Router MEO FiberGateway

Tive mais um "Power down/up" segundo o cli/debug/reboot-cause, ou seja, fez um hard reboot.

O que estou a achar estranho é que o intervalo de tempo para já está a ser demasiado certo, praticamente 1 mês (31 dias +/-). Quando era da fonte tinha reboots esporádicos a qualquer momento.

A única coisa que mudei recentemente foi colocar tomadas smart plug Tapo P100, poderá ter algo a ver? Tenho sérias dúvidas, até porque só tenho uma ligada de momento. Muito estranho...
 
Boa noite,

Queria pedir ajuda caso me possam ajudar.

Tenho um Switch TP-Link TL-SG108E.
Este switch está ligado diretamente ao router Meo Fibergateway.

Do switch saem dois cabos:
- um para a box da Meo (box pequena, das mais recentes)
- outro para um Powerline TP-Link AV600

Ou seja, está ligado assim: Router Meo -> Switch -> Box e Powerline

Pelo que me informei, este switch seria o indicado para ligar a box, devido à função IGMP Snooping. Liguei tudo sem fazer qualquer configuração. A box de TV funciona sem bloqueios. No entanto, não consigo ter acesso à internet no Powerline. Se ligar apenas o powerline ao switch, a internet funciona normalmente, mas quando ligo a box ao switch, deixo de ter internet no powerline.

Conseguem me ajudar com este problema? Devo fazer alguma configuração?

Muito obrigado desde já,
Manuel
 
Sou utilizador do Fibregateway desde Novembro de 2017 depois de tanto pedinchar à MEO que havia um pdo próximo de casa e por alguma razão eles sempre diziam que não havia lá um... etc etc. É uma longa história.
O uso deste router é mais ou menos satisfatória se bem que o interface web é uma treta para não falar do telnet.
A tão falada Altice Labs pode ter montado o router mas no que diz respeito ao software, pegaram num router thomson/technicolor e modificaram ou basearam-se neles, para não falar na má tradução. Há partes em inglês, brasileiro e português.
O descalabro é o r59... que impossibilita dar um nome distinto à rede 2.4ghz e outro nome à rede 5ghz. Há algum tempo atrás, eu tinha modificado os nomes de MEO-xxxxxx e MEO-xxxxxx-5G para MEO-xxx e MEO-xxx-5Ghz respectivamente para eu as poder distinguir nos aparelhos a ligar. Agora um nome serve para as duas redes... Não sei qual foi a grande ideia. Não sei foi pelo 5G no final da rede fazer confusão....
 
Sou utilizador do Fibregateway desde Novembro de 2017 depois de tanto pedinchar à MEO que havia um pdo próximo de casa e por alguma razão eles sempre diziam que não havia lá um... etc etc. É uma longa história.
O uso deste router é mais ou menos satisfatória se bem que o interface web é uma treta para não falar do telnet.
A tão falada Altice Labs pode ter montado o router mas no que diz respeito ao software, pegaram num router thomson/technicolor e modificaram ou basearam-se neles, para não falar na má tradução. Há partes em inglês, brasileiro e português.
O descalabro é o r59... que impossibilita dar um nome distinto à rede 2.4ghz e outro nome à rede 5ghz. Há algum tempo atrás, eu tinha modificado os nomes de MEO-xxxxxx e MEO-xxxxxx-5G para MEO-xxx e MEO-xxx-5Ghz respectivamente para eu as poder distinguir nos aparelhos a ligar. Agora um nome serve para as duas redes... Não sei qual foi a grande ideia. Não sei foi pelo 5G no final da rede fazer confusão....
Desativar Smart WiFi. Antes de criticar, tentar procurar as informações ;)
 
Desativar Smart WiFi. Antes de criticar, tentar procurar as informações ;)
Pois... mas não dá...
"O Smart WiFi da fibergateway não é configurável quando a rede se encontra configurada em topologia mesh."
Dantes.. dáva para configurar o nome do 2.4ghz e do 5ghz separadamente.
Eu tenho um router da tp-link ligado à LAN2 de maneira a melhorar o wifi degradado. Não me é possível mover o fibregateway do sitio sob pena de partir algum fio visto que todos os fios entraram por um buraco num movel onde está.
 
Pois... mas não dá...
"O Smart WiFi da fibergateway não é configurável quando a rede se encontra configurada em topologia mesh."
Dantes.. dáva para configurar o nome do 2.4ghz e do 5ghz separadamente.
Eu tenho um router da tp-link ligado à LAN2 de maneira a melhorar o wifi degradado. Não me é possível mover o fibregateway do sitio sob pena de partir algum fio visto que todos os fios entraram por um buraco num movel onde está.
Se fizeres muita questão de ter as redes separadas, ligas para lá a pedir para desativar ou fazes factory reset.
 
Escrevo-vos para descrever uma situação que já roça o caricato: vou no 3° router no espaço se 24 horas depois dos outros terem ”morrido”.

Ontem, do nada, deixei de ter internet e tv: nada de redes Wi-Fi nem tão pouco as luzes das portas LAN sequer acendiam. Veio cá o técnico e, sendo que o sinal de fibra estava ok, trocou apenas o router. Pelo sim pelo não liguei-o a uma régua diferente.

Hoje, pelas 9 e pouco, mesma situação… para evitar esperas fui eu mesmo a uma loja (após contacto com o suporte técnico) para fazer a troca. Por descargo de consciência fui comprar uma régua supressora de picos nova (já a outra o era) e ainda a liguei a uma tomada nova, bem como liguei o mínimo essencial de dispositivos ao router.

Acabou de acontecer o mesmo… mas acabei de descobrir um padrão no mínimo ridículo. Como sabem o router tem uma página com a listagem de dispositivos e onde na qual é possível atribuir nomes/ícones para facilitar a identificação. Ora nas duas vezes hoje (e ontem creio que também) em que estava a fazer alterações nessa página, do nada, o router começou a mostrar “Erro” sempre que tentava gravar uma alteração.

Invariavelmente, passados alguns minutos “morria”. O que eu inicialmente temia que fosse algo pico/instabilidade eléctrica parece-me claramente algum problema no firmware que faz com que o router fique brickado…

Provavelmente não vou ter sorte mas: alguém já passou por algo semelhante?
 
Escrevo-vos para descrever uma situação que já roça o caricato: vou no 3° router no espaço se 24 horas depois dos outros terem ”morrido”.

Ontem, do nada, deixei de ter internet e tv: nada de redes Wi-Fi nem tão pouco as luzes das portas LAN sequer acendiam. Veio cá o técnico e, sendo que o sinal de fibra estava ok, trocou apenas o router. Pelo sim pelo não liguei-o a uma régua diferente.

Hoje, pelas 9 e pouco, mesma situação… para evitar esperas fui eu mesmo a uma loja (após contacto com o suporte técnico) para fazer a troca. Por descargo de consciência fui comprar uma régua supressora de picos nova (já a outra o era) e ainda a liguei a uma tomada nova, bem como liguei o mínimo essencial de dispositivos ao router.

Acabou de acontecer o mesmo… mas acabei de descobrir um padrão no mínimo ridículo. Como sabem o router tem uma página com a listagem de dispositivos e onde na qual é possível atribuir nomes/ícones para facilitar a identificação. Ora nas duas vezes hoje (e ontem creio que também) em que estava a fazer alterações nessa página, do nada, o router começou a mostrar “Erro” sempre que tentava gravar uma alteração.

Invariavelmente, passados alguns minutos “morria”. O que eu inicialmente temia que fosse algo pico/instabilidade eléctrica parece-me claramente algum problema no firmware que faz com que o router fique brickado…

Provavelmente não vou ter sorte mas: alguém já passou por algo semelhante?
Não me lembro nada de ter lido por aqui algo parecido com isso. Não tens por aí nenhum cabo ethernet (por avaria do equipamento a que está ligado) a fazer passagem de corrente elétrica para o router?
 
Não me lembro nada de ter lido por aqui algo parecido com isso. Não tens por aí nenhum cabo ethernet (por avaria do equipamento a que está ligado) a fazer passagem de corrente elétrica para o router?
Acabou de sair de cá o técnico e chegámos à conclusão que é, de facto, um problema de firmware. Um reset resolveu e depois conseguimos replicar o sucedido fazendo novamente a atribuição de nomes a cada dispositivo.

Provavelmente algum update recente que, por algum pormenor, gera conflito com a minha configuração...
 
Acabou de sair de cá o técnico e chegámos à conclusão que é, de facto, um problema de firmware. Um reset resolveu e depois conseguimos replicar o sucedido fazendo novamente a atribuição de nomes a cada dispositivo.

Provavelmente algum update recente que, por algum pormenor, gera conflito com a minha configuração...

E quando trocaram o router também trocaram o transformador?
 
E quando trocaram o router também trocaram o transformador?
Sim. De todas as vezes que foi trocado foi sempre router + transformador.

Mas como referi, não creio que haja outra explicação sem ser o firmware já que consigo, on-demand, replicar o problema (e depois resolver via reset).

EDIT: Ainda assim, tendo tempo, queria ver se conseguia isolar o problema da atribuição de nomes aos dispositivos a um dispositivo singular, porta de LAN, algo do género.
 
Sim. De todas as vezes que foi trocado foi sempre router + transformador.

Mas como referi, não creio que haja outra explicação sem ser o firmware já que consigo, on-demand, replicar o problema (e depois resolver via reset).

Experimenta deixar ele sem nada ligado (coaxial, ethernet e telefones) e vê se acontece o mesmo...
 
Back
Topo