, com bash.


AihB57Z.png

Realmente é estranho ter o router reiniciar "diariamente". um amigo também estava a ter "constantes" problemas com a meo fibra, e ao mudar o router, ficou resolvido. capaz de ser da fonte alimentação.
@speed3r dá directamente por ssh? Pensei que estaria barrado. Isso é porreiro. Obrigado
 
Existe um bat para o fazer. Mas claro que isso devia ser tudo feito pelo próprio router, sem a necessidade desss voltas.
 
O problema do FGW, como já existia o mesmo problema nos Technicolor é que não apaga as leases DHCP, como tal a performance vai-se degradando cada vez mais até ter uma ligação de caca.
Mas nos technicolor ainda se podiam apagar manualmente. Nestes nem isso. Daí quando ligam para o apoio a indicação que os gajos têm é pedir para fazer reset de fábrica ao router...
Já reportaram esta situação por escrito à provedoria e ao apoio técnico da MEO?
 
O meu chega a um ponto que não consigo navegar dentro da interface, fica tudo muito lento e não carrega. O que é de lamentar porque tirando isso ele até tem tido uma performance solida (cabo, wifi nem foi testada mt bem), estava com 38 dias de uptime já mas lá tive que o reiniciar porque queria mudar umas opções e pura e simplesmente não dava.
 
Já reportaram esta situação por escrito à provedoria e ao apoio técnico da MEO?
@Xupi esta situação vem desde o velhinho TG788 da thomson desde que fiz parte da equipa de engenharia do meo nos primórdios do IPTV em 2007, e nunca foi corrigida, apesar de muitos pedidos. não faz sentido que o router não limpe automáticamente as leases a cada 24H (e já estou a ser bondoso com tanto tempo)
 
Só nao consigo perceber o porquê de as leases prejudicarem a performance do router, podem dificultar a obtençao de alguns IPs mas mais que isso... ou estou a ver mal a coisa ?
 
Back
Topo