Quanto à minha situação, sei que hacks com PoE não são propriamente ideais, mas é melhor que nada, e fiquei sem perceber se é uma opção válida

Claro que idealmente tinha o FGW na sala ligado à UPS e não precisava de me chatear.
O técnico da Altice disse de facto que era a ANACOM que não permitia que a fibra terminasse fora do ATI. Eu tinha perguntado se existia alguma forma de o router não ficar lá dentro, e ele apenas disse que não. Não sei como seria se o ATI já estivesse cheio, e não perguntei na altura. O FGW dentro do ATI nunca me pareceu boa ideia (bem pelo contrário), mas quando o técnico diz que não lhe é permitido fazer melhor que isso, também não sei o que responder.
O Wi-Fi é fraco, mas eu assumo sempre que o Wi-Fi é fraco, especialmente quando vem com equipamentos de operadoras. Por isso é que prefiro cabo em todo o lado. O Wi-Fi que usamos cá em casa é o do meu MikroTik (porque ... está na sala

).
Quanto ao manual das ITED,
@reimartinus46 , encontro-o aqui -
https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1519402 - mas no meio daquilo tudo não encontro a parte que limita onde a fibra pode terminar. Também usam termos que não estou habituado a ver, como "chicote" para patch cable e "pares de cobre", imagino que para twisted-pair. Não sei se tenho pachorra para ler aquilo tudo, mas pergunto: as regras das ITED não permitem de todo que exista uma extensão da fibra para a sala, ou é só uma situação em que existe alguma obrigação de ser um técnico qualificado? Ou seja, dá para pagar a alguém para fazer esse trabalho e certificar a instalação?
Quanto ao reboot do FGW esta noite, eu não o tive, sendo estas as entradas onde não fui eu a reiniciá-lo:
Código:
+--------------------------------------------------------------------------------------------+
|Reboot Cause |
+------------------------------+------------------------------+------------------------------+
|Start Date |End Date |Cause |
+------------------------------+------------------------------+------------------------------+
|Wed Apr 21 04:30:59 2021 | Wed Apr 21 04:32:47 2021 |Reboot by TR69 |
|Tue Jan 18 04:39:19 2022 | Tue Jan 18 04:41:22 2022 |Upgrade Software by TR69 |
|Wed Jan 26 00:26:13 2022 | Wed Jan 26 00:28:02 2022 |Watchdog-kernel |
|Sat Jan 29 03:06:35 2022 | Sat Jan 29 03:08:18 2022 |Watchdog-kernel |
Versões:
Código:
+-------------------------------------------------------------------------------------------+
|Generic Device Info |
+----------------------------------------+--------------------------------------------------+
|Parameter |Value |
+----------------------------------------+--------------------------------------------------+
|Model Name |GR241AG |
|Software Version |3RGW040C00r012 |
|Hardware Version |ONTRGW1405A004 |
|2.4GHz/wl0 WLAN Driver Version |7.14.170.41.cpe5.02L.02A.0-kdb |
|5GHz/wl1 WLAN Driver Version |10.10.131.41 |