Router MEO FiberGateway

Obrigado @Dimaha e @bjmarques
ok.... acho que é o GR241AG e tem as luzes verdes...no meu portátil o wifi é um pouco instável...às vezes encrava a ligação e cai, variando muito a força do sinal....é estranho! Tive em Lisboa a primeira versão do Fibergateway e era brutal! Adorava o router
 
Só existe um FGW (GR241AG) antes deste. Mudou a carcaça para a mais arredonda, mas o interior é igual.
Tens a certeza disto? tenho a sensação que o da 1ª versão funcionava melhor! O próprio software do router daquilo que me lembro parece-me diferente!!! Como o meu note 9 obtia cerca de 500/100 wifi perto do router...Neste mais recente (de acabamentos arredondados) e com o mesmo smartphone obtenho 250/100... :(
 
Última edição:
Tens a certeza disto? tenho a sensação que o da 1ª versão funcionava melhor! O próprio software do router daquilo que me lembro parece-me diferente!!! Como o meu note 9 obtia cerca de 500/100 wifi perto pé do router...Neste mais recente (de acabamentos arredondados) e com o mesmo smartphone obtenho 250/100... :(
Sim, o modelo GR241AG tem duas carcaças, mas o interior, incluindo o software é exactamente igual.
Altera isto para 160MHz e vê se melhora alguma coisa, se bem que 80Mhz deveria de dar para mais que 250Mbps

4mR0Lig.png
 
Boa tarde

Desde ontem de manha que estive a tentar abrir um porto no router, mas sem efeito
d4b2ab3a-f7f9-4c35-bdb0-986da14c5ad9.png


Tentei dois portos distintos e reiniciei o router varias vezes
404907a9-6f7d-40fe-91dd-35bb89caec9c.png


Mas sempre que tento testar o porto, recebo a mensagem a dizer que continua fechado
388176ac-3993-493c-ac30-e3d847b4e70e.png



Aguem me consegue ajudar com isto?
 
Boa tarde

Desde ontem de manha que estive a tentar abrir um porto no router, mas sem efeito
d4b2ab3a-f7f9-4c35-bdb0-986da14c5ad9.png


Tentei dois portos distintos e reiniciei o router varias vezes
404907a9-6f7d-40fe-91dd-35bb89caec9c.png


Mas sempre que tento testar o porto, recebo a mensagem a dizer que continua fechado
388176ac-3993-493c-ac30-e3d847b4e70e.png



Aguem me consegue ajudar com isto?

Usa só encaminhamento de portos, não precisas da ativação de portos.

Assumindo que a tua máquina 192.168.1.200 tem a porta aberta e à escuta, tem de funcionar.
 
Ja aconteceu alguem o fiber estar dar gama de ip do servidor dhcp 192.168.68.xxx
Alguns equipamentos ficam na gama 192.168.1.xxx e outros 192.168.68.xxx .
A rede e extensa, em media estão ligados mais de 65 máquinas com dhcp.
Todos extenders da rede estão em modo Acess Point com dhcp off e firewall off. Quem controla rede toda e o dhcp do fiber.
Já alguem aconteceu?
Obrigado
 
Minha experiência até ao momento com a nova instalação do Rooter fibergateway é a seguinte.

Venho da Vodafone com 1000/200 para MEO 1000/400

O Rooter fibergateway GR241AG promete maravilhas mas tem vários problemas.

O alcance WIFI é melhor comparativamente ao Rooter da Vodafone, mas ... só isso.

A minha rede interna é composta por dois DECO M9 Plus, 3 Switchs, vários computadores, Câmaras de Segurança e alguma Domótica, ao total são perto de 30 equipamentos em rede.

O resultado disto tudo é que o FGW acabava por bloquear e já foi trocado por outro.

Os Técnicos quando cá vieram avisaram que não posso ter IP's Fixos. :rcarton:

A Solução encontrada:

O FGW em Bridge com o DECO M9 Plus para Wifi e rede Interna.

No FGW só estão ligadas as boxes com o Wifi e MEO-Wifi desligados

Bastou ligar para linha de clientes para desativar o Smart Wifi e desligar o MEO-WIFI

----------------------------

As Boxes são 2, uma Motorola VIP2262ESL e uma Scientific Atlan.

É pena serem usadas e velhinhas mas funcionam ainda.

Mesmo assim com software melhor que as Vbox da Vodafone cheias de Bugs.

-----------------------------

A Internet contratada está dentro dos parâmetros.

O telefone Fixo, por vezes tem ruído, mas como é pouco usado, dá para falar.







 
Minha experiência até ao momento com a nova instalação do Rooter fibergateway é a seguinte.

Venho da Vodafone com 1000/200 para MEO 1000/400

O Rooter fibergateway GR241AG promete maravilhas mas tem vários problemas.

O alcance WIFI é melhor comparativamente ao Rooter da Vodafone, mas ... só isso.

A minha rede interna é composta por dois DECO M9 Plus, 3 Switchs, vários computadores, Câmaras de Segurança e alguma Domótica, ao total são perto de 30 equipamentos em rede.

O resultado disto tudo é que o FGW acabava por bloquear e já foi trocado por outro.

Os Técnicos quando cá vieram avisaram que não posso ter IP's Fixos. :rcarton:

A Solução encontrada:

O FGW em Bridge com o DECO M9 Plus para Wifi e rede Interna.

No FGW só estão ligadas as boxes com o Wifi e MEO-Wifi desligados

Bastou ligar para linha de clientes para desativar o Smart Wifi e desligar o MEO-WIFI

----------------------------

As Boxes são 2, uma Motorola VIP2262ESL e uma Scientific Atlan.

É pena serem usadas e velhinhas mas funcionam ainda.

Mesmo assim com software melhor que as Vbox da Vodafone cheias de Bugs.

-----------------------------

A Internet contratada está dentro dos parâmetros.

O telefone Fixo, por vezes tem ruído, mas como é pouco usado, dá para falar.








O problema do bloqueio também eu o tive e cheguei a ter 3 FGW's diferentes em casa. O problema não é dos IP's fixos. E sim, a solução mais imediata é usar um segundo router com o FGW em bridge. Também eu testei e evitas logo de ter dores de cabeça a ligar para a linha de Apoio.

A meu ver é um limite de portas abertas (o FGW limita a 32 entradas se bem me recordo). Eu tenho um servidor ESXi a correr múltiplas máquinas virtuais e tenho várias portas abertas para o exterior. Quando o UPnP abre mais que X portas automaticamente (cheguei a ver mais de 50 entradas por UPnP) o FGW bloqueia e reinicia.

Depois de muita guerra, paciência, e alguma sorte meteram-me o novo FGW Wi-Fi 6 que não tem o mesmo bug no firmware (até agora). Tenho tudo ligado no bicho e ele "come" tudo.
 
O problema do bloqueio também eu o tive e cheguei a ter 3 FGW's diferentes em casa. O problema não é dos IP's fixos. E sim, a solução mais imediata é usar um segundo router com o FGW em bridge. Também eu testei e evitas logo de ter dores de cabeça a ligar para a linha de Apoio.

A meu ver é um limite de portas abertas (o FGW limita a 32 entradas se bem me recordo). Eu tenho um servidor ESXi a correr múltiplas máquinas virtuais e tenho várias portas abertas para o exterior. Quando o UPnP abre mais que X portas automaticamente (cheguei a ver mais de 50 entradas por UPnP) o FGW bloqueia e reinicia.

Depois de muita guerra, paciência, e alguma sorte meteram-me o novo FGW Wi-Fi 6 que não tem o mesmo bug no firmware (até agora). Tenho tudo ligado no bicho e ele "come" tudo.
Sim, também parece-me que não deveria ser dos IP's Fixos.

Eu tentei várias situações.

Com UPnP desligado, sem nenhum equipamento com IP Fixo.

Também fui retirando alguns switch´s Tp-link. ( li algures que também alguns modelos são incompatíveis com o FGW.

Um dos últimos resets do FGW acontecia ao desligar uma máquina virtual.

No início com tudo ligado o FGW bloqueava mesmo, somente com um Hard Reset voltava a sincronizar.

Um teste que efetuei com um PC velho acabou com a porta de rede do PC morta. A mesma aparece nos dispositivos do Windows mas ao ligar o cabo nem uma luz acende na porta de rede. Reinstalei o Windows, mas tudo na mesma.
Com tempo, ainda vou tentar perceber melhor o problema.

Neste momento a minha rede interna é gerida pelo DECO, vou deixar assim por enquanto, pois tenho interesse em ter 2 IP's externos.
 
Minha experiência até ao momento com a nova instalação do Rooter fibergateway é a seguinte.

Venho da Vodafone com 1000/200 para MEO 1000/400

O Rooter fibergateway GR241AG promete maravilhas mas tem vários problemas.

O alcance WIFI é melhor comparativamente ao Rooter da Vodafone, mas ... só isso.

A minha rede interna é composta por dois DECO M9 Plus, 3 Switchs, vários computadores, Câmaras de Segurança e alguma Domótica, ao total são perto de 30 equipamentos em rede.

O resultado disto tudo é que o FGW acabava por bloquear e já foi trocado por outro.

Os Técnicos quando cá vieram avisaram que não posso ter IP's Fixos. :rcarton:

A Solução encontrada:

O FGW em Bridge com o DECO M9 Plus para Wifi e rede Interna.

No FGW só estão ligadas as boxes com o Wifi e MEO-Wifi desligados

Bastou ligar para linha de clientes para desativar o Smart Wifi e desligar o MEO-WIFI

----------------------------

As Boxes são 2, uma Motorola VIP2262ESL e uma Scientific Atlan.

É pena serem usadas e velhinhas mas funcionam ainda.

Mesmo assim com software melhor que as Vbox da Vodafone cheias de Bugs.

-----------------------------

A Internet contratada está dentro dos parâmetros.

O telefone Fixo, por vezes tem ruído, mas como é pouco usado, dá para falar.








Devias era de ter um router de jeito (isto é, não usar o router da operadora, seja ela qual for)

Mas isto tb só minha opinião [emoji57]
 
Sim, também parece-me que não deveria ser dos IP's Fixos.

Eu tentei várias situações.

Com UPnP desligado, sem nenhum equipamento com IP Fixo.

Também fui retirando alguns switch´s Tp-link. ( li algures que também alguns modelos são incompatíveis com o FGW.

Um dos últimos resets do FGW acontecia ao desligar uma máquina virtual.

No início com tudo ligado o FGW bloqueava mesmo, somente com um Hard Reset voltava a sincronizar.

Um teste que efetuei com um PC velho acabou com a porta de rede do PC morta. A mesma aparece nos dispositivos do Windows mas ao ligar o cabo nem uma luz acende na porta de rede. Reinstalei o Windows, mas tudo na mesma.
Com tempo, ainda vou tentar perceber melhor o problema.

Neste momento a minha rede interna é gerida pelo DECO, vou deixar assim por enquanto, pois tenho interesse em ter 2 IP's externos.
coloca um router decente (exemplo, os Edgerouter ou UniFi da ubiquiti)
Esquece os routers de operador
 
Última edição:
Boas,

Estou com um problema, no mínimo, caricato, e talvez me possam ajudar ou sugerir algo.

Tenho 3 elementos ligados nas portas LAN do router GR241AG e o meu plano é de 500/100 Mbps.
Na LAN 1 está ligada a Box, na LAN 2 está ligado o meu desktop e na LAN 3 está ligado o desktop do meu irmão.
O único que consegue obter velocidades superiores a 100 MBps (~500) é o desktop do meu irmão, o meu está limitado a 100.
Ora, fácil, pensam vocês, "o teu pc não tem porta Gigabit". Errado, o meu pc tem porta gigabit.
Tenho também um portátil, com porta gigabit, e quando ligo ao cabo ethernet do meu pc, está bloquado a 100 tal como o meu desktop, mas quando ligo no cabo do meu irmão já dá os ~500.
Ora, fácil, pensam vocês novamente, "o teu cabo não é cat 6". Errado, os cabo são extamente iguais.

Confrotado com tal situação assumi que fosse o meu cabo que tivesse algum problema. Fui comprar um novo, exatamente igual ao outros dois, liguei na LAN 4 e liguei ao meu portátil e a velocidade está na mesma limitada a 100...

Algo me escapa ou é um azar tremendo ter dois cabos com "defeito".

Agradeço dicas, pois a minha cabeça a esta hora já não funciona muito bem para resolução de problemas.
 
@josp sim.

Já fiz a troca de portas várias vezes.
Gostava de fazer a troca de cabos entre o meu e o dele para despistar, mas os cabos passam por buracos nas paredes e estão fixados em rodapés..
 
Back
Topo