Router MEO FiberGateway

Resumiste tudo numa frase: não somos clientes empresariais.
Vamos ser sinceros, sim as outras 2 grandes operadoras de Portugal têm agora melhores routers, a NOS que é coaxial tem até um router mais potente que este Fibergateway
Ao longo que uma pequena pesquisa na net vejo, problemas de wifi, problemas de ping, problemas no telefone, problemas de portas, rede interna com pings e perda de pacotes, enfim
Eu também tenho meo mas o router está praticamente desligado, gastei uns 300 petacos num bom router.

Mas mais uma vez tudo virado para o consumidor, se a meo podia fazer melhor podia, a rede neste momento sei que anda boa mas os equipamentos terminais ont, routers, fibergateway são uma valente m...............

entretanto pode ser que ajude:
fazer reset ao router
colocar a porta 4 em bridge
esperar que vá buscar as configurações 5 min
após 5 min mudar o ip de gateway de 192.168.1.254 para o ip público 83.240.175.40
o ip público é o mesmo que o servidor da meo assim impossibilita a meo de entrar no nosso router e de mexer
reiniciar o router, o pc e a box começam a apanhar ip 83.240.175.41 e por ai fora
o resto das configurações depois peço ao meu vizinho
 
Última edição:
Vamos ser sinceros, sim as outras 2 grandes operadoras de Portugal têm agora melhores routers, a NOS que é coaxial tem até um router mais potente que este Fibergateway
Ao longo que uma pequena pesquisa na net vejo, problemas de wifi, problemas de ping, problemas no telefone, problemas de portas, rede interna com pings e perda de pacotes, enfim
Eu também tenho meo mas o router está praticamente desligado, gastei uns 300 petacos num bom router.

Mas mais uma vez tudo virado para o consumidor, se a meo podia fazer melhor podia, a rede neste momento sei que anda boa mas os equipamentos terminais ont, routers, fibergateway são uma valente m...............
Nenhum operador vai meter routers de 300€ em casa dos clientes para fornecer o serviço. O problema é que para 95% dos clientes os routers fornecidos servem.

Podiam ser melhores? Podiam, mas isso para as empresas tem custos. Eu gosto de ver os 2 lados da medalha.
 
Nenhum operador vai meter routers de 300€ em casa dos clientes para fornecer o serviço. O problema é que para 95% dos clientes os routers fornecidos servem.

Podiam ser melhores? Podiam, mas isso para as empresas tem custos. Eu gosto de ver os 2 lados da medalha.
Por acaso vai, o novo router da vodafone está +/- para 650 petacos
 
Deviam então por routers/modens basicos para clientes já com equipamento proprio...

Eu por exemplo preferia que colocassem um router/moden GPON simples do que um router completo.

Huawei-HG8310M-Gpon-Oun-ftth-Fiber-Optic-Router-1GE-Ont-fiber-equipment-with-Mini-Size-Original.jpg


Mas é curioso que o fibergateway é ONT + router combinado com 2 IPs diferentes... O Huawei que tenho instalado é um IP apenas, sem esta separacao fisica.
 
Não me parece que possas rescindir por isso.
José e alguma coisa que eu posso fazer para melhorar.? Colocar outro router? Fazer reset ao modem? Sei lá....
O estranho nisto é que a cerca de 1 mês e meio atrás funcionava tudo ok. Fizeram alguma cena na net que baixaram a velocidade e ficou assim. Meteram a velocidade ok mas o ping continua.
 
Acho que o meu fibergateway tem defeito... Estou com picos de latência na rede interna. E mesmo com router particular em modo bridge com SQM tenho picos de latência para o exterior sem bufferbloat.

Experimentei ligar o router particular á porta 3, double NAT(192.168.1.254 é o FGW) e fiz um tracert para ver onde está o problema.

Latência em idle, sem nada a usar a internet:
DRsuIHF.png


Latência a correr o teste de bufferbloat:
LqaXJPx.png



Algo muito errado aqui, cheguei a ter picos de 60ms para o router sem qualquer load, mas após chatear o 16209 melhorou, mas continua a pior coisa que já vi.
Se ligar por exemplo um client torrent o router tem picos de latência muito maiores, tipo 3000ms por vezes...

Em modo bridge continuo com ping spikes para o primeiro hop após o router...
Vale a pena trocar o FGW ou mais vale pedir ONT+tg789 á parte? Assim ligava logo o meu router ao ont.

Sim pede um ONT + HGW e assim ligas o teu router diretamente ao ONT.
 
Por acaso, tenho tido alguns problemas com o meu FGW, tenho Pihole a correr como DHCP e só tenho o FGW para distribuir a rede por WiFi, tudo o que o que é ethernet está ligado a um switch.

Mal entro na página do router fica uns 2 min para conseguir dar informações e conseguir clicar em alguma coisa. Se pudesse pedir um ONT e ligar diretamente a um router à minha escolha era top. Já só uso box Android e é maioritariamente para ver Netflix e Disney+, etc portanto a questão dos canais não faz grande diferença.

Infelizmente "obrigam-nos" a ter sempre um router deles ali pelo meio.
 
Eu devo ser o unico que estou contente com fibergateway, tenho uptimes de mais de 50 dias (e faco reset manualmente, podia ser mais), o meu ping no speedtest é sempre 1 ou menos.
Ping em jogos é excelente, por exemplo, no valorant nunca tenho mais de 9 ping e é sempre constante.
Nunca tive uma quebra de servico com ele, tanto de tv, internet ou telefone e isso é de louvar, eu estou na internet basicamente 24/7 (mesmo quando nao estou no PC).
Até o servico wifi é decente (apesar de ser o pior ponto), no telemovel consigo medias de 400Mb's e a cobertura é decente com um repeater.

O UNICO problema que tenho com ele é que ele é muito lento na interface para configurar coisas, fora disso, nao tenho queixa nenhuma.
 
Eu tenho 2 cameras por wifi semprel igadas, pelo menos 1 box sempre ligada com duas no total, a ligacao de ethernet do PC a ser usada a maior parte do tempo, ainda mais dois telemoveis no minimo e nunca tive um problema com o servico, mesmo quando estou a fazer downloads a 50mb/s nunca noto problemas de a ligacao ficar lenta, nem noto latencia, claro, se for dentro de um jogo nota-se no ping, mas eu nao faco downloads enquanto jogo logicamente.
Agora claro, quem quer ter servers em casa, secalhar é melhor investir num equipamento um bocadito melhor.
 
Back
Topo