Router NOS 4.0

Boas.
Tenho nos fibra 200megas, mudei de casa e pedi para fazer nova instalação do serviço. onde estava a morar(cidade) fizeram a instalação com o router 5.0, não tive qualquer tipo de problema, velocidades da internet sempre estáveis, nenhum problema com a box. Na casa onde estou a morar agora é numa aldeia, tenho fibra rural, instalaram o router 4.0, é só problemas. Nunca atingi a velocidade contratada, a rede 5ghz já morreu, a box quando quer ligar, que não é sempre, demora uns 4 minutos.
O técnico disse que não podia instalar o router 5.0 porque não era compatível com a fibra rural. Alguém pode confirmar se isto é verdade ou não? Há alguma maneira de reclamar para eles instalarem o router 5.0?
 
Boas.
Tenho nos fibra 200megas, mudei de casa e pedi para fazer nova instalação do serviço. onde estava a morar(cidade) fizeram a instalação com o router 5.0, não tive qualquer tipo de problema, velocidades da internet sempre estáveis, nenhum problema com a box. Na casa onde estou a morar agora é numa aldeia, tenho fibra rural, instalaram o router 4.0, é só problemas. Nunca atingi a velocidade contratada, a rede 5ghz já morreu, a box quando quer ligar, que não é sempre, demora uns 4 minutos.
O técnico disse que não podia instalar o router 5.0 porque não era compatível com a fibra rural. Alguém pode confirmar se isto é verdade ou não? Há alguma maneira de reclamar para eles instalarem o router 5.0?
se és dst o router 5.0 não é compativel
 
@troner
Se não for confidencial, qual a diferença da rede DST para as outras?
Confesso que nunca vi uma instalação NOS em FTTH, mas a ideia que tenho é que é um ONT e depois liga o cabo Ethernet ao router.
O problema está na compatibilidade do router/ont da NOS com os OLT da rede utilizada - nesse caso uma das DST - que já indicaram ser limitada.
Além do mais, lembro que embora seja tudo router 5 a incompatibilidade com o 5 v1 e 2 é por não ter porta wan para receber o sinal do ont instalado pela NOS (que será compatível com a DST) e com o v3 por ser efetivamente incompatível com os OLT da rede "trsnsporte".
 
O problema está na compatibilidade do router/ont da NOS com os OLT da rede utilizada - nesse caso uma das DST - que já indicaram ser limitada.
Além do mais, lembro que embora seja tudo router 5 a incompatibilidade com o 5 v1 e 2 é por não ter porta wan para receber o sinal do ont instalado pela NOS (que será compatível com a DST) e com o v3 por ser efetivamente incompatível com os OLT da rede "trsnsporte".
o Router 5 para FTTH tem ONT incorporado?
Pensei que não, assim faz sentido.
 
Fui agora ver do telefone fixo e só agora é que reparei que não está a funcionar. Já há semanas que não o utilizo e não sei desde quando está assim. Pensei que tivesse sido o equipamento a berrar, mas dado que andaram a mexer no aminhanet e dado também o historial de problemas deste router com telefones fixos, não terá sido o router mesmo? É que na página do aminhanet diz que a porta de telefone 1 está desligada quando antes aparecia ligada (o cabo do telefone nunca foi de lá desligado)
 
@tomas_loeps
Com a ressalva de que é em HFC - indicadores dum 4 em que não há fixo nem está atribuído
Screenshot-2020-09-09-A-minha-Net.png

Screenshot-2020-09-09-A-minha-Net-3.png

Já tive indicações diferentes mesmo sem o ter atribuído a ele ou linha ligada, mas foi por erro de atribuição na NOS que dava indicação errada apesar de estar tudo funcional. Um que me lembro era o sinal vermelho na VOZ que deve indicar que há problemas no tel fixo e que não deveria existir por estar noutro modem.
Quando faço renegociações é certo e sabido que me vão mudar tudo para o 4 e tenho que andar em ciima deles para corrigirem - aparecem logo os indicadores... Da primeira vez foram uns dias, da última foram duas horas...

Se um reboot ou dois ou mesmo um reset não resolver talvez só mesmo ligando para lá.

Nota curiosa posterior
Não sei como nem porquê mas pouco depois de tirar estas capturas aparece-me uma aminhanet.nos.pt bastante diferente que curiosamente já me dá os valores das portadoras de download negativo - e sei que não estou a sonhar porque já vi uma a uma e as que me apareciam positivas ainda aparecem...
Screenshot-2020-09-09-https-aminhanet-nos-pt-2-png.png


Screenshot-2020-09-09-A-minha-Net-5.png
 
Última edição:
o 4.0 tem alguns problemas. de telefone fixo que á partida é resolvido pela 2º linha. quebras é resolvido com reset de fábrica. e esperamos nunca termos o software 6.99.
Para me premiar a NOS brindou-me com o dito e até vai funcionando mas eu sou um caso perdido e o meu só tem o wifi ligado para testes e o resto está em modo "mono"...

Agora com a nova configuração aminhanet.nos.pt recuperei a info das portadoras download negativas e foi um ar que deu à monitorização/otimização do wifi... considera sempre que o wifi está desligado e ninguém o convence do contrário.
Se calhar é porque será melhor que esteja desligado...
 
Para me premiar a NOS brindou-me com o dito e até vai funcionando mas eu sou um caso perdido e o meu só tem o wifi ligado para testes e o resto está em modo "mono"...

Agora com a nova configuração aminhanet.nos.pt recuperei a info das portadoras download negativas e foi um ar que deu à monitorização/otimização do wifi... considera sempre que o wifi está desligado e ninguém o convence do contrário.
Se calhar é porque será melhor que esteja desligado...

yah dava jeito para nos vermos se as antenas estavam avariadas, agora vamos adivinhando ...
 
o 4.0 tem alguns problemas. de telefone fixo que á partida é resolvido pela 2º linha. quebras é resolvido com reset de fábrica. e esperamos nunca termos o software 6.99.

Desculpa, mas não percebi como se resolve o problema do telefone fixo. Tenho o 4.0 e volta e meio a linha deixa de funcionar ou deixam de me ouvir do outro lado. De resto tem funcionado relativamente bem . Já vou no 2º - no 1º ao Wi-fi a 5 GHZ deixou de funcionar.
 
reset de fábrica. mas se acontecer várias vezes temos de atualizar depois do reset de fábrica o lease
Fico tão surpreendido de saber que as operações para a resolução do problema do telefone fixo no 4 são exatamente as mesmas que não resolviam nada - zero - no meu entre setembro de 2017 e janeiro de 2018... Vejo que se progrediu imenso na resolução do bug... Vai lá vai....
 
Back
Topo