Router MEO FiberGateway

os novos dispositivos que suportam a norma 802.11R (Roaming) não precisam de redes MESH para saltarem de APs em APs, pois têm 2 radios e conseguem ver em cada momento quando o mesmo SSID com melhor potencia está disponível. Logo se tiveres dispositivos que suportam esta norma podes ter uma mistura de APs wifi de marcas diferentes distribuídos pela casa fora e até podes deixar o wifi do próprio router ligado (muita gente o desliga quando tem aparelhos MESH de 3rdparty mas se os teus dispositivos suportam essa norma 802.11R podes e deves deixar o wifi do próprio router ligado - pois é sempre mais um AP wifi)
Com dispositivos que suportam a norma 802.11R os APs Wifi não precisam de formar uma rede MESH - só precisam de todos terem o mesmo SSID e estar em canais/frequências diferentes para não causar interferência entre eles

As redes MESH na verdade são para os dispositivos legacy (antigos) que não suportam esta norma - nas redes MESH são os APs que forçam os dispositivos a saltar e não o contrario

Sim @migabc, eu sei disso, o problema é que o resultado aqui em casa nunca foi satisfatório e portanto já tinha desistido deste assunto até na semana passada ter instalado uma rede mesh na casa dos meus sogros.

Entretanto não te respondi logo porque depois fiquei com a pulga atrás da orelha, como se costuma dizer, e lá fui meter mãos à obra e mais uma vez mudar as definições nos routers para ver se conseguia melhorar a situação.

Os SSIDS sempre estiveram iguais em ambos os routers, como é evidente. O que estáva a causar o problem era as configurações do modo de autenticação e modo de encriptação que eram diferentes nos dois routers. No FGW por defeito está com WPA2-PSK e AES, mudando para Mixed WPA2/WPA-PSK e TKIP+AES, resolveu o problema.

Hoje andei a testar isto, já fiz alguns km para cima e para baixo com vários telemóveis na mão e já todos fazem a transição entre routers.
 
Se precisas de WPA-PSK e TKIP é porque tens dispositivos antigos

O ideal é ter apenas WPA2(ou WPA3) e AES
Ao configurar também a norma antiga estás a colocar a tua rede exposta a ataques

MAs se de facto tens dispositivos antigos que precisam da norma antiga e se ninguém fora da casa conseguir apanhar o teu Wi-Fi não deves ter problemas
 
Bem, para dar o update da situação:

Chegou-me hoje o Extender da Meo.

Tive algumas dificuldades a configurar isto, usei a APP para configurar mas depois na fase do WPS não estava a conseguir, entretanto fechei a APP no telemóvel e ao abrir de novo já lá estava o Extender detectado (isto ao fim de uns 15 min a tentar configurar isto).

Entretanto levei o aparelho para o 1º andar onde tenho o PC, e meti o mesmo em cima da mesa do PC mas o sinal do Wifi ficava vermelho.

Coloquei então o aparelho no chão e o sinal lá ficou verde, após isso, voltei a colocar o aparelho em cima da mesa e parece que ficou tudo ok com sinal verde.

Depois do extensor estar em contacto com o Router no andar de baixo, liguei o extensor ao PC com cabo de rede, fiz o teste e fiquei parvo, 520Mbps, basicamente tenho exatamente a mesma velocidade no 1º andar com o Extensor que tenho com o portátil ligado diretamente ao Router com cabo de rede, exatamente a mesma.

Pensei que o sinal fosse melhor e estava à espera de umas 200Mbps no 1º andar, nunca pensei que igualasse a velocidade do cabo.

No entanto, quando abro a APP no telemóvel volto a receber uma mensagem de aviso que o Extensor encontra-se numa posição longe do Router e para reposicioná-lo melhor, no entanto está tudo a funcionar e a luz verde está acesa.

De realçar só que com um adaptador Wifi USB AC, ligado ao 5Ghz, tinha velocidades na ordem dos 150-180Mbps.

Primeiras impressões, fantástico, recomendadíssimo.
 
Por enquanto está tudo TOP, velocidades como se tivesse ligado diretamente por cabo ao router.

O único ponto negativo é apenas que sempre que abro a aplicação no telemóvel, recebo a mensagem que o Extensor está muito próximo do Fibergateway :confused:

Hoje até fui testar meter o extensor um pouco mais longe, mas passei de 520Mbps para uns 450Mbps e a mensagem continua a ser a mesma, para meter o extensor mais distante.

Não percebo esta mensagem, a não ser que a APP queira que eu vá meter o extensor na casa do vizinho.
 
Hoje liguei o meu extensor mesh da MEO, liguei por cabo uma vez que tenho cablagem de raiz na casa.
Velocidade TOP, como se tivesse sempre ao lado do router, ter só um SSID em casa com handover automatico, é do melhor que há!
E ainda me sobra uma porta no extensor, caso queira ligar lá alguma coisa.
 
Hoje liguei o meu extensor mesh da MEO, liguei por cabo uma vez que tenho cablagem de raiz na casa.
Velocidade TOP, como se tivesse sempre ao lado do router, ter só um SSID em casa com handover automatico, é do melhor que há!
E ainda me sobra uma porta no extensor, caso queira ligar lá alguma coisa.
É a melhor solução quando se pode ligar por cabo. A cobertura fica brutal.
De facto por 40€ é imbatível e fica-se com um sistema mesh. Com um extensor com WiFi 4x4.
 
Reduzi a potência de transmissão da rede 2.4ghz para o mínimo (12.5%) para que a rede 5ghz prevaleça. E pelos testes que já fiz, parece que agora acertou. Não apanho a rede 2.4ghz em nenhum lado ( pelo menos até agora..). [emoji120]

Nos vossos ambas as potencias estão a 100% ?
 
Última edição:
Reduzi a potência de transmissão da rede 2.4ghz para o mínimo (12.5%) para que a rede 5ghz prevaleça. E pelos testes que já fiz, parece que agora acertou. Não apanho a rede 2.4ghz em nenhum lado ( pelo menos até agora..). [emoji120]

Nos vossos ambas as potencias estão a 100% ?
Sim, no meu também estava a 100 e mantive, não me faz diferença.
 
Se precisas de WPA-PSK e TKIP é porque tens dispositivos antigos

O ideal é ter apenas WPA2(ou WPA3) e AES
Ao configurar também a norma antiga estás a colocar a tua rede exposta a ataques

MAs se de facto tens dispositivos antigos que precisam da norma antiga e se ninguém fora da casa conseguir apanhar o teu Wi-Fi não deves ter problemas
Não preciso de WPA-PSK+TKIP, ambos os dispositivos funcionam em qualquer um dos routers com WPA2 e um deles com WPA3. O que fiz foi mexer em tudo o que havia disponível e testar. Os telemóveis são um Oneplus 5 e 6. Não são muito recentes, é um facto, mas não diria que são antigos. Ainda assim o que não falta são relatos como o meu no forum da Oneplus.

No entanto o roaming não funcionava de forma seamless, como já disse em cima. Tem o mesmo SSID, o segundo routers está ligado como AP, DHCP desligado, canais diferentes/iguais, etc. Fazendo a alteração que descrevi em cima aparentemente ajudou.

Depois flashei OpenWrt no router D-Link e assim já consegui mexer nas opções de segurança/encriptação. Meti os dois com WPA2+AES. Algures em muitas pesquisas que fiz, alguém reportou sucesso em alterar a atribuição por defeito do MAC address do telemóvel nas redefinições de WIFI de "Utilizar MAC aleatório (por defeito)" para "Utilizar MAC do dispositivo". Aparentemente ficou a funcionar.




Bom, entretanto, já tinha comprado um extensor MEO para ligar ao Fibergateway. O extensor tem mais alcance que o meu router D-Link e inclusive que o FGW, fazem o roaming razoavelmente bem (sou muito exigente, aparentemente lol) entre o router e o extensor mas como é óbvio tinha de haver um problema que passo a descrever em baixo. BTW, o extensor está no primeiro andar ligado por cabo ao router que por sua vez está ligado, também por cabo, ao PC.

1 - Telemóvel ligado ao FGW no rés do chão com 5ghz, teste de velocidade 520/120.
2 - Subo ao primeiro andar, o roaming é feito com o extensor a 5ghz, teste de velocidade 45/45.
3 - Desligo o WIFI no telemóvel, volto a ligar, conecta ao extensor a 5ghz, teste de velocidade 520/120.
4 - Volto ao andar de baixo, conecta ao FGW a 5ghz, teste de velocidade 520/120.
5 - Volto ao andar de cima, conecta ao extensor a 5ghz, teste de velocidade 45/45.

Já experimentei vários telemovies e o resultado é sempre o mesmo. Se conectar primeiro ao extensor a velocidade é a máxima contratada, se fizer roaming do FGW para o extensor a velocidade é de cerca de 45/45. E sim, fica conectado a 5ghz.

Usando a aplicação Analiti para Android, e fazendo o teste de velocidade com ela, quando faz roaming entre o FGW e o extensor vs ligar manualmente ao extensor, verifico que em ambos os casos fica ligado a 5ghz, a velocidade de download/upload é a que descrevi acima, o "Router Ping RTT", "Router DNS Name Query RTT", "Ping RTT" (Google), "DNS Name Query RTT" (Google), "HTTP Connection Setup RTT" (Google), todos sofrem degradação depois de fazer roaming do FGW para o extensor. Sem fazer o roaming, ligando primeiramente ao extensor, não há qualquer degradação nas velocidades.

E esta @migabc? Trocar os telemóveis está, para já, fora de questão. lol

Tenho ideia que vi alguem neste tópico que teve o mesmo problema, mas agora não estou a consegui encontrar.
 
Não preciso de WPA-PSK+TKIP, ambos os dispositivos funcionam em qualquer um dos routers com WPA2 e um deles com WPA3. O que fiz foi mexer em tudo o que havia disponível e testar. Os telemóveis são um Oneplus 5 e 6. Não são muito recentes, é um facto, mas não diria que são antigos. Ainda assim o que não falta são relatos como o meu no forum da Oneplus.

No entanto o roaming não funcionava de forma seamless, como já disse em cima. Tem o mesmo SSID, o segundo routers está ligado como AP, DHCP desligado, canais diferentes/iguais, etc. Fazendo a alteração que descrevi em cima aparentemente ajudou.

Depois flashei OpenWrt no router D-Link e assim já consegui mexer nas opções de segurança/encriptação. Meti os dois com WPA2+AES. Algures em muitas pesquisas que fiz, alguém reportou sucesso em alterar a atribuição por defeito do MAC address do telemóvel nas redefinições de WIFI de "Utilizar MAC aleatório (por defeito)" para "Utilizar MAC do dispositivo". Aparentemente ficou a funcionar.




Bom, entretanto, já tinha comprado um extensor MEO para ligar ao Fibergateway. O extensor tem mais alcance que o meu router D-Link e inclusive que o FGW, fazem o roaming razoavelmente bem (sou muito exigente, aparentemente lol) entre o router e o extensor mas como é óbvio tinha de haver um problema que passo a descrever em baixo. BTW, o extensor está no primeiro andar ligado por cabo ao router que por sua vez está ligado, também por cabo, ao PC.

1 - Telemóvel ligado ao FGW no rés do chão com 5ghz, teste de velocidade 520/120.
2 - Subo ao primeiro andar, o roaming é feito com o extensor a 5ghz, teste de velocidade 45/45.
3 - Desligo o WIFI no telemóvel, volto a ligar, conecta ao extensor a 5ghz, teste de velocidade 520/120.
4 - Volto ao andar de baixo, conecta ao FGW a 5ghz, teste de velocidade 520/120.
5 - Volto ao andar de cima, conecta ao extensor a 5ghz, teste de velocidade 45/45.

Já experimentei vários telemovies e o resultado é sempre o mesmo. Se conectar primeiro ao extensor a velocidade é a máxima contratada, se fizer roaming do FGW para o extensor a velocidade é de cerca de 45/45. E sim, fica conectado a 5ghz.

Usando a aplicação Analiti para Android, e fazendo o teste de velocidade com ela, quando faz roaming entre o FGW e o extensor vs ligar manualmente ao extensor, verifico que em ambos os casos fica ligado a 5ghz, a velocidade de download/upload é a que descrevi acima, o "Router Ping RTT", "Router DNS Name Query RTT", "Ping RTT" (Google), "DNS Name Query RTT" (Google), "HTTP Connection Setup RTT" (Google), todos sofrem degradação depois de fazer roaming do FGW para o extensor. Sem fazer o roaming, ligando primeiramente ao extensor, não há qualquer degradação nas velocidades.

E esta @migabc? Trocar os telemóveis está, para já, fora de questão. lol

Tenho ideia que vi alguem neste tópico que teve o mesmo problema, mas agora não estou a consegui encontrar.

parece-me um bug desse terminal que não faz o Roaming qd a autenticação é feita em WPA2 e AES.
Anyway, como disse se a tua rede tem cobertura limitada dentro de casa (i.e, não chega lá fora para nenhum hacker a apanhar) não deves ter problemas em usar WPA-PSK e TKIP, mas fica saber que essa norma é considerada legacy e será rejeitada/descontinuada futuramente tanto por terminais como APs (neste momento nos iPhones de ultima geração já aparece um ponto de exclamação ! no símbolo wifi para chamar atenção que não é seguro)
 
Não está fácil a comunicação.

Nenhum router está com WPA-PSK e TPIK. Estão ambos com WPA2 e AES e a funcionar.

O problema agora é com o extensor da MEO.

Ou devolvo o extensor ou devolvo o router D-Link. Não vou ficar com ambos.

Edit:

Se calhar o "parece-me bug desse terminal" estávas a referir-te ao extensor do MEO. Era isso? lol

Já contactei a linha de suporte do MEO, um técnico ficou de me ligar.
 
Última edição:
Back
Topo