Router MEO FiberGateway Wi-Fi 6

Pretendes ligá-lo ao router por cabo RJ45?
Sim, daí a questão.
Mais uma vez um teste com a Vodafone com o Smart Router via wifi, os FGW atuais não chegam a estes valores, só o novo via porta SFP é que vai conseguir estes débitos.
Obrigado pela partilha no outro tópico, isto é para deixar bem registado a diferença entre equipamentos onde a Vodafone ganha à Meo
Aqui de download, fica abaixo, upload igual.
 
Sim, daí a questão.

Aqui de download, fica abaixo, upload igual.

Não sei se é melhor que um router a mais.

Só posso falar-te da minha experiência.

Tenho contrato com a MEO 1000/400.

Instalado o fibergateway 6 (piso - 1).

O fibergateway está ligado por rj 45 (cat 7) a um switch To link, dos mais baratos com 5 saídas.

Por sua vez, do switch, mando fazer 2 ligações (rj 45 - cat 7) à duas tomadas de rede, uma na sala (piso o) e outra ao meu quarto (piso 1).

A cada uma dessas duas tomadas de rede tenho ligados 1 extensor Smart Wi-Fi 6 por cabo de rede (rj 45 cat 7).

Ligando um computador a cada um desses extensores por cabo tenho velocidades muito próximas da contratada (930/420).

Por sua vez, se me ligar a cada um desses extensores por Wi-Fi com computador pessoal um telemóvel (IPhone 12) tenho velocidades próximas da contratada (800/420).

Claro que se não estiver na divisão onde está cada um dos extensores, a velocidade, por Wi-Fi baixa um pouco,

Mas, mesmo assim, no piso 0, na cozinha tenho velocidade na ordem dos 500/400.

Já no piso superior, no quarto da minha filha, com parede a separar, mesmo assim tenho velocidade na ordem dos 650/420.

Só no quarto do meu filho, com duas paredes a separar-se casa de banho pelo meio, com espelhos, é que a velocidade fica mais fraca (cerca de 200/200). Mas facilmente melhoro isto, para o efeito basta colocar mais um extensor no quarto dele.

Independentemente disso, tenho excelente net em toda a casa, piso - 1, piso 0 e piso 1, respetivamente onde está o router, extensor 1 e extensor 2.

Como referi, velocidades na ordem dos 800/420 por Wi-Fi nas divisões onde estão cada um desses aparelhos.
 
Não sei se é melhor que um router a mais.

Só posso falar-te da minha experiência.

Tenho contrato com a MEO 1000/400.

Instalado o fibergateway 6 (piso - 1).

O fibergateway está ligado por rj 45 (cat 7) a um switch To link, dos mais baratos com 5 saídas.

Por sua vez, do switch, mando fazer 2 ligações (rj 45 - cat 7) à duas tomadas de rede, uma na sala (piso o) e outra ao meu quarto (piso 1).

A cada uma dessas duas tomadas de rede tenho ligados 1 extensor Smart Wi-Fi 6 por cabo de rede (rj 45 cat 7).

Ligando um computador a cada um desses extensores por cabo tenho velocidades muito próximas da contratada (930/420).

Por sua vez, se me ligar a cada um desses extensores por Wi-Fi com computador pessoal um telemóvel (IPhone 12) tenho velocidades próximas da contratada (800/420).

Claro que se não estiver na divisão onde está cada um dos extensores, a velocidade, por Wi-Fi baixa um pouco,

Mas, mesmo assim, no piso 0, na cozinha tenho velocidade na ordem dos 500/400.

Já no piso superior, no quarto da minha filha, com parede a separar, mesmo assim tenho velocidade na ordem dos 650/420.

Só no quarto do meu filho, com duas paredes a separar-se casa de banho pelo meio, com espelhos, é que a velocidade fica mais fraca (cerca de 200/200). Mas facilmente melhoro isto, para o efeito basta colocar mais um extensor no quarto dele.

Independentemente disso, tenho excelente net em toda a casa, piso - 1, piso 0 e piso 1, respetivamente onde está o router, extensor 1 e extensor 2.

Como referi, velocidades na ordem dos 800/420 por Wi-Fi nas divisões onde estão cada um desses aparelhos.
Obrigado pelo feedback.
 
Não sei se é melhor que um router a mais.

Só posso falar-te da minha experiência.

Tenho contrato com a MEO 1000/400.

Instalado o fibergateway 6 (piso - 1).

O fibergateway está ligado por rj 45 (cat 7) a um switch To link, dos mais baratos com 5 saídas.

Por sua vez, do switch, mando fazer 2 ligações (rj 45 - cat 7) à duas tomadas de rede, uma na sala (piso o) e outra ao meu quarto (piso 1).

A cada uma dessas duas tomadas de rede tenho ligados 1 extensor Smart Wi-Fi 6 por cabo de rede (rj 45 cat 7).

Ligando um computador a cada um desses extensores por cabo tenho velocidades muito próximas da contratada (930/420).

Por sua vez, se me ligar a cada um desses extensores por Wi-Fi com computador pessoal um telemóvel (IPhone 12) tenho velocidades próximas da contratada (800/420).

Claro que se não estiver na divisão onde está cada um dos extensores, a velocidade, por Wi-Fi baixa um pouco,

Mas, mesmo assim, no piso 0, na cozinha tenho velocidade na ordem dos 500/400.

Já no piso superior, no quarto da minha filha, com parede a separar, mesmo assim tenho velocidade na ordem dos 650/420.

Só no quarto do meu filho, com duas paredes a separar-se casa de banho pelo meio, com espelhos, é que a velocidade fica mais fraca (cerca de 200/200). Mas facilmente melhoro isto, para o efeito basta colocar mais um extensor no quarto dele.

Independentemente disso, tenho excelente net em toda a casa, piso - 1, piso 0 e piso 1, respetivamente onde está o router, extensor 1 e extensor 2.

Como referi, velocidades na ordem dos 800/420 por Wi-Fi nas divisões onde estão cada um desses aparelhos.
Excelentes velocidades com os extensores meo smartWIFI e APP meo SmartWIFI também parece ser interessante?
 
Excelentes velocidades com os extensores meo smartWIFI e APP meo SmartWIFI também parece ser interessante?
Mais ou menos, dá para fazer o básico: à distância reiniciar o fibergateway, dá indicações quando há interferência de frequências com os vizinhos e sugere alteração de canal, podes mudar a frequência e canal do fibergateway, segurança (spa e wpa2) e mais algumas coisas sem grande relevância.
 
Sim, tem melhor alcance. Tenho os dois e com o Fiber antigo no quarto não apanha sinal literalmente nenhum, enquanto que com o novo tenho sinal em todas as divisões e a casa até é consideravelmente maior.
 
Sim, tem melhor alcance. Tenho os dois e com o Fiber antigo no quarto não apanha sinal literalmente nenhum, enquanto que com o novo tenho sinal em todas as divisões e a casa até é consideravelmente maior.
Deve ter melhor alance, não tenho dúvidas, mas essa comparação não pode ser feita se a casa mudou.

O facto da casa ser maior ou menor per si não quer dizer nada. A posição do router, o material das paredes, os materiais do que está no interior das divisões, outros sinais wireless da zona, etc são tudo factores que influenciam a performance a esse nível e que são particulares de cada realidade.
 
Última edição:
Eu acho que por acaso tinha melhor cobertura wifi com o router wifi 5 em vez deste modelo wifi 6. Mas agora como juntei um extensor, não posso dar um feedback a 100%. Mas foi o que senti quando o router foi instalado.
 
Deve ter melhor alance, não tenho dúvidas, mas essa comparação não pode ser feita se a casa mudou.

O facto da casa ser maior ou menor per si não quer dizer nada. A posição do router, o material das paretes, os materiais do que está no interior das divisões, outros sinais wireless da zona, etc são tudo factores que influenciam a performance a esse nível e que são particulares de cada realidade.
Claro que é uma comparação demasiado rudimentar e que nunca poderia ser fidedigna, mas tendo os 2 routers em 2 casas diferentes, foi a ideia que me transpareceu, derivado do facto de ainda ter sinal a uma distância superior naquela em que tenho o Fiber 6, agora claro que isto é meramente indicativo e que há muitos mais factores a ter em consideração, como bem referiste.
 
Boas malta!
Neste momento tenho o Fibergateway WiFi 5 (sou capaz de pedir o novo com Wifi 6 se achar que vale a pena) numa ponta da casa e na outra tenho um router ligado por cabo que já é velhinho e entretanto avariou. Seria uma boa opção colocar o extensor MEO Smart WiFi 6 ligado por cabo (dá para o fazer?) para cobrir a outra metade da casa? Como é o alcance, velocidades e estabilidade? Ou seria melhor comprar um router e colocá-lo em modo AP?
Obrigado desde já
 
Boas malta!
Neste momento tenho o Fibergateway WiFi 5 (sou capaz de pedir o novo com Wifi 6 se achar que vale a pena) numa ponta da casa e na outra tenho um router ligado por cabo que já é velhinho e entretanto avariou. Seria uma boa opção colocar o extensor MEO Smart WiFi 6 ligado por cabo (dá para o fazer?) para cobrir a outra metade da casa? Como é o alcance, velocidades e estabilidade? Ou seria melhor comprar um router e colocá-lo em modo AP?
Obrigado desde já

Depende verdadeiramente das tuas necessidades.

Mas sim, podes adquirir um extensor MEO Smart Wifi 6 ligado por cabo ao router do MEO (recomendável) para cobrires a outra metade da casa. Ficas com máximo sinal, na certa. Quanto à estabilidade & velocidades, depende como queres fazer o seu uso. Se depois ligares um cabo de rede do extensor a um pc, p.e., tens o que é contratado. Mas mesmo por wifi, conhecendo sempre que existem variáveis pelo meio, não consegues a velocidade contratada mas fica lá muito próximo.
 
Quais os critérios para se obter um FGW6 numa nova adesão?

Pacote MEO LOL, é elegível? Na velocidade 1Gbps, eventualmente?

Obrigado
 
Não é possível desligar a rede WiFi do router através da interface de administração? Só ligando para o apoio técnico?
 
Back
Topo