Router MEO FiberGateway

Eu tenho 2 cameras por wifi semprel igadas, pelo menos 1 box sempre ligada com duas no total, a ligacao de ethernet do PC a ser usada a maior parte do tempo, ainda mais dois telemoveis no minimo e nunca tive um problema com o servico, mesmo quando estou a fazer downloads a 50mb/s nunca noto problemas de a ligacao ficar lenta, nem noto latencia, claro, se for dentro de um jogo nota-se no ping, mas eu nao faco downloads enquanto jogo logicamente.
Agora claro, quem quer ter servers em casa, secalhar é melhor investir num equipamento um bocadito melhor.

Tens sorte de só tu fazeres downloads. Eu tenho outros dispositivos "smart" que do nada fazem updates. Telemoveis e outras pessoas a usar a internet.
Eu por agora não tive lags, após o factory reset + desligar tudo + bridge com router particular. Mas se ligar direto ao FGW e começar a usar a internet é só problemas. Literalmente impossible jogar se algo começar a fazer download/upload.

Mas é possível que seja problema do meu equipamento/transformador sim. Tendo em conta que desligar tudo, meo wifi, wifi melhora.
 
Por aqui também está tudo bem. Somos apenas 2 em casa, tenho um portátil, um pc fixo e uma box ligados por cabo de ethernet, tudo o resto dos equipamentos ligam-se por wifi.

Apanho a rede 5Ghz até ao cantinho mais distante da casa (é um T3; média de 250 a 350Mb por wifi afastado do router). Para já, face às necessidades, corre até bastante melhor do que pensava quando o instalei. Pode ser que ao sair o FGW c/ Wifi 6 melhore a experiência, sobretudo para quem faz uma utilização mais intensiva. Pelo menos tenho essa espectativa.
 
O UNICO problema que tenho com ele é que ele é muito lento na interface para configurar coisas, fora disso, nao tenho queixa nenhuma.
É exatamente o único problema que tenho com ele. Por vezes ainda tenho de verificar algumas coisas e fica bastante lento. Acabo por fazer um reboot talvez de 15 em 15 dias.
 
Tenho o FGW com o DHCP desligado pois tenho um isc-dhcp-server. Ontem tentei ligar a rede guest, ativei o DHCP nessa mesma rede e fiquei com paragens na box.

O meu objetivo seria ligar os IoT cá de casa na rede guest para estarem isolados dos restantes computadores da rede, mas deparei-me com este problema assim que liguei o DHCP na rede guest. Alguém já passou pelo mesmo problema?
 
Bem vou tentar demonstrar a minha situação
Vivo numa casa de estudantes t3, somos 3 casais e agora 4 com partilha de quartos, ou seja 8 pessoas no mínimo, depois existem amigos que vêm
A casa está coberta de luzes wifi xiaomi, tomadas wifi, etc, cerca de 40 a 50 dispositivos ligados considerando que são bastantes luzes e tomadas
Fora telemóveis, pcs, smart tvs, consolas
No firmware antigo o fgw aguentava-se apesar de se bufar um pouco, agora com o novo firmware metade das luzes não funcionam, net lenta, e a tv principal com a box deixa de dar
está a fazer reboots de hora a hora
vieram cá hoje trocar porque pelos vistos só têm pessoal para um feriado e exigi a vinda de um técnico, pedi para colocarem a mesma rede wifi e pass do antigo, atualizou o firmware e estamos na mesma, o técnico diz que não há nada a fazer, que o equipamento é fraco para este uso
aguardo solução da parte deles e mesmo em bridge com outro router, o fibergateway, o melhor router dizem eles, bufa-se todo e reinicia

depende do uso de cada um
e não, não é uma rede empresarial, é uma casa normal mas ligada às IoT
é isto no mínimo que um router de operadora deve esperar hoje em dia, precisamente de quem anda no mestrado e mete o pc a fazer torrents e esquece e deixa tudo ligado
 
Sinceramente acho que isso não é o mínimo que uma operadora deve esperar. O mínimo é uma casa com 2 telemóveis 1 portátil e box ligada talvez mais uma consola ou um tablet. Uma casa "normal" não tem dezenas de IoT devices ligados e mais não sei quantos computadores e telemóveis.

Claro que o router se vai abaixo com tanta coisa ligada, mas não é para isso que ele foi feito. Se com um router aftermarket não te safas, será complicado com o FGW safares-te.
 
Bem vou tentar demonstrar a minha situação
Vivo numa casa de estudantes t3, somos 3 casais e agora 4 com partilha de quartos, ou seja 8 pessoas no mínimo, depois existem amigos que vêm
A casa está coberta de luzes wifi xiaomi, tomadas wifi, etc, cerca de 40 a 50 dispositivos ligados considerando que são bastantes luzes e tomadas
Fora telemóveis, pcs, smart tvs, consolas
No firmware antigo o fgw aguentava-se apesar de se bufar um pouco, agora com o novo firmware metade das luzes não funcionam, net lenta, e a tv principal com a box deixa de dar
está a fazer reboots de hora a hora
vieram cá hoje trocar porque pelos vistos só têm pessoal para um feriado e exigi a vinda de um técnico, pedi para colocarem a mesma rede wifi e pass do antigo, atualizou o firmware e estamos na mesma, o técnico diz que não há nada a fazer, que o equipamento é fraco para este uso
aguardo solução da parte deles e mesmo em bridge com outro router, o fibergateway, o melhor router dizem eles, bufa-se todo e reinicia

depende do uso de cada um
e não, não é uma rede empresarial, é uma casa normal mas ligada às IoT
é isto no mínimo que um router de operadora deve esperar hoje em dia, precisamente de quem anda no mestrado e mete o pc a fazer torrents e esquece e deixa tudo ligado

Para mim a maioria dos problemas ficou resolvida com router particular em bridge. Se testar com torrent assim não tenho problemas de ping.
Agora se usar o FGW diretamente o router borra-se todo sim. Nada funciona, até a box da meo... Pior que isso é que mesmo só com 3-4 coisas ligadas e sem qualquer load na rede tem picos de latência na rede interna.
 
Os torrents levam a milhares de ligações simultâneas e isso pode efetivamente causar problemas. Especialmente quando as pessoas não configuram/limitam convenientemente os programas de torrents e nem sequer sabem abrir portas no fibergateway.
Agora tudo o resto que foi falado não tem motivos para deixar a net lenta ou instável. Quanto muito têm algum hardware que esteja a causar problemas, por exemplo tive um switch que provocava múltiplos reboots diários ao fibergateway. Quando o desliguei deixei de ter problemas.

Neste momento tenho um uptime de 1 dia porque atualizou o firmware para 3RGW040C00r012, mas antes disso estava com um uptime de 200 e tal dias e nada de lentidão, seja na net ou na página de configuração do fibergateway.
E tenho uma carrada de coisas ligadas.
PS5 e Xbox Series X que fazem atualizações automaticamente, luzes Philips Hue, 3 APs Unifi, 5 câmaras de vigilância com acesso remoto (incluindo G4 doorbell), ar condicionado ligado à net com acesso remoto, NAS com acesso remoto (incluindo servidor VPN), desktop que descarrega centenas de gigas em jogos/atualizações, 2 portáteis, tablets, smartphones, chamadas de horas na rede fixa (voip), smarttvs (uma delas ligada 18h por dia, incluindo box meo), etc.
Mas lá está, são tudo coisas com poucas ligações simultâneas, nada de torrents.
 
Os torrents levam a milhares de ligações simultâneas e isso pode efetivamente causar problemas. Especialmente quando as pessoas não configuram/limitam convenientemente os programas de torrents e nem sequer sabem abrir portas no fibergateway.
Agora tudo o resto que foi falado não tem motivos para deixar a net lenta ou instável. Quanto muito têm algum hardware que esteja a causar problemas, por exemplo tive um switch que provocava múltiplos reboots diários ao fibergateway. Quando o desliguei deixei de ter problemas.

Neste momento tenho um uptime de 1 dia porque atualizou o firmware para 3RGW040C00r012, mas antes disso estava com um uptime de 200 e tal dias e nada de lentidão, seja na net ou na página de configuração do fibergateway.
E tenho uma carrada de coisas ligadas.
PS5 e Xbox Series X que fazem atualizações automaticamente, luzes Philips Hue, 3 APs Unifi, 5 câmaras de vigilância com acesso remoto (incluindo G4 doorbell), ar condicionado ligado à net com acesso remoto, NAS com acesso remoto (incluindo servidor VPN), desktop que descarrega centenas de gigas em jogos/atualizações, 2 portáteis, tablets, smartphones, chamadas de horas na rede fixa (voip), smarttvs (uma delas ligada 18h por dia, incluindo box meo), etc.
Mas lá está, são tudo coisas com poucas ligações simultâneas, nada de torrents.

O problema é que mesmo sem torrents tem picos de latência, que afetam coisas sensiveis a latência. A maioria dos jogos não representa estes picos, pois usam uma média. Mas afetam a jogabilidade na mesma, especialmente quando são de 50+ms.

É preferível ter 100ms estáveis num jogo, sem jitter/picos do que 50ms cheio de picos, pelo menos é a experiência que tenho. Aqui o FGW falha á grande, pior que qualquer outro router que já tive. Basta deixar um ping ao router a correr enquanto se usa a Internet normalmente(sem loads pesados).
 
Última edição:
Versões de Firmware router FiberGateway:
3RGW040800r02A 10/2019
3RGW040A00r059 09/2020
3RGW040A00r060 09/2020 – beta – não lançado
3RGW040A55r902 02/2021 – possibilidade de desativar IPv4 – não lançado
3RGW040C00r012 11/2021 – melhorias de estabilidade, redução de portos abertos permitidos
 
Versões de Firmware router FiberGateway:
3RGW040800r02A 10/2019
3RGW040A00r059 09/2020
3RGW040A00r060 09/2020 – beta – não lançado
3RGW040A55r902 02/2021 – possibilidade de desativar IPv4 – não lançado
3RGW040C00r012 11/2021 – melhorias de estabilidade, redução de portos abertos permitidos
Por cá ainda se mantém o mesmo : 3RGW040A00r059
 
Bem vou tentar demonstrar a minha situação
Vivo numa casa de estudantes t3, somos 3 casais e agora 4 com partilha de quartos, ou seja 8 pessoas no mínimo, depois existem amigos que vêm
A casa está coberta de luzes wifi xiaomi, tomadas wifi, etc, cerca de 40 a 50 dispositivos ligados considerando que são bastantes luzes e tomadas
Fora telemóveis, pcs, smart tvs, consolas
No firmware antigo o fgw aguentava-se apesar de se bufar um pouco, agora com o novo firmware metade das luzes não funcionam, net lenta, e a tv principal com a box deixa de dar
está a fazer reboots de hora a hora
vieram cá hoje trocar porque pelos vistos só têm pessoal para um feriado e exigi a vinda de um técnico, pedi para colocarem a mesma rede wifi e pass do antigo, atualizou o firmware e estamos na mesma, o técnico diz que não há nada a fazer, que o equipamento é fraco para este uso
aguardo solução da parte deles e mesmo em bridge com outro router, o fibergateway, o melhor router dizem eles, bufa-se todo e reinicia

depende do uso de cada um
e não, não é uma rede empresarial, é uma casa normal mas ligada às IoT
é isto no mínimo que um router de operadora deve esperar hoje em dia, precisamente de quem anda no mestrado e mete o pc a fazer torrents e esquece e deixa tudo ligado
Qual a versão de sw atual ? Pede a troca por um.ONT+router e depois ligas o teu router ao ONT
 
Bem não sei o que aconteceu mas apagaram o que escrevi
Versões de Firmware router FiberGateway:
3RGW040800r02A 10/2019
3RGW040A00r059 09/2020
3RGW040A00r060 09/2020 – beta – não lançado
3RGW040A55r902 02/2021 – possibilidade de desativar IPv4 – não lançado
3RGW040C00r012 11/2021 – melhorias de estabilidade, redução de portos abertos permitidos
Onde foste buscar essa informação????

Resumindo
Para rir totalmente hoje acordamos às 6h da manhã, pedi ao meu vizinho que tem NOS para testar com a net dele, trabalhou na meo, e nao é que aguenta com tudo ligado, até agora o router da NOS a levar com tudo aguenta
 
Bem não sei o que aconteceu mas apagaram o que escrevi

Onde foste buscar essa informação????

Resumindo
Para rir totalmente hoje acordamos às 6h da manhã, pedi ao meu vizinho que tem NOS para testar com a net dele, trabalhou na meo, e nao é que aguenta com tudo ligado, até agora o router da NOS a levar com tudo aguenta
Ando á procura de informacoes sobre o firmware do fgw que tenho em casa e encontrei na net neste post :
https://geektuga.ddns.net/gct/index...emente/?_sm_au_=i1HrkQMsPRJHttQj07sLNK7tvGQv3
 
Ando á procura de informacoes sobre o firmware do fgw que tenho em casa e encontrei na net neste post :
https://geektuga.ddns.net/gct/index...emente/?_sm_au_=i1HrkQMsPRJHttQj07sLNK7tvGQv3
Obrigado :)
mas como raio esses gajos sabem essa info? já alteraram o que lá está
Versões de Firmware router FiberGateway:
3RGW040800r02A 10/2019
3RGW040A00r059 09/2020
3RGW040A00r060 09/2020 – beta – não lançado
3RGW040A55r902 02/2021 – possibilidade de desativar IPv4 – não lançado
3RGW040C00r012 11/2021 – melhorias de estabilidade ont, redução de portos abertos permitidos, redução do clock do processador e redução de processamento para melhorar tic no telefone
3RGW040C00r013 21/11/2021 – para clientes empresariais, apenas melhoria ont sem alterações

Atualizado em 30/11/2021

isto explica muita coisa
 
Boas.

Tenho um extensor de rede com função mesh (TP-Link RE300 Link ) e o router FiberGateway normal.
Dá para usar a função mesh do extensor com o router? Ou o router só activa o mesh com o extensor da MEO?

Obrigado.
 
foram hoje trocar o router a casa dos meus pais, este é mais redondo.

Nas configs aquilo tem o smart wifi ligado e nao dá para desligar

20211202_160752.jpg



20211202_160801.jpg


alguem sabe como desativar isto? o router é o unico equipamento presente, e isto do smart wifi é uma treta
 
Já aconteceu a alguém estar ligado ao wifi do FGW (rede 5GHz, não testei na 2.4), perfeitamente dentro do alcance (< 5metros) e ficar com a ligação pendurada? Não perde ligação wifi mas é como se toda a net estivesse parada.
Depois eventualmente lá faz algum timeout e tudo volta ao normal. Já me aconteceu várias vezes ao longo dos meses.
Se esquecer a rede do FGW e passar os dias ligado ao wifi de um dos access points que tenho (ligados por cabo ao FGW e a funcionar em modo AP, portanto transparentes na rede) nunca me acontece isso. Presumo, por isso, que por cabo o FGW não "pendure" como me acontece no wifi.

Nota: acontece-me isso em mais do que um telemóvel/portátil por isso só sobra o FGW para assumir as culpas. Máximo de equipamentos ligados em simultâneo ao FGW via wifi: uns 3 ou 4.
 
Back
Topo