Router MEO FiberGateway

Não creio ser possível, o Fiber não aceita gestão remota portanto todos os pedidos feitos à wan são recusados. Ao contrário (Fiber--->Asus) é fácil uma vez que por norma todos os asus aceitam gestão remota.
 
Boas, tenho usado Parsec e constatei o bufferbloat e a falta de SQM no gateway, alguém tem algum solução para melhorar esta situação? Ou só mesmo adquirindo outro router e deixar em bridge? Qual recomendam, assim mais para o economico?

Tenho o pacote "gaming" (lol) e 1000/400. Como jogo pouco e é mais para um familiar que é "gamer" (lol) nunca constatei esta questão, já ha quase 2 anos que tenho este serviço.
 
Boa tarde malta. Tenho o router FiberGateway em modo bridge para um router da Asus e através do rede do router Asus queria aceder à pagina de gestão do FiberGateway. É possível aceder via DDNS?
Não tenho um router Asus, mas deve ser possível no teu caso. Configurei o meu router como dito aqui. Depois tenho um servidor OpenVPN (num Synology NAS que tem um serviço DDNS gratuito) onde me posso ligar fora de casa e a partir daí ligar-me ao FGW.
 
Não tenho um router Asus, mas deve ser possível no teu caso. Configurei o meu router como dito aqui. Depois tenho um servidor OpenVPN (num Synology NAS que tem um serviço DDNS gratuito) onde me posso ligar fora de casa e a partir daí ligar-me ao FGW.
Também tive isso num Qnap em VM mas depois optei por dois RPi, e mesmo assim não ia dar para ligar o FGW porque tenho o Qnap na rede do Asus. Acho que me vou ficar pela app do tlm. Obrigado na mesma pela dica.
 
Também tive isso num Qnap em VM mas depois optei por dois RPi, e mesmo assim não ia dar para ligar o FGW porque tenho o Qnap na rede do Asus. Acho que me vou ficar pela app do tlm. Obrigado na mesma pela dica.
Mas eu tenho o Synology na LAN do EdgeRouter. O FGW está na sua própria LAN. Tenho uma porta LAN do edge router a ligar a uma porta LAN do FGW com uma regra de snat conforme descrito no tópico que enviei.
 
Boas,

Por aqui, tenho o router da MEO em bridge para um router ASUS. Para essa necessidade de aceder ao router da MEO através da minha rede, uso um Raspberry (já tinha para outras necessidades).
Tenho-o ligado por rede (cabo) a ambos os routers.
Como porta de rede adicional, coloquei um adaptador USB (3.0) to RJ45. Quando preciso de aceder ao router da MEO (browser ou CLI), ligo-me remotamente ao Raspberry e "activo" (comando via .sh) a porta USB onde está ligado o adaptador. Se preciso aceder quando estou fora de casa, uso OpenVPN ou Wireguard.
 
No Asus tenho static routes, será isso?
Vamos assumir o seguinte:
- FGW está na subnet 192.168.2.0/24 (LAN 1)
- Asus está na subnet 192.168.1.0/24 (LAN 2)
- Ligas com um cabo de rede a porta ETH 3 do Asus à porta ETH 3 do FGW.

A regra de SNAT o que faz é dizer que qualquer dispositivo que esteja na LAN 1 e que fizer pedidos a endereços da LAN 2, vai sair sempre (outbound) pela porta ETH 3 do Asus com um endereço estático na LAN 2 (por ex. 192.168.2.253).

Estive a pesquisar um pouco, posso estar errado, mas parece que os ASUS não suportam definição de regras SNAT (Source NAT). Talvez só com custom firmware OpenWrt. Infelizmente aí já não te consigo ajudar porque não tenho conhecimento desses routers :(
 
Estive a pesquisar um pouco, posso estar errado, mas parece que os ASUS não suportam definição de regras SNAT (Source NAT)

Falas disto?

d90bf29aa8eb6d7259d2ac8e17f3f607.png
 
@PanterA não. Na verdade nem sei se é possível via GUI. Este tipo de configurações mais avançadas normalmente só via command line nos routers. Talvez seja melhor abrirem um tópico no sub-forum de redes visto que isto já é meio off-topic, ou até mesmo no tópico que linkei acima, perguntar ao user que me ajudou se ele sabe alguma forma.
 
Vamos assumir o seguinte:
- FGW está na subnet 192.168.2.0/24 (LAN 1)
- Asus está na subnet 192.168.1.0/24 (LAN 2)
- Ligas com um cabo de rede a porta ETH 3 do Asus à porta ETH 3 do FGW.

A regra de SNAT o que faz é dizer que qualquer dispositivo que esteja na LAN 1 e que fizer pedidos a endereços da LAN 2, vai sair sempre (outbound) pela porta ETH 3 do Asus com um endereço estático na LAN 2 (por ex. 192.168.2.253).

Estive a pesquisar um pouco, posso estar errado, mas parece que os ASUS não suportam definição de regras SNAT (Source NAT). Talvez só com custom firmware OpenWrt. Infelizmente aí já não te consigo ajudar porque não tenho conhecimento desses routers :(
Não funciona, não consigo chegar ao FGW. Alterei a subnet do FGW para 192.168.4.0 (192.168.4.254)

Não sei se estou a configurar bem a route
IWjoZ7C.png


O meu Asus tem Asuswrt-Merlin
 
Não funciona, não consigo chegar ao FGW. Alterei a subnet do FGW para 192.168.4.0 (192.168.4.254)

Não sei se estou a configurar bem a route
IWjoZ7C.png


O meu Asus tem Asuswrt-Merlin
Isso é "One to One NAT", ou Static NAT. O que tu precisas é Source NAT. Penso que esse firmware não suporta.
 
Aqui no fibergateway o serviço de disco externo por USB temos de fazer uma configuração, fiz a troca pelo fibergateway wifi 6 e não me pede para configurar... São diferentes?
 
ainda é possível usar o cli para desativar o wifi?
fiz este comando mas não funciona:
/wireless/basic/config --wifi-index=0 --wifi-enable=disable
dá sempre erro: "Error: Invalid value on argument 'wifi-enable'!" já tentei com = e sem
 
ainda é possível usar o cli para desativar o wifi?
fiz este comando mas não funciona:

dá sempre erro: "Error: Invalid value on argument 'wifi-enable'!" já tentei com = e sem

Boa tarde, tentei agora e funciona, tanto activar como desactivar:

Código:
/cli/wireless/basic> config --wifi-index=0 --wifi-enable=enable
Applying settings and restarting Wi-Fi interface...Done!

Código:
/cli/wireless/basic> config --wifi-index=0 --wifi-enable=disable
Applying settings and restarting Wi-Fi interface...Done!

--wifi-index=0 --> 2.4 GHz
--wifi-index=1 --> 5 GHz

Verifica se te aparece o comando "--wifi-enable"...

Código:
Usage:
  CONFIG                         Edit Wireless Basic Configuration

   <MANDATORY>
   --wifi-index                      WiFI Interface Index <0|1>

   [OPTIONAL]
   --guest-wifi-active-interface     Guest Interface <3> (3 by default)
   --guest-wifi-enable               Guest Interface <enable|disable>
   --guest-wifi-hide                 Hide Guest Access Point <enable|disable>
   --guest-wifi-max-clients          Guest Max. Clients (16 by default)
   --guest-wifi-ssid                 Guest SSID
   --guest-wifi-wmf                  Guest Multicast Forwarding <enable|disable>
   --guest-wifi-wmm                  Guest WMM Advertise <enable|disable>
   --wifi-bandwidth                  Bandwidth <(0)->20MHz in both bands|(1)->40MHz in both bands|(2)->80MHz in 5GHz|(3)->160MHz in 5GHz>
   --wifi-channel                    WiFI Channel <(0)->Auto|(?)->Get Channel List|(#)->Selected Channel> (0 by default)
   --wifi-client-isolation           Clients Isolation <enable|disable> (disable by default)
   --wifi-control-sideband           Control Sideband <(-1)->Lower|(1)->Upper> (-1 by default)
   --wifi-enable                     WiFI Interface <enable|disable> (disable requires at least 1 min to take effect) (enable by default)
   --wifi-hide                       Hide Access Point <enable|disable> (disable by default)
   --wifi-hotspot                    WiFI Hotspot2.0 <enable|disable> (disable by default)
   --wifi-max-clients                Wireless Max. Clients (16 by default)
   --wifi-ssid                       Wireless SSID
   --wifi-wmf                        Wireless Multicast Forwarding <enable|disable> (disable by default)
   --wifi-wmm                        WMM Advertise <enable|disable> (disable by default)

O comando, não sei se funciona caso a opção Smart WiFi esteja activa (no meu caso está desligada).
 
Obrigado pela resposta MaFiBoSS, o meu router da meo é o GR141DG e o teu comando nao funciona, o caminho do meu por defeito é cli> e depois chamo o basic config por /wireless/basic/config. eu apenas quero desligar o wifi e não é permitido estou a desesperar com isto porque me está a arruinar uma rede mesh da linksys que tenho em casa. recentemente parece que a meo ativou o wifi à força e não consigo desliga-lo e há mais gente a queixar-se disto aqui. a opçao smart wifi está ligada e no cli vejo o --wifi-enable mas apenas funciona se eu fizer enable, se fizer disable da sempre erro
 
Liga para o apoio técnico ou abre um caso e indica isso, que tens um router secundário a difundir WiFi e queres desligar o WiFi do FGW definitivamente. Se quiseres aproveita e pede para desactivar o MEO_WiFi também, mas tens de pedir garantia que fica, pois por norma voltam a ligar.
 
Obrigado pela resposta MaFiBoSS, o meu router da meo é o GR141DG e o teu comando nao funciona, o caminho do meu por defeito é cli> e depois chamo o basic config por /wireless/basic/config. eu apenas quero desligar o wifi e não é permitido estou a desesperar com isto porque me está a arruinar uma rede mesh da linksys que tenho em casa. recentemente parece que a meo ativou o wifi à força e não consigo desliga-lo e há mais gente a queixar-se disto aqui. a opçao smart wifi está ligada e no cli vejo o --wifi-enable mas apenas funciona se eu fizer enable, se fizer disable da sempre erro

Sorry, o meu é GR241AG, mas deve ser a mesma coisa...

Deves contactar o apoio técnico ou abrir um pedido na tua área de cliente e referes que pretendes desactivar a opção Smart WiFi por razão x.

Assim o apoio técnico faz-te isso remotamente.

Feito isso, já poderás gestionar individualmente cada rede (2.4GHz e 5GHz) e creio que o comando já te irá funcionar.

Coisas bizarras à MEO.

Liga para o apoio técnico ou abre um caso e indica isso, que tens um router secundário a difundir WiFi e queres desligar o WiFi do FGW definitivamente. Se quiseres aproveita e pede para desactivar o MEO_WiFi também, mas tens de pedir garantia que fica, pois por norma voltam a ligar.
Vi agora que já tinhas respondido :D sorry...

@droidman, como o @s0ldier refere e bem, aproveita e solicita a desactivação do MEO_WiFi também, caso não uses ou não tenhas nenhum familiar/conhecido a usar. Caso pretendas desligar, prepara-te que vão-te secar em referir que vais perder o serviço e blá blá. No meu caso tenho desactivo e ainda consigo ligar-me aos hotspots da MEO (acredito que mais gente deve acontecer o mesmo).
 
Última edição:
Back
Topo