Router MEO FiberGateway

Por aqui também foi actualizado. Não detectei nada de novo e não me alterou qualquer configuração, inclusive user/pass.

FW anterior: RGW040A00r059
FW novo: RGW040C00r012

@Américo, como perdes acesso ao MEO Go? Eu tenho um segundo router (principal) ligado em bridge ao router da MEO e não tenho qualquer problema em aceder ao MEO Go / MEO app TV.

Eu testei de tudo, telefonei várias vezes para o apoio a cliente e o router reiniciava sempre.
Desligar o UPNP é boa ideia mas depois tem que se configurar o encaminhamento de portas todo manual.
A minha solução foi comprar um router e colocar a porta 4 do fibergateway em bridge, perdi o MEO go mas não tive mais reinícios

@s0ldier, também fiz birra para que essa rede/hotspot (MEO-WiFi) ficasse desligada e o serviço em si removido do contracto.
Contacta o apoio técnico (tem paciência pois vão repetir n de vezes que perdes um serviço fantástico) para que desliguem essa rede, se não, abre um ticket a partir da tua área de cliente a solicitar essa desactivação.
No meu caso, o serviço associado à conta continua activo (área do cliente), pois consigo validar as minhas credênciais noutro hotspot e não deveria. Isto depois de solicitar via telefone/área cliente/provedoria, todos confirmam que tenho o serviço desligado (router/conta).
Se ficar "bem configurado", o router mesmo com update, reiniciar/desligar, não volta aparecer essa rede. Só com restauro de configurações ao router é que a rede volta aparecer.
Por isso calhou-te alguém menos capacitado para tal.

Recentemente pedi ao suporte através da área de cliente para desativarem o MEO-WIFI e o técnico quando me ligou indicou-me que iria desligar, mas caso o router fizesse restart ou algo do gênero iria voltar a ter essa configuração, a única maneira de desativar permanentemente era ir a uma loja MEO ou pedir através da área de cliente para retirarem o serviço MEO-WIFI do contrato.

Quando cheguei a casa, já tinha novamente a rede a funcionar e houve um restart e update para a ultima versão do firmware. Portanto ou o técnico não fez nada ou realmente é como indicou.

Isto tudo era diferente se houvesse acesso à conta admin...
 
@s0ldier, também fiz birra para que essa rede/hotspot (MEO-WiFi) ficasse desligada e o serviço em si removido do contracto.
Contacta o apoio técnico (tem paciência pois vão repetir n de vezes que perdes um serviço fantástico) para que desliguem essa rede, se não, abre um ticket a partir da tua área de cliente a solicitar essa desactivação.
No meu caso, o serviço associado à conta continua activo (área do cliente), pois consigo validar as minhas credênciais noutro hotspot e não deveria. Isto depois de solicitar via telefone/área cliente/provedoria, todos confirmam que tenho o serviço desligado (router/conta).
Se ficar "bem configurado", o router mesmo com update, reiniciar/desligar, não volta aparecer essa rede. Só com restauro de configurações ao router é que a rede volta aparecer.
Por isso calhou-te alguém menos capacitado para tal.



Isto tudo era diferente se houvesse acesso à conta admin...
Simplesmente não liguei por não ter tempo... E esqueci-me da opção do ticket na area de clientes, acho que vou por ai.

Relativamente à conta admin, era bom, mas ia criar muitos estragos.
 
Mais um que tem o router a crashar constantemente após o upgrade...
Só coloquei a questão mesmo por achar estranho ter atualizado e não me ter mexido sequer nas configurações nem a password de acesso voltar ao de fábrica... Quanto ao router reiniciar já antes nunca tive esse problema , e mesmo agora após atualização para já não se reiniciou.
 
Eu também tenho a nova (?) firmware: 3RGW040C00r012.
Foi uma agradável surpresa porque a lentidão da interface do router desapareceu, o meu já vai com uptime de muitos dias e não noto lentidão nenhuma, acho que se deve à firmware.
Antes tinha que esperar minutos, para uma tab da página do router carregar, agora é quase instantâneo.
Mais alguém pode confirmar?
 
Eu também tenho a nova (?) firmware: 3RGW040C00r012.
Foi uma agradável surpresa porque a lentidão da interface do router desapareceu, o meu já vai com uptime de muitos dias e não noto lentidão nenhuma, acho que se deve à firmware.
Antes tinha que esperar minutos, para uma tab da página do router carregar, agora é quase instantâneo.
Mais alguém pode confirmar?
Eu ainda tenho o 3RGW040A00r059 e não tenho nenhum lentidão do interface, um tab abre instantaneamente. Vou adivinhar que não é do firmware mas sim da utilização do router? A medio longo prazo se saberá.
 
Pessoal que ficou com o novo firmware, que configurações colocaram no Wi-Fi?
A minha rede ficou péssima.

Tenho:
Smart Wi-Fi ON
2.4GHz > Banda 20 MHz > Canal Auto 1
5GHz > Banda 20/40/80 Mhz > Canal 52 Auto
DNS Dinâmico - OFF
UPnP - ON
Firewall - ON
Firewall IPv6 - ON
DMZ - OFF

Desde que instalaram isto mexi apenas 1 vez e esteve sempre ótimo, agora ficou tudo alterado parece ter levado 1 reset, inclusive fiquei com 2 Redes Wi-Fi.

Alguém consegue dar-me uma ajuda na config disto neste novo firmware?
 
Pessoal que ficou com o novo firmware, que configurações colocaram no Wi-Fi?
A minha rede ficou péssima.

Tenho:
Smart Wi-Fi ON
2.4GHz > Banda 20 MHz > Canal Auto 1
5GHz > Banda 20/40/80 Mhz > Canal 52 Auto
DNS Dinâmico - OFF
UPnP - ON
Firewall - ON
Firewall IPv6 - ON
DMZ - OFF

Desde que instalaram isto mexi apenas 1 vez e esteve sempre ótimo, agora ficou tudo alterado parece ter levado 1 reset, inclusive fiquei com 2 Redes Wi-Fi.

Alguém consegue dar-me uma ajuda na config disto neste novo firmware?

Bom dia,

Eu não uso a "rede" do router da MEO. No meu caso, com a actualização, não se alterou nenhum parâmetro de configuração por mim realizado.

Antes da actualização tinhas a função do Smart WiFi activo?
 
Bom dia,

Eu não uso a "rede" do router da MEO. No meu caso, com a actualização, não se alterou nenhum parâmetro de configuração por mim realizado.

Antes da actualização tinhas a função do Smart WiFi activo?
Já foi à tanto tempo que não me recordo, mas tinha apenas 1 rede que fazia 2.4 e 5ghz automaticamente.
 
Já foi à tanto tempo que não me recordo, mas tinha apenas 1 rede que fazia 2.4 e 5ghz automaticamente.

Então tinhas activo...não tenho grande experiência de uso e no comportamento a nível de WiFi deste router.

Mas se agora tens duas redes separadas, é porque a função smart WiFi não está a funcionar correctamente, apesar de indicares que está activa a função.

Tenta reiniciar/desligar o router, haver se resulta. Se não só com um reset ao router para carregar as configurações da central e aí activar a função smart WiFi devidamente. Recordo-me que depois do reset a opção fica activa e não se consegue desactivar mais até se solicitar ao apoio técnico.

Atenção, RESET, irá apagar as tuas configurações.

Nota: Antes de reiniciar/desligar/reset, verifica no router se consegues desligar/ligar a função smart WiFi. Podes fazê-lo pelo Browser ou pela App MEO Smart WiFi (nesta se usares a validação ID MEO em vez das credências tipicas: meo/meo, activa a função smart WiFi).
 
Última edição:
Então tinhas activo...não tenho grande experiência de uso e no comportamento a nível de WiFi deste router.

Mas se agora tens duas redes separadas, é porque a função smart WiFi não está a funcionar correctamente, apesar de indicares que está activa a função.

Tenta reiniciar/desligar o router, haver se resulta. Se não só com um reset ao router para carregar as configurações da central e aí activar a função smart WiFi devidamente. Recordo-me que depois do reset a opção fica activa e não se consegue desactivar mais até se solicitar ao apoio técnico.

Atenção, RESET, irá apagar as tuas configurações.

Nota: Antes de reiniciar/desligar/reset, verifica no router se consegues desligar/ligar a função smart WiFi. Podes fazê-lo pelo Browser ou pela App MEO Smart WiFi (nesta se usares a validação ID MEO em vez das credências tipicas: meo/meo, activa a função smart WiFi).
Vou fazer isso, em relação a estas configurações altero alguma coisa:
"2.4GHz > Banda 20 MHz > Canal Auto 1
5GHz > Banda 20/40/80 Mhz > Canal 52 Auto
DNS Dinâmico - OFF
UPnP - ON
Firewall - ON
Firewall IPv6 - ON
DMZ - OFF"

É possível colocar 160 MHz e colocar canais fixos etc, realmente não entendo muito.
Na altura da aquisição foi um user daqui que configurou-me tudo.

Obrigado pela ajuda.
 
Mete os 160MHz no 5Ghz depois faz scans a cada espectro (2.4 e 5GHz). Depois ou configuras no canal que tem menos ruido ou deixas em auto que ele deve ajustar ao melhor para situação.
 
Mete os 160MHz no 5Ghz depois faz scans a cada espectro (2.4 e 5GHz). Depois ou configuras no canal que tem menos ruido ou deixas em auto que ele deve ajustar ao melhor para situação.
Ok, nos 2.4Ghz meto 20Mhz ou 40?
DNS Dinâmico - OFF
UPnP - ON
Firewall - ON
Firewall IPv6 - ON
DMZ - OFF

Troco alguma destas?
 
Nos 2.4GHz mete ambos, ele por default deve ficar nos 20 devido a uma regra dos 2.4GHz.
DNS Dinamico deixa off.
UPnP - ON
Ambas as FW deixa ligado.
DMZ deixa off.
 
Vou fazer isso, em relação a estas configurações altero alguma coisa:
"2.4GHz > Banda 20 MHz > Canal Auto 1
5GHz > Banda 20/40/80 Mhz > Canal 52 Auto
DNS Dinâmico - OFF
UPnP - ON
Firewall - ON
Firewall IPv6 - ON
DMZ - OFF"

É possível colocar 160 MHz e colocar canais fixos etc, realmente não entendo muito.
Na altura da aquisição foi um user daqui que configurou-me tudo.

Obrigado pela ajuda.

Podes colocar os 160 MHz, mas tens que ter dispositivos que suportem. Não sei o que usas na tua rede. Se queres estabilidade, deverás verificar como está o espectro (número de redes e canais livres) à volta do router para te orientares.

Depois podes experimentar:

2.4GHz --> 20 MHz --> Canal 1 (podes optar pelo 6 e 11 também, caso queiras mais alcance/banda podes usar 40 MHz, mas terás mais "instalabilidade")

5GHz --> 80 MHz --> Canal 112 (podes optar pelo 100 e 104 também, os 160 MHz se quiseres mais banda e se tiveres dispositivos que suportem)

Mas não há nada melhor que tu realizares os teus testes, pois isto do WiFi varia muito...
 
Simplesmente não liguei por não ter tempo... E esqueci-me da opção do ticket na area de clientes, acho que vou por ai.

Relativamente à conta admin, era bom, mas ia criar muitos estragos.
Eu ja deixei de telefonar para os gajos, sao todos ignorantes, passam a vida a ler scripts de texto aos clientes.
Agora vai tudo pela area de cliente e tem sido sempre impecavel.

Eu também tenho a nova (?) firmware: 3RGW040C00r012.
Foi uma agradável surpresa porque a lentidão da interface do router desapareceu, o meu já vai com uptime de muitos dias e não noto lentidão nenhuma, acho que se deve à firmware.
Antes tinha que esperar minutos, para uma tab da página do router carregar, agora é quase instantâneo.
Mais alguém pode confirmar?
Em tempos tambem tive lentidao nas paginas web do fgw, agora nao tenho, mas nao sei que versoes tinha na altura.

No meu caso desliguei o upnp e deixei de ter reboots .

Caso voltem informo o pessoal por aqui.

Cumprimentos a todos,
 
Experimenta desligar o DHCP e arranjar algo para substituir o DHCP do FGW e vê o router a ser a coisa mais lenta de sempre... Abrir a home page depois da password deve levar uns 2 minutos.
Olha tenho um raspberry pi 4 a fazer de vpn server para ver meo go fora de casa..... acho que no proximo fim de semana podia fazer isso de desligar o dhcp e meter o raspberry a fazer esse trabalho....

Obrigado pela dica
 
É mesmo isso que tenho com um Pihole. É triste o quão lento fica, até há paginas que não abrem, só passado uns 5 minutos. Tenho de fazer por telnet para despachar.
 
Back
Topo