Router MEO FiberGateway

Pedi a visita de um técnico, foi muito chato porque ia pagar 65€ se a culpa não fosse deles
Até agora estou sem problemas com o Fiber AX mas sofre quase do mesmo problema do anterior com a PS5 quando jogo online.

Passo a explicar, assim que jogo online com a PS5 via wifi ou cabo toda a rede fica com ping alto e tenho falhas de paragem no telefone.

Para despistar levei a PS5 para a casa de um amigo que tem Vodafone e nada aconteceu, alguém sabe de configurações?
Não há configurações. Os fibregwtewy seja que modelo for não têm QOS para alem da a parte de iptv. Como tal entram em bufferbloat com muita facilidade. A única maneira é meter em modo bridge e usar um router decente.
 
Não há configurações. Os fibregwtewy seja que modelo for não têm QOS para alem da a parte de iptv. Como tal entram em bufferbloat com muita facilidade. A única maneira é meter em modo bridge e usar um router decente.
Nem com um router ele vai lá, se tem esse sintoma é porque o cpu já está a 100
 
Mete num canal o mais vago possível, na banda dos 2.4 GHz.

Descarrega o software chamado "Putty" e liga-te por telnet ao IP: 192.168.1.254.

User: meo
Pass: meo

Executa o seguinte comando, garantindo que na página do router o interface em 2.4 GHz já está na opção "20/40 MHz":

Código:
/wireless/basic/config --wifi-index=0 --wifi-max-clients=128

Aguarda 3 a 5 minutos, para que o router possa reiniciar.

Obrigado, totalmente válido ainda.
Tinha a banda dos 2.4 sempre em 20Mhz, com 80Mbps e latências horríveis.. Resolvido com o comando dado, 40Mhz e 144Mbps 👍🏼

Usei a app ConnectBot no Android
 
Ping para o router com 4 torrentes ativos:

image.png
 
Ping para o router com 4 torrentes ativos:

image.png
Alguém a jogar e 387ms de ping do nada, acho que é o valor mais alto que tens ai.
Vê-se claramente que o router não aguenta com nada, o de outra operadora continua com <1ms até com 30 torrentes + peers e seeders configurados como ilimitados
Repostas Meo:
"Utilize menos os torrents"
"O problema é do seu equipamento"
"Pode ser as suas configurações, vamos fazer reset"
 
Alguém a jogar e 387ms de ping do nada, acho que é o valor mais alto que tens ai.
Vê-se claramente que o router não aguenta com nada, o de outra operadora continua com Repostas Meo:
"Utilize menos os torrents"
"O problema é do seu equipamento"
"Pode ser as suas configurações, vamos fazer reset"
Até os routers/modems do ADSL aguentavam muito melhor do que estes fiber gateway.

Tenho exactamente o mesmo problema e já vou no segundo, é uma vergonha.
 
Até os routers/modems do ADSL aguentavam muito melhor do que estes fiber gateway.

Tenho exactamente o mesmo problema e já vou no segundo, é uma vergonha.

Yup. Quando tinha ADSL tinha um tg784v3, 0 problemas.

Quando tinha o fibergateway era só problemas com picos de latência. Até sem torrents... Bastava o alarme que tenho ligado á linha telefónica fazer chamada voip para a central(que fazia frequentemente).

Trocaram-me por ONT + tg789vac, 0 problemas.
 
Última edição:
Yup. Quando tinha ADSL tinha um tg784v3, 0 problemas.

Quando tinha o fibergateway era só problemas com picos de latência. Até sem torrents... Bastava o alarme que tenho ligado á linha telefónica fazer chamada voip para a central(que fazia frequentemente).

Trocaram-me por ONT + tg789vac, 0 problemas.

boa tarde, e como consegui-o essa troca já tentei até a engenharia disse para os técnicos o fazerem mas quando chegam cá dizem sempre que não tem stock, e andam aqui de volta do FGW e fica na mesma, da ultima vez até me disseram que podia ser o meu pc a provocar o ruido no telefone que é a minha queixa, que o ruido era uma situação do FGW para a frente e não na linha?
 
Última edição:
boa tarde, e como consegui-o essa troca já tentei até a engenharia disse para os técnicos o fazerem mas quando chegam cá dizem sempre que não tem stock, e andam aqui de volta do FGW e fica na mesma, da ultima vez até me disseram que podia ser o meu pc a provocar o ruido no telefone que é a minha queixa, que o ruido era uma situação do FGW para a frente e não na linha?
"É o seu pc"
"É o seu NAS"
"É o seu telemóvel"
"É a sua box android"
"É o seu tablet"
Respostas típicas que dão como resposta final quando coloco torrentes a correr em cada um desses equipamentos

Desejo boa sorte a todos, aqui tenho o FGW wifi 6, melhora um pouco mas quando se puxa ainda é a mesma coisa, o FGW com SFP está a demorar
 
"É o seu pc"
"É o seu NAS"
"É o seu telemóvel"
"É a sua box android"
"É o seu tablet"
Respostas típicas que dão como resposta final quando coloco torrentes a correr em cada um desses equipamentos

Desejo boa sorte a todos, aqui tenho o FGW wifi 6, melhora um pouco mas quando se puxa ainda é a mesma coisa, o FGW com SFP está a demorar

Se acontece o mesmo no fgw 6, o problema é do firmware. É o que dá ter router "feito em portugal", não sabem o que estão a fazer...
 
Se acontece o mesmo no fgw 6, o problema é do firmware. É o que dá ter router "feito em portugal", não sabem o que estão a fazer...

Ou sabem demasiado o que estão a fazer
Os fibregatway não são feitos em Portugal. São desenhados pelos Altice labs em França e revistos actualizados para a infraestrutura em Portugal pelo departamento de sistemas e engenharia.
O problema de bufárbloat é um problema de software. Ponto final não tem nada a ver com OLTs etc como já anda por aí a dizer. Se assim fosse a malta que usa ont separado e router próprio teria os mesmos problemas e não tem. Eu proprio tenho um fibregatway que só uso para bridge e telfone ( apesar de fazer uma chamada a cada 6 meses hehe ) o resto está tudo desactivado e não tenho problemas nenhuns de bufferbloat nem de performance porque o router que uso (pfsense ) tem definições de QOS que previnem bufferbloat. Há vários vídeos por essa net a fora a explicar o que é como se previne. Inclusive ja publiquei um neste tóptico.



p.s Até acho uma certa piada a pessoal que diz que o problema está na rede , OLTs etc...da MEO mas depois fazem pings ao endereço do router. De rir...
 
Se acontece o mesmo no fgw 6, o problema é do firmware. É o que dá ter router "feito em portugal", não sabem o que estão a fazer...
Acontece mas é raro, tenho de puxar alguma coisa, quero dizer com isto que só chegando a uns 7 torrentes ao mesmo tempo e mais umas quantas coisas, esta utilização é normal para users da década de 80, 90 ou anos 2000.
É o cpu, não o firmware, o dito firmware é cisco modificado com capa
Vão à abertura de portas, mostra até que só podemos abrir 100, o abuso de portas.....

Este problema, pela pesquisa que fiz, já existe desde o inicio da comercialização do FGW, se até agora não corrigiram não devem corrigir.

https://forum.zwame.pt/threads/router-meo-fibergateway.999691/page-97
Nem é preciso pesquisar muito, página 97

Boas, alguém por cá esta a ter problemas com a linha fixa o meu telefone faz muito ruído assim que desligo todos os cabos de rede ligado ao router o ruído desaparece.


É isto e os problemas do extensor wifi 6, uma vergonha

Tantos com problemas, como é possível dizerem que não existem problemas nem com o router, nem com o extensor
 
Boa noite. Estou com um problema cá em casa muito chato.

Tudo começou por atribuir ip´s estáticos a vários equipamentos para usufruir dos meus equipamentos como lampadas, aspiradores, etc, no Home Assistant.

Caso não use nenhuma config de leases estáticas tudo funciona sem problemas aparentemente.

Após atribuir ip fixos a cerca de 25 equipamentos a rede começa a ficar instável deixando alguns equipamentos impossibilitados de se ligar a rede.

Se eliminar todas as entradas de leases estáticas ou deixar +/- 5 equipamentos configurados a rede não sobre de instabilidade.

Existe alguma limitação de criação de ip fixos no router?

Só me falta mesmo realizar um hard-reset para ter a certeza que não será nenhum problema de memória em cache que esteja a criar algum conflito. Só ainda não o fiz pela trabalheira que me dá em ter de ligar para a linha de apoio a pedir para desativar o smart wifi. :(
 
Última edição:
Boas, pessoal! Estou a ter uma dor de cabeça com este router.

Quero usar ip's fixos nos equipamentos IoT devido ao Home Assistant tornar-se mais fácil a gestão dos mesmos.

Configuro cerca de 25 leases estáticas compreendidos na gama 192.168.1.1/99 e deixo a restante gama 192.168.1.100/253 para o DCHP

Fico com a rede instável a ponto de alguns pc's só terem acesso à internet de forma parcial ou em outros equipamentos sem acesso algum à rede. ex: uma das lâmpadas xiaomi não se conectava ao wifi.

Se eliminar as leases criadas a rede volta ao seu estado normal, tudo fica conectado à rede mesmo a lâmpada que referi.

Já tive o cuidado de verificar todos os mac addresses usados estão devidamente bem inseridos.

Estou quase no limite de fazer hard reset ao router.
 
Boas, pessoal! Estou a ter uma dor de cabeça com este router.

Quero usar ip's fixos nos equipamentos IoT devido ao Home Assistant tornar-se mais fácil a gestão dos mesmos.

Configuro cerca de 25 leases estáticas compreendidos na gama 192.168.1.1/99 e deixo a restante gama 192.168.1.100/253 para o DCHP

Fico com a rede instável a ponto de alguns pc's só terem acesso à internet de forma parcial ou em outros equipamentos sem acesso algum à rede. ex: uma das lâmpadas xiaomi não se conectava ao wifi.

Se eliminar as leases criadas a rede volta ao seu estado normal, tudo fica conectado à rede mesmo a lâmpada que referi.

Já tive o cuidado de verificar todos os mac addresses usados estão devidamente bem inseridos.

Estou quase no limite de fazer hard reset ao router.
Bem podes fazer reset ao router e ligar para a linha, o FGW não se dá muito bem com IP estáticos.
O melhor é teres um router próprio para esse efeito
 
Back
Topo