Router MEO FiberGateway

Dentro ATI não creio ter nenhuma ficha óptica, pelo menos não as vejo.
A fibra que vem da rua está automaticamente ligado no FGW.
Ou seja teria de aplicar essas fichas óptica dentro do ATI e depois comprar uma fibra para ligar do ATI ao ZAPP da sala.

É isso ?

PS: o modelo do ATI é: TEV I3MATIRCPC
 
Última edição:
Dentro ATI não creio ter nenhuma ficha óptica, pelo menos não as vejo.
A fibra que vem da rua está automaticamente ligado no FGW.
Ou seja teria de aplicar essas fichas óptica dentro do ATI e depois comprar uma fibra para ligar do ATI ao ZAPP da sala.

É isso ?

PS: o modelo do ATI é: TEV I3MATIRCPC
Pode estar na parte de trás onde entram os cabos. Não tenho aqui nenhuma foto do exemplo que te tinha dado.

Mas as caixas ati mais recentes já têm a ligação para fibra

images



Edit: fui agora ver o manual de instalação da caixa ati que indicaste ter e tem lá a tomada dupla de fibra óptica, na mesma posição da imagem que coloquei agora
 
Pois só se estiver escondida, porque realmente não a vejo.
Mesmo que não exista essa ficha dentro do ATI, devem existir alternativas, para ligar a fibra ao ZAPP.
Agora a questão é....
Todo este processo seria mais para melhorar o WiFi.
Ao compensar, não sei se não sai mais barato investir num bom router somente para o WiFi e deixar tudo quieto no ATI.

EDIT: Agora aqui a pensar, creio que realmente existiam essas fichas ópticas no ATI.
Mas creio que quando colocaram o router elas foram removidas do sítio delas (o router está colocado sobre a zona onde supostamente leva a ficha).
Ou seja provavelmente ela estará escondida no meio dos cabos, só retirando tudo e vendo.
 
Última edição:
Se realmente as fichas existirem, a única coisa que deves ter de fazer é ligar o que está no FGW à tomada e do outro lado ligar ao FGW, provavelmente ainda deverás necessitar de um patch de fibra. Vê primeiro as coisas que precisas antes de fazeres grandes mudanças.
 
O outro Patch de fibra, tenho lá em casa um extra que ficou a mais da instalação da fibra dos meus pais.
A questão é desmontar o que está no ATI e procurar a tal entrada óptica.
Depois tenho de comprar um Switch para colocar no ATI.
Tenho de ensaiar a ver se compensa.

A questão é, se o alcance não melhorar e se o sinal não for muito mais forte, acabo por o preferir dentro do ATI, acaba por estar mais centralizado na casa, que se o colocar na sala.

EDIT:

Retirei o router e a prateleira onde este estava colocado.
E ao procurar no meio dos cabos todos que estão ocultos no ATI, realmente o ATI não tem nenhuma entrada óptica como o ZAPP da sala.
A conduta que vai para o ZAPP desde o ATI parece estar vazia.
Ou seja provavelmente não colocaram lá nenhuma fibra a ligar ao ZAPP.
Não sei se a ideia seria ligar a fibra do Operador directamente no ZAPP, ou se tenho de comprar uma fibra para fazer uma ligação da caixa da fusão da fibra da MEO até ao ZAPP.
De qualquer das formas, como está tudo a funcionar bem, e realmente não me parece que perca grande sinal de wi-fi, acho que vou optar por continuar como está, que aliás, comparado com o que já vi, parece bem.
 
Última edição:
Malta, no outro dia a Maria comprou um novo tlmv, q até tem wifi 6, ao testar as velocidades wifi, n passa dos 300 megas (tenho 500) depois testei no meu que bate os 500, nao passava dos 350/400. Isto como é uma coisa q n ando a testar todos os dias n me apercebi disto e nem se nota no uso do dia a dia. Reiniciei o router mas tudo igual. Tenho mesmo de contactar o Meo certo?!
 
Malta, no outro dia a Maria comprou um novo tlmv, q até tem wifi 6, ao testar as velocidades wifi, n passa dos 300 megas (tenho 500) depois testei no meu que bate os 500, nao passava dos 350/400. Isto como é uma coisa q n ando a testar todos os dias n me apercebi disto e nem se nota no uso do dia a dia. Reiniciei o router mas tudo igual. Tenho mesmo de contactar o Meo certo?!
Ter wifi6 no telemóvel sem ter no router não serve de nada.

Dependendo do modelo de telemóvel e todos os outros fatores que influenciam o wifi poderão ser resultados normais.
 
Malta, no outro dia a Maria comprou um novo tlmv, q até tem wifi 6, ao testar as velocidades wifi, n passa dos 300 megas (tenho 500) depois testei no meu que bate os 500, nao passava dos 350/400. Isto como é uma coisa q n ando a testar todos os dias n me apercebi disto e nem se nota no uso do dia a dia. Reiniciei o router mas tudo igual. Tenho mesmo de contactar o Meo certo?!
mesmo com wi-fi 6, se o telemóvel ligar a 2.4 Ghz em vez do 5 Ghz, nunca vai conseguir os 500 Mbps, certifique que se ele está a escolher a rede 2.4 em vez da 5
 
Malta, no outro dia a Maria comprou um novo tlmv, q até tem wifi 6, ao testar as velocidades wifi, n passa dos 300 megas (tenho 500) depois testei no meu que bate os 500, nao passava dos 350/400. Isto como é uma coisa q n ando a testar todos os dias n me apercebi disto e nem se nota no uso do dia a dia. Reiniciei o router mas tudo igual. Tenho mesmo de contactar o Meo certo?!
No meu Mi 8 Lite também só dá 350Mbs máximo (mas neste caso creio ser mesmo limitação do próprio telemóvel).
 
mesmo com wi-fi 6, se o telemóvel ligar a 2.4 Ghz em vez do 5 Ghz, nunca vai conseguir os 500 Mbps, certifique que se ele está a escolher a rede 2.4 em vez da 5
É óbvio q o tlmv não se liga à 2.4 se não nem 300 atingia... E o meu q atinge 500 Tb n tá a atingir os 500, get it??
 
Boas.
Que router aconselham para gerir o WiFi do FGW ?
Um repetidor se calhar não é a melhor opção.
Ou algo que trabalhe em mesh, mas não percebo muito disso.
 
Última edição:
50Mbs máximo em 2.4ghz.
350Mbs máximo em 5ghz.



No telemóvel do meu irmão, já dá
500Mbs máximo em 5ghz
 
Última edição:
Alguém que tenha o fiber em bridge consegue usar o dynip da meo em condições? É que antes de ter em bridge funcionava perfeitamente, no entanto agora ora aponta para o segundo router ora aponta para o fiber. Nunca sei para o qual está a apontar.
 
Back
Topo