Router MEO FiberGateway

Não particularmente foco-me no wi-fi.

É só que no quarto onde o router se encontra, relativamente pequeno e apenas com um dispositivo conectado, consigo apanhar por ex. 500 mbps de manhã e não passar dos 50 à tarde ou noite.

Quanto a coisas estranhas, por vezes perco a conexão de internet por cerca de 1 minuto, normalmente quando faço algum update com launcher p2p... Também acontece nos servers do discord, do qual além de existirem quebras de conexão, o download dos servidores deles não passa dos 40-50 kb/s. Os traceroute para a maioria dos ips, google, discord, alguns jogos... acaba em pelo menos 1-2 timeouts por tentativa. Não é firewall nem algo do SO, ainda tenho a internet antiga ativa e isso não acontece.
Com o wifi analizer app verifica se os canais que estás a usar nos radios 2GHz e 5GHz tambem estao a ser usados por alguma rede vizinha. Nos 2,4GHz em regra sao usados canais e nos 5GHz sao usados 16 canais. E podes configurar canais que nao estejam.a ser usados pelas redea vizinhas se nao estiver tudo ocupado. Tb podes via ui do router reduzir a largura de banda do radio 5G de 80.para 40 MHz menos velocidade mad mais robusto a perda de pings pois fica mais imune ao ruído.
 
Os teus dispositivos não conseguem "ver" o canal 5G. Se tens o canal selecionado automaticamente tens de colocar num canal fixo (preferencialmente número baixo, tendo em atenção redes vizinhas)
 
Os teus dispositivos não conseguem "ver" o canal 5G. Se tens o canal selecionado automaticamente tens de colocar num canal fixo (preferencialmente número baixo, tendo em atenção redes vizinhas)
Às vezes o meu tb não encontrava. Tenta reiniciar o router, desligar e ligar o botão que está atrás.
Em relação ao canal, deve ser segue de 100 para cima
 
Com o wifi analizer app verifica se os canais que estás a usar nos radios 2GHz e 5GHz tambem estao a ser usados por alguma rede vizinha. Nos 2,4GHz em regra sao usados canais e nos 5GHz sao usados 16 canais. E podes configurar canais que nao estejam.a ser usados pelas redea vizinhas se nao estiver tudo ocupado. Tb podes via ui do router reduzir a largura de banda do radio 5G de 80.para 40 MHz menos velocidade mad mais robusto a perda de pings pois fica mais imune ao ruído.
No meu tlmv só consigo ter os 500megas se ficar junto ou a menos de 1m do router. Será q se forçar para outra determinada (qual?) frequência em vez de ter automático, consigo ter os 500 um bocado mais longe tipo 2mt ou 3mt??
 
No meu tlmv só consigo ter os 500megas se ficar junto ou a menos de 1m do router. Será q se forçar para outra determinada (qual?) frequência em vez de ter automático, consigo ter os 500 um bocado mais longe tipo 2mt ou 3mt??
Não há como tentar. Tentar a frequência 109 (não tenho a certeza se é assim o número mas é para cima de 100)
 
O IP vai ser diferente do fiber, quanto à velocidade depende de quanto tráfego está a ser feito pelo fiber e pelo outro router e da capacidade do 2 router. Basicamente se o fiber estiver a consumir pex 100 mbits numa ligação de 200, o 2 só vai ter disponível 100 mbits. Não sei como é prioritizado o tráfego dos 2 mas em teoria será assim
 
O IP vai ser diferente do fiber, quanto à velocidade depende de quanto tráfego está a ser feito pelo fiber e pelo outro router e da capacidade do 2 router. Basicamente se o fiber estiver a consumir pex 100 mbits numa ligação de 200, o 2 só vai ter disponível 100 mbits. Não sei como é prioritizado o tráfego dos 2 mas em teoria será assim
Tenho pacote 1000/200, fiber não é usado, tudo ligado ao 2 Router, speedtest para o Funchal não chega aos 900, Lisboa fica em 700 e tal
 
Como disse, depende da capacidade do router, embora tenha porta wan e lan gigabit pode não conseguir atingir essas velocidades devido a limitações de chipset/memoria ram, acho que nem o fiber consegue o 1GBit (corrijam-me se estiver errado)
 
nesse caso ou a limitação está no pc, ou no fiber ou então na propria rede interna/externa. Infelizmente há muito poucos cenários perfeitos
 
Depois de ativar o telnet...
Código:
 telnet 192.168.1.254
Username-meo
Password-meo
Obrigado, ontem já tinha conseguido, consegui encontrar na Internet, antes estava a fazer só telnet e depois do enter o endereço IP


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Há alguma espécie de sumeo para este router, se possível?? Do tipo dos technicolor, provavelmente seria possível alterar/ativar o Número VoIP
 
Estava a pensar adquirir um Xiaomi AiOT AX3600 para subsituir o router da MEO.
Acham boa compra ou por o valor desse, a volta dos 100€, arranja-se melhor?

Cumps
 
É possível ativar o Bridge Wireless ou Acess Point no FGW??
Ou seja, acho que tem de se ligar o WDS.


O suposto é ligar a um ADB A4000N.
 
Última edição:
Back
Topo