Router MEO FiberGateway

Bom dia malta!
Eu ontem fiquei sem serviço fibra enquanto estava um técnico da DSTelecom a mexer na caixa em frente a minha casa, fui lhe informar para o caso de ter sido algo que ele tenha feito, era um senhor indiano que tinha algumas dificuldades em falar português mas entretanto ele veio para dentro da minha casa com um dispositivo que parecia um terminal de Multibanco, ligou isso ao meu cabo e voltou para a rua onde esteve em telefonema com a central, depois disso afirmou que a minha instalação estava boa e com muito boa potência, pelo que o problema deve ser do meu router, neste caso um FiberGateway da MEO....o que achei estranho visto que o router foi substituído por um novo há cerca de 6 meses mas pronto.

Liguei então para o apoio técnico da MEO e eles dizem-me que não conseguem aceder remotamente ao router, o que normalmente indica que o problema está na instalação, não descartaram a possibilidade do router estar com problemas em descodificar o sinal, mas dizem que regra geral nestas situações o problema é que o sinal não chega ao router sequer. Assim sendo pedi para agendar uma intervenção técnica e dizem que o mais rápido que conseguem é 5 dias.... 😭

A minha dúvida é esta, eu conhecendo outra pessoa com um serviço MEO fibra na minha rua, ligado ao mesmo ponto de distribuição, será que posso ligar o meu router na casa dele, de forma a despistar se o router tem de facto alguma falha? Ou o router está configurado para o meu serviço apenas?

Cumprimentos!

Nem é preciso pensar muito! Ficaste sem serviço precisamente na intervenção desse técnico! Claramente que o problema está fora da tua casa! Que mau, isso é grave!

A desculpa que ele te deu não faz sentido nenhum! Eu tive uma situação não igual, mas semelhante. Abriram a tampa do meu PDO para uma intervenção de expansão, disseram que ficava sem serviço durante aquela tarde. Foram embora e nada de serviço. Chamei o apoio técnico, quando foram a minha casa fizeram o mesmo despiste que a ti... e eu disse "mas olhe, fiquei sem serviço após intervenção no PDO lá em baixo" e ele "deixe lá ir ver", quando voltou a minha casa tinha dito que ao fecharem a tampa partiram o meu cabo!! Incrível a falta de competência. Isto é o que dá as pressas.

Felizmente, até à data de hoje, foi a única situação em que fiquei sem serviço.

E esperei 2 dias, não pela demora mas porque pelo meio havia um feriado. Mas é chato, ya.
 
Obrigado 🤙🏻
E isso tem mesmo de ser corrigido por um técnico no local? Não pode ser feito ao telefone com a assistência técnica da MEO?

Estar agora 5 dias sem o serviço ainda por cima em fds prolongado é um bocado chato lol
É possível fazer remotamente, já que o técnico da vez que veio cá, só indicou o mac-address ao técnico da central, mas eles sabiam qual a porta no PDO, dai a ida do técnico ao local. Se já souberes qual é a tua porta no PDO, podes indicar isso e tentar pelo apoio técnico.
 
Boas pessoal tenho a velocidade contratada de 1000mbs/200mbs e agora com uma box android esta me sempre a falar e os meus colegas dizem que é da net que so deve passar 100 pelo cabo como altero isso.alguem me pode ajudar?
 
A Box Android da MEO só tem porta de 100mbps dá perfeitamente para o uso dela. Experimenta fazer um reboot (não desligar no botão e ligar, isso é só "hibernar") ou mesmo desligar do power, esperar 5 min e voltar a ligar.
 
É possível fazer remotamente, já que o técnico da vez que veio cá, só indicou o mac-address ao técnico da central, mas eles sabiam qual a porta no PDO, dai a ida do técnico ao local. Se já souberes qual é a tua porta no PDO, podes indicar isso e tentar pelo apoio técnico.
Pois eu também pensei que fosse possível remotamente, mas pela assistência técnica da MEO não conseguem. Tentei esta tarde e dizem que só podem mexer na configuração do Router, não lhes é permitido mexer em configurações no PDO...por acaso não sei qual é a porta mas mesmo se soubesse parece que não ia conseguir nada, terá mesmo de vir um técnico 😑

Obrigado na mesma amigo 🤙🏻
 
Viva alguém teve sucesso em substituir o fibregateway por ont+router em contratos 1000/200 ? Hoje seguiu outra queixa … mesmo com router separado em bridge a coisa anda negra em termos de bufferbloat, ruído no telefone etc…
E eu tenho um bom sistema de QOS no meu router mas mesmo assim ….às tantas o problema é mesmo na rede deles e substituir por ONT não vai servir de grande coisa.. É que os problemas são sobretudo nas horas de maior tráfego. Durante o dia até as 19h e depois das 21 até a meia noite 1 da manhã …
Fiz um ultimato … ou resolóm o problema ou quero ser libertado da fidelização.
 
Viva alguém teve sucesso em substituir o fibregateway por ont+router em contratos 1000/200 ? Hoje seguiu outra queixa … mesmo com router separado em bridge a coisa anda negra em termos de bufferbloat, ruído no telefone etc…
E eu tenho um bom sistema de QOS no meu router mas mesmo assim ….às tantas o problema é mesmo na rede deles e substituir por ONT não vai servir de grande coisa.. É que os problemas são sobretudo nas horas de maior tráfego. Durante o dia até as 19h e depois das 21 até a meia noite 1 da manhã …
Fiz um ultimato … ou resolóm o problema ou quero ser libertado da fidelização.
Para eles isso é apenas uma nota não um ultimato, daqui pouco tempo ligam-te e dizem que já ficou resolvido no dia seguir ficas com mesmo problema :facepalm:, com a transição para XGSPON devia minimizar isso mas parece que tbm anda parado.
 
Última edição:
Para eles isso é apenas uma nota não um ultimato, daqui pouco tempo ligam-te e dizem que já ficou resolvido no dia seguir ficas com mesmo problema :facepalm:, com a transição para XGSPON devia minimizar isso mas perece que tbm anda parado.
E vou fazer o quê? Eu não tenho tempo para andar em tribunais arbitrais e essas tretas. Tenho mais que fazer. Se não responderem Com pés e cabeça segue para o livro. Já os avisei…
 
Viva alguém teve sucesso em substituir o fibregateway por ont+router em contratos 1000/200 ? Hoje seguiu outra queixa … mesmo com router separado em bridge a coisa anda negra em termos de bufferbloat, ruído no telefone etc…
E eu tenho um bom sistema de QOS no meu router mas mesmo assim ….às tantas o problema é mesmo na rede deles e substituir por ONT não vai servir de grande coisa.. É que os problemas são sobretudo nas horas de maior tráfego. Durante o dia até as 19h e depois das 21 até a meia noite 1 da manhã …
Fiz um ultimato … ou resolóm o problema ou quero ser libertado da fidelização.

Eu tive sucesso! Tenho contratado 1000/400 e desde que foi feita a alteração para ont+router fiquei com os problemas resolvidos!
Antes com o Fibergateway tinha exatamente os mesmos problemas que mencionas.

A troca não foi linear, consegui a vinda de um técnico a casa e quando chegou, é que fiz o "choradinho" para a troca.
Tinha alguns equipamentos na carrinha, disse que ficava mal servido, pois o Fibergateway era melhor, mas mesmo assim insisti, deixando à minha responsabilidade.
 
Bom Dia,

A mim disseram-me que o router fibergateway só está disponível para velocidades a partir de 500Mbps.
Como eu vou contratar 200Mbps o assistente não me soube dizer qual o router me vinham instalar, dado que dependia do stock.
Alguém sabe qual ou quais o(s) modelo(s) do(s) router(s) que instalam para velocidades de 200Mbps?

Obrigado e cumprimentos.
 
Última edição:
Eu tive sucesso! Tenho contratado 1000/400 e desde que foi feita a alteração para ont+router fiquei com os problemas resolvidos!
Antes com o Fibergateway tinha exatamente os mesmos problemas que mencionas.

A troca não foi linear, consegui a vinda de um técnico a casa e quando chegou, é que fiz o "choradinho" para a troca.
Tinha alguns equipamentos na carrinha, disse que ficava mal servido, pois o Fibergateway era melhor, mas mesmo assim insisti, deixando à minha responsabilidade.
Ok… eu escrevi para a provedoria a dizer o mesmo… que era a minha responsabilidade, vamos ver o que dizem... agora quando/se vier o técnico tenho de ter a certeza que tem equipamentos para instalar.
já agora que ONT instalaram ? Huawei ou …?
 
Ok… eu escrevi para a provedoria a dizer o mesmo… que era a minha responsabilidade, vamos ver o que dizem... agora quando/se vier o técnico tenho de ter a certeza que tem equipamentos para instalar.
já agora que ONT instalaram ? Huawei ou …?
ONT Preto + Technicolor tg784n v3.

O Technicolor está na gaveta! Tenho um router meu a gerir o acesso à internet!

Como utilizo a app MEO para Android TV, não tive de fazer configurações adicionais para o correto funcionamento da box da operadora
 
ONT Preto + Technicolor tg784n v3.

O Technicolor está na gaveta! Tenho um router meu a gerir o acesso à internet!

Como utilizo a app MEO para Android TV, não tive de fazer configurações adicionais para o correto funcionamento da box da operadora
instalaram um tg784n v3? Ui… lol.
Pois a minha ideia é precisamente essa. Eu já uso router próprio em bridge mas esmo assim, e apesar de não ser tao mau como usar so o FGW , este continua Ser um bottleneck.
E o telefone fixo como resolveste ? Ou não usas de todo
 
instalaram um tg784n v3? Ui… lol.
Pois a minha ideia é precisamente essa. Eu já uso router próprio em bridge mas esmo assim, e apesar de não ser tao mau como usar so o FGW , este continua Ser um bottleneck.
E o telefone fixo como resolveste ? Ou não usas de todo
O Technicolor que instalam é indiferente, pois o intuito é ter apenas o ONT e ter um equipamento meu a gerir a rede!

Em relação ao telefone fixo não uso, mas podes utilizar a VLAN 12 numa das portas LAN, ligas o router da MEO e desta forma tens telefone fixo.
 
Melhor??? Com 4g? :facepalm:

Anyway, quem é que faz mining com o nicehash? Ainda por cima no cpu de um portátil que nem cooling em condições tem. Desperdício de energia e de hardware.
Não me admirava nada que o router bloquease o nicehash, já que já foi usado para ataques 51%.
Sim, até agora 100% de estabilidade, um router móvel 4G bate a 100% o Fibergateway wifi 6, é incrível!
Eu posso minerar com o que quiser, até com um telemóvel se faz mineração ou com um raspberry pi.
Nao só testei o nicehash como vários SO e programas de mining, até tentei com um velho P4 e um celeron que tinha lá... O Fibergateway wifi 6 não aguentou.
Mining não usa nada. Uns 5gb deve dar para o mes todo :D

Eu continuo a fazer mining, até no meu desktop, nunca o desligo. Quando não estou a jogar está no mining. Mas obviamente que é gpu mining, tenho undervolt, bom cooling, consumos, tudo controlado. Ainda é rentável com certas gpus e tudo bem configurado.

E claro que não uso nicehash :lol:
Aqui agora hive os via 4G, estou a ter lucro equivalente a 6€/dia.
Eu puxo bem pelo hardware, as gráficas estão com overclock e nem são as mais recentes.

Pelo que entendi os Fibergateway têm várias falhas de software apesar do hardware ser bom, calhei com um da engenharia e a dizer que já tinha a RAM e a ROM cheias de pedidos não processados no ont interno do Fibergateway
 
Sim, até agora 100% de estabilidade, um router móvel 4G bate a 100% o Fibergateway wifi 6, é incrível!
Eu posso minerar com o que quiser, até com um telemóvel se faz mineração ou com um raspberry pi.
Nao só testei o nicehash como vários SO e programas de mining, até tentei com um velho P4 e um celeron que tinha lá... O Fibergateway wifi 6 não aguentou.

Aqui agora hive os via 4G, estou a ter lucro equivalente a 6€/dia.
Eu puxo bem pelo hardware, as gráficas estão com overclock e nem são as mais recentes.

Pelo que entendi os Fibergateway têm várias falhas de software apesar do hardware ser bom, calhei com um da engenharia e a dizer que já tinha a RAM e a ROM cheias de pedidos não processados no ont interno do Fibergateway
6 euros por dia nem paga a conta da electricidade. Gabo-vos a paciência.

A ram, acredito a Rom visto que é read only ( rom= read onlly memory) não é parece LOL. Nem o armazenamento que no caso destes routers é mínimo e o essencial para correr o software. Esses da engenharia metem com cada peta.
Pacotes em redes são todos processados exclusivamente por CPU e RAM mais nada. E o pelo software que tem pelo meio a obviamente. Ainda gostava de saber como é que eles vêm pacotes perdidos em ram ? hahaha os pacotes perdidos são perdidos não ficam em lado nenhum ou então aquilo às tantas não processava nada. Podem estar em algum log , isso acredito.
 
6 euros por dia nem paga a conta da electricidade. Gabo-vos a paciência.

A ram, acredito a Rom visto que é read only ( rom= read onlly memory) não é parece LOL. Nem o armazenamento que no caso destes routers é mínimo e o essencial para correr o software. Esses da engenharia metem com cada peta.
Pacotes em redes são todos processados exclusivamente por CPU e RAM mais nada. E o pelo software que tem pelo meio a obviamente. Ainda gostava de saber como é que eles vêm pacotes perdidos em ram ? hahaha os pacotes perdidos são perdidos não ficam em lado nenhum ou então aquilo às tantas não processava nada. Podem estar em algum log , isso acredito.
Não me interessa muito que pague a conta da luz LOL, quero é simplesmente investir, nem que a luz fosse 500€ e o retorno fosse 1€. Isto é só para ver o que dá, já que tudo foi a preço de amigo.

Eu não entendo nada, mas sim fica em log, especialmente os pedidos. Ele disse-me que com os equipamentos que tenho ligados encho tudo em minutos, o equipamento problemático é um iPhone e um Samsung carregados de pedidos de jogos e apps do tipo Facebook, Telegram, Signal.

Eu perguntei como sabia que usava essas apps, ele só disse "nós aqui sabemos tudo, apenas não sabemos o conteúdo".

Fez um refresh de alguma coisa mas ficou tudo na mesma, continuo via 4G que tem maior estabilidade.

Eu tenho o Fibergateway wifi6
 
Back
Topo