Router MEO FiberGateway

Caso nao tenham feito, experimentem desligar o upnp.
Também maximiza a performance no caso do FGW?


Só nao consigo perceber o porquê de as leases prejudicarem a performance do router, podem dificultar a obtençao de alguns IPs mas mais que isso... ou estou a ver mal a coisa ?

Nestes routers de operador acabam por ir colocando o dispositivo mais lento. Daí que cada vez que ligas para o apoio meo a queixar de lentidão os gajos mandam uma castanhada e fazem um reset de fábrica (não sei por alma de quem, porque eles por TR069 podem limpar as leases remotamente,enfim)...
 
Isto sim, um conselho interessante. Degrada bem mais o uPNP que no FGW não elimina os portos abertos por uPNP e consequentemente estão sempre a abrir novos, que as leases...

O problema do uPNP é que me parece ser o pior neste momento.
Mas no caso de se desligar o uPNP, que serviços poderá afectar?
 
O uPNP conjunto de protocolos que ajuda a abrir portas, para programas que precisa de receber conexões externas.
Torrents, alguns jogos, entre outros.
no geral, para aumentar a segurança é recomendado desativar upnp, para a pessoa ter controlo das portas abertas. Minha opinião.

E visto que pelos vistos, o fibergateway, não faz "clear" das portas abertas pelo upnp(que já sem uso), desativar pode aumentar desempenho.

A principio não deve afetar nenhum serviço, pois se usou upnp para abrir porta, provavelmente deverá manter.
 
Eu tenho um repetidor da Xiaomi e entretanto virão cá a casa instalar o serviço MEO. Alguém sabe se há problemas com a utilização de repetidores com este router?
 
no geral, para aumentar a segurança é recomendado desativar upnp, para a pessoa ter controlo das portas abertas. Minha opinião.
Eu percebo o que dizes, e estando o computador inacessível a ligações de entrada é mais seguro.
Mas uma NAT não é uma firewall, nem foi criada com a ambição de oferecer segurança, a firewall do windows, ou qualquer outra, é suficiente e melhor que contar com a NAT. Não tem problema ter o UPNP ativado, em termos de segurança, a não ser talvez algum dispositivo que não tenha uma firewall, mas o NAT não substitui uma firewall.
 
Mas para ligar a box 4K ao AC68U, não é preciso ter o ONT à parte? Caso contrário, a box tem de ser ligada ao FGW. Ou estou a confundir algo?
Eu quando tinha o ac68u usava o em modo bridge ligado ao FGW (no fundo apenas fazia de ont), e tinha a box ligada no asus. Mas tambem podia estar no fgw

So com ont deve ser a mesma coisa. Entretanto mandei o FGW embora e meti ont, uso o 86u para gerir a casa e apenas tenho o v2 a alimentar a box para nao ter chatisses
 
Última edição:
Eu quando tinha o ac68u usava o em modo bridge ligado ao FGW (no fundo apenas fazia de ont), e tinha a box ligada no asus. Mas tambem podia estar no fgw

So com ont deve ser a mesma coisa. Entretanto mandei o FGW embora e meti ont, uso o 86u para gerir a casa e apenas tenho o v2 a alimentar a box para nao ter chatisses
Sim, eu sei que dá para ter o FGW em bridge e configurar as VLANs no ASUS de forma que ligues lá a box. Mas estou na ideia que também podes ter o FGW em bridge e ligar a box ao FGW, poupando assim uma porta no ASUS para outro equipamento. Ou seja, desta forma podia usar outro router qualquer que não o AC68U (com ou sem suporte para VLANs), mantendo a box no FGW.

Dito isto, tenho um AC68U parado (usei durante ~5 anos, troquei para um EdgeRouter), se alguém tiver interessado, PM.
 
Se efectivamente deixam fazer isto, já subiram mais na minha
consideração. A Vodafone neste aspecto é demasiado intransigente.

Nao deixam propriamente trocar assim a toa, mas em relação à vodafone sempre vai dando para conseguir.

Não sou cliente MEO, tenho familiares que sim. Mas não sabia que a MEO permitia a troca do FGW por um ONT. Como conseguis-te fazer isso?

Ja o tinha tido a 1 ano mas estupidamente na altura que mudei de casa o tecnico fez o upgrade e eu deixei porque não estava em casa na altura da migração.
Tive de reportar uma avaria para um amigo meu me fazer a troca e não pagar deslocação técnica.

Sim, eu sei que dá para ter o FGW em bridge e configurar as VLANs no ASUS de forma que ligues lá a box. Mas estou na ideia que também podes ter o FGW em bridge e ligar a box ao FGW, poupando assim uma porta no ASUS para outro equipamento. Ou seja, desta forma podia usar outro router qualquer que não o AC68U (com ou sem suporte para VLANs), mantendo a box no FGW.

Dito isto, tenho um AC68U parado (usei durante ~5 anos, troquei para um EdgeRouter), se alguém tiver interessado, PM.

Sim e dá claro para estar ligado no FGW sem problemas.
 
Com a App de gestão do router atualizou e agora só tenho uma rede. E vejo que tenho dispositivos ligados pelo 2.4 em vez do 5. Existe forma de forçar? Obrigado
 
Com a App de gestão do router atualizou e agora só tenho uma rede. E vejo que tenho dispositivos ligados pelo 2.4 em vez do 5. Existe forma de forçar? Obrigado
Desliga o smart wifi/band steering ou la como se chama nesse router nas defincioes da rede wifi para separar as redes como antes
 
Tenho 1 FGW GR 241AG contudo "para variar" o sinal de Wi-Fi em toda a casa é muito fraco, sobretudo no 5Ghz e várias quebras de sinal.
Já troquei de canal na página do router e comprei 1 TP Link RE200 contudo não resolve o problema, já pensei em comprar um Router Xiaomi e usar em vez deste contudo a solução deve passar por uma configuração como deve de ser, o que dizem?
 
Tenho 1 FGW GR 241AG contudo "para variar" o sinal de Wi-Fi em toda a casa é muito fraco, sobretudo no 5Ghz e várias quebras de sinal.
Já troquei de canal na página do router e comprei 1 TP Link RE200 contudo não resolve o problema, já pensei em comprar um Router Xiaomi e usar em vez deste contudo a solução deve passar por uma configuração como deve de ser, o que dizem?
Compra o Access Point easy mesh da meo e ficas com uma rede mesh só com um AP. Comprei um e onde não tinha sinal agora tenho wifi em toda a casa, boas velocidades e baixa latencia.

https://loja.meo.pt/Equipamentos/ro...do-compra=PromptPayment&search=MontraPesquisa
 
Boas Malta. Aumentei o pacote de 500/100 para os 1000/200 , acontece que entrou apenas ontem, tenho os 200 de upload, mas pelos testes de velocidade tanto no iPhone, iPad, MacBook ambos só me dão aproximadamente perto dos 500MB de download é normal? Tanto que quando tinha 500/100 tinha sempre perto dos 515/520 de download, neste momento o que tenho são os 200 de upload, mas de download " apenas " perto dos 500 ...
Acho isto estranho.
Já configurei o router
Banda 2.4ghz para canal 1 WPA2-AES com WPS desativado
Banda 5ghz canal 108 WPA2-AES com WPS desativado, alterei password de acesso ao router mantém na mesma o download no mesmo estado, já tentei de várias maneiras continua igual , isto por wi-fi... Não tenho como fazer teste de velocidade por cabo.
 
Back
Topo