Router MEO FiberGateway

Radius é um protocolo de autenticação, em vez de todos os utilizadores se ligarem com a mesma password é atribuído a cada um um conjunto de credenciais únicas, composto por username e password, diferentes para cada utilizador.

Com esse protocolo cada utilizador tem o seu login, normalmente é mais utilizado em negócios e universidades.
Ainda bem que não ativei só para ver o efeito 😂😂😂
 
Eu verifiquei na app que os PCs de vizinhos do andar de cima estão ligados continuamente. Como agora se ligam à Guest em vez da rede "normal", já não têm de se preocupar com clientes a mudar de canal a meio de um Benfica-Porto 😅
 
Eu verifiquei na app que os PCs de vizinhos do andar de cima estão ligados continuamente. Como agora se ligam à Guest em vez da rede "normal", já não têm de se preocupar com clientes a mudar de canal a meio de um Benfica-Porto 😅
Isso é que é aproveitar o melhor da vizinhança, pena que o FiberGateway não te dê opções nenhumas para configurar a rede guest, com um access point à maneira dava para afinar mais a coisa, sempre podias alterar a potência de transmissão, limite de velocidade, programação horária.
 
Isso é que é aproveitar o melhor da vizinhança, pena que o FiberGateway não te dê opções nenhumas para configurar a rede guest, com um access point à maneira dava para afinar mais a coisa, sempre podias alterar a potência de transmissão, limite de velocidade, programação horária.
Já me ofereceram duas tulipas e um shot beirão, não pedem mais 😅 Não sabiam sequer da possibilidade de ter uma rede WiFi Guest, eu é que comecei a trabalhar no apoio ao cliente da Altice e sugeri
 
Já me ofereceram duas tulipas e um shot beirão, não pedem mais 😅 Não sabiam sequer da possibilidade de ter uma rede WiFi Guest, eu é que comecei a trabalhar no apoio ao cliente da Altice e sugeri
Fizeste muito bem, é uma boa ideia.
Os técnicos deviam sugerir isso aquando da instalação do serviço, iam poupar tantas dores de cabeça aos comerciantes.

Já presenciei uma brincadeira precisamente durante um Benfica x Porto, lance de VAR e desligaram a box, não acabou bem.
Lembro-me de lá voltar pouco tempo depois e não só não havia Wi-Fi para ninguém como o receptor infravermelho da TV estava tapado com fita isolante, não usou de meias medidas :-D
 
O responsável principal do serviço: "Como é que eu não sabia disto?!?" (Sobre a rede guest)
Se soubesse provavelmente teria poupado umas quantas situações chatas.

Utilizo duas aqui em casa e costumo aconselhar os amigos a ativar também mas não fazem muito caso, mesmo que me ofereça para fazer a configuração. Agora no caso de comércios é um must.
 
Boas, em breve comprarei um Raspberry Pi para fazer de print server e web server, mas aproveito e também já o uso para Home Assistant. Até lá, estou a usar um PC com Linux para fazer testes.

Ora, o FiberGateway permite o DNS dinâmico, mas não possui suporte ao DuckDNS, recomendado pelo Home Assistant. O DuckDNS fornece um endpoint para DynDNS (suportado pelo FGW), contudo, o token possui 36 caracteres e o FGW apenas suporta um máximo de 24.
Screenshot-from-2023-02-05-18-44-45.png

Alguém sabe se é possível dar a volta a esta limitação? Pelo telnet nem sequer há configuração possível. Ainda fui ver se o dynip.sapo.pt funciona, mas pelo que vi parece que já não aceitam novos registos.

Obrigado!
Edit: Sei que posso ter um registo grátis no no-ip.com, mas vem com algumas restrições, pelo que não tenho grande interesse
 
Boas, em breve comprarei um Raspberry Pi para fazer de print server e web server, mas aproveito e também já o uso para Home Assistant. Até lá, estou a usar um PC com Linux para fazer testes.

Ora, o FiberGateway permite o DNS dinâmico, mas não possui suporte ao DuckDNS, recomendado pelo Home Assistant. O DuckDNS fornece um endpoint para DynDNS (suportado pelo FGW), contudo, o token possui 36 caracteres e o FGW apenas suporta um máximo de 24.
Screenshot-from-2023-02-05-18-44-45.png

Alguém sabe se é possível dar a volta a esta limitação? Pelo telnet nem sequer há configuração possível. Ainda fui ver se o dynip.sapo.pt funciona, mas pelo que vi parece que já não aceitam novos registos.

Obrigado!
Edit: Sei que posso ter um registo grátis no no-ip.com, mas vem com algumas restrições, pelo que não tenho grande interesse
Uso o No-IP há alguns anos para VPN sem problemas mas é provável que a minha utilização seja menos exigente do que a que pretendes efetuar.

No teu caso não seria viável instalar o DuckDNS na máquina Linux e correr o serviço DDNS a partir de lá?
Depois sempre daria para instalar no Raspberry Pi ou utilizar diretamente o addon no Home Assistant, quanto menos tiveres de confiar no FGW melhor.
 
Última edição:
Uso o No-IP há alguns anos para VPN sem problemas mas é provável que a minha utilização seja menos exigente do que a que pretendes efetuar.

No teu caso não seria viável instalar o DuckDNS na máquina Linux e correr o serviço DDNS a partir de lá?
Depois sempre daria para instalar no Raspberry Pi ou utilizar diretamente o addon no Home Assistant, quanto menos tiveres de confiar no FGW melhor.
Sim, não é mal pensado… penso que só tenha um senão: no caso do FGW, o IP é atualizado automaticamente, enquanto que numa máquina o update é feito de 5 em 5 minutos, logo pode haver um período de até 5 minutos onde o DDNS não funcione
Mas sim, provavelmente vou optar por essa opção. Obrigado!!
 
Sim, não é mal pensado… penso que só tenha um senão: no caso do FGW, o IP é atualizado automaticamente, enquanto que numa máquina o update é feito de 5 em 5 minutos, logo pode haver um período de até 5 minutos onde o DDNS não funcione
Mas sim, provavelmente vou optar por essa opção. Obrigado!!
Consegues sempre ajustar essa frequência nos scripts, podes reduzir o intervalo de atualização para 1 minuto ou usar um script que verifique se o IP do DuckDNS bate certo com o teu ou se é preciso fazer um pedido para atualizar.

Dessa forma não estás sempre a atualizar o DuckDNS e só o fazes quando é preciso, podes agendar para correr com um intervalo inferior a um minuto mas devido ao TTL de 60 segundos do DNS talvez não faça grande diferença.
DuckDNS.png
 
Não é assim tão mal pensado de facto, nunca tinha pensado nessa possibilidade. Obrigado!!
Caso tenhas interesse este é o script original e esta a versão que modifiquei. ;)

Edit: Já agora boa sorte na aquisição do RPi @RGarrido, não está fácil conseguir um a preços decentes.
Por onde habito os usados até há bem pouco tempo estavam bem mais caros do que aquilo que dei pelo meu novo em 2019, tenho colegas que estão à caça mas está complicado.
 
Última edição:
Há tempos tinha perguntado como podia criar uma VPN sobre a rede Fibergateway da Meo, indicaram-me o RPi4, qual seria o modelo mais adequado 4gm ram? 8? ou há outro modelo mais adequado, outros aspectos a ter em conta na compra? Funcionaria numa rede Meo empresarial?

O objectivo seria ver a Meo tv fora
 
Há tempos tinha perguntado como podia criar uma VPN sobre a rede Fibergateway da Meo, indicaram-me o RPi4, qual seria o modelo mais adequado 4gm ram? 8? ou há outro modelo mais adequado, outros aspectos a ter em conta na compra? Funcionaria numa rede Meo empresarial?

O objectivo seria ver a Meo tv fora
Boa sorte em arranjar um RPi a preços decentes.

Para esse propósito, comprei um router TP-Link e uso-o para o MeoGo através do OpenVPN.

Claro que é muito menos versátil que o RPi, mas enquanto não houver stock, fica complicado.
 
boas,
houve alguma alteração aos router da fibra TG789vac v2? Deixei de conseguir entrar no router com as credenciais meo meo há sensivelmente 1 mês, já reiniciei o router! Fui o unico?
 
Back
Topo