Router MEO FiberGateway

Quando há um reboot "by TR69" é a MEO, supostamente estão a fazer updates.

Eu também o tive mas às 4 da manhã por sorte não me atrasou uma intervenção que ia começar às 4:30.

De tudo o que noto diferença é que a GUI não bloqueia toda cada vez que se acede sem ter o DHCP a funcionar (como eu tenho). Só faltava mesmo conseguir alterar dos DNS da rede e estava ok para mim.
Info que retirei do FGW que pode ter sido atualizada:
Software Version - 3RGW040C00r012
Hardware Version - ONTRGW1405A002
Smart Wi-Fi Version - 1.8.1r7
2.4GHz/wl0 WLAN Driver Version - 7.14.170.41.cpe5.02L.02A.0-kdb
5GHz/wl1 WLAN Driver Version - 10.10.131.41
 
Quando há um reboot "by TR69" é a MEO, supostamente estão a fazer updates.

Eu também o tive mas às 4 da manhã por sorte não me atrasou uma intervenção que ia começar às 4:30.

De tudo o que noto diferença é que a GUI não bloqueia toda cada vez que se acede sem ter o DHCP a funcionar (como eu tenho). Só faltava mesmo conseguir alterar dos DNS da rede e estava ok para mim.
Info que retirei do FGW que pode ter sido atualizada:
Software Version - 3RGW040C00r012
Hardware Version - ONTRGW1405A002
Smart Wi-Fi Version - 1.8.1r7
2.4GHz/wl0 WLAN Driver Version - 7.14.170.41.cpe5.02L.02A.0-kdb
5GHz/wl1 WLAN Driver Version - 10.10.131.41
como tens acesso às versões de wlan?
edit ja consegui:
|Software Version 3RGW040C00r012
|Hardware Version ONTRGW1405A027
|Smart Wi-Fi Version 1.8.1r7
|2.4GHz/wl0 WLAN Driver Version 7.14.170.41.cpe5.02L.02A.0-kdb
|5GHz/wl1 WLAN Driver Version 10.10.131.41
 
Quanto à minha situação, sei que hacks com PoE não são propriamente ideais, mas é melhor que nada, e fiquei sem perceber se é uma opção válida :P
Claro que idealmente tinha o FGW na sala ligado à UPS e não precisava de me chatear.

O técnico da Altice disse de facto que era a ANACOM que não permitia que a fibra terminasse fora do ATI. Eu tinha perguntado se existia alguma forma de o router não ficar lá dentro, e ele apenas disse que não. Não sei como seria se o ATI já estivesse cheio, e não perguntei na altura. O FGW dentro do ATI nunca me pareceu boa ideia (bem pelo contrário), mas quando o técnico diz que não lhe é permitido fazer melhor que isso, também não sei o que responder.

O Wi-Fi é fraco, mas eu assumo sempre que o Wi-Fi é fraco, especialmente quando vem com equipamentos de operadoras. Por isso é que prefiro cabo em todo o lado. O Wi-Fi que usamos cá em casa é o do meu MikroTik (porque ... está na sala 🙃).

Quanto ao manual das ITED, @reimartinus46 , encontro-o aqui - https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1519402 - mas no meio daquilo tudo não encontro a parte que limita onde a fibra pode terminar. Também usam termos que não estou habituado a ver, como "chicote" para patch cable e "pares de cobre", imagino que para twisted-pair. Não sei se tenho pachorra para ler aquilo tudo, mas pergunto: as regras das ITED não permitem de todo que exista uma extensão da fibra para a sala, ou é só uma situação em que existe alguma obrigação de ser um técnico qualificado? Ou seja, dá para pagar a alguém para fazer esse trabalho e certificar a instalação?

Quanto ao reboot do FGW esta noite, eu não o tive, sendo estas as entradas onde não fui eu a reiniciá-lo:
Código:
+--------------------------------------------------------------------------------------------+
|Reboot Cause                                                                                |
+------------------------------+------------------------------+------------------------------+
|Start Date                    |End Date                      |Cause                         |
+------------------------------+------------------------------+------------------------------+
|Wed Apr 21 04:30:59 2021      | Wed Apr 21 04:32:47 2021     |Reboot by TR69                |
|Tue Jan 18 04:39:19 2022      | Tue Jan 18 04:41:22 2022     |Upgrade Software by TR69      |
|Wed Jan 26 00:26:13 2022      | Wed Jan 26 00:28:02 2022     |Watchdog-kernel               |
|Sat Jan 29 03:06:35 2022      | Sat Jan 29 03:08:18 2022     |Watchdog-kernel               |
+------------------------------+------------------------------+------------------------------+

Versões:
Código:
+-------------------------------------------------------------------------------------------+
|Generic Device Info                                                                        |
+----------------------------------------+--------------------------------------------------+
|Parameter                               |Value                                             |
+----------------------------------------+--------------------------------------------------+
|Model Name                              |GR241AG                                           |
|Software Version                        |3RGW040C00r012                                    |
|Hardware Version                        |ONTRGW1405A004                                    |
|2.4GHz/wl0 WLAN Driver Version          |7.14.170.41.cpe5.02L.02A.0-kdb                    |
|5GHz/wl1 WLAN Driver Version            |10.10.131.41                                      |
+----------------------------------------+--------------------------------------------------+
 
@Kayvlim se não estou em erro desde a versão 2 do ITED que é obrigatória a existencia de duas fichas para fibra óptica na zona de acesso priveligiado e respectivas ligações entre o ATI e essas zonas claro. Portanto nesses casos a solução para não deixar a fibra terminada no ATI já está prevista..

Nos outros casos dependerá das condições da casa. Mas como julgo que já tinha dito não faz muito sentido que se faça um pior trablaho porque a norma aquando da construção ao previa a realidade de hoje (caso contrário habitações que por exemplo são dos tempos do projeto RITA deviam nem poder ter fibra óptica?).
 
Eu como vivo numa casa de 1947 que não tem ATIs nem coisa nenhum meteram a caixa da fibra onde me deu jeito. Até passaram o cabo pelo rodapé que serve dumplamente de calha técnica. É a vantagem de ter uma casa do tempo da outra senhora. O que me espanta e vos meterem os FGW dentro de uma ATI quando a mim o técnico nem o FGW deitado queria deixar. Isto é tudo de rir.

Ah e eu quando mudei da VDF para a MEO já tinha cabo e caixa de fibra em casa e eles insistiram em tirar tudo e por cabos e caixa nova. O cabo junto ao PDO tinha alguns 3 metros de margem, daba perfectamente para desligar de um para o outro.
 
Eles não reutilizam de operadores diferentes para garantirem que está tudo ok e não terem chatices.
Na minha casa, também já com alguns anos, mas ligeiramente renovada por mim e familiares, tinha passado umas tubagens desde o ponto de entrada da fibra até ao sitio onde iria ficar a fibra. Deixei uma caixinha no final, o técnico até pulou de felicidade, foi só entubar a fibra e levar até ao fim, depois meteu a caixa onde fazem a fusão em cima da caixa que deixei e ficou bastante clean a instalação.
 
Eles não reutilizam de operadores diferentes para garantirem que está tudo ok e não terem chatices.
Na minha casa, também já com alguns anos, mas ligeiramente renovada por mim e familiares, tinha passado umas tubagens desde o ponto de entrada da fibra até ao sitio onde iria ficar a fibra. Deixei uma caixinha no final, o técnico até pulou de felicidade, foi só entubar a fibra e levar até ao fim, depois meteu a caixa onde fazem a fusão em cima da caixa que deixei e ficou bastante clean a instalação.
aqui utilizaram a tubagen da antiga linha de telefone, desde a entrada da fibra no exterior da casa até uma das tomadas. Removeram o antigo cabo de cobre que vinha do poste até a casa.
 
Provavelmente queimou.
Olá a todos, o Fiber Gateway Wi-Fi 6 também não é grande coisa. Estou com problemas com smartphones xiaomi, assim que coloco a password do Wi-Fi o router reinicia e deixa-me sem TV. Se deixar a rede configurada está sempre a reiniciar com watchdog violation. O apoio meo via 16209 e a provedoria de clientes diz não ter solução para já e que é dos 3 smartphones. Mais um que não vale nada e já o trocaram 4 vezes.
 
Olá a todos, o Fiber Gateway Wi-Fi 6 também não é grande coisa. Estou com problemas com smartphones xiaomi, assim que coloco a password do Wi-Fi o router reinicia e deixa-me sem TV. Se deixar a rede configurada está sempre a reiniciar com watchdog violation. O apoio meo via 16209 e a provedoria de clientes diz não ter solução para já e que é dos 3 smartphones. Mais um que não vale nada e já o trocaram 4 vezes.
Perde o amor ao dinheiro e compra um access point separado, ou um router separado e mete em bridge. Há coisas a menos de 100 euros que são bem melhores que o lixo que a meo instala. Eu tenho um fgw5 em bridge com pfsense a servir de router e dois access points da UniFi wifi6 e em 4 meses nunca parou nunca reiniciou, nada…. Só uso aquilo para telefone e mais nada. servidor de DHCP, Wi-Fi etc está tudo desligado. ate as box estão na bridge ( 1 android e 1 apple TV).
 
Eu nem comento a qualidade destes equipamentos.
Perde o amor ao dinheiro e compra um access point separado, ou um router separado e mete em bridge. Há coisas a menos de 100 euros que são bem melhores que o lixo que a meo instala. Eu tenho um fgw5 em bridge com pfsense a servir de router e dois access points da UniFi wifi6 e em 4 meses nunca parou nunca reiniciou, nada…. Só uso aquilo para telefone e mais nada. servidor de DHCP, Wi-Fi etc está tudo desligado. ate as box estão na bridge ( 1 android e 1 apple TV).
Basso, atualmente tenho um amigo que tem Vodafone, ele trabalha com equipamentos pesados, tem rigs de mineração em casa, tem servidores, tem a casa toda automática desde luzes a sistema de rega inteligente wifi para a varanda, acho que tem montes de máquinas virtuais e sei lá o quê.

Conheci o gajo a meter uma lente qualquer atrás do IPhone e lá fomos falando, está tudo pendurado no router da Vodafone e aguenta.
Será que o FGW aguenta? Não me parece

Este é mais um exemplo caricato de quanto este router é um dos piores para quem quer power.
 
Rigs de mining tem uma utilização de net mínima, já os servidores/VM depende, mas "saindo" tudo da mesma máquina, para o router pouca diferença faz. A única coisa que pode chatear são as coisas de smart home, mas tenho um amigo que tem a casa de cima abaixo (2 pisos) automatizada e não tem problemas no FGW.
Realmente o FGW não é equiparável a um router aftermarket, mas é suficiente bom para o utilizador comum. E pelos vistos depende da instalação por parte do técnico e se é novo ou reutilizado do que tenho visto.
 
Rigs de mining tem uma utilização de net mínima, já os servidores/VM depende, mas "saindo" tudo da mesma máquina, para o router pouca diferença faz. A única coisa que pode chatear são as coisas de smart home, mas tenho um amigo que tem a casa de cima abaixo (2 pisos) automatizada e não tem problemas no FGW.
Realmente o FGW não é equiparável a um router aftermarket, mas é suficiente bom para o utilizador comum. E pelos vistos depende da instalação por parte do técnico e se é novo ou reutilizado do que tenho visto.
Com 1 único torrent já é o que é
 
Eu raramento utilizo torrents, mas vou ser sincero quando uso não noto absolutamente nenhuma diferença... Mas se fizer o download de 5 torrents por ano, acho que é muito.
 
Eu nem comento a qualidade destes equipamentos.

Basso, atualmente tenho um amigo que tem Vodafone, ele trabalha com equipamentos pesados, tem rigs de mineração em casa, tem servidores, tem a casa toda automática desde luzes a sistema de rega inteligente wifi para a varanda, acho que tem montes de máquinas virtuais e sei lá o quê.

Conheci o gajo a meter uma lente qualquer atrás do IPhone e lá fomos falando, está tudo pendurado no router da Vodafone e aguenta.
Será que o FGW aguenta? Não me parece

Este é mais um exemplo caricato de quanto este router é um dos piores para quem quer power.

Rigs de mining tem uma utilização de net mínima, já os servidores/VM depende, mas "saindo" tudo da mesma máquina, para o router pouca diferença faz. A única coisa que pode chatear são as coisas de smart home, mas tenho um amigo que tem a casa de cima abaixo (2 pisos) automatizada e não tem problemas no FGW.
Realmente o FGW não é equiparável a um router aftermarket, mas é suficiente bom para o utilizador comum. E pelos vistos depende da instalação por parte do técnico e se é novo ou reutilizado do que tenho visto.
Eu também raramente uso torrents.
Mas tenho um home lab a correr 9 máquinas virtuais recebem e enviam trafego com regularidade. Tenho uma vpn ligada a outra residencia onde duas TVs acedem a app a NOS Tv, recebo backups diárias de uma empresa da família na volta de 80gb por dia que são enviados depois durante a madrugada para o s3 glaciar. Fora uns 20 equipamentos smart home. Luzes ,
Tomadas , etc… tenho quase a certeza que se fosse só com o FGW isto se borrava todo. Agora o sOldier tem rezão. Para o utilizador comum que tem um par de smartphones e um ou dois portáteis para buscas e meia vídeos no YouTube ou outros a consumir TikTok aos quilos de certeza que o FGW chega. Não deixa de ser uma porcaria comparada com os equipamentos que a VDF e a NOS ( até aquela treta de ter uma app para configurar o router na NOS que me irrita solenemente é melhor que isto ). Mas volto a dizer com a config que tenho de pfsense + unifi o fgw mal aquece.
 
Back
Topo