Router MEO FiberGateway Wi-Fi 6

Eu em modo bridge tive problemas nenhuns. Desde que o router que que esteja a utilizar tenha QOS nem implementado. Simples.
Dizer que QOS é indiferente é de uma ignorância extrema. Os AIO da Vodafone e até NOS são melhores sobretudo porque o software está bem implementado... INCLUSIVE em termos de QOS e traffic shipping.
QoS não resolve isso, pois trata apenas de diferenciar prioridade de pacotes entre si, nunca ao nível da layer-2 ou física. Para eliminar bufferbloat (que julgo ao que o @filipeguedes se referia) só com traffic shaping. Por exemplo: https://docs.opnsense.org/manual/shaping.html

Quando bem implementado, resulta nisto (MEO 500/100): https://www.waveform.com/tools/bufferbloat?test-id=74ab2013-ee43-42e1-aee4-629beef8cabc
 
Última edição:
QoS não resolve isso, pois trata apenas de diferenciar prioridade de pacotes entre si, nunca ao nível da layer-2 ou física. Para eliminar bufferbloat (que julgo ao que o @filipeguedes se referia) só com traffic shaping. Por exemplo: https://docs.opnsense.org/manual/shaping.html

Quando bem implementado, resulta nisto (MEO 500/100): https://www.waveform.com/tools/bufferbloat?test-id=74ab2013-ee43-42e1-aee4-629beef8cabc
Nem estava a falar disso mas sim, no fundo, do processamento de pacotes. Se tu colocares 4 torrents a correr ou ligares 3 consolas o ping para o Gateway dispara à toa, quer estejas a usar a largura de banda toda ou não. Até podes usar 1 mega, se usares montes de ligações ficas com uma ligação instável. Basta fazeres ping consecutivo para o 192.168.1.254 ou para um IP externo tipo 1.1.1.1. Também podes ter falhas no telefone e outros serviços.

Mas já vi que não vale a pena, até estou a adivinhar que este post vai desaparecer. Os casos são abafados
 
Nem estava a falar disso mas sim, no fundo, do processamento de pacotes. Se tu colocares 4 torrents a correr ou ligares 3 consolas o ping para o Gateway dispara à toa, quer estejas a usar a largura de banda toda ou não. Até podes usar 1 mega, se usares montes de ligações ficas com uma ligação instável. Basta fazeres ping consecutivo para o 192.168.1.254 ou para um IP externo tipo 1.1.1.1. Também podes ter falhas no telefone e outros serviços.

Mas já vi que não vale a pena, até estou a adivinhar que este post vai desaparecer. Os casos são abafados

Porque provavelmente são irrelevantes para 95% dos utilizadores normais
 
QoS não resolve isso, pois trata apenas de diferenciar prioridade de pacotes entre si, nunca ao nível da layer-2 ou física. Para eliminar bufferbloat (que julgo ao que o @filipeguedes se referia) só com traffic shaping. Por exemplo: https://docs.opnsense.org/manual/shaping.html

Quando bem implementado, resulta nisto (MEO 500/100): https://www.waveform.com/tools/bufferbloat?test-id=74ab2013-ee43-42e1-aee4-629beef8cabc
sim traffic shaping foi o que usei no pfsense. Dependendo do router eles usam termos diferentes. O openwert por exemplo chama-lhe QOS e faz a mesma coisa.
 
Entendo perfeitamente o que @filipeguedes refere.

Aqui o FGW (5) está em bridge e quando se aperta um "bocadinho" nas ligações em simultâneo começa a disparar o valor no ping até chegar a timeouts, já num ou vários speedtest seguidos (via CLI) onde a ligação chega ao "máximo", nem timeout nem valores a disparar.

Na altura da instalação pedi tanto um ONT à parte, mas não me foi dada essa opção.

Entendo que para muita gente este router sirva, mas também entendo que para quem paga o serviço de 1GB e realmente usa, deixa muito a desejar. Assim como quem deseja configurações "mais além". Se a operadora não pode/consegue fornecer esse serviço em "condições", ao menos que o cliente possa usar o router próprio sem a necessidade do router do operador. Um exemplo parecido que já acontece, é com a disponibilidade das app's OTT (liberdade de instalar), sendo mais uma opção para quem quer a app e/ou manter a tradicional TVBOX (IPTV).
 
Entendo perfeitamente o que @filipeguedes refere.

Aqui o FGW (5) está em bridge e quando se aperta um "bocadinho" nas ligações em simultâneo começa a disparar o valor no ping até chegar a timeouts, já num ou vários speedtest seguidos (via CLI) onde a ligação chega ao "máximo", nem timeout nem valores a disparar.

Na altura da instalação pedi tanto um ONT à parte, mas não me foi dada essa opção.

Entendo que para muita gente este router sirva, mas também entendo que para quem paga o serviço de 1GB e realmente usa, deixa muito a desejar. Assim como quem deseja configurações "mais além". Se a operadora não pode/consegue fornecer esse serviço em "condições", ao menos que o cliente possa usar o router próprio sem a necessidade do router do operador. Um exemplo parecido que já acontece, é com a disponibilidade das app's OTT (liberdade de instalar), sendo mais uma opção para quem quer a app e/ou manter a tradicional TVBOX (IPTV).
Boa sorte em os convencer a trocar o FGW por um router + ont. Eu até no livro de reclamações fiz queixa! Chegaram a me ligar a dizer que iam agendar a troca até hoje nada. Isto foi há quase 3 meses.…agora a desculpa é sempre que não há equipamentos e que se quiser trocar e pelo fgw6 são 40 euros mais 5 euros por mês… quando acabar o contrato Esper que já haja NOS FTTH aqui senão volto para a VDF
 
Eu até gostava de passar para o "FGWv6" mas tirando 2/3 equipamentos não vou dar uso ao WiFi 6 e o que tenho não tenho tido nenhuns problemas, pelo que não me apetece estar a tentar resolver as coisas com a MEO caso haja problemas.

No entanto acho que os operadores PT deviam aprender com a Google e o seu Google Fiber que basicamente deixam a fibra na tua casa para ligares onde quiseres. Caso não tenhas um router próprio eles fornecem-te um kit do Google WiFi. A diferença que vejo nos serviços da Google Fiber para os nossos é que os nossos disponibilizam VOIP e IPTV enquanto o serviço da Google é só "internet".

Mas acho que já era altura de terem uma opção só ONT para quem pretenda algo mais à sua medida.
 
Boa sorte em os convencer a trocar o FGW por um router + ont. Eu até no livro de reclamações fiz queixa! Chegaram a me ligar a dizer que iam agendar a troca até hoje nada. Isto foi há quase 3 meses.…agora a desculpa é sempre que não há equipamentos e que se quiser trocar e pelo fgw6 são 40 euros mais 5 euros por mês… quando acabar o contrato Esper que já haja NOS FTTH aqui senão volto para a VDF

Como referi acima não consegui (vim da Vodafone com ONT+Router em separado). Mesmo tendo adiado a instalação por 3 vezes, sendo o pacote gaming de 1000Mbps/400Mbps, o técnico referia sempre que só podia instalar com autorização (tinha em stock na carrinha). Mas na "central" diziam sempre que não, alegando que o ONT não passaria dos 400Mbps (mentira, pelo relatos que já li de pessoas com ONT em seperado com pacote de 1000Mbps) e problemas na activação do tarifário. Nem assumindo eu as dificuldades que daí poderiam surgir.

Eu até gostava de passar para o "FGWv6" mas tirando 2/3 equipamentos não vou dar uso ao WiFi 6 e o que tenho não tenho tido nenhuns problemas, pelo que não me apetece estar a tentar resolver as coisas com a MEO caso haja problemas.

No entanto acho que os operadores PT deviam aprender com a Google e o seu Google Fiber que basicamente deixam a fibra na tua casa para ligares onde quiseres. Caso não tenhas um router próprio eles fornecem-te um kit do Google WiFi. A diferença que vejo nos serviços da Google Fiber para os nossos é que os nossos disponibilizam VOIP e IPTV enquanto o serviço da Google é só "internet".

Mas acho que já era altura de terem uma opção só ONT para quem pretenda algo mais à sua medida.

Também gostava de o testar, ao menos para verificar se estaria melhor/estável no número de ligações.

Para quem vai renovar o contracto, acho que faz sentido a migração (se o cliente deseja/necessita), mesmo que não tenha dispostivos actualmente para WiFi6, mas que durante os 2 anos de fedilização poderá adquirir. Agora o valor cobrado mensalmente + o valor da deslocação, é ridículo, tendo a concorrência essa oferta não só para novas instalações. No entanto como já referiram, a MEO deve ter poucos recursos para entregar "routers novos" tanto em novas instalações como renovações em simultâneo.

Para terminar, o uso do router próprio sem o da operadora é uma "guerra" antiga, o que talvez um dia lhes faça alguma luz, nem que seja pela poupança em material/hardware. Mas entendo que da parte deles, ficariam sem "controlo" do que se passa na casa do cliente, por exemplo, na questão do suporte. Sendo assim, o cliente teria que assumir essa responsabilidade, ex. configuração do router próprio, etc.
 
Realmente tenho de ver como está o tempo do meu contracto, se estiver para renovar, vou pedir o novo de outra forma não me compensa.

Eu percebo a guerra, os users querem ter a opção de usar os próprios routers com o mínimo de equipamentos secundários e o operador quer garantir que não há chatices usando o router deles que podem controlar remotamente. Acredito que se alguém tiver um rouber próprio em bridge e tiver problemas eles vão limpar as mãos se houver um problema e não haja qualquer problema com o FGW.
 
Qual o username e password para entrar no extensor via browser?
56512243-5512-44c6-8376-211406ef041f.png


Meo - Meo Não funciona
Admin - Admin Não funciona
meo - meo Não funciona

Alguém sabe?
 
Qual o username e password para entrar no extensor via browser?
56512243-5512-44c6-8376-211406ef041f.png


Meo - Meo Não funciona
Admin - Admin Não funciona
meo - meo Não funciona

Alguém sabe?
Já perguntei uma vez aqui no fórum e na assistência técnica do MEO e nunca obtive resposta...

Não deve ser pública e em França igual nunca foi divulgada.
 
Última edição:
Alguém sabe como impedir/dificultar qualquer utilizador de rede de aceder á página inicial do router (192.168.1.254)? Ou só dá mesmo por criar regras de filtros url?
 
Back
Topo