Router MEO FiberGateway

Resolvido, obrigado pela resposta, estava com ip fixo e dns google há meses, meti por dhcp, ficou ok quando vi que por wifi estava ok ... nao sei ....
 
Resolvido, obrigado pela resposta, estava com ip fixo e dns google há meses, meti por dhcp, ficou ok quando vi que por wifi estava ok ... nao sei ....
Pode ser problemas no dns google e afins, aqui tenho pi hole e 0 problemas de dns tenho o da cloudflare, o da google e alguma cache
 
Pode ser problemas no dns google e afins, aqui tenho pi hole e 0 problemas de dns tenho o da cloudflare, o da google e alguma cache

Tenho tido bastantes problemas com cloudflare em endereços portugueses.

Quad9 over tls tem funcionado bastante melhor, já que Google é tudo menos opção quando se fala de privacidade. Estou a usar AdGuard home.
 
Tenho tido bastantes problemas com cloudflare em endereços portugueses.

Quad9 over tls tem funcionado bastante melhor, já que Google é tudo menos opção quando se fala de privacidade. Estou a usar AdGuard home.
A cloudflare tem tido alguns problemas esta semana nos servidores da península ibérica. Felizmente eles resolvem com alguma rapidez.
 
Tenho tido bastantes problemas com cloudflare em endereços portugueses.

Quad9 over tls tem funcionado bastante melhor, já que Google é tudo menos opção quando se fala de privacidade. Estou a usar AdGuard home.
Aqui como tenho isto configurado 0 problemas, com bloqueio total de publicidade online, nem preciso de adblock com o pi-hole a funcionar mas a cloudflare tem andado com uns problemas
Oh ... privacidade ...
 
Configuro cerca de 25 leases estáticas compreendidos na gama 192.168.1.1/99 e deixo a restante gama 192.168.1.100/253 para o DCHP
Eu tenho algumas definidas no meu, comecei no .253 e vou descendo. Até agora não tive problemas, mas só tenho 5 definidas acho eu 😅
 
Eu tenho algumas definidas no meu, comecei no .253 e vou descendo. Até agora não tive problemas, mas só tenho 5 definidas acho eu 😅
Eu também só tinha umas 4/5 para aceder aos meus AP's e uma STB enigma. Mas comecei explorar o home assistant e comecei a colocar lâmpadas, tomadas e afins com IP fixo… 25 ao todo...
 
Viva,

Tenho o FiberGateway GR241AG. Já alguém experimentou, ou sabe se é possível alimentar este equipamento via PoE passivo de forma segura?

Contexto:
Tenho o meu router principal (um MikroTik RB4011) na sala, ligado à UPS, mas o FiberGateway está dentro do ATI (o técnico da Altice, quando fez a instalação, e quando eu pedi para o equipamento ficar na sala, disse que o equipamento tem de ficar onde termina a fibra, e não lhes é permitido movê-lo nem passar fibra para a sala; não sei até que ponto isso é verdade, e já ouvi versões contraditórias sobre isto, mas neste momento o FGW ocupa o espaço inteiro do ATI e deixa-o numa temperatura superior a 50°, uma vez que não tem arejamento).

Estando dentro do ATI, não consigo ligá-lo à UPS, mas gostava de fazer isso acontecer.

Assim, a ideia que tenho actualmente envolve procurar uma forma de alimentar o FiberGateway a partir da porta PoE-out (passiva) do RB4011, talvez a um PoE-splitter e a um regulador de voltagem. Mas não sei o suficiente para perceber se isto é mesmo possível, ou se coloco algum dos equipamentos em risco, ou mesmo se existe risco de incêndio, caso um regulador de voltagem seja algo que aqueça demasiado.
 
É mais fácil passar fibra até a sala (se não tens conduta livre usa uma conduta existente) e no ATI colocas uma fusão intermédia ou uma união SC/APC.

Deixar um router dentro do ATI é asneira (além do espaço e falta de ventilação estás a matar o sinal do Wi-Fi)
 
Viva,

Tenho o FiberGateway GR241AG. Já alguém experimentou, ou sabe se é possível alimentar este equipamento via PoE passivo de forma segura?

Contexto:
Tenho o meu router principal (um MikroTik RB4011) na sala, ligado à UPS, mas o FiberGateway está dentro do ATI (o técnico da Altice, quando fez a instalação, e quando eu pedi para o equipamento ficar na sala, disse que o equipamento tem de ficar onde termina a fibra, e não lhes é permitido movê-lo nem passar fibra para a sala; não sei até que ponto isso é verdade, e já ouvi versões contraditórias sobre isto, mas neste momento o FGW ocupa o espaço inteiro do ATI e deixa-o numa temperatura superior a 50°, uma vez que não tem arejamento).

Estando dentro do ATI, não consigo ligá-lo à UPS, mas gostava de fazer isso acontecer.

Assim, a ideia que tenho actualmente envolve procurar uma forma de alimentar o FiberGateway a partir da porta PoE-out (passiva) do RB4011, talvez a um PoE-splitter e a um regulador de voltagem. Mas não sei o suficiente para perceber se isto é mesmo possível, ou se coloco algum dos equipamentos em risco, ou mesmo se existe risco de incêndio, caso um regulador de voltagem seja algo que aqueça demasiado.

Se o técnico instalou dentro do ATI, não seguiu a instruções técnicas corretas.

Dentro da caixa da embalagem do GR241AG, vem uma folha A4 na qual está escrito a letras enormes, maiúsculas e a vermelho o seguinte:
"NÃO INSTALAR DENTRO DO ARMÁRIO ATI"

https://photos.app.goo.gl/NtUY2v8gjrUYToko8

Fazes uma reclamação e à partida terão de corrigir o facto do FGW estar dentro do ATI.
 
Última edição:
Todos os meus familiares com Meo (3 casas) foi colocado na caixa ATI.
Eu pedi logo que fosse colocado na consola da TV, simplesmente puxaram a fibra até lá, sem problema. Quando o cliente não diz nada, o técnico instala onde é mais fácil...

Eu depois até o coloquei junto com a box dentro do armário, que tem abertura por trás e por acaso não aquece nada. Ainda pensei que o ia ter que retirar mas mesmo no sinal Wi-Fi não notei diferenças.
 
A quantidade de técnicos telecomunicações que se encontra por esta internet fora...

Já pesquisaram sobre do Manuel ited?
Qual a função do ATI E DA CATI?
secalhar começavam por ai...
Depois consideravam em tentar perceber o porquê de ter ficado dentro do ATI e não apontar logo o dedo do estilo técnico deixou onde lhe era mais fácil.
Perceber que tomadas do ited não são para alterar o vulgo " passou o cabo até a sala" altera toda a infraestrutura que foi certificada por alguém...
O manual está no site da ANACOM é só ler perceber se realmente foi facilitismo ou se tinha de ser.
Em relação ao fgw dentro e dizer que não pode estar...existem MTS aros do ATI que são em metal e influência o comportamento do WiFi.
 
Em relação ao fgw dentro e dizer que não pode estar...existem MTS aros do ATI que são em metal e influência o comportamento do WiFi.
Ou seja, depois desse paleio todo, a conclusão a que chegas é a mesma de toda a gente: é de evitar que fique dentro do ATI.

E não é só pelos aros, a nível de arrefecimento também fica condicionado.
 
As regras universais da física não se aplicam a ti, só aos outros, mas está visto que és o senhor da razão, portanto também não vou debater isso contigo.
A malta que descobriu os atis e catis eram e são burros.
Se as caixas atis não são indicadas...porque são minúsculas estão mal acondicionadas... É outra questão.
Agora um equipamento que ficar dentro do ATI com as ligações todas feitas para as divisões da casa, na zona central da casa é normal que fique lá dentro...Mas isto é a minha opinião.
Agora tirar um cabo para meter a fibra ou passar dois cabos e "descravar" tomadas sujeitos a perderem garantia do ited porque a fgw ficou apertada ou ficou dentro do ATI....acho que não faz sentido.
 
A malta que descobriu os atis e catis eram e são burros.
Se as caixas atis não são indicadas...porque são minúsculas estão mal acondicionadas... É outra questão.
Agora um equipamento que ficar dentro do ATI com as ligações todas feitas para as divisões da casa, na zona central da casa é normal que fique lá dentro...Mas isto é a minha opinião.
Agora tirar um cabo para meter a fibra ou passar dois cabos e "descravar" tomadas sujeitos a perderem garantia do ited porque a fgw ficou apertada ou ficou dentro do ATI....acho que não faz sentido.
Dependendo da versão ITED está contemplado mecanismos para a fibra não ter que terminar no ATI. Noutras pode não estar contemplado algumas realidades e nesse casos o improviso pode ser mesmo necessário. O que não fará muito sentido é ficar com uma solução manca porque a norma em vigor aquando da construção não contemplava a realidade de hoje.
 
Boas,

Há muito que deixei de conseguir aceder ao router fora de casa pela app Meo Smart Wifi, inclusive efetuei reset ao router , apaguei os dados da app mas fora de casa diz que não é possível mostrar os dados. Na rede funciona sem problema. Alguem sabe o que possa ser?
 
Back
Topo