Router/NAS como Media Center

ostracizado

Power Member
Ando para trocar um router velho que tenho usado: RT-AC51U (Asus).

Como a ligação da net que uso nesse router é de ADSL, 4/1Mbps, honestamente nunca me preocupei muito com as suas fracas capacidades.
Aliás, tendo como router principal de acesso à net um Huawei Pro 4G, 60/30 Mbps, o Asus tem apenas servido para local access dos IoT devices que tenho pela casa.

Recentemente, no entanto, tenho contemplado arranjar uma NAS para servir acima de tudo como ponto de acesso para media (1080, 4K). O miúdo já me vai usando os discos externos que tenho e em vez de passar a vida a comprar novos hdds, e a ter de tirá-los de uma Tv, levar para para um PC, esperar que copie os ficheiro e voltar a pôr o disco na Tv, pareceu-me uma ideia mais acertada.

A dúvida que, no entanto, persiste, é se devo ir para uma melhoria de Router, ex: RT-AC86U, ou até mesmo o AX86U - implicando a compra de pelo menos um SSD 1T, para ligar à porta USB 3, ou se devo ir para algo como uma Synology DS118+HDD/SSD.
A questão mais importante para mim é a velocidade Read/Write que consigo depois obter; ainda que se usar um download manager como o do Asus ou um da Synology, para downloads/torrents irem directamente para o disco, em vez de para um Laptop/Desktop, até mesmo isso acabe por ser bastante redundante.

Alguém como alguma experiência nessa situação e que tenha chegado a uma boa solução?
 
Boas,

Opção 1:

Podes fazer um POC rápido com esse router, ele suporta o firmware Openwrt e esse FW permite "instalares" muitas funcionalidades, (SMB, torrents, etc...) apesar que com os apenas 64Mb de RAM dele vai ser curto para teres o programa dos torrents a correr diretamente nele (podes sempre ter um SWAP a ver se resulta), ligas-lhe uma pen/disco com o vídeo 4k e vez a performance de streaming, quanto à de escrita vai ser no máximo uns 10-12Mb por causa da porta USB 2.0 e do power do CPU do router. (eu tenho um setup semelhante e funciona bem) e o custo disto é praticamente zero, é só o tempo de configuração.

Opção 2:

Um RaspberyPI com o sistema operativo que quiseres (Linux ou o Openwrt), este já tem RAM suficiente e USB 3.0... (nunca testei um setup destes, mas deve funcionar bem). O custo disto é reduzido (< 100€).

Opção 3:

Synilogy, qNap e afins...Tens o custo do NAS + os Discos, podes ter redundância (RAID), torrents, etc, etc. Custo disto <400€...

Opção 4:

O mesmo cenário que da Opção 1, mas com um router mais potente e que suporte Openwrt e tenha USB 3.0. O custo deve rondar os 100-200€... (estou a supor).

Na realidade tudo vai depender do teu budget e quanto estás disposto a gastar...
 
Boas,

Opção 1:

Podes fazer um POC rápido com esse router, ele suporta o firmware Openwrt e esse FW permite "instalares" muitas funcionalidades, (SMB, torrents, etc...) apesar que com os apenas 64Mb de RAM dele vai ser curto para teres o programa dos torrents a correr diretamente nele (podes sempre ter um SWAP a ver se resulta), ligas-lhe uma pen/disco com o vídeo 4k e vez a performance de streaming, quanto à de escrita vai ser no máximo uns 10-12Mb por causa da porta USB 2.0 e do power do CPU do router. (eu tenho um setup semelhante e funciona bem) e o custo disto é praticamente zero, é só o tempo de configuração.

Opção 2:

Um RaspberyPI com o sistema operativo que quiseres (Linux ou o Openwrt), este já tem RAM suficiente e USB 3.0... (nunca testei um setup destes, mas deve funcionar bem). O custo disto é reduzido (< 100€).

Opção 3:

Synilogy, qNap e afins...Tens o custo do NAS + os Discos, podes ter redundância (RAID), torrents, etc, etc. Custo disto <400€...

Opção 4:

O mesmo cenário que da Opção 1, mas com um router mais potente e que suporte Openwrt e tenha USB 3.0. O custo deve rondar os 100-200€... (estou a supor).

Na realidade tudo vai depender do teu budget e quanto estás disposto a gastar...

É, a RAM e o CPU do router tem me dado alguma contemplação. Juntando a isso as portas ethernet serem 10/100, quando tudo o resto em casa é Gigabit e os cabos passados CAT6.

Além do mais, quando usei um hdd externo no router, activando Samba e o Media Center da Asus, notei que alguns filmes simplesmente desapareciam. Ligando o hdd ao LCD aparecia tudo; logo imagino que fosse algum codec ou formato que o router por alguma razão não aceitava.

Hmmm, a opção 2. Ehehe, não sei se aceitam por casa arranjar mais um Raspberry. :rolleyes:
Estava até pensar num Rasp4+SSD que tenho 24/7 com o HASSio. Mais logo vou fazer uns testes, e ver se consigo aproveitar o seu funcionamento interrupto, ligando um hdd por USB3, para por DLNA dar acesso às Tvs. Ver também como isso vai afectar memória e CPU.

Mas, mesmo que funcione, vai ser apenas adiar o inevitável. Acabando o contrato com a MEO vou simplesmente cancelar; ficando sem serviço de ADSL e mantendo o LTE 4G que uso. Como o Huawei não tem Usb3.0 lá terei de arranjar um outro, por WAN, para me dar tal possibilidade.
 
epa a medio prazo o investimento numa NAS é melhor solução....
Tambem comecei com um router e um disco ligado a sua porta USB a servir de "NAS" mas estes nao conseguem a mesma velocidade nem estabilidade que uma NAS....da para desenrascar mas se puders investir numa NAS, tipo qnap, synology ou netgear compensa...

na NAS consegues copiar ficheiro a velocidade maxima que um porta de 1Gb permite....cerca de 110MB\s o que é excelente, consegues fazer download de torrents sem teres o PC ligado, e quando o disco fica cheio é so acrescentares outro... quando ja não tens baias disponiveis ainda da pra ligares discos externos as portas USB da NAS (na minha qnap tenho ligado uma caixa externa com 4 HDDs e funciona na perfeição)....

claro que se quiseres apenas algo para o desenrasque ou para um uso esporadico usas apenas o router chega, mas a medio longo prazo se puderes investir numa NAS é algo muito superior.... BTW não precisas SSD...um HDD chega e sobra
 
epa a medio prazo o investimento numa NAS é melhor solução....
Tambem comecei com um router e um disco ligado a sua porta USB a servir de "NAS" mas estes nao conseguem a mesma velocidade nem estabilidade que uma NAS....da para desenrascar mas se puders investir numa NAS, tipo qnap, synology ou netgear compensa...

na NAS consegues copiar ficheiro a velocidade maxima que um porta de 1Gb permite....cerca de 110MB\s o que é excelente, consegues fazer download de torrents sem teres o PC ligado, e quando o disco fica cheio é so acrescentares outro... quando ja não tens baias disponiveis ainda da pra ligares discos externos as portas USB da NAS (na minha qnap tenho ligado uma caixa externa com 4 HDDs e funciona na perfeição)....

claro que se quiseres apenas algo para o desenrasque ou para um uso esporadico usas apenas o router chega, mas a medio longo prazo se puderes investir numa NAS é algo muito superior.... BTW não precisas SSD...um HDD chega e sobra

O meu receio da NAS é comprar algo desse valor(NAS)+HDD(Seagate IronWolf 2-4TB)+RAM=+/-600€, e passado pouco tempo não conseguir decodificar codecs novos.
Até estava a pensar em algo como a DS720+, pelo simples facto de ter quadcore e a capacidade de aumento de RAM. Para a minha utilização nem vejo necessidade de 2 bays, mas não encontro nada com esse tipo de hardware que dê garantias de funcionamento a médio prazo com apenas uma bay.
 
Back
Topo